sábado, 31 de outubro de 2020

PERGUNTAR NÃO OFENDE (165)


PERGUNTAS PARA SEU RAUL...
Período eleitoral é bom a gente estar prevenido e se der de cara com o cara, o tal do candidato - aquele que já se acha eleito, o Raul, um que só gosta de ser chamado quando seu nome vem antecedido de um robusto DOUTOR, lhe desferir algumas perguntinhas previamente pensadas. Pensando nisto juntei algumas delas e outras poderão vir, desde que conte com a ajuda e contribuição dos que aqui me leem:

1 - Seu Raul, tempos atrás disse textualmente que não acreditava muito da qualificação dos médicos cubanos, quando alguns destes aportavam em Bauru. Ainda pensa da mesma forma e hoje, com o que analisamos fizeram na cidade, crê que fazem falta ou nunca precisamos deles?
2 - Seu Raul, ficaste famoso quando o bloco Bauru Sem Tomate é Mixto saiu cantarolando no carnaval, "Bauru cidade sem mixaria", devido a sua fala, que médico brasileiro não trabalha por mixaria, ainda devido a polêmico com a chegada dos médicos cubanos. Ainda pensa o mesmo, que estes profissionais devam merecer remuneração acima da média nacional? Acredita que existam atividades profissionais de e para privilegiados?
3 - Seu Raul, dizem que é durão paca no relacionamento com quem trabalha contigo, tipo não deixar nem emitir opinião, pois já tem a sua formatada e prontinha para uso. Como pretende agir se eleito, por exemplo, no trato com o funcionalismo público municipal? Discordar de ti será motivo para colocar o funcionário no limbo?
4 - Seu Raul, não acha que não cola isso de ficar apregoando ser diferente do outro candidato, o também prefeito Gazzetta, pois até bem pouco tempo eram carne e osso, dupla grudadinha - lembra da dupla RG? - e quando analisadas ambas propostas de Governo, se parecem em tudo, inclusive a que privilegia as camadas mais abastadas da cidade. Não seria jogo de cena e depois de eleito, seguir na mesma toada, trocando seis por meia dúzia?
5 - Seu Raul, aquilo que o Marivaldo do Drone desferiu como pressão pra cima de servidora municipal, essa comprometida com outro candidato, é algo que o preocupa? Enfim, diante de sua postura centralizadora, o funcionalismo num todo, estes vão poder continuar emitindo e tendo opinião própria e dela fazer uso sem sofrer represálias? Vais permitir esse arroubo democrático quando a opinião do chefe é outra?
6 - Seu Raul, sem delongas, pelo que se sabe, se eleito, vai ser controlador e também bloqueador. Não adiante se reunir, por exemplo, com o pessoal do Carnaval e já ter decisão tomada de não investir um centavo na festa. Essa festa popular, a maior brasileira, não merece atenção do poder público, até por tudo que trás de retorno para Bauru?
7 - Seu Raul, acha normal um candidato já sair se vangloriando por estar na frente nas pesquisas e em algumas ocasiões cometer o deslize de já falar como se prefeito fosse, falando como num pedestal já distante de tudo o mais à sua volta?
8 - Seu Jair, ops, digo, seu Raul, o SUS acaba de sofrer uma agressão das mais sérias do atual presidente da República e sabemos tens admiração pelo mesmo. O que pensas a respeito do SUS, do serviço prestado e de profissionais que o criticam, mas assim mesmo, despejam lá toda cirurgia de alto custo, pois sabem que lá serão efetuadas? E mais, qual sua opinião dos profissionais que se servem do serviço público de saúde, efetuando ali cirurgias subfaturadas, recebendo duas vezes por seus serviços?
9 - Seu Raul, como vai tratar as questões ambientais na cidade, uma vez que és oriundo do PV e portanto, atento à preservação de nossa reserva ambiental no entorno da cidade? A especulação imobiliária terá assento e força nos bastidores das decisões se eleito for?
10 - Seu Raul, os movimentos sociais estão aí, pleiteando o que lhe cabe nisto tudo e como nunca foi visto ao lado destes, ouvindo-os e se manifestando favorável a nenhuma de suas reivindicações, como espera ser este relacionamento se eleito? Hoje a demanda por terra para moradia popular é algo latente e pulsante, daí resolverá a questão como tantos outros, simplesmente não os escutando e promovendo mais e mais desapropriações destes e não dos grandes proprietários, com terras e terrenos ociosos?

São tantas as questões, mas permaneço em dez, de bom tamanho para começar a estreitar relações perguntativas com o CANDIDATO Seu Raul, um dos mais de dez se apresentando como propensos a assumir a pinimba bauruense.
Em tempo: Muitas destas perguntinhas servem também para outros candidatos, a maioria muito parecidos, diferindo somente na apresentação, nas vestes, diria.

80 ANOS DE MILTON DOTTA - DIA PARA RELEMBRAR ALGUÉM DE GRANDE PORTE E ENVERGADURA
80 anos não é pra brincadeira, ainda mais quando se é oposição na maior parte do tempo de vida, combatendo não só as mazelas destas plagas, mas as nacionais, federais e institucionais. Pois este senhor, MILTON DOTTA está hoje completando data redonda e cheio de gás, com a cabeça em pleno funcionamento, não tendo mudado um milímetro de como sempre a colocou em funcionamento. O gajo não muda, inflexível e arrebatador, pois sabe muito bem se posicionar e dali não arreda pé. Foi assim a vida inteira e relembrando seus feitos, onde já se meteu, algo para louvar, render baita homenagem por serviços prestados em prol da coletividade. Dotão é gente de fibra, desses que, desde muito moço se colocou ao lado da defesa intransigente das grandes questões nacionais e por ela fez a trajetória de toda uma vida. Incansável em tudo o que faz, possui dentro de si a sensibilidade de enxergar no próximo não algo a ser vilipendiado, ultrajado e oprimido, mas ajudá-lo a ser mais e mais, crescer e vicejar. Essa luta pelas igualdades sociais tem seu preço, Dotta pagou todos os seus ao longo do tempo e isso contarei em breve num bate papo com ele, em mais um Ao Vivo Lado B, pois ouvi-lo é também saber algo mais da história de Bauru, uma ainda não revelada, muito menos contada pelos nossos livros. Dotta sabe muito dos acontecimentos nestas plagas e memória viva, hoje merece o fraterno abraço deste escriba e também amigo, grato por tudo o que ele sempre nos proporcionou de resistência e luta. Bravo guerreiro...

ALGO DESTE TIPO SEMPRE PODE, MESMO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Decidem que o Carnaval não mais ocorrerá, tudo restrito, confinado e sem aglomerações. Acertadamente, não opino pela realização, pois sei dos riscos, mas nem tudo ocorre desta forma e jeito. Hoje mesmo, na capa do Jornal da Cidade uma foto de algo que sei, deve ocorrer mas só nas hostes mais abastadas da cidade, pois a periferia, desconfio nem sabe direito o que venha a ser isso de Halloween. No texto do jornal insistem, talvez para já amenizar as críticas que, "estarão sendo seguidas todas as medidas protocolares de segurança e garantia de vida". Balela, conversa pra boi dormir. Neste Brasil dominado pela insensatez, intolerância e radicalismos algo desta natureza não assusta mais ninguém. Por aqui sempre vigorou uma lei, que deve ser seguida à risca pelos súditos, os "marias vai com as outras". Fazem de tudo e mais um pouco pela reabertura das escolas, até com buzinaço diante da Prefeitura, algo meio mandraque, com gente dono de escola a comandar a manifestação, assim como em eventos de cunho comercial, ou nem isso, de simples reprodução de algo que nada tem a ver com a nossa cultura, mas reproduz o que alguns adoram fazer, copiar em tudo tudo o que vem dos Estados Unidos, como fosse coisa das mais alvissareiras. Eu me espanto com a forma meio contorcionista que alguns se utilizam para deixar transpirar ser normal a realização de alguns eventos, mesmo ainda em plena pandemia, mas outras, nem pensar. Reproduzo a capa do jornal e me mantenho longe de algo desta natureza, até porque gosto mais mesmo é de sacis e festas bem brasileiras e devo estar mesmo cada vez mais fora da frequência, pois nunca onde frequentei durante meus tempos de arruaças pelos quatro cantos desta cidade e alhures, vi algo sendo feito sobre essa festa, para merecer tamanho destaque. Eu e o pessoal do bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco, o Bauru Sem Tomate é MiXto estamos matutando aqui onde nos encontramos, na reclusão quarentenal, sobre como vai ser a arruaça do ano que vem e pelo que já sabemos de antemão, tem candidato que se eleito, já apregoa da boca pra fora que o Carnaval acabou. O do bloco para acabar vão ter que descer a ripa nos nossos costados, pois descendo ou não a Batista em 2021 algo irá acontecer e a denunciar as obscenidades destes tempos e seus protagonistas personagens. Agora, deste tal de Halloween, onde mesmo rola algo dele neste momento? Me digam pra saber quem vai nessa onda...

Nenhum comentário: