sábado, 28 de março de 2020

RELATOS PORTENHOS / LATINOS (77)


UM SERVIDOR PÚBLICO DA SAÚDE NO SEU LIMITE, ROQUE TEODORO

Ontem pela manhã recebo ligação de um velho amigo, Roque Teodoro. Ele é servidor público municipal da Saúde, trabalhando há mais de vinte anos ali no velho Postão de Saúde da rua Quintino Bocaiúva/ Rubens Arruda, parede meia com a Divisão Estadual de Saúde, lugar onde os problemas se misturam. De uns tempos para cá, uma reforma na parte externa, maquiagem para "inglês ver", como ele mesmo diz, pois dentro "pão bolorento". Ele ao me ligar está em seu local de trabalho e produz fala emocionada, em voz alta, produzindo um relato sentido, doído e com as palavras saindo do fundo do coração. Ao final de cinco minutos de fala, sua pressão sobe e precisa desligar para ser atendido. Ou seja, um servidor no seu limite, vendo as atrocidades se repetirem e ali, membro do Conselho Gestor da Unidade, mas podendo fazer quase nada diante de tantas atrocidades. Peço a ele fotos do lugar, uma vez que não posso ir fazê-las pessoalmente e junto delas recebo um relato escrito, desabafo de alguém vivenciando os problemas da saúde de forma geral, tanto municipal, estadual como federal. Seu escrito pode parecer desordenado, mas é o que consegue fazer, após chegar quase ao limite do tolerável. Roque Teodoro é um servidor como poucos, desses a defender a Saúde com afinco, produzindo um trabalho valoroso para a comunidade. Entender ele dentro de uma unidade de Saúde em plena decomposição é ver de fato como estão muitas das unidades atendendo a população. Volto a destacar que, o que se vê nas fotos e no texto entre aspas não é privilégio municipal, mas também estadual e federal. Compreendamos tudo num todo e a partir disso, vamos afunilando como se dá de fato muito do atendimento da saúde para a maioria da população, não o feito pelos servidores, esses abnegados, mas das instalações. Ciente de todos os problemas que pode advir do seu ato, Roque corre riscos, mas quer falar, mostrar, contar como trabalha e aqui algo do que me passou:

"Henrique pode publicar todas as fotos que eu fiz sim, porque veio uma comissão aqui e disse que a situação do posto Saúde que tá precária aqui é culpa do PT. Eu tô sabendo aqui que a doutora também falou e outra que fez mal colocação eu falei para ela que a culpa não é do PT é do governo estadual e federal. Ela disse assim que era culpa do PT, eu a desafiei. Eu pensei que ia solucionar o problema nosso, mas ela veio falar em política. (...) Henrique faz um favor, faça essa gentileza, o posto de saúde sem condição de funcionar para adulto, estão querendo por pediatria aqui e para atender problema respiratório vai matar todo mundo aqui. (...) ...nós não podemos perder nem mais um minuto, Henrique.

A Globo, Henrique, ela desapareceu daqui e tudo isso que tá aqui no posto saúde não é de hoje. (...) Deixa eu falar uma coisa para o senhor eles estão querendo por pediatra aqui, não tem médico, não tinha pediatra nenhuma aqui, agora vai por aqui tem que pegar e pedir a interdição desse prédio se eles quer por isso aqui. Precisamos fazer um documento interditando esse prédio aqui e que a polícia venha ver com a negligência que tão fazendo que a população de Bauru para dizer que tá cuidando bem da Saúde. Tô disposto, ia até para polícia federal, eu não vou ser isolado pelo coronavirus, eu quero ser isolado na delegacia, lá talvez eu fico numa cela, lá eles vão falar que não vai poder entrar ninguém aqui. Talvez assim repórteres peçam para interditar o prédio e dizer que quem vence a minha fala, que investigar eu e pode mandar me prender porque eu tô falando, eu tenho certeza que vai ser muito bom para a sociedade bauruense e região, vai ser muito bom para a cidade.

A Saúde está doente, tá doente na realidade o Bolsonaro. Ele disse que a saúde também só se for a saúde do abdômen dele porque o abdômen do Dr S6 tá estragado e eles estão querendo fazer uma maquiagem, governo do Estado começou a fazer uma maquiagem por fora aqui descascar a parede para fazer média dentro de receita tem muitos procedimento encalhado, o posto de saúde em geral têm muitos procedimentos para fazer no estadual, tá tudo encalhado e tem milhares e tem antena em Bauru tem que fazer um levantamento de tanque tantas coisas que tá encalhado de saúde da população principalmente aqui no posto saúde, tem muita coisa de oftalmologia que tá sem fazer porque tava quebrado tudo o aparelho quem denunciou foi eu a USC, dois aparelhos o Dr Eduardo brilhante, Dr Eduardo deu uma ajuda com a mesinha que o ajudei implantar massageadores. Nenhum deles vieram aqui Henrique, para poder constatar como está a saúde, vereadores da cama e eu pedi e também lá o Dr coronel Meira, lá um dia que eu falei que tem o postinho aqui que ele não falou quanto gastou assim entendeu.

Henrique, eu fiquei tão chateado hoje, a minha pressão subiu eu não sou hipertenso nem nada assim grave nem nada, a minha pressão subiu muito porque eu fiz um discurso muito calor lado aqui em frente, o posto saúde sozinho sem ter ninguém que me defenda, assim entendeu doutor na realidade é o que ocorre. Eu ouvi na rádio 94 ofensa ao sindicato, fizeram mal a ofensa, o cara lá não sei quem que é, falaram para mim, ofendeu o sindicalista da Saúde, então eu falei e quero que o senhor qualquer coisa cheque com o sindicato. Ofensa foi feita e eu já trouxe o sindicato ontem aqui dentro dessa casa, pode ligar para mim qualquer hora da noite falar alguma coisa se precisar nós estamos numa guerra terrível contra essa mal administração. Ligue para mim a hora que o senhor quiser eu atendo com todo prazer, em casa, aonde eu tivesse, dormindo eu acordo pode pode falar que nós temos que para cima não tem outro jeito A Globo na realidade ela vê isso aí todo dia, quando vem fazer vacina para elogiar o prefeito ela vê tudo que eu tô falando ela sabe, só que ela nunca nunca fotografou nada e nunca mandou na minha nunca fez aí tem 20 anos que eu estou aqui".

Roque, na verdade não está só magoado com a atual administração municipal, mas com o que estão a fazendo com a Saúde num todo, em todas suas esferas, sem tirar nem por. Nas muitas conversas que tive com ele, faz questão de ressaltar: "Nas administrações petistas não faltavam insumos, remédios, depois um desastre. Do Temer pra frente, faltou tudo, desastre para a população. Precariedade absoluta. Piorou e muito e depois vem aquela senhora fazer política e dizer que a culpa foram dos petistas. Ela pensa que nós, os servidores, os que enxergamos tudo somos bobos, cegos. Não somos, estamos aqui para denunciar quem de fato falta com seu compromisso com a saúde".

Preciso escrever mais nada, a conclusão é de quem me lê e observa em detalhes fotos por fotos. Em tempos de coronavírus, constatar como anda a situação do Postão Central é algo estarrecedor.

MAIS E MAIS SOBRE O TEMA DO MOMENTO:

1.) QUER LER ALGO SÉRIO SOBRE A MALUQUICE DE BOLSONARO DIANTE DA PANDEMIA?
Eis o que sai hoje publicado no melhor jornal diário impresso do nosso mundo, o argentino Página 12, dando capa para algo sobre a insanidade de Bolsonaro e com textos bem contundentes sobre o que pode de fato acontecer ao páis se for seguir o debilóide e não o que o mundo quase inteiro está a indicar como recomendando. Cliquem nos links e leiam com a devida atenção:

- Bolsonaro é único contra a quarentena: https://www.pagina12.com.ar/255885-bolsonaro-es-el-unico-co…

- Bolsonaro em estado puro, por Eric Nepomucemo: https://www.pagina12.com.ar/255828-bolsonaro-en-estado-puro

- Mistério sobre a saúde presidencial: https://www.pagina12.com.ar/255812-el-misterio-de-la-salud-…


2.) PARAR JÁ, AMANHÃ SERÁ TARDE E DE NADA ADIANTARÁ SE ARREPENDER
Eis o link do tardio arrependimento do prefeito de Milão, Itália: "
Após 5.402 mortes, prefeito de Milão admitiu erro de ter apoiado campanha para cidade não parar
Quando campanha começou, região tinha 250 pessoas infectadas e 12 mortes; hoje, casos passam de 37.298 e mortes, de 5.402" - https://oglobo.globo.com/mundo/apos-5402-mortes-prefeito-de-milao-admitiu-erro-de-ter-apoiado-campanha-para-cidade-nao-parar-24332774?fbclid=IwAR1vDwO7lvvn72rJJzb0RdlIEJPfojD7ilkIcK0g85I-WZnVPlDzsFzOZFI


3.) BRASIL, A CARREATA DE ONTEM E A QUE TEREMOS EM MENOS DE UM MÊS - O QUE A PÉSSIMA CONDUÇÃO POLÍTICA PRODUZ: ACELERAMENTO DAS MORTES POR CORONAVÍRUS.


Nenhum comentário: