sexta-feira, 16 de outubro de 2020

BEIRA DE ESTRADA (129)


DA FELICIDADE DOS INESPERADOS REENCONTROS - ONTEM COM O MÉDICO NOROESTINO
Sai ontem do bunker a pagar contas e no caixa eletrônico do Pão de Açucar da Araújo Leite um reencontro a me devolver por momentos o sorriso no rosto. Hoje a gente pensa duas, três, dez vezes antes de escrever sobre qualquer pessoa, pois antes se avalia se ainda vale a pena, onde ela se encontra, qual seu posicionamento, se já bolsonariou, essas coisas. Antes escrevia muito mais, éramos mais envolventes e menos ácidos - dos dois lados, viu! Ontem não pensei em nada disso e fiquei radiante de alegria de ali atrás de mim na fila para fazer uso da maquininha que solta dinheiro em drops, o médico dr Omar, aquele grandalhão desengonçado e bonachão, que por décadas foi a cara do quesito médico nas hostes do time de nossa aldeia, o Noroeste. Dr Omar foi meu quase vizinho, já escrevi disso por aqui tempos atrás e também já passou por poucas e boas, pois a saúde, ou a falta dela quase o pegou de jeito - escapou de sério aneurisma cerebral. Ele, deu seu jeito e continua na ativa, foi o que me disse no papo rápido. Gostoso quando alguém lembra até seu nome no reencontro. Dr Omar está do mesmo jeito, alegre, jovial e daqueles com quem sempre gostei de jogar conversa fora. Levei meu finado pai para consultas com ele e o que mais valia a pena eram os papos quando havia tempo, pois aquilo rejuvenescia muito mais do que o tratamento medicamentoso. Ele sabe disto, tanto que me convidou para papo mais longo em seu novo local de trabalho e diante disto, minha pergunta: quando um médico brasileiro te convida para bater papo, só papo com ele em seu consultório?. Ele, como faz há décadas, atua na Unimed - essa que se intitula cooperativa, mas disto tem muito pouco, pois é na verdade uma associação médica com fins altamente lucrativos - e hoje está lá naquele novo centro médico na descida da Agenor, pouco depois da XV de Novembro, 8º andar. Sabe o que farei em breve? Passarei por lá, pois tenho médico para breve naquele local e de lá mudo de andar e vou prosear um pouco, algo que todos estamos mais do que necessitados nestes últimos tempos. Com essa grandalhona figura humana, que não ousei perguntar sobre seu pensamento e linhagem política, sei que a boa conversa rende, como em tempos de antanho e isso, pelo menos neste momento, me basta e me faz falta. E mais, saber que ele está todo pimpão, bem de saúde e audaz, rodante e andante como sempre me fez sorrir ali na sua frente. Só faltou o caloroso abraço, ainda não de todo permitido. Enfim, escrever de pessoas como antes, sinto falta disto também, sem a neura hoje existente - e necessária, enfim, estamos num processo onde perde-se tudo e lutar pelas reconquistas é algo mais que obrigatório, assim como espezinhar os que se deixaram levar pelo discursao de ódio. Dr Omar Haddad é personagem a preencher espaços físicos de grande monta, pois com seu jeitão envolvente sabe nos levar no bico. Foi ótimo vê-lo conseguindo, como eu, se safar destes oito meses de pandemia.

MINHA GENTE, ISSO DE TER NA CÂMARA DOS VEREADORES UM REPRESENTANTE DE LUTA É COISA MAIS QUE SÉRIA - DAÍ SUGIRO CLAUDIO LAGO
Este meu candidato. Não voto nele por ser meu amigo, mas pelo que representa. Ele representa muito, pois é destes lutadores na cancha de batalha desde que me conheço por gente por gente. Aliás, digo já o conheci na luta e dela não se afastou um só momento sequer. Isso é muito, representa alguém que, mesmo nas adversidadese nas oportunidades para se posiciconar em algo maisd cômodo, reconfortante e pessoal, não o faz e continua na lida em prol da luta de todos, da coletividade. Vejo essa imensa quantidade de candidatos e me ponho a perguntar: quantos estão realmente na luta pelas causas populares e lutam não pelos pobres, mas para que algo mude no que fazem com estes? CLAUDIO LAGO será uma real possibilidade de termos alguém com outra visão política dentro do que hoje vemos em curso na Câmara dos Vereadores de Bauru. 

Quando decidi votar em LAGO pensei comigo mesmo: hoje lá dentro da Câmara, se tenho algo para encaminhar e que obrigatoriamente tenha que passar por lá, a quem devo procurar para fazê-lo? Cheguei a conclusão que estamos acéfalos desde Roque Ferreira. Não sobrou ninguém realmente a defender o ideal de luta e combatividade, coragem para se contrapor ao avanço do conservadorismo predatório em curso. Ficaria a ver navios e creio eu, neste momento, não o faria com ninguém. Falta não só empatia com os atuais representam algo bem diferente do qual me pus a lutar uma vida inteira. Daí, uma renovação se faz necessário. Existem boas opções e fiz minha escolha em alguém que vai muito além da amizade, pois tenho nele a pessoa adequada para me representar e a todos com o mesmo ideal de uma Bauru com outros olhos para a classe que mais necessita neste momento, a mais volumosa e a mais desprestigiada. Candidatos lobos em pele de cordeiro tem aos montes, gente que se diz ao lado do pobre, mas louco para fazer negócio e se aboletando na vereança, fazer dela balcão de negócios. Com LAGO isso é impossível, pois o gajo tem história e quem o conhece, sabe que seu ideal de vida e luta é bem outro. Isso incomoda mais que tudo e desta forma, gente como ele são os tais imprescindíveis deste mundo. Lutador por osmose, convicção, formação de uma vita toda.

Dedico neste momento parte do meu tempo a ele, fazendo campanha daqui de onde me encontro, a reclusão de minha casa. Gostaria de estar nas ruas, pregando cartazes, falando com as pessoas, visitando bairros, mostrando pessoalmente dos motivos de lutar pelo PT chegar à Prefeitura com Jorge Moura/Maria Flor e tendo LAGO como vereador. Faço o que posso e se receber algo meu por estes dias, 30 dias do pleito, esse meu jeito de fazer política em tempos de pandemia. Seria alvissareiro a proposta petista vingar e ser colocado à prova, algo como já acontece hoje em Araraquara e tantas cidades país afora. Bauru precisa muito dessa renovação de ares e propostas, estou plugado nelas e lutando para que façamos bons vereadores, desses que sei não serem acomodados, conformados e muito menos conchavistas e acordistas. Eu me considero um lutador e quero gente assim, dentro da minha linha de pensamento e ação lá na Câmara de Vereadores. 

OBS.: Neste exato momento fixo nas paredes do Mafuá um adesivo: "Essa família está com LAGO" e sua casa também pode receber um igual. Me contate que faremos chegar via possibilidades que nem lhes conto e assim mostramos nossa cara, sem medo e prontos para mostrar como se faz ao nosso modo e jeito. LAGO representa o Núcleo de Base DNA Petista e será de fato e direito um Vereador com mandato coletivo, pois terá acompanhamento ininterrupto, repreeentando não a si próprio, mas um coletivo de luta e de envolvimento social. Se queremos uma cidade diferente, só mesmo votando em quem de fato propõe, luta e representa esse segmento. JORGE MOURA PREFEITO E CLAUDIO LAGO VEREADOR, 13000.

ALGUÉM DESPONTANDO PELA AÍ E QUE A GENTE PRECISA CONHECER MAIS E MAIS - JONES MANOEL
Vasculho as redes sociais e assim mesmo muita coisa me escapa. Conto uma das preciosidades que ia me escapando pelo vão dos dedos. Num texto da última Piauí, edição de outubro - nas bancas, a abertura da seção "Esquina", texto de Luigi Mazza: "Os comunistas estão chegando - Um youtuber entre Marx, Stálin e Caetano". Foi o primeiro texto que li na revista tão logo a comprei na banca da Ilda, ali junto ao Aeroclube e assim tomei conhecimento de quem era esse tal de JONES MANOEL, 30 anos, com canal no Youtube com mais de 117 mil inscritos. Depois fui averiguar e conhecer também a plataforma criada por ele, a Classe Esquerda, com crusos de formação política, ótima iniciativa, ainda mais nestes tempos de reclusão. O cara anda bombando e chegou até a sensibilizar e mudar a forma de encarar o mundo de nada menos que Caetano Veloso. Leiam o belo texto e sintam o mesmo interesse que tive por algo a mais: https://piaui.folha.uol.com.br/.../os-comunistas-estao.../.

A coisa com o danado não parou por aí e na última edição da Carta Capital, como vou lendo aos poucos deixei para o fim a seção QI e lá texto justamente dele, Jones Maciel, "O subversivo do momento - Entenda a obra de Domenico Losurdo, o stalinista, segundo certos liberais brasileiros". Que envolvente texto, pois me mostrou algo mais, de como "os elementos de soberania popular e liberdade, mais do que uma conquista do capitalismo, foram uma imposição do movimento operário e popular aos regimes constitucionais burgueses". É para quem ainda considera que, o "liberalismo é uma ideologia de defesada liberdade, indivíduo e democracia". Mostra exatamente o contrário, liberalismo é mesmo uma bosta e sempre esteve atrelado e conectado com a escravidão e colonialismo. O historiador e professor ressalta que, seguindo o filósofo italiano, o que temos mesmo de necessidade é recuperar a necessidade mais que urgente de um projeto radical, revolucionário e transformador. Fiquei encantado com o cara. Só mesmo lendo o texto para conhecer mais da vertente do cara: https://www.cartacapital.com.br/.../fantasma-do-momento.../.

Por fim, a cereja do bolo. Ele acabou sendo convidado para participações mais que especiais no site da revista Carta Capital e a cada semana ali comparece com vídeos para lá de reveladores e elucidativos, os intitulados "Manual do Jones". Eis alguns links para quem gosta de se iniciar em conversações, canfabulações e papos pra lá de retos: O que é liberdade? - https://www.youtube.com/watch?v=xLSM-yfkT_M.... Quer mais? Fácil. Na internet infinidade de coisinhas sobre o matuto. Virei fã e faço questão de divulgar, pois o cara é mesmo bom pra cacete

ENTREVISTAR CANDIDATO COM CULPA NO CARTÓRIO É ISSO, O RESTO É BALCÃO DE SECOS E MOLHADOS - O MESMO TEM CONDIÇÕES DE OCORRER COM ALGUNS CANDIDATOS DE BAURU?
Tem emissora que se arvora em praticar a democracia, levando para seus estúdios todos os candidatos do momento e lá os entrevistam, mas não os colocama em saia justa, ou seja, pegam leve e na maioria das perguntas, tudo montado para levantar a bola do sujeito e não para escarafunchar suas pisadas de bola. Vendo o que Tralli fez com o candidato paulistano Russomano, penso em muita coisa que poderia ocorrer aqui em Bauru se a imprensa local agisse da mesma forma e jeito, ou seja, deixasse de agradar, adoçar e dourar a pílula e começasse a praticar o jornalismo como recomendável, ou seja, encostando alguns sujeitos na parede e exisgindo explicações em público. Vocês acham que aqui em Bauru algo assim é possível? Existiria essa coragem jornalistica ou tudo continuaria sendo feito pisando em ovos e com o cagaço estampado nas frontes? Ah, como gostaria de ver alguns temas sendo levantados para certos candidatos de Bauru, os que hoje se arvoram em salvadores de pátria... Eis o link da matéria da TV Globo: https://www.facebook.com/thiago.paneque/posts/1416937025179704  

Nenhum comentário: