domingo, 18 de outubro de 2020

REGISTROS LADO B (16)


16º LADO B, O BATE PAPO AO VIVO DO MAFUENTO HPA, DESTA FEITA COM MARCOS PAULO RESENDE, O COMUNISTA EM AÇÃO
Aqui nestas dezesseis semanas, tudo iniciado no final de junho, já bati papo com personagens dos mais variados desta insólita e “sem limites” Bauru, gente de tudo quanto é laia, para atender os mais amplos gostos e preferências, porém, algo não abro mão, todas pertencentes ao dito Lado B, o dos que remam muito e contra essa maré imbecilizante que hoje quer reinar e predominar no país. Nas histórias aqui revividas, algo feito, primeiro para desviar o foco dessas Lives convencionais com os ditos importantes, sabe tudo. Na vertente proposta, intitulada também como “a importância dos desimportantes”, algo a desmistificar isso de tudo ser imposto pela Historiografia Oficial, uma contada não pelos representantes populares, mas por uma turba escrevendo por eles e, é claro, contando tudo pela sua visão, a dos que oprimem os do andar de baixo, os exploram e ainda registram tudo no seu formato.

Este mafuento não é dono de nenhum verdade, tanto que segue “religiosamente” algumas denominações copiadas de outros também seguindo com a mesma proposta: Historiador das Insignificâncias, Pesquisador das Vagabundagens ou mesmo Garrinchamento do Mundo. Dessa forma, a cada semana alguém da vertente penando para aparecer e ter suas histórias, relatos e ações compreendidas e contadas pela mídia tradicional e massiva. Aqui um bocadinho do que consigo com minhas próprias pernas, algo escrito pelo facebbok e depois republicado diariamente no blog Mafuá do HPA. Agora mais essa iniciativa, uma conversa com estes e talvez, se o conseguir, a transcrição dessas conversas todas em livro, registrando e deixando algo sobre a grandiosidade das pessoas mais importantes de uma cidade, os que a carregam nas costas.

Neste domingo quem aqui comparece é MARCOS PAULO RESENDE, um audaz cidadão que, decidiu depois de um tempo se incorformando, não fazer mais nada dentro do convencionalmente proposto pelo status quo. Deu a si próprio o título de “Comunista em Ação”, fiel seguidor do marxismo – estudioso do tema, fala com conhecimento de causa - e dele não se afasta uma vírgula. Rompeu com tantos se puseram pela frente com o intuito de tentar demovê-lo da ideia de capitular, até oferecendo benesses para adentrar o mundo dos “homens normais e formais”, mas como continua do mesmo jeito e maneira de anos atrás, continua sua saga, isolado em seu bunker pessoal, fazendo das tripas coração para sobreviver, sem se vergar e se deixar levar. Sua cabeça é feita pelas suas convicções e para contar isso, ele nos contará algo de sua vida pessoal, sua família, como chegou no entendimento que tem hoje da vida e o que faz para tocar essa mesma vida.

MARCÃO, com o chamo, primeiro pelo tamanho, depois por outro tipo de grandiosidade, a de quem consegue resistir a todo tipo de tentação dentro do mundo capitalista. Até por causa disto, ele incomoda e gera boas discussões no entorno de suas atitudes. No papo dominical, algo para também escandalizar as pessoas conformadas. Se propondo a falar de tudo, evidente algo também dessa escancarada subversão de valores e da incompreensão que isso gera em quem não quer mudar e não aceita quem o faça. Algo bem escancarado com quem está disposto a efetuar uma discussão com ele é ter que vir pra conversa bem preparado, pois do contrário levará uma sonora sova, pois o danado o é e sempre está pronto para confrontos. Ele adora a boa discussão, sempre em cima da consistência proveniente de leituras e estudos. Besta quem tente discutir com ele em cima de clichês e receitas prontas, pois vai penar e sair depenado. Quando me perguntam se concordo com tudo o que ele pensa, minha resposta é clara e objetiva: Claro que não e assim é que deve ser. Ele me responde a algo dessa natureza com sua simplicidade par responder questionamentos profundos: “Não dá para se dizer comunista e se manter apoiando e referendando o que se vê por aí”. Ele é uma metralhadora giratória para quem possui alguma contradição nas suas atitudes. O mundo não é só concordância, mas para discordar e debater se faz necessário um preparo mínimo, básico. Daí, a conversa vai girar sobre tudo, pauta contra os costumes e a moralidade vigente, inclusive fazendo a crítica para o campo o qual eu pertenço, enfim, o mundo não é só concordância. Eu não quero convencê-lo de nada, mas ouvi-lo, deixar registrado suas ideias, para que muitos que não o conheçam passem a fazê-lo com algum conhecimento de causa.

Tive o prazer de em dois momentos de minha vida conviver com ele mais estreitamente. Em 2007 viajamos juntos pra Buenos Aires, quatro dias na capital portenha, tudo para num deles comparecer no campo de futebol do Ferrocarril e presenciar um comício de nada menos que o líder venezuelano Hugo Chávez. No ano seguinte, 2008 fiz uma das viagens mais interessantes e a mais longa de toda minha vida, trinta dias de mochila nas costas ao seu lado, circulando por toda a ilha de Cuba. Experiências inesquecíveis e marcantes em minha vida para todo o sempre. Falaremos disso e tudo o mais, tudo junto e misturado, como alguns dos textos onde escrevi dele no blog Mafuá do HPA e aqui transcrevo trechos curtos, para apimentar o interesse na conversa dominical:

- Em 25.05.2008 publiquei: “MARCÃO UM VERMELHO DE CORPO E ALMA - Marcão, ou simplesmente Marcos Paulo Caselachi Resende é essa grande figura aí da foto, ocupando todos os espaços, pois é grande no tamanho e no amor à causa que defende e professa. Não é uma pessoa de fácil convivência, pois todos os idealistas deveriam ser assim mesmo e não abrir mão no caminho pela conquista do que acreditam. Marcos é um teórico como poucos, lê tudo o que tem a ver com a causa comunista e poucos conseguiram atingir o nível de pensamento desse stalinista convicto e inveterado. Põe a cara para bater e não esconde suas convicções(...) Quando as coisas não vão lá muito bem entre amigos, os poucos que ainda lutam pelos ideias libertários, recordo algo que li, de um indignado com certos distanciamentos, mais ou menos assim: "Somos tão poucos e vamos brigar entre nós?". Marcão é esse meninão de 27 anos, um bravo, daqueles que não esmorece e que, mesmo quando estamos sem papear por uns tempos, continua privando de algo único, uma amizade sincera, como poucas que tive na vida. PS.: Essa foto aí em cima é um acontecimento, registrando quando Marcão rasgava a revista Veja, aquela que tentava desqualificar Che Guevara. Se fossemos rasgar as Vejas atuais, acho que toda semana teríamos que fazê-lo, pois essa revista anda num nível tão baixo, que nem de graça quero tê-la em minha casa. Marcão pensa do mesmo jeito”.

- Em 07.02.2011 publiquei: “MARCOS PAULO, O ÚLTIMO DOS AUTÊNTICOS COMUNITAS
Marcos é um personagem dos mais marcantes da atual Bauru. Diriam alguns ser ele um inveterado criador de casos, prefiro denominá-lo com outros adjetivos mais adequados, como autêntico, decidido ou original. Perguntando para ele, diria sem sombras de dúvidas não passar de um comunista, na acepção da palavra, desses a não arredar pé de suas convicções. É da velha cepa, não mais existente no mercado atual, principalmente o nosso, neoliberal e capitalista. Numa época onde comunista faz acordo com deus e com o diabo, Marcos, com seus pouco mais de 30 anos, rema contra a maré e procura demonstrar ainda ser possível manter-se convicto de suas opções, mesmo tendo um mundo inteiro contra si. Desencantado com Bauru e com o Brasil, continua por aqui, tocando como pode seu pequeno negócio, sua fonte de subsistência, mas sonha alto. Primeiro quer voltar para Cuba, depois integrar-se de vez na luta por uma altaneira América Latina, do qual o Brasil está distante e depois conviver ao lado de pessoas que lhe entendam melhor. Não aconselho ninguém sem preparo a discutir com ele sobre temas pelos quais não possua total domínio, pois corre o risco de sair chamuscado. Lê muito, assiste bons filmes, ouve música como a de Lennon, assiste futebol só onde falam a mesma língua que a dele, eis o motivo para estar ao lado da ESPN de Trajano, transformando-se também num “maradonista” de quatro costados. Vê-lo rasgando "Veja" num ato no Museu, com a camisa do Messi ou junto a mim na ida à Argentina só para vermos o Chávez, fazem parte de algo normal no seu dia-a-dia. Deixou de circular pelas rodas bauruenses, onde alega não mais existirem gente de esquerda, mas em sua loja, onde brincamos ser a “sede do seu partido”, discute-se de tudo um pouco e sempre num tom acima dos advindos da rua. Resiste como pode, nasceu de uma família classe média, abdicou das benesses oferecidas para integrar-se ao sistema e vive à margem dele, com suas camisetas vermelhas, seu discurso bem construído e uma vontade danada de revirar esse mundo capitalista de cabeça para baixo. De uma coisa tenho certeza, Marcão (olha só o tomanho da fera) não tem nada de excêntrico, possui uma opinião muito bem formada sobre isso tudo à sua volta e não se afasta um milímetro que seja do seu ideal de vida. Igual ao Marcos só ele mesmo. Nós é que pioramos, ele sempre continuou o mesmo. Nos e-mails que envia para os de sua lista, algo marcante ao final, uma marca mais do que pessoal, fechando com um "Hasta La Victoria Siempre, Camarada Insurgente Marcos Paulo "Stalin III"- Movimento Comunismo em Ação - A RETOMADA".

- Em 20.07.2015 publiquei: “UMA HISTORINHA PARA ENCERRAR O DIA E DESLIGAR O COMPUTADOR - Meu amigo do peito, Marcos Paulo Resende é o dito Comunista em Ação e só anda nas ruas (e nas lutas) com suas surradas camisetas vermelhas com símbolos como Che, Foice e Martelo, URSS, Mao, etc. Circulando pelas ruas é abordado por um senhor, mesmo não o conhecendo e esse faz questão de lhe dizer naquele tom recheado de muito ódio: "Você deve estar contente, pois o país está caminhando a passos largos para o Comunismo, né?". Marcão não se dá mais ao cuidado de discutir com quem enxerga comunismo nos governos petistas e em ações sociais como Mais Médicos, Bolsa Família ou qualquer outro. Sabe que o ódio reinante impede até o raciocínio, daí vira para o cidadão e simplesmente lhe responde com cara de bravo: "Sim, estamos e sua casa certamente será uma das primeiras que iremos expropriar pela causa e suas filhas serão todas tornadas escravas sexuais para nosso usufruto". Virou as costas e deixou o estático senhor de boca aberta (e babando) no meio da rua”.

- Em 03.03.2017 publiquei: “DA VERGONHA DE MORAR NO PAÍS COMO ESTÁ E UM QUE ENCONTROU A CHAVE DA SAÍDA – Hoje, iprecisamos de dinheiro para conseguir as coisas nesse mundo, mas jamais pode ser a qualquer custo, vendendo-se ideológicamente como muitos fizeram e fazem com alianças espúrias e cabides no setor público. Não tenho nada a esconder e hoje faço muitos economistas ficarem com inveja, ganho em dólares, tudo investido no exterior e aumentando os ganhos enormemente a cada mês, em junho fará dois anos que comecei e com apenas 200 dólares, era tudo o que eu consegui juntar para arriscar naquele momento duro da vida onde até a morte pensei que chegaria para mim naquele momento. Mas com a garra de um verdadeiro latino, o esforço de muitas madrugadas de estudo para sair da merda valeram a pena, fui de 200 dólares para ganhos enormes em dois anos apenas. Se eu fosse como a maioria e como muitos dos que me atacam, já estaria fora do país e com vida egocêntrica, mas não seria eu, não seria o revolucionário. Sou altruísta como todo revolucionário deve ser, sempre gostei de compartilhar a vida e nesse momento de bonança quero poder fazer muito mesmo para o máximo possível de pessoas que valem a pena. Só não saí do país ainda porque para levar mais gente demanda um tempo maior devido a burocracias de documentos e etc., mas levarei um pedacinho do Brasil sofrido, um casal de amigos da periferia que nunca tiveram oportunidades na vida e estão felizes que só com essa chance e se esforçando ao máximo para aprender uma nova língua e ter uma vida digna, levarei os dois para trabalhar na produtora que estou montando, vamos trabalhar com comunicação, música, cinema e muita arte, o primeiro documentário já estamos montando toda a pauta que será sobre os caminhos percorridos pelo Che na América do Sul, será uma produção grande com várias pessoas envolvidas e que devemos rodar a partir do ano que vem. Quero também adotar uma criança africana e dar a ela toda a oportunidade que lhe foi tirada pelos colonizadores no continente africano e utilizar os ganhos da Produtora lá no Canadá para reverte em ajuda para aquele povo”.

- Em 31.08.2018 publiquei: “QUEM SABE DE FATO O QUE PRECISA SER FEITO A FAVOR DO POVO – MARCÃO ME DISSE SABER: Escrevo dele por outro motivo. Dentre as muitas coisas que me disse ao longo de umas duas décadas de convivência, algumas me são inesquecíveis. Em forma de brincadeira o tratávamos por “Comandante”, tal o carinho que possui por Fidel Castro. Foi incorporando algo do comandante cubano em seu visual e modo de viver, chegando a proferir certa feita algo mais ou menos assim: “Se um dia chegar a ser um chefe de estado, da estatura de um Fidel, um comandante, eu sei que o povo não sabe direito o que deve ser feito por eles, mas eu sei. Não vou ficar perdendo tempo com assembleias, ritos que dizem ser democráticos. Quando eleitos dentro do atual sistema, a maioria não faz o que deveria ser feito, traem os interesses populares”. Isso me calou fundo. Vejo agora a tal da democracia exercida pela TV Globo e como age com os candidatos a presidente, convidando quatro para entreviosta no Jornal Nacional, excluindo o líder das pesquisas, Lula e o PT, assim como os menos cotados, como Boulos e outros. Nem falam de Lula e dizem serem democráticos. A democracia, sabemos, é balela. Alckmin quando governador paulista não permitiu a abertura de nenhum processo investigativo dentro da Alesp, mesmo diante de evidências corruptivas de sua administração. Chamam isso de democracia, mas sabemos, o que é feito por debaixo do pano e pode ser intitulado de tudo, menos de democracia. Exemplos outros pipocam pela aí em todas as esferas”.


Tenho dezenas de outros textos dele publicados ao longo dos anos, mas estes estão de bom tamanho para que o conheçam e saber do que o gajo é capaz. Por favor, acompanhem neste domingo, 18/10, 10h, pela minha página do facebook essa alvissareira conversa.

SE ACOMODEM E ESTEJAM PREPARADOS, POIS HOJE, DOMINGO, 18/10, 10H, A METRALHADORA GIRATÓRIA DO MARCÃO VAI GIRAR PARA TODOS OS LADOS
É o 16º Ao Vivo, o bate papo semanal deste mafuento escrevinhador das insignificâncias, desta feita com MARCOS PAULO RESENDE, o Marcão Comunista em Ação, um solitário lobo das estepes deste oeste paulista, esgrimista numa trincheira marxista, da qual não abandona e dela desfere seus petardos para todos os lados. Ouvi-lo é estar preparado para tudo, desde ouvir a necessária crítica para mim , como para tudo e todos, como fazê-lo também para ele, ou seja, juntar tudo no mesmo balaio e deixar a coisa rolar, sem receio de ferir essa ou aquela suscetibilidade. Enfim, quem é esse tal de MARCÃO COMUNISTA? O que faz? Por que faz? O que o impede de se afastar de suas ideias? Como se insere neste mundo atual? São questões sendo colocadas na discussão de logo mais e tentando ser espremidas em pouco mais de uma hora de conversa. Imperdível o LADO B - A IMPORTÂNCIA DOS DESIMPORTANTES de hoje. Se perder, adentre depois pela minha página do facebook, pois creio eu, tudo permanecerá por lá, fonte de energizantes conversas futuras.

EIS O LINK DO AO VIVO: 

https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/3936158046414175 

Nenhum comentário: