quinta-feira, 30 de maio de 2019

INTERVENÇÃO DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (123)


PARA RESOLVER UMA QUESTÃO, A SOLUÇÃO LÁ DELES É ACABAR DE VEZ COM A "APAS"*
* A cada mês, uma ou duas intervenções do Guardião na defesa do ainda defensável dentro da terra "sem limites" denominada Bauru.
É sempre assim, ou na maioria das vezes quem detém a força e diante de decisões que os contrariem, partem para a forma mais simples, a de resolver tudo destruindo tudo. Bolsonaro, nosso atual mandante é useiro e vezeiro em agir dessa forma e jeito, vide a mais recente decisão de querer impor liberação de área ambiental, onde um dia pescou de forma irregular, foi punido e hoje, quer liberar tudo por ali com sua canetada Bic. Fatos idênticos se repetem pela aí e numa delas, aqui na cidade de Bauru.
Em matéria publicada pelo Jornal da Cidade, nosso único órgão impresso diário, saiu isso em manchete de primeira página, "Vereadores temem novas indenizações e defendem revogar APAs para evitar ações - Risco de ações judiciais em série seria após decisão que obriga pagar R$ 33 mi por área". Eis o link para leitura integral do texto: https://www.jcnet.com.br/…/vereadores-temem-novas-indenizac…. "Na verdade, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa e quando se fundem, desponta a ideia de acabar com tudo, inclusive com famosa Área de Proteção Ambiental, a APAS, que por coincidência está dentro dos limites desta cidade, dita como "sem limites" por quem dela, caneta à mão, faz e desfaz. Para decidir sobre uma questão, aproveita-se do conflituoso momento e a proposta é dar um jeito, assim meio que desapercebido para selar de uma vez por todas a liberação de tudo o mais", assim começa sua interpretação dos fatos o intrépido Guardião, super-herói destas terras e também matas.
"Para alguns, digo vereadores, pois nasceu deles essa ideia, sempre é bem mais fácil resolver atendendo os clamores de uma minoria e não promovendo aquelas intermináveis reuniões, com amplas e calorosas discussões. Se numa canetada podem decidir tudo e para tudo o mais, pra que mesmo continuar existindo uma ampla área de proteção ambiental na cidade, se ela só traz percalços para as tais forças vivas da cidade? Creiam os senhores, alguns pensam exatamente desta forma e jeito. Minha intervenção é para tentar estabelecer o bom senso e uma discussão mais pormenorizada e com outra solução", continua Guardião.
Até a Prefeitura Municipal, através do prefeito Clodoaldo Gazzetta já se manifestou contrária a essa solução e o atual presidente da Câmara de Vereadores, José Roberto Segalla foi enfático e aponta o dedo na origem do problema: "Esse problema aí se deve ao Rodrigo Agostinho, temos que dar nomes aqui". O problema desponta por causa do montante da indenização e do acordo proposto, um parcelamento após decisão judicial, porém, além disso, a solução encontrada é a derrocada de tudo o outrora conquistado. "É o que digo, para resolver uma coisa, estão dando cabo de outra, muito maior. A alegação é sempre a mesma, elas travam o desenvolvimento da cidade, criam problemas para a expansão do município, ou seja, com a liberação, condomínios e mais condomínios residenciais pipocarão nesses locais, antes santuário ecológico e num futuro muito breve, áreas eletrificadas com cercas intransponíveis e acesso restrito. O mesmo ocorre em outros setores e aqui do meu canto, só deixo a dica, se é assim que querem e entendem tudo para que Conselhos e tudo o mais? O liberou geral beneficia a quem mesmo?", dessa forma e jeito um irritado Guardão encerra o papo deixando todos com a pulga atrás da orelha.
OBS.: Guardião é obra das pinceladas do artista plástico e chargista Gonçalez Leandro, com pitadas escrevinhativas do mafuento HPA.

OUTRA COISA
Estado de Sítio II
Como havia publicado por aqui carta do Aldo Wellichan, reprodução da Tribuna do Leitor, do JC, dois dias atrás, hoje sai publicada no mesmo espaço uma resposta, a minha. Para considerações variadas e múltiplas.

Nenhum comentário: