terça-feira, 17 de março de 2020

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (151)


REAGIR É PRECISO – NÃO ACEITAR A MENTIRA E NA SEQUÊNCIA, FAZER COM QUE PASSEM VERGONHA: COMO DESMONSTAR UMA FARSA
A insanidade grassa pelas redes sociais. Existem aos borbotões os que, discordando de algo lido, reagem contra-atacando, ou seja, repetindo mentiras como se verdade fosse, tudo sem nenhum fundamente ou base lógica, porém, na repetição ostensiva da mentira e sem resposta, ela acaba sendo permanecendo como se verdade fosse. Conto aqui algo de alguém que reagiu. Um post simples sobre o Coronavírus e uma resposta sem nexo, feita pra provocar e querer demonstrar que, o outro lado é onde reside o erro. O título do texto: “Combater o coronavírus e o capital”, produção da Esquerda Marxista Bauru, na pessoa de Roque Ferreira. Como primeira resposta eis o que surge: “traduzindo... marxismo torcendo pro coronavirus ... ferrar os governos de oposição ao marxismo”. Três pessoas o questionaram. “Deixe de besteira. Os governos que destruíram os serviços públicos de saúde, que precarizaram as condições de trabalho, que concentrarem a riqueza nas mãos de poucos, agora querem aprofundar ainda mais seus ataques, se utilizando do coronavírus”, Roque Ferreira.
O cara responde: “reduzido a corrupção e os gastos com estatais q dão prejuízo.... teoricamente sobra mais pra saúde”. Eu entro na parada: “vc repete tudo o que lhe dizem para fazer e o faz sem querer contestar ou mostrar o outro lado: já se perguntou se está dendo usado como papagaio de pirata?”. A advogada Maria Cristina Zanin o cobra de forma mais contundente: “O senhor poderia por favor indicar , onde foi reduzido a corrupção e os gastos e quais estatais que deram e que dão prejuízo? Se fizermos uma breve retrospectiva sobre as mentiras ditas desde a época do Collor, passando pelo FHC, onde houve mais manifestações públicas contra o processo de privatização em curso. Vendeu idéias mentirosas a população, com apoio dos veículos de comunicação”. Ele tenta responder fugindo do que lhe foi perguntado: “tá bom... então vcs estão contra a corrupção... aí eu pergunto.. vcs são a favor da lava jato... fim do foro privilegiado.. prisão em segunda instância... ou vcs acham normal o estado brasileiro ser assaltado por políticos?”.

Foi quando o professor de Educação Física da rede pública, Alberto Pereira entra na parada e o começa a questionar com dados concretos inquestionáveis: “Houve umas perguntas da Zanin que o Sr. fugiu pela direita e não respondeu. Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa, BNDES dá prejuizo? Eu amplio. Quanto de prejuízo e em que ano?”. O sujeito tenta responder citando alguém da Jovem Pan: “Eu não sei se dá prejuízo... dizem que dá... acho q José Maria Trindade sabe melhor que vcs... eu acho... segundo o pessoal da jovem pan e o partido novo.. demonstram em estatísticas... dizem que os Correios tbm dão prejuízo... segundo eles é por meio de estatais q os políticos lavam a égua... então quanto menos estado... menos canais para se roubar. (...) E o Bndes... pq dá política de campeões... pq dar mais pra joseley Batista.. Eike Batista... Luciano Huck... pq emprestar dinheiro pra Cuba e Venezuela... sabendo que eles não pagaram.... pq?”. Alberto o encosta na parede: “Respostas ideológicas não sao dados, fatos. Pergunta objetiva demanda resposta objetiva. Quando e quanto essas 4 estatais deram prejuizo. Se for capaz de me responder sobre 1 - o BNDES - posso continuar a conversa. Caso contrário, é perda de tempo”. O sujeito responde sem responder: “A Petrobras quase conseguiram quebrar.... 2 banco do Brasil já é 60% privado e trabalha igual uma... a caixa ainda faz alguma coisa... mais cortaram o desperdício.. ex patrocinar vários times de futebol.. e o bndes secaram os cofres.... agora números eu não vou saber... sou um simples cidadão”.
Alberto o aperta: “Que ano deu prejuizo. E de quanto? Eu tenho os dados oficiais. Está nos balanços publicados. OFICIAIS. Quero que me diga 1 ano seu resultado negativo, pra eu esfregar (virtualmente) o balanço positivo na sua cara”. O cara não responde, mas tenta continuar aturando: “Tá então os Correios dão lucro.... e tudo essa conversa de buscar dinheiro no tesouro pra complementar o orçamento é mentira dos liberais... da jovem pan... eles mentem é isso... estatais dão lucro e não são roubadas.... ok”. Alberto o espreme: “Dados, por favor. Esse papinho ideológico não cola comigo. Me demonstre o prejuízo. Apresente-me o balanço de 1 ano que apareça negativo. Tão simples isso. Tá tudo ao alcance dos dedos, nesse celular ai. Eu só quero esfregar a verdade na sua cara”. O sujeito tenta, mas percebe a enroscada onde se meteu: “Segundo a internet as estatais começaram a dar lucro agora... por causa do novo governo e políticas liberais... com a venda de subsidiárias e privatizaçães... até 2015 era prejuízo....”. Alberto o gfaz sangrar: “Quero saber do lucro. Qualquer ano. No balanço aparece como RESULTADO LÍQUIDO. Baboseiras da G1/Globo não cola. Pensa: Vc vende a/ tua/s casa/s. Vai ter mais dinheiro. Mas não tem nem mais casa pra morar, nem casa para alugar e fica com a renda mensal diminuída. (...)Das 4 que te pedi: Petrobrás, BNDES, BB, CAIXA. Duvido apresentar o resultado negativo de 1 único ano. Tô esperando. (...) Quanto aos Correios. Teve prejuízos sim. Mas em poucos anos. Desde o Governo FHC. (...)Tem 4 anos de prejuizo. 2 pequenos nos 2 primeiros anos do Governo Dilma (que o Congresso não deixou governar sob a batuta do Ladrão Eduardo Cunha e Aécio Neves/Renan Calheiros e olha o Banco do Brasil, Caixa, BNDES e Petrobras”. O sujeito se vê num mato e sem cachorro, mas tenta ainda algo: “Banco do Brasil... hoje em dia trabalha igual ao privado... Santander. Itaú... não faz nada de bom pros clientes não....60% privado ... por isso dá lucro”.

Alberto lhe dá a estocada final: “DADOS DEVIDAMENTE ESFREGADOS NA SUA CARA. Quanto a diminuir corrupção. Eu sou a favor e vc tbem. Agora, me diz: Entregar de graça empresas lucrativas a preço de banana é o que? Pra mim é corrupção! E pra você? (...)Aqui não tem maquiagem. Petrobras teve prejuizo líquido nos anos de 2014/5/6. Por quê? Porque dez grandes investimentos em plataformas para exploração do pré-sal, que os canalhas estão entregando a preço de banana. Então qual é o seu problema? Lava-jato é parte desse roubo. Dalagnol entregou dados da Petrobras para o Depto de Justiça dos USA, o que fez a Petrobras ter que pagar bilhões para acionistas americanos, a troco de 2bilhões. A Lava-Jato é corrupta. O Moro é corrupto. Moro esteve envolvido com a máfia tucana, quando do caso Banestado no Paraná. Melhor você ver direito de onde colhe informações. G1 e Globo não são confiáveis. Tudo o que postei tem a fonte nos graficos. Só ampliar e verificar. No mais. Comunista, Petista, Bolsonarista, etc e tal não fazem a verdade. A verdade está nos fatos. OLHA PARA OS FATOS”. Já sem argumentos o cara foge com novo questionamento: “Tá... então pq a esquerda não apoia.. não propõe o fim do foro privilegiado... já q só os petistas são prejudicados?”. Na resposta, Alberto o faz passar vergonha: Fim do foro privilegiado com esse MP e Judiciário, com centenas de Dalagnol e Moro? Faz-me rir. Com Moro no Ministério da Justiça e com poder junto à Policia Federal? Vc quer a esquerda nas posições políticas e econômicas para equilibrar o sistema ou que uma esquerda suicida?”. O cara se rende: “Ok, nem sei o que é isso”. Cristina Zanin entra na conversa: “ Total engodo essa sua informação, não procede, as empresas estatais deram lucro. As estatais sempre deram muito lucro, por isso empresários neoliberais vem com o papo da privatização, caso contrário não seria atraente, querem mamar nas verbas públicas”.
Eu jogo a última pá de cal sob o cadáver ainda insepulto: “Boa, meu caro Alberto (e também Cristina Zanin), deu uma lavada no cara, que deve estar procurando onde se escorar até agora. É o que todos temos que fazer diante dessas mentiras sendo cobradas a nós, mostrar o quanto repetem coisas sem ao menos saber a origem, sem nenhum fundamento. Você foi mais que um mestre, meu caro Alberto. Que isso sirva de lição para tantos outros. Esse cara não se cansou de apanhar e ainda retruca. Mesmo sendo esfregado na sua fuça as mentiras que propaga, esperneia, mas não sai do lugar, pois descobriu que aqui, com gente que entende um pouquinho do assunto, ele não terá vez e suas mentiras não colarão. Provou que não sabe nada e é mesmo um papagaio de pirata”.

Não sei se o tal sujeito aprendeu algo com o discutido, mas para quem é sensato, prima pela verdade factual dos fatos, eis uma boa maneira de reagir, com dados consistentes e incontestáveis. Os caras piram...
OBS.: Gráficos apresentados por Alberto Pereira para desmontar a farsa a mover muitos pelas redes sociais.

QUARENTENA
O PROFESSOR NA GELADEIRA – TROUXE O “SATANÁS” PRA DENTRO DE CASA
Em tempos de coronavírus, a reclusão se faz necessária. Acato, a contragosto, mas ciente de sua necessidade. A rua me esperará. Se tudo der certo, volto em breve para a continuidade dos trabalhos. Como últimas das escapulidas passo diante da geladeira de livros da Humanidade Livre, aqui perto do Vitória Régia, para ver se acho algum livro disponível. Nos últimos tempos, retorno com frequência e para minha tristeza, muitos didáticos escolares, aquelas brochuras descartadas e já tendo os espaços todos preenchidos, ou seja, colocam para serem levados tudo aquilo praticamente inservível. Para minha sorte e deleite, me deparo com algo dentro de minha linha, o livro do bauruense Roberto Magalhães, um de crônicas, o Satanás (Canal 6/2014), com dedicatória e tudo (não conto pra quem foi) e o trago na algibeira. Tenho muita coisa aguardando minha leitura por esses tempos, não conseguindo nem mensurar mais o que venha a ser prioridade, mas não pude me privar de trazer pra dentro de casa esse Satanás, escrito danado do professor e músico, um dos que leio com a devida atenção dentre os colunistas do Jornal da Cidade. Gosto demais dessa geladeira cultural e aqui confesso já ter conseguido por seu intermédio belíssimos livros, muitos deles já passados para a frente e alguns inseparáveis, guardados nas estantes do Mafuá. Coisa mais prazerosa é essa, a de abrir aquela porta e lá dentro me deparar com algo dentro de minha linha de leitura. Esse pequeno livro do professor estava lá, enfurnado entre tantos didáticos, escondido, querendo ser achado e o fiz, deixando-o agora aqui do lado do computador, empilhado junto a alguns outros que, espero, com a reclusão já evidenciada, consiga devorar tudo o mais rápido possível. Já leio seu primeiro escrito e lá uma lapidar frase: "Educação, etiqueta, polimento, tudo isso vale enquanto somos senhores de nossos atos". Quando a viola está em caco, daí, meus caros, vale tudo, sabemos disso. Desligo a TV e caio de boca num trabalho via internética, intercalados com a leitura. Quem tiver algo mais em casa e querendo compartilhar, indico essa geladeira como desova. Sou cliente e gosto muito. Já que vamos ler, que essas maravilhas circulem mais e mais nesse momento de consentida reclusão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não sei como vc tem saco pra essas discussões . Sujeito que cita Jovem Pan como fonte não deve receber nem resposta. Até porquê pode estar sendo pago para espalhar mentiras. Pessoas assim jamais serão convencidas, porque preferem acreditar nas mentiras, que são sua razão de viver, para alimentar seu ódio, que é o que as move.
Maria Helena Ferrari, dona de livraria, Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

Coisa boa de saber! Saí da geladeira. Querendo ser achado e fui pra ficar em tão boa companhia. Obrigado, Henrique, feliz por saber que estamos juntos. Eu, você e o Satanás! Tudo tem um lado bom, o Coronavírus me deu esse!
Roberto Magalhães