quinta-feira, 19 de março de 2020

ALFINETADA (188)


EU NO MEU BUNKER - MINHA VIDA, MINHA LUTA

Sim, eu sei, sou um privilegiado. Tive como parar tudo, permaneço isolado em casa, neste momento junto de Ana, a companheira de todas as horas. Tenho um canto só meu, aqui escrevo, leio, ouço música, produzo e trabalho, coloco o serviço parado em dia, tudo dentro dos conformes. Reduzi a intensidade com que participo da vida ativa do meu país e o fiz como questão de sobrevivência. A imensa maioria da população não possui essa condição, isso me entristece, porém, ao vivenciar esse triste momento mundial e o podendo fazer em condições bem favoráveis, tenho que, não só tocar o barco adiante, mas fazer o que sempre fiz e continuarei fazendo no tempo que me resta de vida: denunciar os desmandos, as condições desiguais, onde uns conseguem e outros nem chegam perto. A minha luta, sem pieguice, pedantismo e muito menos soberba é lutar para que as desigualdades desapareçam neste mundo, mesmo que, hoje perceba bem nítido, evidente neste país, muitos lutam pela devolução dos direitos perdidos e só por causa disto, são considerados perigosos, pessoas pelas quais é bom manter distância. Dói constatar que, a luta feita pelo coletivo, para um todo e não para manter somente a condição por mim alcançada, não é bem entendida por muitos pelos quais a luta ocorre e esses, até sem o saberem ou entenderem de fato o que se passa, defendam o opressor, o que lhes crava a estaca no peito. Não vai ser por isso que desistirei. Primeiro devemos todos escapar desse corona, depois empreender uma luta titânica para transformar esse mundo, mudar as mentes, conscientizar o máximo possível de pessoas. Prevejo um intenso trabalho de formiguinha, revolucionário de base e isso me moverá enquanto aqui continuar respirando. Ontem minha luta foi da janela batendo panelas e gritando "Fora Bolsonaro", quando poderia estar esgrimando nas ruas, mas na impossibilidade, foi a forma encontrada de continuar resistindo. Ela continuará sendo feita desta trincheira, até nem sei quando, mas cá do meu canto, permanecerei atento, instigando, provocando e fazendo o que sempre fiz. O Mafuá estará fechado, com um baita amigo tomando conta do acervo e do meu cão, o Charles. Ele é outro, estará lá cercado de preciosidades e poderá também desfrutar de algo único, outro pivilégio, ler e ouvir tudo o que ali está contido dentre aquelas paredes.
Estou triste, como todos, porém bem lúcido, consciente e me preparando com afinco para o que virá. Precisamos todos sair mais fortalecidos dessa, até para mais unidos saber como enfrentar esses dragões da maldade, esses imensos moinhos à nossa frente. Eu só tenho olhos e mente voltados na busca de algo facilitador para derrotá-los de vez. Tenho comigo que o tempo de conciliação já se foi e daqui por diante, mesmo agora, contido aqui nessas quatro paredes, o confronto se faz necessário, pois do contrário perderemos de vez esse país.

A TV GLOBO E O "FORA BOLSONARO"
Que a TV Globo não é nenhum reduto de moralidade, de presteza à democracia e aos preceitos da liberdade de expressão e verdade factual dos fatos, disso não existe a menor dúvida e até a pedras do reino mineral sabem de cor e salteado o enunciado deste imbróglio. Dito isso, sempre é bom lembrar o que ela tem feito para distorcer os fatos, desde o fatídico golpe de 2016, o que derrubou de forma insana a presidente Dilma Roussef, colocando no poder, primeiro Temer e depois, se fazendo de cega para todas as estripulias de Bolsonaro & Cia ("com Supremo com tudo"). Ela sempre teve culpa no cartório e seu jornalismo, mesmo exercendo um papel relevante hoje no quesito esclarecimentos quanto ao coronavírus (nenhuma outra TV faz tanto e a nova CNN, imensamente pior), perdeu muito em credibilidade desde então. Dito isso, vamos ao fatos de ontem, quando explicitou de vez, primeiro pelo Jornal Nacional, depois pelos outros telejornais e também pela Globo News, algo do desenlace quanto à Bolsonaro, ou seja, os acordos devem estar todos rompidos.
A Globo, como se sabe, nunca gostou de Bolsonaro, mas o tolerava, pois defensora de tudo o que o ministro da economia Guedes fez, faz e fará, o apoia por tabela. Para ver ser implantadas as tais reformas (as que deformaram o país), ela aceitou o Bozo, mas como na vida tudo tem limite, pelo visto o momento de iniciar o processo de colocá-lo pra correr já está em curso, mais do que implantado. A Globo não é santa, faz tudo por interesse. Atacar Bolsonaro mais um. É mais do que sabido, com tudo o que ele já fez, demonstrando todo o despreparo para o cargo, algo muito além das trapalhadas, não ser mais possível tocar o país tendo alguém com a insanidade tão elevada no cargo máximo e junto disso, toda uma família da mesma laia, além de tudo, milicianos. A Globo não dá ponto sem nó e ao espezinhar o Bozo, tem tudo preparado para a substituição do maluco. Ninguém espere ter baixado na Globo o espírito do bom mocismo, pois isso é impossível. Todos os sensatos são a favor do "Fora Bolsonaro" e agora, também a Globo, mas estejamos todos cientes, ela o é por conveniência. Ele atrapalha demais todos os negócios dela e do grupo dos "donos do poder" deste país. Os tais devem estar unidos e em breve irão encurralar Bozo, mas não esperem nada de bom pela frente. Temos Mourão, Maia e outra eleição, nem pensar. Quanto aos malucos que ainda o defendem, esses desprezíveis em todos os sentidos, serão abandonados no meio fio, descartados como inocentes inúteis. O Brasil não é para amadores.

MORADORES DE RUAS E OS INVISÍVEIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Uma das notícias mais tristes do dia de ontem veio da Itália e vai além das mais de duas mil mortes, a de que quando tudo isso passar, provavelmente poucos velhos restarão no país. Por aqui, terra do insolente e bestial Bolsonaro, não só os velhos irão com o vírus e a indecência das precárias atitudes tomadas até então, mas junto os moradores de rua e afins. Esses já são pouco olhados em momentos normais, imagine em momento de pandemia, quando o salve-se se puder estiver instalado. Se hoje, a bestialidade culpa a China, sem conseguir explicar nada além disso, a morte dos hoje invisíveis será algo trivial, ou mesmo necessário, desde que ocorra para que os ungidos sobrevivam. A história de "Geni e o Zepelin", música do Chico Buarque reverencia isso. Enquanto ela é útil, sendo requisitada para a cama do ovni, que vá e nos salve, mas quando ele se for, ela voltará a ser a Geni e assim, "bosta nela". Os que vivem na "bosta" podem esperar o que mesmo em desGovernos onde nunca serão sequer olhados? Nada. Em tempos como os que se aproximam, serão meras estatísticas. Isso se houver alguém interessado em levantar esses dados, quanto eram e quanto restaram.

Alguém passou o vírus para um deles e a cadeia reprodutiva se alastrará de forma insólita, numa multiplicação para endoidecer gente sã. Na Itália o problema é com o futuro dos velhos. Aqui também, mas temos além deles os moradores de rua, os deserdados de qualquer atenção, os na rua da amargura, os perambulando pelas encostas, esses já sem futuro e agora, em vias de serem infestados e dizimados. As projeções do avanço da doença só aqui em Bauru são alarmantes (ouço algo em torno de 1500 casos) e dentro desse avanço, quando essa alcançar os mais vulneráveis, os sem nenhum recurso, aqueles cuja rejeição ocorrerá até pela rede hospitalar, esses morrerão sem que ao menos tomemos conhecimento. Ninguém ficará citando seus nomes, contando algo do passado e suas histórias, muito menos uma mera foto como lembrança. Eu os contemplo com o maior respeito. Daqui de onde moro observo um, dia após dia. É catador de reciclados, chega a pé, empurrando seu carrinho e vai de lixeira em lixeira em busca de algo aproveitável. O abordei dias atrás e seu comentário quando tentei lhe dizer que as coisas estavam mudando: "Eu percebo. Não entendo de política, quase não vejo TV, mas já tem menos papelão pra mim recolher. Tem menos gente comprando essas coisas e quando isso ocorre eu recolho menos e ganho menos". Ele nem imagina o que o espera além disso, quando alguém como eu, numa simples conversa lhe transmitir o vírus e ele repassar para todos os demais à sua volta.
Eu os adoro exatamente por isso, deitam nos sofás das Casas Bahia.


Eu estou muito bem informado e cuidado. Até me envergonho disso e estou de mãos atadas para tudo o mais, quando me impedem de sair de casa, quanto menos parar pra conversar com esses. Cá do meu bunker doméstico, algo não me sai da cabeça: E esse pessoal das ruas, o que será deles? Mal consigo cuidar de mim, mas sei estar num lugar seguro, quando a maioria do povo não está e para piorar, temos ainda um presidente totalmente despreparado, despirocado e insano, olhando só para o próprio umbigo, insistindo numa festa doméstica para os próximos dias. 

Tomara esse desGoverno não resista a essa crise toda e saíamos renovados ao final desse hediondo momento. Busquemos forças para fazer o que já deveria ter sido feito desde muito tempo, ou seja, nem ter deixado o golpe de 2016 ocorrer. Agora, com os piores nos governando, os vejo mais perdidos que cegos em tiroteio, atirando pra todos os lados, sem nenhum noção do que está por vir. Regredimos demais. 

Eu ainda me defendo, mesmo com minha espadinha já um tanto enferrujada e engripada, mas tem uma turba que nem ao menos imagina o que está por vir. Queria tanto revê-los ali na curva da esquina quando tudo isso se dissipar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Henrique Perazzi de Aquino, em resposta as suas matérias. A TV Globo coa mosquito e engole 🐫 camelo! Os seguidores do seu trabalho sabe , que eu denuncie ao ministério público milhares de vacina da gripe HN1 que venceu sob responsabilidade do governo Estado aqui em Bauru. Onde várias pessoas ficaram sem vacina por esse motivo. Mesmo o Sr colocando a o caso a público, a Globo não procurou investigar publica. Não havia interesse pois se tratava do governo do PSDB.
Roque Teodoro

Anônimo disse...

Você tendo que ficar na sua casa por causa do partido comunista chinês. Que ironia! Aproveite bem esse período proporcionado pelas ideias de marx. um grande abraço.