sábado, 3 de outubro de 2020

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (131)


"O LIVREIRO", DO REGINALDO ABRE HOJE SUAS PORTAS
O professor Reginaldo Furtado demonstra coragem e arrojo em mais uma de suas iniciativas. O cara é professor, ofício de uma vida inteira e junto dela, amealhou ao longo de mais de 40 anos de profissão uma gana de livros, lotando espaços possíveis e impossíveis dentro de sua casa. O tempo foi passando, ele pegou também outros gostos na vida, um deles o de se perder pelo mundo, ele e sua motocicleta, tudo ampliado depois da dor do passamento de sua esposa, o que, certamente, aumentou em muito a solidão dele dentro de quatro paredes. Sempre teve outras fugas, uma delas a poesia, pois exímio escrevinhador, se mete em fraseados dos mais construtivos e daí dá prosseguimento para sua vida.

Chega num momento de sua vida, pandemia que não acaba mais, aquilo tudo dentro de casa e ele mesmo querendo dar sentido diferente para o que lhe resta de existência, junta também algo de uma necessidade, que todos temos nos dias de hoje, de amealhar algum a mais, bate o estalo: "Vou abrir um sebo". A ideia não foi só ganhar algum com a coisa, mas reencontrar pessoas, bater papos, propiciar novas amizades e fazer circular aquilo tudo que tinha só para si e agora vai ganhar o mundo.

A partir de hoje, 10h, o sebo O LIVREIRO, localizado no coração da cidade, rua Saint Martin 15-07 estará abrindo suas portas e sempre, das 10 às 15h - pelo menos agora, nesse período de sérias restrições andativas -, atenderá ao público interessado nas belezuras ali expostas em suas estantes. Reginaldo não mora ali, mas diz ser ali casa de uma amiga e como ela tinha espaço físico considerável na garagem de frente de sua casa, depois de longas conversas, veio a consumação do que estará se materializando neste auspicioso dia. 

A abertura de mais um ponto comercial para circulação de livros deve sempre ser comemorado, não mais com fogos de artifício, mas com toda pompa e se possível estendendo um tapete vermelho, não para os visitantes, mas para quem ainda é possuidor da coragem de enfrentando todos os dragões dos moinhos aí nos obstruindo o caminho, fazê-lo da mesma forma e mostrando ser possível algo nos moldes do que vem pela nossa cabeça. Reginaldo sempre foi bom de conversa, proseador desses que mais gosta de ouvir do que falar. Essa qualidade já um sinal de sua evolução. Fala menos e ouve mais, mas quando emite o que lhe vai pela cachola, um posicionamento firme e contundente. Todos sabem muito bem o lado onde se encontra, o que defende e quais suas lutas. Se as alardeia pouco, com pouco tempo de conversa o sujeito já sabe muito bem quais seus ideias e propósitos.

Um audaz cidadão, que hoje, além de ganhar o mundo, rodando pela aí com o vento na cara, estará a partir de hoje em outra frente de batalha e convencimento, a de falar de livros, leitura e temas no entorno. Todos hoje estamos mais do que necessitados de lugares assim, onde além de fazer algo pelo qual gostamos, encontramos alguém à altura, com cabedal para tanto, iniciando um diálogo dos mais proveitosos e duradouros. Quem conversa com Reginaldo sabe do que escrevo, pois começando uma conversa hoje, interrompida pelos motivos do curto encontro, já pensa em como irá fazer para tê-lo frente a frente novamente. Com O LIVREIRO aberto não se façam mais de rogados e vamos todos pra lá, ver o que ele tinha de bom escondido dentro de sua casa e colocar as conversas em dia.

Sim, no meio disso tudo, essa coisa aí fora que não cede, pandemia ainda muito presente e atuante. Reginaldo não conseguiu esperar mais e estará atendendo dentro de todas as normas recomendáveis e seguidas por ele, do distanciamento e procedimentos adequados para este momento. O auspicioso fato é que, a partir de hoje, uma nova livraria estará aberta na cidade e com ela, aquela coisa imantada, magnética nos chamando para lá adentrarmos e dar início numa viagem de sonhos. Fiquei mais do que contente com a belezura da proposta do amigo Reginaldo, remando contra a maré, inclusive dos que dizem que investimento em livros hoje é coisa do passado, algo onde o lucro não é dos mais edificantes. Um negócio como este, todos sabemos, não tem em si somente isso de lucrar e muito menos enricar, mas tem muito mais de tocar a vida fazendo o que se gosta, ir tocando-a para frente com altivez, sapiência e envolvido. Ah, o que seria da gente sem os envolvimentos!

O lugar que eu mais reencontrava o Reginaldo era nas manhãs de domingo, todas elas, lá na Banca do Carioca, o livreiro da feira do Rolo, quando nunca de lá saia sem carregar batelada de livros. Ele, assim como eu e outros tantos, íamos lá - voltaremos em breve -, em busca das raridades que Carioca sempre conseguia garimpar e diante da aproximação de cada cliente, já levantava os braços e o recebia sempre com um: "Não imagina o que trouxe e reservei para ti. É a tua cara". E no momento seguinte nos colocava nas mãos, algo que ele, ciente de que por ali passaríamos, obras identificadas como tendo a nossa cara, jeito e maneira. Reginaldo teve sempre algo o esperando e voltava todo domingo. Juntou tanto, pegou tanto gosto pela coisa, chegando ao ápice de montar seu próprio sebo, onde a partir de hoje vai dar vazão a todo aprendizado livresco de quatro décadas. Um encanto arrebatador.

Parabéns, Reginaldo Furtado. Que tudo dê muito certo e desde já, seu sebo é mais um dos lugares onde indico de olhos fechados como parte do oásis ainda existente em Bauru, desses cantinhos onde diante de tudo o que vemos acontecendo aí fora, pode ser um reduto de acontecimentos inexplicáveis. Vida longa aO LIVREIRO.

BAURU ATINGE OS 200 MORTOS POR COVID
Mais um número redondo, cifra alta para uma cidade como Bauru, perto dos 400 mil habitantes, polo regional e com um único lugar para atendimento regional de pacientes, o Hospital Estadual. Por mais que falem e citem a existência de outros, inclusive particulares, o bicho literalmente pega é no HE, local não só de maior afluência como de circulação e atendimento especializado, principalmente o público, feito de forma gratuita. 

Ontem sexta, Bauru atinge 201 mortos, 184 novos casos só num dia, totalizando agora 11.765 confirmações. Importante sempre sinalizar o número de curados, agora são 8.618 pessoas. Mais que isso, algo não divulgado, mas com a análise das cifras divulgadas já dá para se ter uma ideia de como deve se dar o atendimento nos hospitais. Isso sim é o que mais deve preocupar, pois Bauru está diante da não existência de vagas disponíveis para abarcar o ainda crescente número de pessoas com necessidade de internação. Temos equipes na cidade competentes para atender, mas teremos também equipamentos suficientes para atender a demanda e leitos disponíveis, pessoal qualificado também disponível para estar ao lado de forma adequada dos enfermos?

201 pode parecer pouco para alguns, mas o que vale mesmo é olhar para a situação atual de atendimento, esse no seu limite. Difícil de acreditar que, num momento onde existe uma baixa evidente do número de infectados no país, na nossa região, algo na contramão, pois o HE se mantém no limite, lotado até as tampas e a demonstrar situação mais que preocupante, ou seja, algo está ocorrendo na cidade e no seu entorno não permitindo que caia o número de pessoas infectadas. Seria o desleixo da população e autoridades? Seria a ação da reabertura e suas consequências? 

Algo está voltando a preocupar na Europa, com o fechamento de cidades e países. Já sabemos, tudo o que ocorre lá hoje, passado um tempinho, ocorre por aqui também e se lá existe mais cuidado e afinco, principalmente de autoridades sanitárias, como aqui no Brasil impera o desleixo, a possibilidade de agravamento é muito mais evidente. Estejamos todos mais do que atentos, pois nas últimas duas semanas Bauru registrou 31 novas mortes, ou seja, o vírus continua mais do que ativo entre nós, mesmo que a cidade tenha assumido ares de normalidade. Circular por suas ruas e locais é constatar volta para uma normalidade que não deveria ainda existir. Os números confirmam isso, mas existe uma força contrária muito mais forte do que a ação preventiva e necessária. Daí, estabelece-se o clima de "salve-se quem puder" e "deus dará". Assim prosseguimos...

UM LUXO SÓ
O próprio candidato a vereador, combativo e de luta, Claudio Lago, nº 13.000, esteve aqui em casa ontem adesivando meu carro, já instrumento de sua campanha. Impossibilitado de ajudá-lo com contatos externos, farei o que posso aqui dentro de casa, espalhando a ideia de termos um garantido mandato de resistência e no atendimento dos interesses da classe trabalhadora, junto do Núcleo de Base DNA Petista. Com muito trabalho e dedicação, chegaremos lá e assim, a real possibilidade de dar cara nova e novo direcionamento para Câmara de Vereadores de Bauru. Eu não só acredito, como sei ser possível e por causa disto, voto em quem sei não irá me decepcionar e sim, irá me representar dignamente e lutará por uma cidade realmente diferente. Não basta somente querer, temos também que nos envolver e mostrar quem seriam esses a dar a cara nova que essa cidade tanto clama. A campanha já está nas ruas e com ela, toda vez que agora por aí circular, levarei comigo CLAUDIO LAGO junto a mim. Nesse eu aposto minhas fichas.

Dentre o número de candidatos se apresentando na eleição tenho muitos amigos e amigas. Muitos pelos quais poderia também dar meu voto. Infelizmente, a escolha se dá somente com um nome e temos que fazer a escolha, ser claros e transparentes. Tenho admiração por muitos, dentro e fora da sigla onde milito, o PT, mas encontrei em Claudio Lago a reunião de tudo o que antevejo a Câmara necessita para continuar, ou melhor, voltar a ser uma local de discussão ampliada e salutar dos problemas desta cidade. Claudio sabe muito bem que estará lá se eleitro, não para fazer conchavos e negócios e sim, para fiscalizar e possibilitar uma cidade mais justa, pois dará voz para uma gana de bauruenses que hoje não encontram um vereador onde consigam se ver representados. Muitos outros farão um bem danado conseguindo lá chegar e arejar nossa edilidade, com outro caminho e propositura. Aposto nisso, escreverei muito sobre essas possibilidades nos próximos dias, pois somente transformaremos nossa aldeia em algo mais palatável, quando conseguirmos ter lá gente que pensa e age como a gente, mais que isso, que quando lá não se desvie e lute pelos tantos não lá representados, os interesses da maioria da população. Quantos o fazem hoje? Quantos poderão fazer amanhã? Nós decidiremos com nosso voto, daí não posso desperdiçá-lo, dando-o para pessoa reconhecidamente de luta, um que não esmorece, tem folha corrida a comprovar pelo que já fez, algo salutar dentro das necessidades desta cidade. Daí, cravo antecipadamente CLAUDIO LAGO como vereador, PT na cabeça, nº 13.000 na hora do voto.

DOIS LINKS

2 – Manu, Manu da felicidade - Cantora de Bauru participa de clipe da música “Adeus Pantanal” ao lado de artistas, Social Bauru: https://www.socialbauru.com.br/2020/09/30/cantora-de-bauru-participa-de-clipe-da-musica-adeus-pantanal-ao-lado-de-artistas-consagrados/?fbclid=IwAR1z90QjPGRPU98HoMHOHGVZ6zjpd5ZitQCesauZ6IeTRmVC8WqiyqUOIkU

Nenhum comentário: