quarta-feira, 11 de março de 2020

COMENDO PELAS BEIRADAS (84)


A POESIA RESIDE TAMBÉM NA DURA REALIDADE DAS RUAS - DESENHO FIXADO NA CAIXA E VOANDO JUNTO DO ENTREGADOR

Eu já o havia visto semanas atrás e quase bati o carro para tirar uma foto. Não deu, o sinal abriu e ele se foi, mas aquela imagem não me saia da cabeça. Foi na descida da avenida Octávio Pinheiro Brisolla, quando o vi pela primeira vez, ele um entregador de motocicleta, desses tantos pelas ruas, carregando nas costas aquelas caixas vermelhas, levando para lá e para cá os pedidos de comidas. Dizem ser este o emprego do futuro para os desprovidos de qualificação, ou seja, o que sobrou dessa barafunda neoliberal, perdição para uma vida inteira. A dureza da profissão não se dá somente no enfrentado nas ruas, mas também na precarização do que faz, sem registro, sem nenhum amparo quando fica doente, bate a moto ou pelos atrasos. Vive na pressão, ganhando pouco e sem nenhuma perspectiva de melhoria dentro do que faz. É isso e pronto. Sabe que, mesmo que se esforce ao máximo, não sairá daquela condição. Ou seja, o dia a dia é pesado, encontrando amparo nos outros iguais a ele, quando param para trocar ideias, conversar e descansar nos poucos momentos onde isso é possível. No mais estão pelas ruas, as cortando por todos os lados. Em primeiro lugar, eu os respeito, pois sei o quanto padecem nesse ingrato e injusto mundo, cada vez com menos oportunidades de trabalho.

Descrevo em primeiro lugar a situação profissional desses cidadãos e agora vou para a cena que ontem me fez parar o motociclista no sinal e pedir se poderia dele tirar uma foto. Foi na mesma avenida, ali perto da Droga Raia. O sinal abriu, ele parou e conversamos. Grudado na caixa de entrega um desenho do seu filho, Vitor, 6 anos, com os dizeres "melhor pai do mundo" e o pai voando na moto a fazer as entregas. Alex, o pai, pegou o desenho e o traz consigo, para dar sorte, amuleto para as agruras do seu dia a dia. Não pergunto nada para esse pai, o Alex, me contentando em dizer que adorei o desenho do seu filho e mais ainda por ele ter possibilitado que outros o vissem. Existe uma mensagem subliminar nisso tudo, algo pouco compreendido, mas ali exposta como chaga, fratura exposta e a demonstrar a belezura que é a vida, onde se consegue demonstrar o lado bom das coisas, mesmo diante da maior advesidade. Vitor é um menino cheio de luz, ama seu pai acima de tudo e deve se maravilhar com as histórias que seu pai traz diariamente e lhe conta ao pé do ouvido. Eu, cá do outro lado, muito interessado nessa poesia irradiada nas ruas, me encanto à distância com o gesto do filho e reafirmo algo sempre dito em meus escritos: isso tudo muito me move. Sou tocado por esses detalhes, para muitos corriqueiros, mas para mim da maior importância. Sinais como esse estão sendo transmitidos a todo instante, basta a gente querer enxergá-los. A vida é bela, tem tudo para dar certo, mas o capitalismo, quer queiram ou não, dá seu jeito de estragar tudo ao tornar o homem menos importante que o mercado.

Eu parei e o abracei, sem ao menos me interessar em perguntar mais sobre ele. Estava absorto no que ali estava vendo. Abraços nascem assim...

outra coisa
Charge do LATUFF.

VIVENDO HOJE JESUS JÁ TERIA SIDO MORTO FAZ TEMPO
TENTATIVA DE DESTRUIÇÃO DA REPUTAÇÃO DE DRAUZIO VARELLA É ASQUEROSA
A Globo errou ao não informar o espectador sobre esse delito? O doutor Drauzio errou? Eu acho que não. A matéria não era sobre a criminalidade das transexuais. Além disso, o médico não pediu que ninguém escrevesse cartas a Suzy. Não questionou sua pena, nem pediu que ela fosse solta. A onda de apoio surgiu espontaneamente, assim como a vaquinha virtual em favor da detenta. De resto, duvido que alguém que contribuiu agora esteja arrependido.

Mas não importa. Já começou uma horrenda campanha de destruição da reputação do médico. Seus detratores são incapazes de entender que ele realiza um trabalho seríssimo nos presídios há muitas décadas. Drauzio jamais pergunta o crime cometido pelos presos que atende, justamente para que esta informação não interfira no atendimento. Tem coisa mais cristã do que isto? O que será que Jesus Cristo faria nesse caso?

Jesus exortava seus seguidores a visitar os prisioneiros. Jamais defenderia qualquer tipo de tortura. Afinal, ele próprio foi barbaramente torturado, e depois crucificado.

O pessoal que ataca Drauzio Varella se diz cristão, mas não faz ideia do que diz a Bíblia. Não passaram da página cinco. São fariseus, que devem ser denunciados toda vez que se portarem feito donos do Cristianismo.

Jesus não fazia arminha com a mão. Jesus amava e perdoava. Ponto final.
Por Tony Goes
Quem sou eu para ficar nessa de perdão/julgar, faço e pronto, ou seja, minha parte não deixo de fazer. Drauzio também age da mesma forma e jeito.

Nenhum comentário: