quarta-feira, 8 de maio de 2019

BAURU POR AÍ (164)


PARA QUE NINGUÉM SE ESQUEÇA DE COMO SE DEU A INTEGRAÇÃO DO COLÉGIO CHRISTINO CABRAL AO ERNESTO MONTE – O RESULTADO APARECE HOJE

Tempos atrás, por decisão unilateral da Diretoria de Ensino sediada em Bauru, o até então Colégio Christino Cabral, localizado nos Altos da Cidade tem a maioria de suas salas extintas e transferidas, sem remediação ou opção de escolha para outro local, o Colégio Ernesto Monte, este localizado na praça das Cerejeiras, ao lado do prédio da Prefeitura Municipal. Protestos ocorreram, mas nada foi possível além de denúncia. Hoje tudo se agrava.

“Temos acompanhado, perplexos, a triste situação em que se encontra o Ernesto Monte. É necessário nessa hora lembrar alguns antecedentes que trouxeram a essa situação lastimável. Fizemos uma dura luta para que a maioria das salas no Christino Cabral não fossem fechadas com a implantação do período integral. A escola praticamente fechou. Lutamos para que os estudantes não fossem compulsoriamente transferidos, sabíamos que as consequências disso seriam catastróficas. Grande parte deles foi transferida para o Ernesto Monte, sem que a escola tivesse condições para receber tantos alunos. A superlotação provocou sérios problemas na escola. O resultado dessa ação irresponsável da Diretoria de Ensino de Bauru foi a destruição tanto do Christino Cabral, como do Ernesto Monte. Agora ela não apresenta nenhuma solução para o problema. Enquanto isso, ficamos sabendo de pais do Jardim Nicéia que se recusam a levar os filhos para escola porque não se sentem seguros. Os professores e funcionários do Ernesto Monte não estão conseguindo mais trabalhar naquela escola, não estão tendo condições mínimas de segurança para terem uma rotina de trabalho suportável. Nós fomos derrotados quando lutamos para evitar que essa situação fosse produzida, mas eu não queria estar no lugar de quem nos venceu. A responsabilidade por essa miséria é toda de deles”, professor Tauan Mateus desabafando sobre o passado, revivido neste momento, algo da integração forçada do Christino Cabral ao Ernesto Monte e postado em sua página no facebook.

Ele continua seu desabafo em mais um lamento: “Senti a responsabilidade de lembrar aqui nossas lembranças... lembranças da nossa luta”. Outra professora, Camila Fernanda Verdichio lhe responde: “Infelizmente já sabíamos que algo ruim aconteceria, mas não imaginávamos que seria essa tragédia”.

Para se entender melhor o que de fato se passa, compartilho depoimentos gravados e postados no youtube sobre a questão, trabalho efetuado pelo combativo Jornal Dois e outros de alunos/professores:
- https://www.youtube.com/watch?v=Rj5dN60Vuns&fbclid=IwAR3nU5yPOfIt7pksOdQ_7gK-2yNn6mdGrp6ixzEl9McM4LKHGoUjY71qD8M

- https://www.youtube.com/watch?v=Yc4d4CMNI-Y&fbclid=IwAR1HE9wASyImOqvlYB0KIukIbdVgSlu3i9teca55H-ww4Qo9_eok1TdH5cw

- https://www.youtube.com/watch?v=RTtFGKlDA_o&fbclid=IwAR3zmXnhcw1JVAKcgCjvDfRciD1JlA9K8UhKbgTL1wHuUd86GDyuxPtUV0o

- https://www.youtube.com/watch?v=ba9l6Zyg3FY&fbclid=IwAR2vZhTgqiMUptrZH3Y7-HSD6KP_XU6X0rM73tEitnHGsAWRBkyttHNgIII

- https://www.youtube.com/watch?v=9afOlsdxW3M&fbclid=IwAR2yiscl623dx5MqNdxvPW9BzOy_Ve6jnh7-pLVKueMSOg384hv7yCidl9g

- https://www.youtube.com/watch?v=nqhF37h_r8Y&t=6s&fbclid=IwAR0dNVO5NjqDcl83SnnQ9bYJfwWWmSBGND9XcvWxtA1qYKBhaD5YzHCRIj0

- https://www.youtube.com/watch?v=M5rOeHFYWio&fbclid=IwAR1ryb0ZPEB9stsBVn63DGTn1G_rkKCDErdrC6nFJrgiPPr3Hy6mb3VaNgA

Enfim, uma tragédia mais que anunciada. Mais uma vergonha agora mostrada como fratura exposta, desse desGoverno tucano e seus métodos de atuação no maior e mais rico estado da federação. Com eles, como se vê, o caos estará sempre estabelecido.

PS: Desculpem, mas não consigo chamar as atuais escolas de EE e o faço à moda antiga, ainda as denominando de Grupo Escolar (Primário), Ginásio e Colégio.


BOULEVARD E OS ALAGAMENTOS PROVENIENTES DAS ENCHENTES - PAPO DE CASA DE RAÇÃO
Vou comprar ração pro meu cão agora na hora do almoço e o dono do estabelecimento está conversando com uma senhora que até pouco tempo trabalhava no Cartório Eleitoral, hoje aposentada. Falavam de algo que me estarreceu e ao dizer que até hoje nada havia ouvido sobre o assunto, eles é que se estarreceram: "mas isso muita gente sabia, só você que não". Eis do que se trata.

Na época em que o Boulevard Shopping estava sendo levantado eles, a direção do empreendimento, pensando nos seus negócios procuraram a Prefeitura com uma proposta de fazer o que fosse necessário para resolver o problema das enchentes ali na Nações e rio Bauru, pois com os alagamentos os acessos ao shopping estariam prejudicados. Fizeram os estudos e os levaram para a prefeitura, na época primeira administração de Rodrigo Agostinho. Eles arcariam com a maior parte da despesa, mas a Prefeitura teria que arcar com outro tanto e segundo eles, a resposta desses foi que não existia nenhuma possibilidade deles fazerem o proposto, pois além de não estar provisionado, isso elevaria demais da conta os valores gastos no ano, o que inviabilizaria tudo. Nada foi feito e não se falou mais nisso.

Agora quero saber: existiu de fato algo assim proposto pelo pessoal do Boulevard? Pra mim é novidade, mas como nunca estive nesses bastidores, rogo para que se alguém, ou o próprio ex-prefeito, se manifeste e dirima nossas dúvidas. Eu nunca havia ouvido falar nisso, daí pergunto, será folclore ou tem fundamento?

2 comentários:

Anônimo disse...

Só lembrando que a Diretoria de Ensino de Bauru é comandada pela APEOESP que é dominada pela cut.

Desenhando:

DRE = APEOESP = CUT = Socialismo e comunismo = destruição da educação.

Tucano = PSDB = social democrata = esquerda = socialismo e comunismo = destruição da educação.

Tudo em Casa.

Mafuá do HPA disse...

Lêdo engano feito exatamente para confundir
Apeoesp é o sindicato da categoria dos professores estaduais em SP, portanto oposição à direção de ensino, essa sim, toda tucana e há mais de vinte anos depredando com a educação paulista.
Querer juntar ambas no mesmo balaio é não só burrice, como maldade.
Esses os fatos. Apeoesp combate isso tudo relatado no meu texto.
Henrique - direto do mafuá