domingo, 1 de setembro de 2019

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (130)


O PODER DE UMA FOTO E SEUS DESDOBRAMENTOS

Domingo, 01/09, publico uma foto nas redes sociais com o texto abaixo e logo a seguir um desdobramento tomando todo o dia, repercussão fundamentada nos comentários reproduzidos a seguir:

O PT PRECISA CAMINHAR COM PERNAS PRÓPRIAS E DEIXAR DE SE ALIAR COM QUEM É DO CAMPO CONTRÁRIO - O MOMENTO É AGORA

“Está foto é de hoje. Candidato a presidente do PT João Félix, a ex-vice prefeita Estela Almagro e o ex-prefeito Izzo Filho, numa festança no assentamento Cristal. A festa precede a eleições para o DM do PT que se realiza domingo", publicação de Roque Ferreira em seu facebook. Dia 08/09, domingo que vem, das 9 às 17hs o PT estará realizando na Câmara Municipal, eleição para recompor seu Diretório Municipal e já existe uma chapa em franca negociação, compondo abertamente com a parte contrária, como comprova foto publicada hoje pelo ex-petista Roque. Esse convescote é o que permite o partido ter sua sigla subutilizada por outras agremiações que não a nossa, em alianças que só o denigrem. Na próxima eleição, superando alianças espúrias do passado, uma até com Almirates, não possuindo um mínimo do ideal de luta e resistência, mais do que nunca, o PT precisa ter um candidato com a cara da esquerda, que fale e lute em seu nome, nada mais. Na hora de votar amigo (a) petista, leve o real significado dessa foto junto de si e vote em quem está a propor um novo partido, liberto de amarras que o impediram de avançar rumo à libertação tão necessária. Uma foto diz mais que mil palavras. RENOVAR, oxigenar o partido para o próximos embates e com a maior dignidade possível”.
Agora, em forma de comentários, a repercussão:
- “Com certeza, caminhar com as pernas próprias. E não usar as muletas das maldades. Diante de tantas mentiras que fizeram contra o partido do PT ; O PT tem condição disso! Caminhar para frente e para o alto e para estrela que ainda brilha , e brilha muito e continuará brilhando”, militante da saúde Roque Teodoro.

- “Por essas e outras que o PT está como está....”, Tatiana Calmon. Respondo a ela: “A proposta em votação é exatamente essa, mudar e seguir adiante com respeitabilidade ou não mudar nada e seguir na estaca zero, massa de manobra e de espúrios acordos”. Gilberto Truijo responde: “Por essa razão, vocês do PT tem que votar Claudio Lago DNA petista, chega de viver do passado. Bom dia”. De Curitiba Kizhay Baracat Neto alfineta: “Não e só o PR que está como está, é toda a esquerda. Uns se aliam aos ranços do presente outros com os do passado”.

- “Isso é política no Brasil”, servidor público municipal Valter Tomaz Ferreira Junior. Respondo: “O PC B faz isso melhor que todo mundo, daí não avançarmos, estamos sempre aliados com os que traem classe trabalhadora”. Ele responde: “Por isso que prefiro falar de esquerda do Brasil querer o poder a qualquer custo isso tem preço. (...) Também não concordo com esse tipo de aliança. (...)Vê o caso do pc do b de bauru aliado com esse merda do gazeta. (...) Colhemos muito caro esse tipo de aliança destruiu o trabalho da esquerda no Brasil”.

- “A verdade que essa foto representa o que aconteceu nacionalmente, o partido abraçou tamanduás , sufocou , perdeu a consciência e o foco da origem do partido..... Não fez reformas prioritárias em 14 anos de governo e ajudou a criar personagens , que um deles está na presidência!”, Dextter Paes Leme. Respondi: “Reverter isso tudo ainda é possível. Trabalho intenso de base e sem espúrias alianças pra começar, pois o PT ainda é o partido com maior penetração (ui!) nas massas”. Pedro Valentim entra na discussão: “Já tinha avisado. Mas o Izzo é povão. Não podemos chafurdar na hipocrisia e no falso moralismo, o que estão fazendo com o Lula fizeram com o Izzo em 1998... E a esquerda foi usada pelos que "acham" que mandam na cidade e participou do golpe em 1998 aqui em Bauru.... Henrique, quem tem penetração nas massas hoje é as igrejas evangélicas e é preciso que a esquerda faça autocrítica”. Rose Barrenha aproveita a deixa para afirmar: “Eu também apoio Claudio Lago”.

- “É o que uma amiga acabou de me dizer: a esquerda tem que unir-se com a esquerda e ir a luta. Só assim pra derrubar esse governo e dar certo”, Mary Moretto. Na sequência vem Leandro Vilela: “Meuuuu Deusss” e depois Adilson Chamorro: “O cara de pau João Félix foi pedir meu voto”.

- “Bola pra frente: porque o PT tem histórico de luta e são 39 anos. O resto é legenda e não podemos deixar o PT virar legenda: na minha foto a deputada estadual Beth Sahão II declara apoio a Luciano Assis e Cláudio Lago. #LulaLivre”, jornalista Ricardo Santana diz de encontro em Jaú com deputada e Alexandre Gasparotti Nunes reafirma: “Por isso os petistas e as pessoas de esquerda que simpatizam com o PT devem apoiar para o diretório a chapa Retomando o PT pela Base e para presidente Cláudio Lago. Sou da chapa Retomar o PT pela Base, por isso apoio candidato próprio do PT em 2020”.

- “ Uma correção. A foto foi publicada como comentário num post do Antonio Pedroso Junior, sobre a lista que ele elaborou no Bar do Genaro, dos cultuadores do ex-prefeito, um dos que mais atacou militantes de esquerda em Bauru”, Roque Ferreira volta para explicar. Na verdade o post foi meu e ele havia comentado por lá, um que brinquei Pedroso permanece sentado no Bar do Genaro só anotando numa caderneta quem se dirige diariamente para a casa do Izzo. Jesus Francisco Garcia complementa: “A história se repete!” e Maria Cecília Campos fecha a tampa do caixão: “Pela renovação da direção municipal do PT em Bauru!”.

- “Buscando pela memória, vários petistas apoiaram Izzo filho. Aliás alguns até sairam do PT para fazer parte do governo Izzo Filho. Os que ficaram no PT lançaram candidatura própria. Acho bom alguns ex petista e agora petista atualmente fazerem uma análise na memória, ou vocês querem que eu refresque vossas memória. Já ia me esquecendo, nós das comunidades de base da época apoiamos o candidato do PT Paulo Lago. Não esqueçam que eu sou historiador e sei muito bem das alianças que fizemos no passado, até vice da chapa do PSDB nós fomos”, Oscar Fernandes da Cunha, ex-presidente do PT relembra, no que é referendado por Rose Barrenha: “Eu nunquinha. Mas enfim, essa foto é de quando?”. Claudio Lago responde: “É de ontem”, e ela rebate: “É muita cara de pau, o que este Isso ainda quer???”. No que Edilene Souza responde: “Ser prefeito outra vez” e Rose dispara: “Pior que é o melhor momento pra gente como ele ser eleito”.

- “ Não respeita a História de luta dos companheiros e trai a sua própria História de luta. Tudo pelo poder? Barbaridade!!!”, Duílio Duka diretamente da vizinha Botucatu, no que Almir Ribeiro não se segurando nas calças aproveita para alfinetar: “Não respeita qual História? Ao contrário, com dois momentos de exceção, mantém viva a história do PT Bauru e nacional”. Daí, Markinho Pires posta isso: “Meu voto é Antonio Izzo Filho, a menos se ele for para o PT aí perde no meu conceito e faço campanha contra” e recebe curtição do próprio Izzo Filho, que pelo visto acompanhou a discussão. Bia Bassan responde para Markinhos: “vcs gostam de bandidos mesmo.... Depois dizem que não tem bandido de estimação”. Ademar Aleixo na sequência: “Papagaios! Uma imagem vale mais que mil palavras” e por fim Duílio lacra o momento: “O PT deve ser dirigido por quem é e por quem tem o DNA Petista, o resto é pura disputa de poder. Sou da base. Sou Claudio Lago Presidente”.

- “Sem entrar em polêmicas. O PT precisa muito readquirir confiança perdida e para tanto não deve fazer alianças fora do seu campo ideológico. Tudo o que o PT precisa é de um candidato que o represente dignamente e enfrente os donos do poder local e não se associe com eles. Isso será definido eleição próximo domingo”, este HPA buscando direcionar entendimentos. Rose Barrenha diz: “Isso mesmo”, Cleusa Ferreira completa: “Engraçado não via falar desse povo à muito tempo chegou o MOMENTO da escolha para o diretório aparecem.
Piada” e Daniel Dalla Valle sugere: “Gostaria muito do retorno do PT às suas origens ideológicas, espero que consigamos pressionar pra que aconteça em esfera nacional, mas acho muito difícil. A esquerda dentro do PT infelizmente é uma minoria, está permeado, como diz o camarada Almir, pela exquerda”, no que Renato Magu informa: “estamos tentando retomar o PT da mão da direita... Contamos com todxs filiados pra conduzir Claudio Lago pra presidência do PT municipal e dar uma guinada à esquerda...”.

- “Henrique, tudo bem como você? Peço desculpas do meu ponto de vista, mas apagaram ele”, diz Ailton Pereira Aguiar pelo inbox e como havia lido seu comentário e não o apaguei do post, sendo o único que poderia fazê-lo (ou ele que o escreveu), lhe respondo também pelo inbox: “eu que sou o dono do post onde comentou, não sabia disso e não o fiz. Quem mais além de mim poderia fazer isso? A não ser que postou comentando o de alguém e este ao retirar o dele o seu foi junto. Te recomendo a postar de novo”. Ele até quando publico esse texto não o fez.

Nenhum comentário: