sexta-feira, 6 de novembro de 2020

ALFINETADA (197)


NÃO EXISTE MAIS LEGISLAÇÃO A DEFENDER O TRABALHADOR - COMO VOLTAR A TÊ-LA...
Conto uma historinha muito triste contada a mim por amigo que uma semana atrás conseguiu emprego, pasmem, justo na primeira entrevista. Começou a trabalhar de imediato e pelo telefone conta como tudo se deu.

- Henrique, fui indicado para a entrevista, fui lá, me disseram que o valor era X, baixo, mas não tive como contestar, pois estou desempregado há seis meses e segundo me foi dito, assim sem querer querendo, havia mais de dezena aguardando na fila, porém ressaltaram, o escolhido fui eu. Ou seja, já deixaram claro, pegar do jeito proposto ou outros pegariam. Peguei.

- Foi registrado em carteira? - lhe perguntei.

- Meu caro, isso não existe mais. Me pediram para abrir MEI (Microempreendedor Individual), a tal da pequena empresa individual. Já tinha, estava sem uso, mas valeu e foi o que me garantiu o emprego de imediato. Tudo é feito como se fosse feito um contrato, sem nenhuma responsabilidade da empresa para comigo. É como se não tivessem lá um funcionário, mas uma empresa terceirizada. Pagam o valor estipulado e se isentam do resto.

- Mas ao menos vai trabalhar oito horas por dia e nada mais, né? - voltei a questioná-lo.

- Você parece mesmo besta, hem! Isso já acabou, as regras agora são deles e não existe mais contestação. Trabalharei doze horas diárias, com somente uma folga semanal, sem direito a nada mais, nem auxílio transporte terei. O máximo é uma refeição no local, pois a folga para o almoço se dará somente para comer e voltar pro trampo. Não existe mais fiscalização, tudo legalizado. Se alguém for lá averiguar, nem funcionário sou, sou uma empresa lá dentro atuando de forma terceirizada.

- Puxa, que merda, hem! Mas ao menos vai conseguir pagar a Previdência, pois um dia pretende se aposentar, ou não?

- Pagar eu quero, me aposentar, precisarei um dia, mas como tenho um buraco no meu orçamento, creio não o farei de imediato. Tenho que tapar meus buracos, depois penso nisso. Talvez daqui um ano recomece. Não vai dar pra fazer as duas coisas ao mesmo tempo, recolher para a Previdência, comer e quitar o que tenho de atrasado. Impossível conciliar tudo.


Nos lamentamos por essas e outras coisas, com um pedido lacônico de sua parte:

- Você sabe o quanto te considero. Não pode nem pensar em sugerir algo em torno do meu nome. Por favor, demorei demais para conseguir este emprego, ou seja, essa firma para trabalhar em convênio com a minha MEI e se eles ousarem saber que dialoguei sobre essas condições, não tenho a menor dúvida, estarei perdendo o contrato e novamente na rua da amargura.

Foi isso. Por fim, conversamos sobre o que tínhamos até bem pouco tempo, época de governos petistas, onde a Legislação Trabalhista era respeitada, existia até Tribunal do Trabalho, onde empregador e empregado eram ouvidos e o trabalhador tinha seus direitos garantidos, hoje não mais. Concluímos que, o tal do PT fez muito, até por manter uma legislação a defender os direitos até então garantidos em lei. Hoje, mesmo alguns direitos ainda permanecendo dentro da tábua do lei, não mais vigoram, perderam força e quem os defende estão todos acuados, representam minoria diante do estado de coisas em vigência. Com a chegada de Bolsonaro tudo mudou e hoje o empregador faz o que quer, como quer e quando quiser. Eis a conclusão dada por ele mesmo ao final da conversa:

- Éramos felizes e não sabíamos. Será que um dia voltaremos a algo parecido na defesa dos trabalhadores brasileiros? Esse deus no acuda será o nosso fim.

RECUO POR "FALTA DE CABIMENTO"
Diante dos irrefutáveis fatos jornalísticos publicados pelo jornalista Nelson Gonçalves em seu site Contra Ponto, quando simplesmente descreveu o que a investigação policial havia apurado, ou seja, os nomes dos vereadores indiciados por viagens escusas patrocinadas pela COHAB, um deles, Sandro Bussola, também candidato à prefeito, recuou e retirou o pedido de sindicância contra o jornalista. Orientado pela assessoria jurídica da Câmara, pela absoluta "Falta de Cabimento", o melhor foi mesmo enfiar o rabo entre as pernas e produzir um documento voltando atrás. Daqui por diante, não terá que dar explicações para outrem que não seja a Justiça, aliás não somente ele, mas outro também enroscado com o mesmo problema, Fábio Manfrinato, também candidato, mas a vice-prefeito na chapa de Raul de Paula. Algo começa a ser desvendado nas hostes da vereança bauruense e para o bem de todos os demais, é melhor que saia logo a lista de todos os que se beneficiaram dessas viagens e outras benesses até mais escabrosas, até para não contaminar toda a corporação. É quase o mesmo que vocês estar contaminado de COVID num navio de luxo ancorado num cais e ali quietinho a transmissão vai se multiplicando entre todos. Já uma vez identificado a fonte do vírus, sendo apartado e devidamente curado (sic), alguma chance dos demais não serem também infectados. Pelo bem de todos, o melhor mesmo, seria o afastamento destes hoje já impregnados, tudo devidamente informado e controlado pela fonte mais oficial que se tem para averiguar o grau de contaminação, o GAECO.

Em tempo: Ainda permanece a solicitação de apuração e sindicância para o denunciante e não para os denunciados, essa feita por parte do vereador Ricardo Cabelo. Por que teria assumido as dores dos demais? Algo para ser devidamente apurado.



SÓ FALTA O JUIZ APITAR O FINAL DO JOGO

O MELHOR SÃO A REAÇÕES, COMO A DE EVO MORALES

https://www.pagina12.com.ar/304001-evo-morales-ironiza-si...
Pouco tempo atrás, Evo Morales foi golpeado e afastado do poder, expulso da Bolívia e Trump e seu asseclas pediam para ele, se tivesse algo a reclamar que o fizesse junto a Luis Almagro, presidente da indefectível OEA - Organização dos Estados Americanos. Pois bem, que Trump faça o mesmo...

O MELHOR OCORRE COM AS REAÇÕES, COMO A DE GRETA THUNBERG

Tempos atrás Trump ironiza com a Greta, pedindo para ela ter calma e ir assistir um filme pra esfriar a cabeça. Agora, quando o nervoso é Trump diante da iminente derrota, quem pede o mesmo a ele é Greta. O mundo dá voltas e o nervosinho, mesmo com o juris esperniandi já em atividade, pelo visto, vai ter tempo para muitos filmes. Eis o link: https://www.dw.com/pt-br/relaxa-donald-ironiza-greta-thunberg-no-twitter/a-55517588?fbclid=IwAR0GfhuXgj_3qMlG_F4Ds5KahJ7d-AhSpIam-fdN-c-QKTaSjUuqZzP3RKo

Nenhum comentário: