quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (110)


DOIS BLOCOS BAURUENSES PELAS RUAS DA CIDADE LEVANTAM CERCADOS EM ESPAÇOS PÚBLICOS
O bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco, o Bauru Sem Tomate é Mixto saí dia 2 de março, sábado, descendo o Calçadão da Batista, da praça Rui Barbosa até a praça Machado de Mello. Camisetas são vendidas para pagar os músicos, mas cada um pode comparecer como melhor lhe aprouver, com a vestimenta que se sentir bem e festar ao nosso lado, cantarolando velhas marchinhas e algumas feitas exclusivamente com nossos temas, como a deste ano, o "Belas Mentiras".

Isso uma coisa mais que democrática. Leio algo publicado pela nossa pipoqueira de plantão, a querida Maria Ines Faneco e me faz ir ver do que se trata: "Não temos dinheiro nem para viver nem para morrer , não podemos vender pipoca no bloco dos ricos , é tudo muito triste ...". O bloco dos ricos dito por ela sai nesse sábado e neste ano terá um cercado na rua e ali só entrando quem pagar o preço previamente combinado. Excluíram os que não pagam mas querem festar, esses terão que ficar chupando o dedo, inclusive os pequenos comerciantes, como os vendedores de pipoca, sorvetes e afins. Ocuparão espaço público, ou seja, algumas ruas e com aprovação do pessoal da Prefeitura, erguerão um cercado e ali dentro só para os com abadá ou ingresso. Nesse próximo domingo a mesma coisa, num outro bloco, esse um que tempos atrás foi criação libertária de estudantes a festar pelas ruas, mas hoje está com uma baita firma por detrás de tudo e agindo da mesma forma, ou seja, já estão promovendo um cercado em pleno parque Vitória Régia onde ali só entrará quem tiver adquirido o ingresso da festa, talvez uma caneca ou algo parecido. Quem passa hoje pela Nações vê o cercado, também em terras públicas e com gente auferindo lucro disso tudo. Em ambos, com toda certeza, ocorreu aprovação do pessoal da Prefeitura. Onde tem lucro, não deveria ter sessão de espaço público ou isso é normal e quem pensa ao contrário não passa de um retrógrado, antiquado, ultrapassado e criador de caso.

Explicações dadas, volto ao nosso "bloquinho", onde a festa é livre, leve e solta, sem impedimentos, proibições, cobranças, ingressos e regras rigidamente seguidas. Façam suas escolhas e adentremos a festa carnavalesca alternativa pelas ruas bauruenses.

Nenhum comentário: