domingo, 15 de novembro de 2020

ALGO DA INTERNET (170)



CHEGANDO A HORA NÃO DEIXE QUE TE FAÇAM DE TROUXA*
* Fui juntando aqui, ao longo do dia, mais e mais opiniões de gente que respeito sobre o pleito deste domingo, portanto, este texto foi ganhando corpo, sendo ampliado a cada retorno ao computador. Deu no que deu e como não quero escrever nada hoje sobre o tema, fico com as observações alheias:

- "Eleição se aproximando. Na hora de votar lembre-se de que você é trabalhador assalariado que não tem plano de saúde, depende do ensino público e por extensão de todos os serviços públicos. Valorize seu voto! Vote em candidatos e partidos que tem história de lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores. Além do partido, analise também o perfil do candidato(a). Não é porque estão em partidos progressistas, que os candidatos e candidatas são comprometidos com as causas dos trabalhadores, alguns e algumas só querem o mandato para colocá-lo a serviço de seus próprios interesses. Não deixe que te façam de trouxa!!!", Woltaire Matosinho.

- "Os que se proclamam revolucionários, os que defendem a independência da classe trabalhadora, aqueles que consideram que a luta contra o machismo, o racismo e a homofobia não estão apartadas da luta de classes, os que combatem o fascismo de forma consequente, os que não querem eleger administradores da crise capitalista, os trotskistas... Os que sabem não ser possível realizar transformações estruturais pela via eleitoral e pela mão do Estado... Os domquixotes em geral... tem uma só opção de voto amanhã", Almir Ribeiro.

- "Sei que tem bastante gente que vota nulo e eu acho mais do que legítimo isso, apesar de um pouco romântico demais nos dias de hoje. Conheço a cartilha anarquista de cabo a rabo então sem discurso aqui. Só queria dar um toque a quem vota pra dar uma pesquisada principalmente nos vereadores aqui da região. Tem pessoas que eu conheço se candidatando e que eu sei que faz um corre foda, principalmente na parte de cultura nas cidades. Não vou citar nomes, se quiser saber me chama inbox. Mas o ponto que eu quero chegar é que chega uma hora que ser pragmático é necessário. Se a galera progressista, antifascista, da esquerda se ausentar agora, a chance das câmaras de vereadores ficarem entupidas de filhos da puta militares, religiosos, reacionários e afins é muito alta. Cada canalha dessa laia a menos faz diferença na caminhada de todo mundo. Sei que a mudança vem das ruas, mas dificultar a plataforma conservadora através do voto também é válido. É isso", Samuel Garcia.

- "DISCIPLINA PARTIDÁRIA - A classe trabalhadora somente pode conquistar o poder através de partidos políticos. Quando nos filiamos, aceitamos seguir a decisão de suas instâncias, mesmo quando discordamos. A opinião e o debate são livres, mas a ação precisa ser unitária e firme", Breno Altman.

- "Ir votar em Lençóis é mais um momento de nostalgia do que uma participação da democracia em si. O que me tira do sofá no domingo de eleição, definitivamente não é ir lá pra escolher entre os candidatos de direita ou de extrema direita. Ver como tá minha escola, o pátio, a quadra, as reformas, as mudanças, sentir saudade, isso sim que é legal. É duro participar das eleições numa região em que é preciso escolher entre os menos piores. Bom domingo pra vocês!", Cleiton Piras.

- "Neste domingo de festa, depois da campanha eleitoral mais linda de que já participei, entre amigas e amigos, tanta gente de boa vontade desta terra de Botucatu, trago um último recado, na verdade uma crença que me acompanha desde muitos anos atrás e que se reafirma neste 15 de novembro de 2020, quando constato com alívio que a passagem do tempo não me fez mais amarga ou ressentida, mas ao contrário, mais aberta e confiante. Trata-se de uma fala do escritor argentino Julio Cortázar, a quem muito admiro. E diz: Não posso saber como será o mundo dentro de cem anos. Mas no pior dos casos, se for o pior dos mundos, prefiro que seus historiadores me citem como um utopista ingênuo do que como um dos precursores de um inferno fascista e tecnológico. Sempre haverá alguém à frente para recomeçar o caminho em direção da realidade final do sonho.", Paula Freire.

- "O interior de São Paulo é o maior Polo fascista do estado, muita força pra vocês que moram aí que tem que conviver com tanta gente perversa, sem contar que é dominado pelas igrejas que vomitam preconceito, mas tem o pior ainda, aquele que mora no Geisel que reformou a casa e agora tem um ônix usado, esse se acha rico. Boa sorte, tenho estômago pra essa gente não", Jair Netto.

- "Todas as mulheres da esquerda que aceitaram o desafio de estar como candidatas sofreram violência machista. Escandalosamente foram chamadas de nomes inominàveis (não tenho que repeti-los aqui). Essas questões demonstram claramente que essa sociedade machista, misógina, totalitária, racista quer ainda determinar que o Lugar de mulher é na cozinha, dentro daquilo que chamam de lar! Só que NÃO! Cada dia nós MULHERES, fincamos nosso pé e gritamos: NOSSO LUGAR É ONDE EU QUISER! Respondemos e enfretamos seu machismo com ações diretas na política. Não temos medo! Avançamos! Avançaremos! Viva as Marias, Manoelas, Beneditas, Marilias, Luiziane, Celi, Brunas, Jessicas, Priscilas, Francieles, Dilmas, Joices, Raquel, Meires, Merli, Joana, Sueli, Aparecidas, Margarida, Lurdinha, Lucianas, Kellys. E muitas outras do campo e da cidade. Da esquerda, comunistas, petistas, psolistas, dos movimentos sindicais e popular. Viva a nossa luta. Nenhum direito a menos", Tidda Vernucci.

- "Vai ter disputa entre dois bolsonaristas no segundo turno em Bauru. Um apoiado pelos empresários e outra apoiada pelo fundamentalismo religioso. Nenhum deles terá o meu voto.
A contradição é a seguinte: sabemos o que significa para a população negra e periférica o discurso demagógico e as políticas dessa direita apodrecida... é criminalização (até das expressões culturais), vigilância, encarceramento, extermínio. E uma das representantes dessa política será uma mulher negra. Será que a origem é mais importante que as posições defendidas pelas representações políticas?", Tauan Mateus.

E DEPOIS DE TUDO CONSUMADO:
QUEM É DE FATO E O QUE REPRESENTA A CANDIDATA QUE VAI PARA O SEGUNDO TURNO CONTRA O PIOR CANDIDATO A PREFEITO DE BAURU - ESTAMOS DE MAL A PIOR, CAOS À VISTA
"Ficamos sem opção no segundo turno em Bauru. Raúl representa os interesses da Casa Grande assim como Suellen. Dois bolsonaristas de direita conservadores (redundante, mas é pra frisar)! A diferença é que a ficha dela não caiu ainda por analfabetismo político. Suellen é uma iludida, ingênua na política. Boas intenções, mas muito generalistas e sem viabilidade prática, não entende de política. Os discursos dela não representam os interesses do próprio partido. Tem lobo grande por trás dela. Ela não representa nem as mulheres, nem os negros. Não se representa, porque ainda não entendeu seu lugar nesta sociedade pra travar uma luta de fato. Além dos interesses da elite, representa também a ala protestante. O tombo dela vai ser feio. Boa parte do eleitorado continua sendo infantil nas urnas. Vota por personalismo, o "salvador da pátria". Não entra na cabeça que em política se considera ideologia, partidos, coligações, governabilidade, interesses, conjuntura local, regional e nacional. São muito reacionários usando a fé em lugar errado. Fé é na igreja, não na política. Política é estratégia, racionabilidade. Não é o "meu amigo", "quem acho bonito", "quem fala bonito", "quem vou com a cara", "quem sorriu pra mim". Cansada", Jessica Monteiro de Godoy.

Nenhum comentário: