quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

RETRATOS DE BAURU (224)


JOÃO BATISTA E SUA MUSICADA BICICLETA PELAS RUAS
O bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco Bauru Sem Tomate é Mixto sai no próximo sábado no Calçadão de Bauru, destilando irreverências e picardia contra as "Belas Mentiras" desta cidade decididamente "sem limites". Estávamos à procura do rapaz, que com sua bicicleta sai espalhando música pelas ruas e vive de fazer anúncios. Publico um comunicado solicitando ajuda para encontrá-lo e em menos de duas horas duas pessoas, Mariza Basso e Antonio Ramos, o Tonhão me avisam onde ele se encontra. Vou ao seu encontro e conto algo de sua história.

JOÃO BATISTA é um amante desse negócio viver nas ruas. Mora no Hotel Avenida e de lá, seu quartel-general, sai com sua bicicleta, equipada de som com baterias, vendendo publicidade e colocando pra rodar música por onde passe. Não sabe direito a idade, nem o nome completo e de sua atividade me diz: "Trabalhava antes com carrinho de som, desses de supermercado. Vivo do dinheiro que recebo, tem dia que como e dia que passo fome, dependo de ter serviço". Uma figura mais que popular, tanto que lhe ofereceram até para disputar a vereança. Não troca a vida nas ruas e sua bicicleta por nada: "Essa é minha filha. Tenho essa há doze anos, chamo ela de caçula, nem penso em me desfazer dela. Sou feliz, ouço música o dia todo. Não tenho telefone, preciso de um, pois querem me contratar e a todos digo, me procure no hotel Avenida. É meu lugar". Um andarilho pedalador, desses que a cidade inteira conhece e até reverencia. Parado por todos os lugares por onde anda, sempre sorrindo, mas sabe muito bem separar o joio do trigo: "Tem muita gente que não respeita a gente, já fui roubado e até facada já levei. Não reclamo, sigo em frente, tomando cuidado e não entrando em dividida. Gosto de Bauru,mas falta um local apropriado para shows, aqui nessa cidade tem falta de espetáculos na rua e o povo carece de lazer". Acaba de ser contratado para estar com o bloco do Tomate no próximo sábado, colocando seu som para o esquenta do pessoal antes da descida pelo Calçadão. Vai rolar muita marchinha vinda do potente som de sua bike.

Nenhum comentário: