quarta-feira, 21 de outubro de 2020

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (149)


DOIS AMIGOS E DA MOVIMENTAÇÃO QUE PRECISO TER NESTES TEMPOS
1.) O AMIGO ARGENTINO LIGA E ME EXPLICA O QUE NÃO SABIA - A IMPORTÂNCIA DAS CONVERSAS E DIÁLOGOS NESTE PERÍODO
O gostoso da vida é exatamente isso, o que surge após o que se publica, os sinais trocados por algo emitido e sua recepção. Escrevo disto com muita alegria, por perceber: algo ainda existe de salutar nisto tudo que faço por aqui. Serve para algo. Dias atrás publico algo sobre um jovem argentino que, com seu violino toca o Hino Peronista numa data histórica daquele país e recebe enxurrada de elogios e críticas. As críticas quase o fazem desistir de continuar tentando, mas o próprio presidente do país, Alberto Fernandez o liga e o fato a ser divulgado, o incentiva a não desistir de fazer o que gosta.
Republico um texto do diário argentino Página 12 e a partir do que ali está descrito, recebo a ligação do amigo argentino Daniel Fernandez, de Cordoba e há muito no Brasil e nas hostes do SESC, hoje atuando de forma remota, pois assim como este que vos escreve, enfim, fazemos parte do tal grupo de risco. Conversamos sobre seu país e me pergunta se sei de fato o que ocorreu em 17 de outubro da Argentina no ano de 1945. Sabia ser uma data histórica importante. Ele me diz: "Vou te explicar". E explica.

"Henrique, neste dia, foi quando Perón começou a se tornar o grande personagem da história argentina. Estava detido e o país convulsionado lotou a praça defronte a Casa Rosada. A repressão estava preparada para um massacre, mas era muita gente e teria que ser mesmo um massacre para dissipar a todos. De dentro da Casa Rosada surge uma negociação entre o general de plantão e Peron, enfim, só ele podia dissipar aquela imensa manifestação, o motivo do povo ali estar reunido. Algo é proposto a Peron, ele se dirigir ao povo e o acalmar, pedir para que voltem para casa. Ele concorda, mas com uma exigência. Teriam que ser dadas a ele garantias da realização de eleições. Não havendo outra saída, cedem, Peron se dirige ao povo e explica o acordado. Todos voltam para casa e o prometido é cumprido, eleição são realizadas, sendo as primeiras ganhas por Peron, que assim chega ao poder", me conta.

Este dia ficou conhecida na história da Argentina como o dia da LEALDADE, o do começo da saga de Peron, data importante para o peronismo, pois do compromisso para desfazer a manifestação, a realização da eleição foi cumprida e deu no que deu. Conto tudo de forma resumida, sem maiores detalhes, a grosso modo. Daí, no último dia 17/10 o povo voltou para as ruas, lotou a Praça de Maio, a defronte a Casa Rosada, desta vez a maioria em seus carros, buzinando, com muitas bandeiras e também prestando apoio para Alberto Fernandez e Cristina Kirchner, contra os desmandos dos quatro anos de Maurício Macri, o que com um neoliberalismo predatório e insano praticamente destrói o país. 

Conversamos sobre isso e outros assuntos, algo que tenho feito cada vez mais e mais neste tempos de reclusão aqui dentro do recesso do lar, oito meses de quarentena. Agradeço e em nome do Daniel e do bem das conversas, estendo a todos meus diletos e diletas amigas que me ajudam muito a passar por tudo isto, com ligações e conversas pra lá de alvissareiras. Continuem, por favor, pois só assim acho terei chances de escapar ileso, vivo e com a consciência no devido lugar.

2.) DE COMO INVENTO TEMAS PARA LIGAR PARA AMIGOS (AS) - É O QUE FIZ E REVELO NESTE RELATO
Ficar recluso em casa dentro desta infindável quarentena é mesmo do balacobaco. Tento encontrar e buscar motivos para ir tendo conversações com amigos (as), o que me dá uma sobrevida considerável, tipo de energização mais que necessária. Dias atrás, algo trivial me faz ir ter com uma destas. Tempos atrás ganhamos, eu e Ana Bia um molho de pimenta, vindo diretamente de Natal RN, do famoso restaurante Camarão, presente da amiga Fatima Brasilia Faria, que lá esteve e se lembrou da gente. A pimenta infelizmente chegou ao final do seu ciclo de vida, acabou e a envio whatts com fotos:
- Fátima, tudo bem? Tenho péssima notícia para lhe dar, lembra daquele molho de pimenta que nos presenteou, pois é, acabou. Escrevo para saber quando poderia ter meu estoque devidamente preenchido novamente com tão deliciosa iguaria?

Ela muito da se fingindo não ter pego o espírito da coisa, devolve com algo assim:
- Eu também morro de saudade, mas no momento, impossibilitada de ressarcir tamanha perda. Quem sabe tão logo isso passe e possa voltar para tão agradável lugar.

Nem tocou no assunto de ter mais alguns em seu estoque pessoal, também intransponível e me enviar algum. O assunto não morreu aí e anteontem ganhamos, eu e Ana de vizinha que nos presenteia com comidinhas, um molho de pimenta dedo de moça feito por ela, pote inteiro. Muito para nós, aproveitamos o contato feito com Fátima, dizendo a ela que desta feita, mas somente desta, lhe cederíamos uma parte do que havíamos ganho. Assim talvez ela possa abrir seu estoque e ceda algo do Camarões. A conversação foi o bastante para fazê-la, num destes dias onde é obrigada a sair pras ruas e cumprir algum compromisso inadiável, passar por aqui e pegar o pote a ela designado.

Foi o bastante para ter vindo e no portão de casa, confabularmos algo sobre amizades, conversações obstruídas e interrompidas pela pandemia. Ela lá no metro e meio de distanciamento necessário e obrigatório, louco para voltarmos pruma padaria estabelecermos algum contato como cafés no meio da tarde, como o desta foto, tirada ano passado na praça da Bíblia, começo do Bela Vista, padaria ali existente. Ou seja, estamos tentando ao nosso modo e jeito voltarmos ao NORMAL, algo ainda insipiente, inodoro e insipido. A gente faz o que pode, como pode e ao menos conseguimos nos ver, após longa convalescença. Eu continuo tentando.

DOIS TEXTOS QUE FAÇO QUESTÃO DE AQUI COMPARTILHAR
1.) O ANO LETIVO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, por Tatiana Calmon
Os professores da rede municipal de Bauru, terão que avaliar os alunos para a aprovação do ano letivo, que não existiu.
Qual o critério de aferição?
Frequência nas aulas virtuais?
Como verificar a qualidade deste frequência?
E os alunos que não tem acesso a internet?
Quantos pais conseguiram acompanhar de fato as aulas e ensinar o conteúdo?
Alunos em fase de alfabetização, como ficam?
Criminosa a manutenção do ano. Criminoso avaliar para aprovar ou reter o aluno.
O prejuízo é imenso e o "passar de ano", sabendo que não houve aprendizado, deve ser qualificado como?
Sobre os alunos sem internet que não tem frequência, os professores deverão listar como ausentes. Ou seja, os pais poderão ainda, sofrer investigação por abandono de incapaz?
O Ministério Público que já verificou, segundo noticiado, que não há condições de retorno as aulas, teria poderes para verificar a qualidade do ensino remoto? Teria o promotor da infância e juventude de Bauru, como entrar com ação, requerendo o cancelamento do ano letivo, que efetivamente não existiu?
O Sindicato dos Servidores Municipais, deveria organizar os professores da rede municipal para, também questionarem essa avaliação.
O ano letivo existiu para uma parcela reduzida de crianças e jovens e deveria ser cancelado em proteção ao coletivo.
E o que dizem os atuais candidatos a prefeito sobre o tema? Nadica.....

2.) JÁ ADENTRA NA POLÍTICA PELA FORMA MAIS INADEQUADA POSSÍVEL, por Graciele Zotino
Meus amigos olhem que coisa impressionante, "o bom moço" preocupado com as contas públicas do município, que foi à justiça para livrar Bauru dos "maus feitores do Carnaval", e que só pensava no bem estar da cidade, aparece como candidato a vereador por Bauru, usando como palanque político exatamente essa ação cívil pública contra o Carnaval!

Mas tudo isso não seria nada, se não fosse uma pequena confusão que está correndo nas redes sociais, que trata de uma situação no mínimo vexatória e sem escrúpulos por parte desse lobo na pele de cordeiro, pois o "bom moço" Abner Isidoro candidato do PODEMOS a Câmara Municipal de Bauru, recebeu nada mais nada menos que R$ 25.000,00 do tal do fundão eleitoral. E o mais interessante que pelo que tudo indica, somente o assessor político da nobre deputada Renata Abreu ( presidente nacional do PODEMOS), recebeu esse valor. Segundo verificamos, os demais candidatos à câmara municipal de Bauru, só tomaram conhecimento dos fatos por conta desse post que nos mostrou a verdade!!! Esse é o "bom moço" que quer mudar a cara da política? Já nasce para a política como algo velho, surrado e esgotado, apenas mais da mesma sórdida e velha política. Um aproveitador e oportunista, que mente, até para seus companheiros do tal partido, imagine como será para a população, já tão calejada de enganação?! O sentimento é de nojo de políticos desse tipo, que não mede esforços para se dar bem e continuar a embolsar o dinheiro do pagador de impostos! Chega de hipocrisia!

Nenhum comentário: