sexta-feira, 27 de setembro de 2019

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (126)


ESCANCARADA CENSURA AO VIVO NA FM94

Não bastasse todos os desmandos em curso pelo conluio atuando no país, os desdobramentos já chegam com a devida pompa até a aldeia bauruense, reflexos do que ocorre no Planalto Central. Que a dita democracia está claudicante, disso até as pedras do reino mineral possuem a mais absoluta certeza, mas não era esperado que tudo ocorresse tão rapidamente, em apenas nove meses de desGoverno Bolsonaro. A última ou, se quiserem, a primeira ocorrência de grande vulto se deu em Bauru nesta semana e foi escamoteada, jogada pra debaixo do tapete, mas como nada fica muito tempo sem que o mundo internético tome conhecimento, Roque Ferreira recebeu e passou adiante uma grave denúncia:

"RÁDIO 94 FM SOB CENSURA INTIMIDAÇÃO - Recebi a seguinte informação no dia de hoje 26/09/2019: Na terça feira dia 24 de novembro estava no ar o Programa Informason, quando apareceu na emissora o para de forma intimidatória questionar conteúdo de matéria que estava ou estaria sendo veiculada pela emissora. Não cabe ao Comandante da do 4º BPMI, sair em viatura oficial do Estado, adentrar sem ser convidado em veículos de comunicação para de forma autoritária e intimidatória questionar conteúdo veiculado pela emissora. O Comandante, poderia ter se utilizado dos meios disponíveis a qualquer cidadão. Caso não tivesse acordo com o conteúdo publicado deveria ter solicitado oficialmente cópia do programa, e em sendo o caso solicitar direito de resposta a emissora, ações que estão previstas na legislação.

No Brasil a imprensa é livre, e esta liberdade esta garantida na Constituição Federal. Nenhuma instituição ou membros que a integram pode a seu “bel prazer”, se utilizar da força para tentar impor censura prévia, ou se utilizar de posto ou cargo para a vil pratica da intimidação. Expressamos nossa solidariedade aos profissionais da FM 94 Bauru, e nosso repúdio a este ato de violência contra o livre exercício jornalismo, e que também se configura como ato de censura à livre expressão. O fato foi relatado à Comissão da Defesa da Pessoa Dos Direitos Humanos, Da Cidadania, Da Participação e das Questões Sociais, da Assembléia Legislativa de São Paulo, o que levou a Deputada Federal Beth Sahão-PT, a solicitar explicações ao Comandante da Policia Militar do Estado de São Paulo Coronel Marcelo Vieira Salles, e ao Comandante do 4º Batalhão da Policia Militar do Interior Tenente Coronel da PM Ézio Carlos Vieira de Melo, sobre o grave fato ocorrido. Nos tempos em que estamos vivendo hoje, sempre é importante ressaltar que a liberdade de imprensa e de expressão estão garantidas na Lei Maior, a Constituição Federal, e também que o servidor Público, inclusive os de segurança, só pode fazer aquilo que a Lei Determina".

O intrépido Guardião, super-herói dessas plagas, avesso à barbárie golpista, militarista e aos desmandos jurídicos dando sustentação ao conluio em curso, observando tudo dá o seu pitaco: "Bauru não podia mesmo ficar de fora dessa, até para nossos macanudos marcarem posição junto ao chefe absoluto. Uma simples enquete de rádio no programa InformaSom é o motivo para a ida na rádio e ali, mesmo contrariando lei vigente, escancarar que hoje o que está em curso é a vontade de quem detém o poder, ela acima de tudo e todos. A rádio possui um jornalismo defensor do atual Governo, mas nem isso foi levado em consideração. O recado foi dado e serve para tudo o mais: contrariar o todo poderoso incide em CENSURA. Ou as bocas se fecham por bem ou será dessa forma e jeito, pelo menos é o que desejam. Foi constrangedor, ainda mais porque a rádio não deu sequer um pio e tudo só veio à tona porque alguém contou a história reservadamente fora do circulo e ela chegou às mãos do Roque Ferreira".

Guardião não se contém e diante dos comentários postados junto ao texto publicado no facebook conclui: "A rádio, por ser favorável ao que dita o atual Governo e ainda sem que ninguém saiba ao certo como se deu a invasão aos seus domínios, preferiu se fingir de morta. Não deu um pio. O texto do Roque foi feito para defendê-los, a favor da Liberdade de Expressão e da Imprensa, tudo garantido pela Constituição e faço o mesmo, mesmo sendo contrário à linha de atuação da rádio, de mão única, na contra-mão dos interesses da classe trabalhadora. Mesmo assim, o repúdio tem que ser dado em alto e bom som, justamente agora, quando de uma primeira ação clara de CENSURA. Não será se escondendo, demonstrando medo e receio que as coisas irão melhorar. Ou todos unidos nos posicionamos contrários ao ocorrido, ou isso poderá ganhar mais corpo e daí, mais difícil a reversão. Nem precisa deixar claro a baita saudade de tempos outros quando tudo se podia dizer sem esse medo coletivo já instalado e vigente (em que Governo mesmo isso ocorria?), mas ainda dá tempo de reverter tudo e não deixar o obscurantismo tomar conta de nossas vidas e voz. Assim sendo, toda solidariedade ao pessoal da 94FM Bauru. Que assim revejam o posicionamento até então tomado...".

Eis o link da publicação do Roque: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2689305951088153&set=a.101141503237957&type=3&theater
OBS.: Guardião é obra do traço do artista Gonçalez Leandro, com pitacos escrevinhativos do mafuento HPA.

2 comentários:

Anônimo disse...

Estão censurando até os aliados?
Ricardo De Callis Pesce

Anônimo disse...

Depois da Polícia baixar o pau nos manifestantes pró-Bozotário, podem esperar essas e outras mais. E ainda vai ter gente idiota criticando a esquerda!
Valério Marques Viana