quinta-feira, 19 de setembro de 2019

COMENDO PELAS BEIRADAS (76)


BAURU, O RIO DE MINHA ALDEIA É ASSUNTO POR CAUSA DOS BIGUÁS NELE NADANDO
O rio Bauru transborda desde sempre ou pelo menos, desde que me conheço por gente. E olha que isso já está beirando os 60 anos de existência. Meu pai se mudou de mala e cuia para as barrancas do rio no final dos anos 60, quando não tinha dez anos e desde então convivo com as águas bostentas desse rio. Quantas vezes, jogando bola em campinhos em suas margens, a regra básica e única era: chutou dentro do rio tem que ir buscar. Infindáveis vezes adentrei suas águas para buscar bolas e nunca contrai (deve ter sido pura sorte) nenhuma anomalia dessas a corroer os pés, canelas e vãos dos dedos. Dessa escapei e pelo visto, todos os que agora adentram o rio Bauru, no seu trecho cortando a cidade, que vai lá da altura do Fórum, percorrendo toda a avenida Nuno de Assis, até Triagem Paulista e depois se perdendo nos cafundós pra fora da área urbana. Os tempos estão sugerindo que o rio está renascendo.

Anteontem ao passar de carro pelas suas margens, ao me deparar com algo boiando no seu leito, parei o carro e fui conferir do que se tratava (curiosidade mata). Tirei umas fotos e postei nas redes sociais: "No rio Bauru, avenida Nuno de Assis, defronte a Disbauto, patinhos negros nadam num rio antes poluído e hoje com águas transparentes. E o bosteiro já foi todo transferido para as adutoras às suas margens?". A resposta foi imediata e uma enxurrada de curtições. Rede social é assim mesmo, postou algo mais sério e contundente, tipo uma posicionamento político, a leitura é alta, mas poucos curtem ou comentam. Predomínio do cagaço ou do medo coletivo já instalado em nossas vidas. Já quando é algo trivial, chovem curtições e comentários. Bombei nesse.

Eu que não moro mais aqui, mas mantenho em pé e em pleno funcionamento a sede do Mafuá, também denominada por alguns de URSAL bauruense e também residência oficial do melhor cão de guarda deste mundo, o Charles, todos há pouco mais de 100 metros do rio já sentimos a diferença. Com a colocação do interceptores o cheiro forte se foi e muitos insistem em apregoar que a vida está voltando ao rio. Como não tenho muito tempo de ir conferir, acredito e faço fé, creio ser possível. A tal da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, essa não sai de jeito nenhum, nem com reza brava, sempre adiada e aditivada, ou seja, pelo visto não existe mais obra pública que o sacana do interessado em tocar a obra não o faça com preço reduzido e depois no frigir dos ovos, quando o negócio está em pleno andamento, encurrala o poder público e com a faca no pescoço desse, diz que só continua com a obra se receber aditivos. Virou praga. A da nossa ETE já perdi a conta dos aditivos. Falta um saco roxo pra detonar com essa pouca vergonha, tanto dentro do poder público como do Judiciário. Então, como dizia, a ETE não sai, mas os interceptores que recepcionam o esgoto, esses já estão concluídos.

Regina Célia Furlanetto comenta: "Que beleza. Os interceptores já estão funcionando. Falta apenas concluir a estação de tratamento pra tudo ficar bacana mesmo". Deixo a pergunta no ar, se estão de fato funcionando e a ETE não, onde estão sendo despejados os esgotos após passarem pelos tais interceptores? Boa pergunta. Daí minha dúvida, continua ou sendo jogados no rio. Talvez num trecho mais adiante (tomara toc toc toc). O fato é que ao ver os tais patos nadando lá, isso por sí só já gera um contentamento além da conta, pelo menos para gente como esse mafuento, acostumado a infindáveis promessas de todos os governos que já tivemos.

Passei um carão com isso de ver patos pretos no rio. Daniel Dalla Valle me chamou a atenção: "Lá em Barra Bonita chamamos de biguá!" e na sequência Lucas pelizardo me dá uma verdadeira aula sobre pássaros: "Não existem patinhos pretos...eles são amarelos e brancos...esses nas fotos...são biguás !!! (...) Biguá - Ave Descrição: O biguá, também chamado corvo-marinho, cormorão, pata-d'água, biguaúna, imbiuá, mergulhão e miuá, é uma ave aquática falacrocoracídea preta, de dorso cinza". Aprendi mais uma, pois como percebem, confundo seis com meia dúzia e nem distinguo pato de biguá, mas pelo menos, sei muito bem distinguir uma pessoa sensata de um destrambelhado bolsomínion. 

Daí começaram a surgir ideias e soluções para o rio, como a do Dextter Paes Leme: "Só precisa afundar mais a calha do Rio.. .tirar a terra". Essa foi uma e outro dia me aparece no portão de casa um engenheiro, seguidor do candidato a prefeito, o médico Raul gravando um vídeo com outra solução. Para ele, tudo estaria resolvido com o alargamento das margens. Sim, pode até ser, mas para tanto pergunto: Como ficariam as duas pistas da avenida Nuno de Assis? Para os moradores seria ótimo, mas algum prefeito toparia dar cabo na avenida? E de onde viria a grana para tal obra. Após a enchente deste ano, a maior de todas, com água dentro do Mafuá chegando nos 1m30, qualquer coisa para reverter o ocorrido é sempre bem vinda. e mais, se chegou neste ano nessa altura, nos próximos a coisa deve piorar.

Continuando a comentar os comentários postados, Flávio da Silva, que não conheço pessoalmente, mas se diz conhecedor do rio escreve: "Bom dia, o rio Bauru é todo ao céu aberto dentro da área urbana ou tem canalização? No Google Maps mostra que o rio Bauru é afluente do rio Grande antes de cair no rio Tietê, você saberia dizer se o rio Grande é maior que o rio Bauru? Abraço e alegria pela foto e pelos patos". Morador daqui e nunca tendo ouvido falar nesse Rio Grande comento: "Desconheço isso do Rio Grande. Pelo que sei a nascente do rio Bauru é por aqui mesmo. A verificar...". Ele mesmo me responde: "Sim a nascente pelo mapa é bem próximo à área urbana, más antes dele cair no Tietê, ele cai nesse rio Grande, dai pelo mapa o rio Grande leva o nome até desembocar no Tietê, só curiosidade.https://www.google.com.br/maps/@-22.2621411,-48.8443168,15z". Pelo que entendi esse nome é depois de passar por Bauru.

O fato é que os patinhos, ops, digo, biguás movimentaram não só as águas do rio, como comentários variados e múltiplos. Fico contente de ver o rio que corta essa cidade a céu aberto (outros já estão canalizados, fechados em copa, ou seja, concretados e impedidos de respirar), ser motivador de muita atenção e interesse coletivo. Passo hoje lá e fico preocupado, pois não mais achei os biguás e daí, fico a matutar: será que ao informar a localização dos danadinhos, não despertei o interesse dos caçadores de carne fresca e esses já não estariam uma hora dessas em alguma panela? Seria muito triste, pois não só biguás deveriam fazer dali seu habitat, mas peixes de variadas índoles e especificidades. Gosto muito de escrevinhar deste rio, que permeou boa parte de minha vida, tendo com ele um denodado carinho. Será que ainda poderei em vida me deitar em seu leito, deixando que suas águas cubram meu corpo e embalem meus sonhos? Boto fé.

SEM COMENTÁRIOS - EXISTE UM INTENSO TRABALHO PELA FRENTE PARA RECONSTRUIR O PT EM BAURU E JÁ PARA O PRÓXIMO PLEITO 
O jornalista Ricardo Santana publica hoje no meio da tarde nas redes sociais: "Pedido de anulação da eleição para presidente do PT em Bauru perde por 7 a zero. Reunidos na tarde desta quinta-feira (19/09), os 7 integrantes da Comissão de Organização Eleitoral do Diretório Estadual do PT negaram por unanimidade o recurso de anulação da eleição, realizada no último dia 8 de setembro que apontou Cláudio Lago como presidente do Diretório Municipal do PT em Bauru. COE ratifica vitória de Cláudio Lago por 2 votos. O PED (Processo de Eleições Diretas) foi coordenado pela COE do Diretório Estadual do PT. Com a decisão de hoje, a COE ratificou a eleição de Cláudio Lago para presidente do DM de Bauru".

Daí sem querer comentar, mas já comentando este mafuento HPA escreve: O pedido de anulação da eleição para presidente do DM foi apresentado pela chapa encabeçada por João Félix Neto, derrotado por apenas 2 votos (158 a 156). A chapa de João Félix Neto teve o apoio de Estela Almagro.Um novo momento, com a abertura de um amplo leque de crescimento pela frente, sem se vergar ou fazer acordos espúrios com a parte contrária. O PT só tem a ganhar com a decisão unânime de hoje das suas instâncias superiores. Daqui pra frente é só trabalho, sem provocações e buscando um noivo momento para o partido na cidade. De início algo que até então não tínhamos, uma sede bem localizada, reuniões regulares e decisões coletivas, democráticas e atuação dentro dos ditames do velho e bom PT, um que sempre esteve na mente dos membros do Núcleo de Base DNA petista, hoje ampliado, revitalizado e revigorado. Não existem mais desculpas, agora é transformar, ocupar espaços e ser e estar cada vez mais atuantes, presentes e altaneiros, de cabeça erguida.

Nenhum comentário: