sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

FRASES DE UM LIVRO LIDO (137)


AS BELAS MENTIRAS NO CALÇADÃO
"Este será o Tema de Enredo do Bloco Bauru Sem Tomate é Mixto, para o carnaval de 2019. O Bloco sempre utiliza o bom humor e a sátira para tratar de assuntos relevantes da cidade, exercendo sempre o direito da critica. Apresentei a proposta de tema que acabou sendo aceita, baseada na leitura do Livro As Belas Mentiras, de Maria de Lourdes Chagas Deiro, que examinou cerca de 20.000 páginas de livros didáticos, chegando à conclusão do processo de manipulação que pode ser impingido aos educandos através de tarefas antieducativas e de mentiras.

As eleições são uma grande farsa, e vimos isso em 2016 e 2018. Esta farsa se acentua com a utilização de instrumentos e ferramentas que são capazes de influenciar e moldar o comportamento de uma parcela significativa da população. Outras farsas percorrem nossa história, como a famigerada Democracia Racial Brasileira. O racismo é real. Como estamos na época da folia, também vamos a folia, para dizer em alto e bom som que: “ queremos o fim desta folia chamada racismo”, que é arma que esta matando a juventude pobre e negra.

Este ano recepcionaremos militantes e ativistas do Movimento Negro que terão participarão do Bloco, protestando contra o racismo e a matança indiscriminada de jovens pobres e negros, porque vidas negras importam. No calçadão no dia 02 de março: Tire o seu racismo do caminho, que eu quero passar com minha cor. A proposta é mostrar também através da sátira que “as belas mentiras” utilizadas durante a campanha eleitoral levaram o atual prefeito ao Palácio Cerejeiras, e o Bolsonaro ao Palácio do Planalto. A sátira e acrítica ajudam a despertar consciência.

A responsabilidade da letra da marcha que animará o bloco é de Maurinho Santos parceiro de muitos carnavais. A Intérprete é Tatiana Calmon, a arte visual é de Mariane Santinello Longhi, a banda Cananga do Alemão animará a festa e o Muso deste ano será o Alemão, homenagem in memória. O Bloco desfila no sábado de carnaval às 10 horas da manhã pelo Calçadão no centro de Bauru. A concentração é na Praça Rui Barbosa e não existe cordão. Bora lá. Monte sua fantasia e venham com a gente cantar estas “BELAS MENTIRAS”!

AMIGOS QUE SE VÃO, ESCREVO DE SARAH
Muito triste escrever de alguém recém enterrada. Fiquei ontem no velório da amiga Sarah Fernandes das 20 até perto das 24h. Oscar Fernandes é um baita amigo, seu irmão e junto dele uma legião de gente querida, enfim, o Carnaval bauruense gravitou na noite de ontem junto das homenagens para essa grande figura humana. Essas fotos quem tirou foi a Maria Inês Faneco, pois não queria fazê-lo, mas ela me disse da importância de registrar alguns amigos nessa despedida. Relembramos tanta coisa boa de Sarah, dessas coisas a mover uma vida, enfim, aquelas passagem que possibilitaram ela ser a pessoa diferenciada que foi. Dentro de tudo o que ocorreu de diálogos pra lá de interessantes, rever algumas pessoas pelas quais a gente vai se separando ao longo da passagem do tempo e acaba reecontrando num momento como esse. Revi, por exemplo, a grande amiga Michelly Pavanelli, pela qual tenho uma dívida de gratidão pelo resto da vida, quando me fez a toque de caixa uma prótese capilar para minha primeira esposa, a Wilma.
Dentre todas as boas conversas, ela na roda conosco, ela nos diz ter aceito o honroso convite de desfilar no lugar de Sarah na Mocidade Independente, uma grande honra para ela, que já se achava fora do Sambódromo. Lembrei de outro convite, algo bem lá atrás, no exato ano em que a escola de samba da Nova Esperança, comandanda pelo Roque foi campeã, Império da Vila. A escola tinha uma vaga de destaque para fechar o desfile em cima do seu carro alegórico principal e faltava a pessoa para lá estar, falei com Roque, fui até ela e garbosamente aceitou, sendo campeã. Escrevo de Michelly, mais do que todos os outros que estiveram reverenciando a grande Sarah, pois elas foram amigas uma vida inteira, são de gerações pouco distantes, perto de dez anos de diferença, mas ambas representam com muita soberba e pompa a resistência, pois enfrentaram muito preconceito para aqui estarem. São duas baita vitoriosas e isso precisa ser enaltecido. Michelly confessou que a amiga era de natureza brava, difícil para uns, um doce para outros, mas não se furtava de ir buscar conselhos com ela e até já ter levado um "bifes", um esfrega mais duro para saber se posicionar. Enfim, se entendiam até nas desavenças.Falamos muito dela, coisa boas, ela dentro do Mary Dota, sua força, sua garra, disposição de luta e de enfrentar o touro a unha. Centenas de pessoas passaram por lá na noite de ontem, vieram se despedir de Sarah e com certeza sabiam que ali reencontrariam uma pá de gente ligada a ela. Ela se foi, suas histórias não, pois continuarão mais vivas que nunca. Ter a oportunidade de papear algo de longa duração com a Faneco é algo que não tem preço.
Estamos todos dilacerados por dentro e por fora, pois ela se foi materialmente e aquela baita presença humana, preenchendo o espaço quando presente, posições firmes vai agora reinar em outras paragens. Escreveria muito mais, relembraria cada diálogo ontem na calçada, na garoa da noite, se servindo do café feito por várias mãos, cada um chegando e tendo um algo dela para dizer, algo que marca, fixa mais e por ser ela essa baita pessoa que todos sabem e conhecem muito bem. Enfim, todos gostamos demais da conta dela. Eternamente Sarah Fernandes. Ela merece um livro e ontem me certifiquei disso. Certa feita me foi proposto fazer um livro fotográfico com as trans que sobreviveram gerações, ultrapassaram barreiras e o tempo. Teria que ser com pessoas de mais de 60 anos, mais de vinte pessoas, um projeto do fotógrafo Alex Mita, que hoje voltou para seu Chipre e o projeto não vingou. Ele fotografaria e eu iria escrever, crônicas sobre cada uma delas. Começariamos com Sarah, minha sugestão, cheguei a dizer do projeto pra ela, trocamos planos, mas não deu tempo. Tanta coisa não dá tempo nessa vida e a gente fica um pouco mais triste quando percebe da grande oportunidade perdida.

Nenhum comentário: