domingo, 15 de setembro de 2019

AMIGOS DO PEITO (164)


NÃO EXISTE NADA IGUAL A ESTAR NO MEIO DE AMIGOS
Essa exposição, a 'PERSONAGENS SEM CARIMBO - O LADO B DE BAURU" tem a cara das ruas desta cidade, pois retrata seu povo em seus locais de atividades variadas e múltiplas. Eu fui lá, estive com todos esses e acabei gostando, me vejo no meio deles todos, os que movem realmente qualquer cidade e são pouco vistos. Enfim, sendo também um deles tudo fica mais fácil. A exposição já circulou em dois outros lugares, primeiro no Bar do Genaro, depois no Poupatempo e em ambos eu aprendi a gostar mais do que faço, pois senti o reconhecimento de gente como os retratados, no benfazejo sentido por se verem ali personificados e eu os espalhando pela aí. Essas fotos todas ganharam mais que vida, pois pelo que sinto não querem mais sair das ruas. Dias atrás um baita amigo me disse para dar um tempo e ao término da exposição no Poupatempo, deveria guardar tudo e criar novas expectativas para continuar mostrando-as pela aí. Pensei muito a respeito, mas preferi seguir o instinto dado como sinal pelas ruas, a de continuar com elas pelos tantos lugares que as aceitarem e assim procedo nessa manhã de domingo, quando me abrem as portas para o lançamento em mais um espaço, esse mais do que especial, o Bar do Barba, boca de entrada da Feira do Rolo.

Eu sinto um enorme carinho pelo Bar do Barba e pelo próprio, o dono do estabelecimento, seu Estevan, que conheci tempos atrás tocando sanfona junto da Escola de Samba Coroa Imperial. a simpatia foi imediata e depois, logo a seguir quando abriu o bar, também seu local de residência, justo na encruzilhada mais encantadora dessa cidade, a das ruas Julio Prestes com Gustavo Maciel, sinalizando o fim da feira dominical e boca de entrada da divinal Feira do Rolo, o nosso Mercado das Pulgas, local onde não consigo passar um domingo sem marcar ali presença, estar junto daquela balbúrdia, principalmente junto da Banca do Carioca, o livreiro de todos os rueiros e leitores incomuns dessas plagas. Aprendi a bater cartão naquele quadrilátero e dele não mais me afasto, nem em dia de tempestade. Hoje mantenho dois hábitos dominicais, o de adentrar a Feira do Rolo, dar o abraço no Carioca e os demais do lugar e depois ir ter com os habituês do Bar do Barba. Assim sendo, não existe melhor lugar para expor esse meu trabalho do que o Bar do Barba, pois lá dentro um imenso paredão e nele instalei a parafernália dos meus caixotes, todos emprestado do Amaral lá do CEASA e neles as fotos de quase 60 pessoas que aprendi a gostar nas trombadas da vida.

Não existe negócio mais gratificante do que ir trombando com pessoas pelas ruas. Não tem dinheiro que compre essa felicidade de ser e estar nas ruas, beberricando, pararicando e mequetrefiando com tudo e todas. Isso me recarrega e desde que me apresentaram essas maquininhas fotográficas de bolso, tenho uma delas na algibeira e faço uso para ir registrando fotos por todos os lugares. Não tenho técnica nenhuma, não estudei fotografia, portanto, posso não ser um bom fotógrafo, pois mesmo sem dominar esses diabólicos aparelhinhos, consigo extrair deles esses maravilhamentos que hoje tenho o maior prazer em estar expondo e mostrando para cada vez mais gente. De nada adianta eu tirar um monte de fotos e guardá-las dentro de uma redoma. Não teriam serventia nenhuma. Serventia tem quando expostas, mostradas e difundidas. É o que faço regularmente pelas redes sociais e também pelo meu blog. Desse vício de sair registrando os lugares por onde ando, as pessoas inseridas nesses lugares são por mim mostradas nos seus lugares de convivência.

Isso de ruar é também essa inquietude por não permanecer num só lugar, por querer buscar algo novo em outros, de sassaricar e conhecer novos ambientes e, principalmente pessoas. Eu vivo rodeado de amigos, felizmente tenho aos borbotões. Assim como sei ter muitos que desgostam do que faço, como faço e com quem faço, existe o outro lado da moeda, o das pessoas que mesmo sem me conhecer pessoalmente gostam de mim. Junto a esses os diletos amigos, os que me acompanham, os amigos e amigas. Hoje na abertura da exposição, estive com esses e foi um dia maravilhoso. Como é bom essa convivência entre iguais, entre os que se entendem. Ali retratados os que estão todos os dias nas ruas e lutas, suando muito a camisa e levando isso tudo para a frente. É esses que retrato, que gosto de estar ao lado. Tiro fotos desses por todos os lugares e hoje ao vê-los muitos aqui se vendo nas fotos, esse algo mais. Minha exposição é de gente que gosto, é de rua, rueiros e labutadores. Foi mais que ótimo fazer essa exposição, começar com trinta caixas, ter que se virar arrumar mais algumas dezenas e hoje, com a abertura dela lá no Barba, tive que assumir o compromisso de arrumar pelo menos mais dez e colocar mais gente, muitos da feira e do seu entorno, pois esses também querem estar ali junto aos já retratados. Se espaço houver, ela terá continuidade e não terminará nunca.

Eis alguns links para assistir o que rolou hoje lá pelos lados do Bar do Barba:
- RAUL MAGAINE, TOCA E CANTA MARAVILHOSAMENTE E AQUI, NUMA ENTREVISTA CURTA, DUAS RESPOSTAS PARA DEFINIR A GRANDE PESSOA QUE JÁ SABÍAMOS: ABRILHANTOU A MANHÃ DA ABERTURA DE MINHA EXPOSIÇÃO DE FOTOS: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/2901791486517508/
- NOS PREPARATIVOS PARA A EMPREITADA MUSICAL TEM TAMBÉM FALAÇÃO SOBRE A EXPOSIÇÃO DOS PERSONAGENS LADO B DE BAURU: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/2901892209840769/
- ADONIRAN BARBOSA LEMBRADO EM DOIS MEMORÁVEIS SAMBAS NA ABERTURA DA EXPO DE FOTOS DO HPA: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/2901918326504824/
- Exposição de fotos do HPA na cadência do samba. E samba do bom, GRAVAÇÃO DE JOÃO CARLOS DIAS MOREIRA: https://www.facebook.com/carlo.moreira.7/videos/2303779616414192/
- A CANTORIA ROLOU SOLTA NA MANHÃ DENTRO DO BAR DO BARBA: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/2901987959831194/
- A SAIDEIRA NA MANHÃ MUSICAL JUNTO DA FEIRA: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/2902044293158894/
- RAUL COVER DA EXPOSIÇÃO FOTOS HPA, GRAVAÇÃO DE JOÃO CARLOS DIAS MOREIRA: https://www.facebook.com/carlo.moreira.7/videos/2303831386409015/


O DIÁRIO ARGENTINO PÁGINA 12 FOI ENTREVISTAR LULA NA MASMORRA CURITIBANA
Mais que tudo, eis um algo a mais sobre o pensamento de Lula sobre os destinos da América Latina, tendo início com a eleição argentina em 27/10 e os desdobramento dela para o restante do continente. Um ex-presidente cheio de esperança, não só de sair pela porta da frente da injusta masmorra a que é submetido, como ainda crendo que a democracia ainda é possível. Vale a pena ler, não só a entrevista, como os textos dos jornalistas argentinos sobre a análise pós-entrevista:
- Entrevista exclusiva: https://www.pagina12.com.ar/218306-lula-da-silva-ellos-pens…
- Os trâmites para a entrevista: https://www.pagina12.com.ar/218348-mision-cumplida
- Ricardo Stuckert, o fotógrafo de Lula: https://www.pagina12.com.ar/218351-en-primera-persona

Nenhum comentário: