segunda-feira, 19 de outubro de 2020

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (163)


O SINAL QUE CHEGA DA BOLÍVIA
O povo não é de todo bobo, mesmo que queiram sempre o fazer de. Ele pode estar "quase" dominado, envolvido dos pés à cabeça pelas informações repassadas pela imprensa massiva, mas continua conseguindo filtrar muita coisa e no momento do voto sabe quem de fato é o político que está ao seu lado. Se algo dessa natureza não está acontecendo hoje no Brasil, na Bolívia no dia de ontem fica evidenciado o contrário. O povo boliviano rejeitou nas urnas e no primeiro turno o golpe contra Evo Morales e as instituições daquele país.

A mídia por lá fez e aconteceu, de tudo e mais um pouco para que o MAS, o partido do candidato Luis Arce, ex-ministro do governo destituído de Evo Morales fosse vitorioso. A estratégia pelos meios legais não deu certo. Arce ganhou de lavada. A direitona, os meios oligárquicos todos unidos não deram conta e se quiserem se manter no poder terão que dar novo golpe - o golpe dentro do golpe -, mas aí serão descarados demais da conta. Ou seja, vence quem se mostra claramente a defender, não da boca pra fora, os interesses populares.

Arce ganhou, Evo junto e este continua sendo a força política mais expressiva na Bolívia. Assumindo terão a mesma postura reformista e conciliatória de Evo? Creio que sim e aí enxergo o erro. Evo fez muito, tirou o povo pobre boliviano da sua pior condição, mas não passou disto. Tudo momentâneo. Assim como Lula no Brasil, Correa no Equador, Alberto e Cristina na Argentina, todos sabem muito bem que sem o rompimento com qualquer tipo de conciliação, mais dia menos dia serão destituídos, pois o outro lado não mais permite qualquer tipo de conciliação. Continuando com a política até então executada, o fim será sempre ser destituído, ou por golpes ou pelos novos meios judiciais, tentando manter alguma legalidade. Continuaram errando em não partir para o confronto, pois união já está mais que comprovado, não será mais possível. Veremos como serão os próximos passos. Respaldo popular existe e é nele que deve estar a segurança para as necessárias transformações e rompimentos.

FORA BOLSONARO*
* Publico diariamente pela minha página no facebook, como primeira postagem, uma charge com algum escrito de minha lavra com este título. Aqui reproduzo algumas feitas nos últimos dias:

HOJE - Reproduzindo charges e cartuns da última Piauí, outubro nas bancas, eis uma de ADÃO ITURRUSGARAI, demonstrando claramente a atual situação do Brasil, mais do que atolado até o pescoço com a desgraça e pronto para se atirar num abismo praticamente sem fim e de dificílima volta. Como, diante de tudo, ainda existam os que apostam em algo pior de tudo onde já nos encontramos? O que leva a agirem contra os próprios interesses nacionais e a defender um maluco, agindo contra seus próprios interesses?
ONTEM - Reproduzindo série com charges e cartuns publicados na última revista Piauí, edição de outubro, eis hoje o de ALLAN SIEBER e versando sobre essa bestialidade - diria também, explícita burrice com a cara de parcela significativa de brasileiros, desmerecendo a Ciência e a defender o indefensável, crendo na terraplanice e em tudo o que provenha da cor vermelha seja abominável. Chegamos a este ponto neste país, outrora com alguma esperança de salvamento e soberania, hoje cada dia mais afundando com gente explicando tudo através de crenças que nos reduzem a pó.
ANTEONTEM - Na ilustração de CAIO BORGES, para a mensal revista Piauí, edição de outubro, algo deste desastroso desGoverno, responsável por uma política irresponsável diante da maior pandemia das últimas décadas e que já vitimou mais de 150 mil brasileiros. Estes mesmos operam uma política criminosa contra a natureza, os biomas, os povos originários, produzindo um aumento avassalador nas queimadas e no desmatamento. Sem mais palavras, só a necessidade de nos livramos deste mal o quanto antes, pelo bem de tudo o que ainda continua em pé.
QUATRO DIAS ATRÁS - KLEBER SALES assim expressa na Piauí deste mês, já nas bancas, o "homo bolsonarus: se o fascismo traz a sociedade para dentro do Estado, o bolsonarismo opera no sentido contrário, devolvendo a sociedade ao estado de natureza". Enfim, estamos diante de algo bem nítido, retrocesso evidente, com este pérfido governante, otimizador da violência, da destuição de direitos, da desigualdade que nos define desde sempre, promovendo uma volta para a escancarada predação humana. Bolsonaro e os seus, dentre os quais a elite brasileira, não podemos negar, vem executando o serviço sujo com grande êxito.
CINCO DIAS ATRÁS - LAERTE, sempre Laerte, faz parte do time dos chargistas que publicam muito, verve afiadíssima, olhar aguçado e percepção sempre em alta, tiradas de alto valor. Aqui ele constatando que os modos do Senhor Inominável não mudará nunca, pois mais que de adeque ou possa ser contido pelas conveniências do momento. O troglodita pode até atuar em alguns momentos com mais comedimento, mas em tudo o que faz deixará sua marca, a da insensibilidade, do preconceito, do seu jeito miliciano de ser, algo construído ao longo de sua vida e que dele nunca se separará. Ele chegou com um projeto de, ao seu jeito, dinossaurico, mas eficiente para essa cruel e insana elite brasileira, a de colocar no chão tudo o que venha a ser possibilidade de legislação em defesa do trabalhador e dos menos favorecidos, terra arrasada e, infelizmente, esses que mais sofre, os que menos estão percebendo o grande mal deste predativo personagem na vida nacional.

Nenhum comentário: