domingo, 1 de novembro de 2020

REGISTROS DO LADO B (18)


O 18º LADO B DESTE MAFUENTO HPA É COM A HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA DE CLÁUDIO LAGO
Continuo caminhando e mesmo aos trancos e barrancos desta semana, não desisto e cá estou, após perder todos os arquivos desta máquina onde justamos tudo e de uma hora para outra, num piscar de mágica, tudo se esvai nos vãos dos dedos e trabalhão de longa data se perde. Ouço a repetição de que, nessas coisas internéticas, tudo tem um prazo de duração, ou seja, você escreve e deve se resguardar, armazenar não somente num local, mas em vários e quando um pifar, ter no mínimo mais um, depois perdendo um, salvar tudo de novo, numa espécie de moto contínua, para só assim se sentir seguro. Essas são algumas das agruras deste mundo cibernético, onde me dizem também que talvez tenha sido alvo de um vírus chinês. Tento sacar por que um chinês faria algo comigo, pois me posiciono contrário à Bolsonaro e ao sistema vigente, sendo que a China é contrariada nos seus interesses por esses que combato por outros motivos, mas no frigir dos ovos, o algo deveria ser outros e não este escriba, amiguinho dos chineses. Na verdade, não é possível juntar tudo o que se passa ao nosso lado por estes tempos e nada como registrar. Tento fazer isto com estes bate papos dominicais, nesta semana já alcançando a marca dos dezoito. Todos salvos até então no tal computador, mas também nos registros do Facebook. Só não perdi todos, pois, creio eu, ainda os localize no Facebook e possa salvar em duas ou três vias alternativas.

Nem isto tudo me faz desanimar, pois a luta segue, a vida continua e como me dizia lá atrás Fernando Sabino, um escritor mineiro que costumo ler quando me ponho nervético e mesmo tudo não ocorrendo desta forma, boto fé e sigo em frente: “No fim dá tudo certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim”. E daí, neste domingo, início do penúltimo mês deste fatídico ano da graça de 2020, novembro, proximidade de uma quinzena de eleição no Brasil, desta feita escolhendo prefeitos e vereadores, decido convidar alguém que é candidato – no caso o meu candidato à vereança aqui na cidade de Bauru SP e o faço para mostrar da necessidade de se ter entre os eleitos alguém da nossa laia, que não decepcione no quesito resistência, enfrentamento das adversidades que teremos pela frente. Aqui em Bauru temos mais de 400 candidatos à vereança e muitos são merecedores desta confiança, pois estão na luta faz tempo, resistem, insistem e persistem com admirável força e consistência. Eu fiz a minha escolha por um militante dos antigos, um dos que desde quando entrou para a luta dela não mais se afastou. Precisamos de alguém assim a nos representar, com passado, presente e futuro. Já tivemos belos exemplos de gente dos nossos, representantes dignos não só do Lado B deste mundo, mas do que nos resta de dignidade dentro de uma sociedade cada vez mais individualista. Eu quero estar junto de alguém, que como eu, pense o mundo coletivamente e se preocupe com o todo, não com a sua situação e daí, trouxe para a conversa semanal CLAUDIO LAGO.

Por demais conhecido por todos os que estão na lida e luta, a intenção é contar algo destes, os que dedicam suas vidas para pensar coletivamente e onde se envolveram para chegar aqui, até nossos dias. Vai ser uma conversa a rever algo que a História destas plagas ainda conta mal e porcamente, pois na maioria dos livros pela aí, muito pouco contando a versão dos perdedores, os humilhados, dos perseguidos, ultrajados, desde os invisíveis aos trabalhadores, claro, perpassando pelos que denomino como “desimportantes”, que na verdade é como somos considerados pelos que nos oprimem. A proposta é mais que evidente, uma revolta dos tais desimportantes, um levante e mostrando bocadinho da luta destes, um abrir de olhos coletivo. Vamos ao que já publiquei no blog Mafuá do HPA (textos diários desde 2007) sobre este rico personagem da vida bauruense nas últimas décadas:

- Publiquei em 28.10.2014: “CLAÚDIO E PAULO LAGO FAZEM PARTE DA NOSSA HISTÓRIA POPULAR - PAULO E CLÁUDIO LAGO são duas pessoas um tanto confundidas na cidade até hoje. Mas quem é um e quem é o outro? Ambos bancários, ambos lutadores intransigentes na defesa da classe operária, dos direitos dos trabalhadores, dos movimentos sociais e fazendo das ruas o lugar de reconhecimento popular e de muita ação. A confusão começa no fato de serem irmãos, com pouca diferença de idade e formação um tanto parecida. Saíram de Águas de Santa Barbara muito cedo e aqui em Bauru se formaram, adentraram o Banco do Brasil e daí para iniciar o engajamento no Sindicato dos Bancários foi um pulo. Ambos diretores e paralelo a tudo algo também marcante, tendo seus nomes ligados à Causa Operária, um segmento comprovadamente de muita resistência, valiosíssimo em várias conquistas na cidade. Não havia atividade social onde ambos não estivessem metidos e um tanto difícil fazer a separação, mesmo ela sendo evidente ao conhecer ambos. Foram tantos os embates, tantas as lembranças e até no momento de saírem da cidade, parece que tudo acabou se dando num mesmo momento. Ficaram um bom tempo longe de Bauru e nessa campanha eleitoral, para surpresa geral e felicidade de todos seus amigos, acabaram retornando e se engajando na campanha pela reeleição de Dilma.
Esses irmãos são merecedores mais do que um capítulo só para eles (talvez um livro), quando alguém vier a contar a verdadeira história do movimento operário e sindical ocorrido na cidade. Impossível não parar diante deles nesse momento de um quase retorno e não permanecer ali prostrado, ouvindo e recebendo uma verdadeira aula de História. Honrados e dignos sujeitos da história, personagens principais quando se leva em conta o seu lado B, ainda não devidamente contado (nem revelado). Por tudo o que representam, eu ainda me emociono muito ao vê-los”.

- Publiquei em 19.03.2016: “ESSES VIERAM PARA A RUA CONTRA O GOLPE NA MANHÃ DE HOJE - Tudo começou com Alguns indignados e me questionando via reservado do facebook: “Não vai ter ato nenhum em Bauru no dia 18 contra o golpe, só em São Paulo”. Bem que tentei, mas percebi que as forças todas seriam centradas para o grande e indivisível ato na capital paulistana, como de fato de deu. Mas não ocorreria nada em Bauru? Essa pergunta me corroia por dentro e por fora. Ontem, falei com amigos (as) daqui e dali, num certo momento deu o estalo: vamos nos juntar aos que já resistem bravamente na Esquina da Resistência, a Esquerda Marxista, capitaneada pelo vereador Roque Ferreira PSOL e pela Biblioteca Móvel Quinto Elemento. Foi o que fiz. Bolei um texto, submeti somente a um amigo, Claudio Lago e de tudo o que escrevi só troquei o nome. Havia sugerido “Ato” e, ele mais ponderado, me pede para deixar tudo com um caráter mais de bate papo, daí nasceu o “Encontro” (...).

- Publiquei em 01.01.2017: “DOIS AMIGOS, DUAS SITUAÇÕES PRA LÁ DE PERTURBADORAS NA PASSAGEM DO ANO – Cláudio Lago e sua esposa Luzia, ele ex-bancário, muito conhecido em Bauru dos tempos em que o Sindicato de sua categoria foi resgatado das mãos de um tal João, que conseguiu levar consigo um clube para uso pessoal, o Bancários. Desde sempre na lida pelas causas sociais. Conseguiu levantar sua morada lá pelos altos da cidade de Bauru, mais precisamente no jardim América, duas quadras abaixo da Nossa Senhora de Fátima e lá reside há mais de vinte anos. Diz conhecer todos seus vizinhos, mas nenhum deles faz nenhuma questão de conhecer uns aos outros. Na região a preferência é pelo isolamento. O máximo que consegue de todos é um mero cumprimento de mão nas trombadas diárias na quadra onde reside. Parar para conversas, nem pensar. Ontem dia 31/12, por volta das 19h30, após a saída de um dos filhos de carro e esse sem esperar que o portão eletrônico baixasse totalmente, três sujeitos travaram o mesmo e adentraram sua residência. Não se importaram com o cão no quintal, diante do casal e com uma arma a todo momento apontada para sua cabeça, encheram em quinze intermináveis minutos três malas com tudo de valor que encontraram pela frente, desde computadores, celulares, roupas, bebidas e, é claro, dinheiro. A perda foi significativa, mas só material. Hoje, um dia após, analisando friamente o ocorrido, ambos estão mais relaxados, tentam entre familiares e amigos não levar tudo tão sério, para não ficarem com traumas e com o que lhes restaram de comida em casa, produziram sua festa junto a demais membros da família que lá estiveram. Luzia tentou ainda argumentar com o menor deles, ela acreditando ser menor de idade e me disse que se o encontrasse pelas ruas logo mais (todos estavam sem capuz) o abordaria e lhe pediria para mudar de procedimento, pois ainda terá um fim trágico. Cláudio relembra dos detalhes deles escolhendo bermudas de seus filhos, jogando as mais velhas, assim como uma sua camisa e um kit do São Paulo Futebol Clube. Saíram ilesos e começam o ano com uma perda significativa de bens, não resignados, nem culpando isso ou aquilo. Ambos sabem muito bem que fatos como esses devem aumentar mais e mais daqui por diante, quando o arroxo e o apertar do cinto econômico se intensificam. São vítimas e lá no fundo sabem que, os três violentos a adentraram sua casa também o são. O mais bonito ao conversar com ambos hoje foi perceber não uma revolta, muito menos resignação, nem clamores por morte aos ladrões, mas a intensificação do entendimento de que, isso tudo só se reverterá quando o país estiver mais justo num todo. Do jeito que está hoje, os sensatos sabem, resta-nos aumentar a tranca em nossas portas”.

- Publiquei em 12.04.2018: “VIA CRUCIS DE ATO PRÓ-LULA DOMINGO EM BAURU – PELA VIA DA DESOBEDIÊNCIA CIVIL É BEM MAIS FÁCIL - O Núcleo de Base do PT DNA Petista Bauru decide hoje por promover um ato pró-Lula no próximo domingo, junto amigos para engrandecer o evento e após indecisão sobre o local, recai na praça Rui Barbosa, próximo domingo, 15h em diante e nos próximos passos, convites circulam e Cláudio Lago, um dos idealizadores decide legalizar o encontro. Como tudo no Núcleo é decidido coletivamente, Milton Dota bate o ofício e Cláudio me convida para acompanhá-lo no protocolo junto à SEMMA – Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, local onde ele fica sabendo, são autorizados eventos desta natureza. (...) E assim, não buscando nenhuma forma pelos caminhos da DESOBEDIÊNCIA CIVIL, tudo ocorrerá como reza a cartilha dos procedimentos autorizatórios convenientes. Eu pessoalmente, sou oriundo de uma época onde para eventos desta natureza bastava um se comunicar com o outro e todos juntos nos dirigíamos para o local previamente combinado e lá fazíamos o que tinha que ser feito e após o ocorrido cada um voltava para sua casa ou para qualquer outro lugar que lhe aprouvesse. Hoje, sem a autorização prévia dada pelo poder constituído nada é possível. Daí minha eterna conclusão: A LEGALIDADE É PHODA!!! E depois nos chamam de não sermos legalistas. Ufa, cansei!!!”.

- Publiquei em 06.10.2018: “A DETENÇÃO IRREGULAR DE CLÁUDIO LAGO - Claudio Lago e Lula Livres... Abusos só aumentando e com conivência da Rede Globo. Numa ação muito bem orquestrada e acontecendo praticamente em todo território nacional, onde parte da mídia massiva grava a ação ao vivo, em algo ainda muito pouco explicado, de como consegue obter a informação do que ocorre, quando ocorre assim num vapt-vupt. Não seria o caso de dizer que isso se trata daquilo que Jucá disse bem lá atrás, o "com Supremo com tudo". Ações dessa natureza tentam intimidar a esquerda há dois dias do pleito e servem não para amedrontar, mas para fortalecer estarmos no caminho e do lado certo da disputa. A gente só quer a libertação do país e o fim do servilismo e da entrega das riquezas nacionais. Com Haddad/Lula até a vitória, que será a povo brasileiro. Nas fotos momentos depois da detenção de Claudio Lago, do PT e da documentação de Osmar Brito, do PCO, defronte Delegacia da Polícia Civil, centro de Bauru SP, 17h30. Campanha Paulo Teixeira 1398 e Carlos Neder 13999 Haddad 13 em Bauru no Calçadão da Batista, sofre repressão policial com material totalmente legal, Ivan Scromov e Cláudio Lago estavam panfletando, quando os policiais chegaram e apreenderam o material e levaram o companheiro Cláudio Lago. Vide Link: https://www.facebook.com/scromov/videos/10210521589355909/”.

- Publiquei em 20.04.2019: “TONICO PEREIRA é consagrado ator brasileiro, um dos maiores, com currículo mais do que comprovado. Passou por Bauru ano passado com a estréia da peça "O Julgamento de Sócrates", um tapa na cara da mediocridade nacional. A bauruense ficou estupefata quando diante do que via, não sabia onde enfiar a cara, pois ele estabeleceu uma relação mais do que envolvente (e necessária) o que fizeram com Sócrates e com Lula, sem o citar em nenhum instante. Foram para assistir o astro global e se depararam com alguém a questionar o vergonhoso apoio que davam para Bolsonaro e o apunhalamento em praça pública feito para com o ex-presidente Lula. Na saída, ele envergando uma camiseta com a estampa de Brizola no peito fica muito a vontade conosco, eu e Cláudio Lago, quando o gravamos e num vídeo já publicado em 16/07/2018, dei lá atrás, sem querer, o pontapé inicial para este projeto que agora retomo e creio eu, darei impulso. Leiam o que escrevi sobre a vinda dele no blog Mafuá do HPA: https://mafuadohpa.blogspot.com/search?q=tonico+pereira. A partir daquele dia, eu sabia, começaria a gravar coisas pela aí, reiniciadas nesse exato momento”.
O link para o vídeo é este: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/2196275177069146/

- Publiquei em 08.09.2019: “COMO SE DEU A VITÓRIA POR DOIS VOTOS OU DE COMO MUITOS SE ARVORAM: "VOCÊS SÓ GANHARAM PORQUE FUI VOTAR" - A CRONICA DA ELEIÇÃO PARA O DIRETÓRIO MUNICIPAL PETISTA EM BAURU – (...) O mais bonito de tudo vem agora. Algo sobre a repercussão dessa diferença de votos de dois votos entre uma chapa e outra. Perder por dois votos eu sei, é mais do que difícil, principalmente a sua degustação. Ganhar por dois votos remete a histórias de todo tipo, como as anotadas e aqui reproduzidos para deleite de quem as degusta. A advogada Maria Cristina Zanin comenta: “Henrique um voto fez diferença, tinha razão ontem no Genaro, eu e Tatiana votamos. A questão é: fez diferença mesmo, sua boca hein????? Kkk”. O professor Oscar Soibrinho: “Dois votos de diferença. Hoje antes de votar liguei para o Gino e ele não iria votar. Provavelmente eu também não. Mas aí decidimos em irmos. Valeu. A princípio foi o trabalho que vocês fizeram. Coincidentemente nós não iríamos, o Gino não estava nem lembrando da eleição, eu liguei para ele perguntando se ele iria. Valeu, parabéns pela vitória”. A servidora pública municipal me liga ontem quase 17h: “Henrique, te ligo para te avisar, acabo de voltar da Câmara. Atendi seu pedido e voltei de Piratininga só para votar, deu tempo”. E quando soube do resultado: “Não acredito, por pouco não vou, fui pela sua lembrança”. As irmãos Luzia e Ana Maria Quinezi não iriam, mas o foram pela minha insistência, da Luzia ouço: “Quando vi a militância ali fora, me dei conta de como foi importante ter vindo, passou um filme em minha cabeça. É dessa forma, na rua que iremos vencer eles todos”. O jornaleiro Adilson Chamorro me lembra: “Eu ia só, mas por sua causa levei meu irmão e cunhada, teriam sido eles os responsáveis”. Essa história é longa, como o do cara que perde o avião e ele cai, daí fica a vida inteira matutando aquilo na cabeça. Histórias de gente que foi e não deveria ter isso votar agora pipocam e reuni-las é um algo a mais já fazendo parte da história desse pleito. Quanto a chapa perdedora recorrer, algo natural, porém sem defesa: “Todo o pleito, sua organização e realização, o acompanhamento todo foi feito por representantes do Diretório Estadual do partido, referendado por representantes das duas chapas, portanto, nada a reclamar ou retificar”, disse o candidato vitorioso após receber a faixa presidencial e tomar uma cerveja de uma certa marca em festa realizada na mesma noite no recinto do Mafuá do HPA, na presença de mais de cem pessoas (todos comparecendo com um kit festa, bebida e carne para churrasco). A festa se estendeu até 1h da manhã. E desta forma e jeito o PT de Bauru vira finalmente uma dolorosa página de sua história. Ufa!”.

- Publiquei em 19.09.2019: “SEM COMENTÁRIOS - EXISTE UM INTENSO TRABALHO PELA FRENTE PARA RECONSTRUIR O PT EM BAURU E JÁ PARA O PRÓXIMO PLEITO
O jornalista Ricardo Santana publica hoje no meio da tarde nas redes sociais: "Pedido de anulação da eleição para presidente do PT em Bauru perde por 7 a zero. Reunidos na tarde desta quinta-feira (19/09), os 7 integrantes da Comissão de Organização Eleitoral do Diretório Estadual do PT negaram por unanimidade o recurso de anulação da eleição, realizada no último dia 8 de setembro que apontou Cláudio Lago como presidente do Diretório Municipal do PT em Bauru. COE ratifica vitória de Cláudio Lago por 2 votos. O PED (Processo de Eleições Diretas) foi coordenado pela COE do Diretório Estadual do PT. Com a decisão de hoje, a COE ratificou a eleição de Cláudio Lago para presidente do DM de Bauru". Daí sem querer comentar, mas já comentando este mafuento HPA escreve: O pedido de anulação da eleição para presidente do DM foi apresentado pela chapa encabeçada por João Félix Neto, derrotado por apenas 2 votos (158 a 156). A chapa de João Félix Neto teve o apoio de Estela Almagro. Um novo momento, com a abertura de um amplo leque de crescimento pela frente, sem se vergar ou fazer acordos espúrios com a parte contrária. O PT só tem a ganhar com a decisão unânime de hoje das suas instâncias superiores. Daqui pra frente é só trabalho, sem provocações e buscando um noivo momento para o partido na cidade. De início algo que até então não tínhamos, uma sede bem localizada, reuniões regulares e decisões coletivas, democráticas e atuação dentro dos ditames do velho e bom PT, um que sempre esteve na mente dos membros do Núcleo de Base DNA petista, hoje ampliado, revitalizado e revigorado. Não existem mais desculpas, agora é transformar, ocupar espaços e ser e estar cada vez mais atuantes, presentes e altaneiros, de cabeça erguida”.
A escrita dobre Lago, sua luta e trajetória vai longe, mas para não me alongar muito nestas linhas, conclamo para que ouçam o bate papo dominical, logo mais, DOMINGO, 01/11/2020, 10h, aqui pela página do meu facebook. Estão todas e todos mais que convidados...

Eis o link para assistir o Bate Papo inteirinho, do começo ao fim: 

Nenhum comentário: