sexta-feira, 3 de maio de 2019

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (147)


DESTOMBAMENTO DO AEROCLUBE - É POSSÍVEL?

Corre a boca pequena, estão querendo destombar parte do Aeroclube (tombamento efetuado pelo CODEPAC - Conselho de defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Bauru) ou readequar o que foi tombado permitindo ali ser levantado edificações, atendendo pedido único e exclusivo da especulação imobiliária, muito atuante na cidade. Torço muito para que tudo não passe de uma infundada informação, mas o CODEPAC, recém constituído precisa vir a público e explicar em detalhes, o que foi proposto, como foi proposto e o que foi discutido e aprovado. Um "destombamento" nessa altura do campeonato é algo inimaginável, mas como tudo é mais do que possível nos tempos atuais, enquanto as informações não chegarem claras e límpidas, a dúvida permanecerá no ar. Torço muito para que tudo não seja verdade e tenha que vir aqui, dizer que o que ouvi hoje de fonte mais que confiável não passou de engano, infundada informação. Em tempo: Reunião do Conselho teria ocorrido semana passada. A verificar...


DESTOMBAMENTO DE PRÉDIOS HISTÓRICOS ESTÁ PEGANDO FORTE EM BAURU - ENTENDA O QUE SE PASSA

A questão de patrimônio histórico cultural recentemente tocada por mim, com algo sobre um provável destombamento do Aeroclube em Bauru, ao ouvir os muitos lados da questão, coloco um algo a mais, ou seja, uma pimenta a mais no já quente molho. Vamos aos fatos. Na questão específica do Aeroclube, envolvendo área pública, sob o domínio da Prefeitura Municipal, pelo menos por enquanto não foi aventado o destombamento, mas existe sim permissão para comercialização de áreas no local, algo já consentido e até dado como certo pela legislação vigente. O que se faz necessário e ainda não foi feito pelo CODEPAC é o tombamento da pista deste aeroporto, o que cercearia essa investida, pois ele até o presente momento se restringe às edificações, essas garantidas, o entorno delas não. Se isso irá acontecer num curto espaço de tempo, algo improvável, mas não impossível.

Já de outros imóveis, os particulares tombados, esse sim existe uma forte pressão para alguns destombamentos. Explico como tudo se processa. Alguns donos de imóveis alegam que não possuem condições para efetuar o restauro como a lei prescreve e ao procurarem a Prefeitura essa se vê impedida de fazer algo em área particular, nem propor nenhum investimento, muito menos também ter dinheiro para essa finalidade.
Diante do impasse, alguns proprietários já procuraram o Ministério Público, esse parece estar procurando entender o que se passa, ouvir as partes e pode decidir, diante dos fatos apresentados que a melhor solução é mesmo o destombamento. Se isso ocorrer, os proprietários poderiam fazer o que almejam para esses imóveis, revendê-los imediatamente.

A parte final se consumaria desse jeito. Fala-se muito em recuperação do centro velho da cidade, sua reocupação e coisa e tal. Isso, pelo visto, não passa no restauro desses imóveis tombados e sim, na sua derrubada e no lugar, edificações novas. O que estaria por detrás de tudo seria isso, o destombamento facilitaria a venda, derrubada desses imóveis hoje abandonados e em petição de miséria. Em seu lugar surgiria o novo, a forma como alguns estão enxergando poderia se dar a revitalização do centro, com tudo novo. Entendam como quiserem, mas a pressão de alguns proprietários é nesse sentido. Tudo o mais deve ser entendido, quando isso for levado em consideração e o assunto for seriamente discutido, onde outras possibilidades poderiam ser apresentadas.

Nenhum comentário: