domingo, 3 de fevereiro de 2019

O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS (67)


VIVO DE BISCATE... - ESTÃO A PERSEGUIR ESTE TOMATEIRO

O bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco todo ano, desde o terceiro ano descendo o Calçadão no sábado de Carnaval escolhe o Prêmio Desatenção, sempre dado para aquele que se diz realizador, mas na verdade, não o faz assim com tamanho esmero. Basta rever as premiações anteriores para ver o quanto o bloco acertou nas escolhas. Já foram premiados o ex-prefeito Rodrigo Agostinho, o atual Clodoaldo Gazzetta, o economista Reinaldo Cafeo e o vereador coroné Meira. As explicações para a escolhas, jocosas como característica do bloco e também picantes, com uma justificativa para tanto pra lá de plausível. A escolha não é feita por uma pessoa, mas sim pelo conglomerado do bloco num dos eventos que antecedem o Carnaval. Todo ano a coisa gera uma certa polêmica e isso aquece ainda mais as turbinas para a festa carnavalesca. A própria escolha do tema do ano, a letra da marchinha já é um achado, versando sempre sobre os acontecimentos do ano que passou. No desse ano desceremos o Calçadão cantando sobre o "Belas Mentiras" e sobre isso, assunto não nos faltavam, sendo que Maurinho Santos produziu uma letra bem retumbante. Está na pinta. A ilustração da camiseta também, a cargo de uma jovem aluna de Artes Plásticas da Unesp Bauru, ela e a mãe tomateiras juramentadas.

Como não podia deixar de ser, após a batida do martelo com a escolha inicialmente da rádio Jovem Pan, com quase 90% dos presentes votando nessa emissora, a que hoje precede a rádio Jovem Auri-Verde, ou melhor a que jogou a última pá de cal da rádio AM em Bauru. Erramos na escolha de um nome jurídico e desta forma, na reconsideração o jornalista diretor da emissora em Bauru, Alexandre Pitolli ficou com o Prêmio Desatenção deste ano. Os motivos serão amplamente explicitados não por mim, mas por várias pessoas, para assim dirimir dúvidas de que a escolha é feita por poucos e não abarca um amplo sentimento fluindo na cidade. Só para se ter uma ideia, consultando antigos radialistas, a maioria hoje desempregada, a maioria, muitos deles já tendo passado pelos microfones da Auri-Verde, hoje estão inconsoláveis com os rumos da rádio na cidade e do jornalismo da Pan, também chamada jocosamente de Velha Klan. Roque Ferreira, um dos integrantes do bloco acredita que podemos até escolher mais pessoas, como o fizemos ano passado, para três delas. Decidiremos isso num próximo encontro do bloco.

Pois bem, como posto regularmente textos aqui sobre as decisões coletivas do bloco tenho recebido ameaças pelos Comentários do blog que mantenho desde 2007, o Mafuá do HPA. No último post que fiz para divulgar as premiações deste ano, algumas delas merecem serem reproduzidas, pois estão resvalando para algo perigoso, uma perseguição pessoal para com este mafuento HPA. Insinuações graves e sendo encaminhadas desde já para o Corpo Jurídico do Tomate, pois em nenhum momento fizemos nenhum tipo de acusação pessoal para os escolhidos (ou seriam agraciados?) com o Prêmio. Vejam como está se dando os posts anônimos de um tal de BAURU RADIOFÔNICO:


Anônimo disse...: "Com certeza a indicação de lula para nobel da paz faz sentido. Ele vai se juntar a outros iguais a ele e que já ganharam esse prêmio também: Hitler e Stalin.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk genocidas tem que ter o mesmo tratamento", 31 de janeiro de 2019 04:25 .


Mafuá do HPA disse...: "CARO ANÔNIMO: O país se afundando nas mãos do que de pior temos e você perdendo o sono por causa de Lula. Tente dormir tranquilamente, não sem antes, usando algo em falta hoje no mercado, o bom senso, constate como tínhamos um país decente e pujante com o sapo barbudo no poder e hoje, estamos estraçalhados. Não ajude a levar o país ainda mais para o buraco. Junte-se aos que clamam por um outro mundo ainda possível. Henrique - direto do mafuá", 31 de janeiro de 2019 15:00.
 
Anônimo disse...: "Tu vais receber teu merecido prêmio no dia do desfile: o prêmio GIGOLÔ do ano. Tua máscara vai cair. Sabemos qual é a sua. Comunistinha sugador de mulher - Bauru Radiofônico", 31 de janeiro de 2019 19:19

Mafuá do HPA disse...: "Não sou coisa nem outra, nem gigolô, nem comunistinha, daí erraram feio. Não se volte contra mim, se volte contra o Tomate num todo. Por que essa ira contra uma só pessoa quando a decisão pela escolha foi coletiva? Escrevo sobre isso em breve e lhe cutuco mais um pouco. Que tal? Henrique - direto do mafuá", 31 de janeiro de 2019 23:49. 

Anônimo disse...: "Tu mexeu e atacou levianamente as pessoas erradas. Já sabemos do teu oportunismo, quanta hipocrisia para uma só pessoa, surpreendeu todos nós. Que a cidade saiba que o paladino da justiça não passa de um reles comunista usurpador como todo comunista, diga-se. Bauru Radiofônico", 2 de fevereiro de 2019 03:02. 

Mafuá do HPA disse...: "Medo nenhum Pessoas erradas? Como, se o cara eleito esse ano não é amigo de quase todos do mundo radiofônico, ajudou a enterrar o que restava de rádio Am na cidade. Se formos levar só isso em consideração, pego depoimentos de dezenas sobre mim e sobre a postura profissional do eleito quase pela unanimidade dos votos. Esse tal de Bauru Radiofônico não representa nada, pois tudo o que conheço de gente do rádio apoiou a escolha entre risadas dizendo do acerto. Vamos pro pau... Henrique - direto do mafuá", 2 de fevereiro de 2019 11:52.  
Anônimo disse...: "Seu cinismo impressiona. Demonstra não possuir nem um pingo de constrangimento ou vergonha na cara. Típica psicologia de psicopatas. A rádio é um local de trabalho e todos o fazem muito bem e todos são pessoas honradas, e tu?
Cama e mesa só na minha casa. Deixemos então seus tomateiros te julgarem após conhecimento do seu dossiê que revelará seu golpismo do baú e sua vida promiscua.
Já que gostas de criticar os outros e bater no peito como o íntegro da cidade, vamos falar um pouco sobre ti também e contar a todos como leva a vida. Seus pares receberão bem a verdade que esconde? "Belas Mentiras" deveria ser o seu auto-retrato. Bauru Radiofônico", 3 de fevereiro de 2019 04:29.

Mafuá do HPA disse...: "Combinado, chumbo trocado não dói. Então tu é também perito em dossiês. Vai ser divertido.Henrique - direto do mafuá".


Não tenho receios de dossiês, nem de revelações ocultas a meu respeito. Aos 58 anos, não posso dizer que minha vida seja um livro aberto, mas sobrevivo ao meu modo e jeito, com muito orgulho pela forma como o faço e não tenho satisfação a dar para criadores de dossiês, algo bem em voga nesta cidade. Como estou em viagem este ano e só volto para Bauru depois do dia 15, com preparativos do Carnaval do Tomate já em adiantado estado, creio que precisarei contar com meus diletos amigos tomateiros para me auxiliarem nas devidas respostas, pois à distância como me encontro, só o faço uma vez por dia, até pra não perder o que tanto suei para conquistar, uma longa viagem de férias. Creio que, com as justificativas que o Tomate apresentará a escolha se mostrará mais do que acertada. Se algo já incomoda do outro lado, creio eu, novamente o Tomate acertou na escolha. Com a palavra os Tomateiros e o seu Corpo Jurídico.


Encerro postando a letra de uma música que cantarolo de cabeça, pois retrata parte de minha vida, a BISCATE, autoria primorosa do Chico Buarque de Hollanda. Primeiro vejam o link: https://www.youtube.com/watch?v=klpciW46FA4. Agora para lacrar a tampa do caixão, a letra: "Vivo de biscate e queres que eu te sustente/ Se eu ganhar algum vendendo mate/ Dou-te uns badulaques de repente/ 
Andas de pareô, eu sigo inadimplente./ Chamo você pra sambar/ Levo você pra benzer/ Fui pegar uma cor na praia/ E só faltou me bater, é/ Basta ver um rabo de saia/ Pro bobo se derreter./ Vives na gandaia e esperas que eu te respeite/ Quem que te mandou tomar conhaque/ Com o tíquete que te dei pro leite/ Quieta que eu quero ouvir Flamengo e River Plate./ Faço lelê de fubá./ Faço pitu no dendê/ Sirvo seu pitéu na cama/ E nada dele comer, ai/ Telefone, é voz de dama/ Se penteia pra atender. Vamos ao cinema, baby/ Vamos nos mandar daqui/ Vamos nos casar na igreja/ Chega de barraco/ Chega de piti./ Vamos pra Bahia, dengo/ Vamos ver o sol nascer/ Vamos sair na bateria/ Deixe de chilique/ Deixe de siricotico". 
HPA

4 comentários:

Anônimo disse...

Verdade dói, não é? Comparar radialistas com a KKK pode, mas dizer a verdade sobre o que esconde não pode.
Como consegue dormir, hem? Mentira não dura eternamente, nem as Belas Mentiras.

Radiofônico

Mafuá do HPA disse...

Radiofônico, a Jovem Pan hoje representa o que de pior temos no momento atual do rádio brasileiro. Infelizmente, a Jovem Auri-Verde, que não era um primor de jornalismo, mas possuia bons jornalistas, muitos da velha guarda, com programas interessantes e todos foram sumariamente despedidos. Antes deles, outra leva, tudo feito sob o comando do atual diretor. A rádio desde os tempos da Auri-Verde se arvora em baluarte da verdade, mas esconde dos ouvintes como se deu a sobrevivência da rádio sob a família do dono da Bauruense, aquilo tudo que sabemos e já foi publicado em matérias jornalísticas sobre o envolvimento com Furnas. Enfim, hoje mesmo a Jovem Pan está em franco crescimento, algo que ninguém consegue entender de onde vem tanta grana, uma vez que na maioria das emissoras, poucos anúncios. São tantas boas histórias que podemos desvendar. Enfim, li seu comentário sobre trabalho, que todos aí trabalham muito. E desde quando trabalhar muito é sinal de trabalhar certo e a defender os reais interesses da população. Travaremos um bom combate, jocoso, mordaz, como se faz necessário com um gigante do meio radiofônico como vocês, mas sem alma, a defender os interesses de uma minoria, a que infelicita o país. Gostaríamos de, já que quer apresentar dossiês, um espaço na rádio para debate, com os tomateiros expondo dos motivos da escolha e a rádio se defendendo. Daria uma boa contenda. Será que existe coragem para tanto no tal RADIOFÔNICO, que nem nome tem coragem de publicar e fica intimidando os outros da forma mais vil possível, a anônima? Estamos à disposição.
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

A jovem Pan melhorou muito. Gostaria de ver você debatendo com Felipe Moura ou com o Caio Copolla. Você seria aniquilado pelos argumentos de ambos.

Mafuá do HPA disse...

DESCONHEÇO QUEM O SEJAM. O bloco escolheu seu diretor em Bauru e o debate dos Tomateiros com ele está proposto, ao vivo na programação e antes do Carnaval. Que tal?
Henrique - direto do mafuá