segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

DROPS - HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (164)


REFLEXÕES SOBRE O QUE VEJO PELA AÍ...

1.) POR ONDE TEM CAPITALISMO, TEM DISSO...
Não, está não é uma favela na Venezuela, em São Paulo ou Buenos Aires, na Tailândia ou em nenhum país de Terceiro Mundo. Isto é Paris. E só para apimentar a discussão, em Cuba tem disso não. O país é pobre, todos vivem com o necessário, mas ninguém é miserável e a Educação, Transporte, Saúde, Cultura e todos os bens públicos são disponibilizados e compartilhados por tudo, todas e todos, indistintamente. A gente só queria isso espalhado para o mundo todo e sem querer ficar dando uma de insensato, de chamar de comunismo ou qualquer outro nome. O que não dá para engolir é ver a miséria espalhada pelo mundo capitalista e ele continuar sendo chamado de melhor modelo econômico para nossas vidas. "A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e tudo o mais". Por um mundo sem favelas e lugares como esse. Alguém em sã consciência imagina que num desGoverno como o atual do Bozonaro isso será possível? Claro que não, pois ele só apunhala os interesses das classes trabalhadoras. E mesmo assim os bestiais (só os betiais, doentes quase irrecuperáveis) continuam a lhe prestar cego apoio. Eu quero ter e que meu irmão também tenha. Eu sou daqueles que não penso somente no meu bem estar, no meu progresso pessoal, mas no da coletividade. O mundo é muito melhor quando todos possuem condições e podem usufruir das benesses todas sendo disponibilizadas. Enfim, por que uns podem e a imensa maioria não? O que pessoas como eu quer é só espalhar a felicidade para uma imensidão de pessoa e eliminar cenas como essas da foto de nossas vidas.

2.) REFLEXÕES OLHANDO PARA UMA BANCA DE JORNAIS, ESQUINA DE VILA NOVA, AMONITTE, BAGNACAVALLO, NA EMILIA ROMAGNA
Pela segunda vez ficamos hospedados na casa do casal Franco Mazzotti e Rosangela Mazzotti, morando em Amonitte, um pequeno vilarejo encrustado dentro da Emiglia Romana, norte da Itália. Desta feita foram menos dias que no ano passado e em ambas algo me intriga e me ponho a escrever dele. Num esquina, noutro pequeno vilarejo, em Vila Nova, um lugar lindo como tudo por aqui, local de passagem de novas saídas para irmos de um lugar a outro, quando percorremos as estradas em busca de conhecer outras paragens, me deparo com essa banca de jornais e revistas. Fico me perguntando como pode um vilarejo tão pequeno, com pouco mais de 2 mil habitantes, como me afirma Franco, ter uma banca tão bem frequentada, local ponto de encontro de moradores e em cidades brasileiras de muito maior porte as bancas estarem fechando, como é o caso de Pederneiras, com mais de 40 mil habitantes e hoje sem nenhuma banca? Aqui as bancas estão vivas e o modal impresso ainda sobrevive com a devida galhardia. Vizinho da casa dos Mazzotti outra, na frente de uma residência e outro dia me coloquei na janela e só vendo carros e mais carros pararem e todos saírem empunhando alguma publicação nas mãos. Sei que a leitura, por si só, não é sinal de saber votar, entre outras coisas, mas ajuda bastante. A Itália também tem um premier conservador, no mesmo estilo neoliberal, porém não tão "fora da casinha" como no caso brasileiro. As instituições italianas não permitiriam, digo do seu Judiciário, o que vejo hoje ocorrendo no Brasil. O premier se segura, pois sabe que não terá retaguarda para fazer as doidices que tem em mente. Por aqui, país hoje dominado pelos que abandonaram as bancas e não leem nem mais bula de remédio, uma perdição de dar gosto. Misturo tudo, os momentos vividos pelos dois países e essa banca na esquina de Vila Nova e minha mente pira. Sinto falta das bancas e sei dos percalços vividos hoje pelos amigos Cláudio e Ilda, dois donos de bancas em Bauru e da abrupta e irrecuperável perda de movimento em seus negócios. Creio que um povo bem informado não se deixaria ser enganado com tanta facilidade como o que se informa mais e mais. Daí, olho para essa banca e entristecido comparo com as brasileiras. Que falta nos faz ler, se informar, comparar opiniões, ter mais de uma fonte de informação e não se deixar seduzir por malucos e suas ideias de perdição. Essa banca da foto me seduz e me faz viajar na maionese.

Nenhum comentário: