terça-feira, 10 de setembro de 2019

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (133)


O PAPEL DO PT HOJE - A LIÇÃO DE LULA SENDO APLICADA EM BAURU

O PT ganhou em Bauru, ou melhor, o novo PT, melhor ainda, o velho PT, aos moldes de quando foi fundado e ia aonde o povo estava, não ficava esperando e nem fazendo arte contra seu próprios preceitos. O PT continua sendo o maior partido deste país, o mais organizado e o com maior credibilidade. Em Bauru a real possibilidade de renovação, novos ares e de ganhar o mundo. Quando digo ganhar o mundo, digo a cidade, a nossa aldeia, o nosso mundo, reconquistar o que um dia já foi feito e, infelizmente, foi perdido ao longo do tempo e dos descaminhos desta vida. Quem aí nunca cometeu algo de descaminho que levante a mão? Só os bababas não levantam e se achando, afirmam que nunca pisaram na bola. Pisar na bola não é assim tão ruim, mas quando se continua nessa linha, sem reconhecer os erros, daí sim sem salvação. Eu vivo intensamente todas as possibilidades, possíveis, imagináveis e também as inimagináveis dentro do que esse partido ainda pode fazer com esse país. Tudo bem que, reconstruir é muito mais difícil do que manter algo que já existia e foi perdido, mas agora, não adianta mais chorar pelo leite derramado. "Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima...", dia a letra do samba e nele aposto as fichas para a caminhada aqui se iniciando.

Juntando esse rico momento de reconstrução aqui em Bauru, abro a melhor revista semanal do nosso mundo, a Carta Capital e na sua edição desta semana, a de nº 1071, tendo na capa o ex-presidente Lula, numa foto tirada quando os jornalistas Mino Carta e Sergio Lirio o entrevistaram em Curitiba, diretamente da masmorra onde o trancafiam por querer salvar esse país desse cruel e insano neoliberalismo predatório, o pior existente, essa graduação doentia que o capitalismo está assumindo e cravando a estaca nos costados do povo. Pois bem, na capa da revista está lá: "Estou aqui e os canalhas estão livres - Lula fala dos objetivos políticos de sua condenação, chama Bolsonaro de entreguista e diz que só sai da cadeia quando for feita justiça". Eu vi e ouvi a entrevista pelo áudio e li a versão impressa por duas vezes e algo quero juntar nesse texto, pois tem muito a ver com esse momento que o PT precisa ter como meta, alvo e até mesmo objetivo de sobrevivência. Extrai da fala de Lula algo sobre o papel do PT daqui para frente: "Eu aqui na minha celinha, fico pensando: a democracia tem um problema, de vez em quando você perde. E quando você perde, quatro anos é muito pouco para quem ganha, mas muito para quem perde. Esperar quatro anos para disputar outra eleição é muito difícil, e para quem ganha, acaba logo. O PT tem que ter paciência, e ir mostrando para o Brasil que o País pode ser melhor. Nós precisamos trabalhar 24 horas por dia para arejar a cabeça da sociedade, primeiro para diminuir o ódio, segundo, para mostrar que o Brasil pode ser governado de forma diferenciada, e mostrar claramente quem é bandido nesse país. Por que eu sou agressivo contra o Moro e sou agressivo contra o Dallagnol? Eles construíram um mentira, inventaram várias histórias. Eles sabiam que estavam errados. Moro é mentiroso, Dallagnol é mentiroso e que essa gente deveria ser exonerada a bem so serviço público".


Disse muito mais, mais para isso peço que comprem a revista e releiam tudo várias vezes como faço por esses dias. O aqui citado já me basta para a escrevinhação de minha lavra. Lula é um sábio, disso nenhuma novidade. Ele sabe do erro que o PT cometeu, mas não esmorece e sabe que, mesmo com uma baita dificuldade pela frente, existe possibilidade de reversão e ela vem do povo, da consciência popular. Se a cabeça do povo for feita, se ele voltar a raciocinar, não mais por aquilo que lhe induz a mídia massiva ou os fakenews, ele vai abrir novamente os olhos e vai saber diferenciar quem lhe faz mal e quem lhe quer bem. Se o PT estava nas ruas e lutas décadas atrás e tinha o povo ao seu lado, mas perdeu esse respaldo quando se afastou desse contato, façamos o mea culpa e vamos retomar a coisa lá detrás, trabalho de formiguinha. É o que o PT de Bauru precisa fazer. Existem ressentimentos por esse trabalho de base ter sido preterido, mas não foi somente aqui, foi por todo lugar, mas se aqui hoje existe essa rica e rara possibilidade de retomada, que ela ocorra e já, sem delongas e demora. Os problemas internos serão resolvidos internamente e daqui por diante, será dado o melhor de si para reviver aquele PT que fazia e acontecia. Eu estou aqui, fui vitorioso junto com a chapa de Claudio Lago por acreditar nisso e só continuarei enquanto esse sonho perdurar e as ideias estiverem fluindo e acontecendo nesse sentido. É isso que me move e me dá forças nesse cruel e insano momento da vida nacional. Existe um mundaréu de coisas a serem feitas daqui por diante e já estamos atrasados para recomeçar. Não me fale mais de brigas internas do PT, pois o que existe de transformações para fazermos pela aí suplanta isso tudo. Quem quiser vir que venha, quem quiser ficar esperando o bonde passar que fique na beirada da estrada e depois não reclame. Isso tudo me recarrega e me dá esperanças. Nem tentem me demover e me colocar freios, amarras, pedras no caminho, pois o time está se fortalecendo e como Lula acaba de dizer, a reconstrução só depende da gente. Sou professor, jornalista e antes de tudo um militante das causas sociais, luto por um País mais justo, soberano e atendendo os clamores de sua classe trabalhadora. Não vai ser um desGoverno sem pé nem cabeça que vai conseguir me segurar em ver novamente esse país trilhando caminhos libertários.

ELEIÇÃO PETISTA NO "ENTRELINHAS" DO JORNAL DA CIDADE*
* Eis a visão da mídia impressa local sobre o pleito, ocorrências e consequências, segundo publicação do dia de hoje:
"Eleição - O PT teve uma das disputas mais acirradas dos últimos processos de formação de Diretório em Bauru com a vitória de Cláudio Lago por apenas dois votos de diferença em relação ao seu concorrente, João Félix Neto, que tinha o apoio da ex-vice-prefeita Estela Almagro. Já na composição do Diretório, cada um terá metade dos membros, pois foram também poucos votos de diferença.


Stella - Os apoiadores de Cláudio Lago comemoraram na casa de um militante. A fase de campanha foi tensa e o grupo postou fotos bebendo a cerveja Stella Artois, em nítida provocação a Estela Almagro. Já o grupo de Estela e Félix avisou que entrará com recurso no Diretório Estadual, pois não reconhece o resultado da eleição interna do partido.

Disputa - A composição do Diretório petista indica que o partido ainda discutirá muito seu posicionamento para as eleições municipais de 2020. A chapa de Lago é favorável a ter candidato próprio a prefeito e alianças com partidos de esquerda. Outros setores, contudo, estariam mais abertos a outras composições".

Nenhum comentário: