segunda-feira, 16 de novembro de 2020

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (147)


CONSIDERAÇÕES DESTE HPA E ALGO RECOLHIDO DO RESCALDO ELEITORAL – A LUTA CONTINUA...
Foi péssimo. Não tenho em quem votar. Nem que queira não conseguiria, pois para mim é impossível em votar em alguém como esse Raul, por tudo o que representa, o pedantismo, pescoço erguido para a periferia e os movimentos sociais e populares. O papel sempre cumprido por ele junto à classe médica, seus posicionamentos e postura classista em detrimento do sofrimento popular e até contrário ao SUS. Triste papel quando da vinda dos médicos cubanos ao país, já me deu certeza de quem de fato sempre foi. Passo ao largo de um dia ousar querer votar em algo assim. Dessa Suellen, primeiro por nunca tê-la visto em lugar nenhum, nunca a vi reivindicando nada, circulando junto das quebradas desta cidade. Surgiu do nada, por algo que um dia fez na TV e principalmente pela decisão do segmento evangélico neopentecostal – o mais reacionário e nefasto deste país – em fechar questão com seu nome. Como posso votar em algo assim, construção vazia, oca por dentro e por fora, sem nenhum conteúdo útil. Juntemos os dois e mesmo assim, nada de bom. Bauru perde muito e no segundo turno, desde já me posiciono contrário à proposta de ambos. Fazer o que? Sou oposição desde já, imediatamente, sem mesmo esperar ver quem lá estará, quem assumirá a imensa dívida e a quantidade de problemas pela frente. Imagino no caso de Raul sua retaguarda de vetustos prontos para a prática de beneficiar os abastados, os de sempre e cravar a estaca cada vez mais fundo no coração da classe trabalhadora e periférica e no caso de Suellen, tremo só de pensar nos acordos que serão feitos desde já por quem a levou ao 2º Turno, ou seja, os tais pastores das igrejas mais rentistas destas plagas. Imagina que algum destes não irá querer um naco de poder e o que veremos pela frente será uma amostragem do que Crivella fez com o Rio de Janeiro e com todas as cidades governadas por gente colocando a religião mercantilista em primeiro plano. Estaremos diante de um retrocesso atroz. De algo tenho a mais absoluta certeza, mais do que nunca, se faz necessário juntarmos forças, não só a esquerda, a oposição, tudo e mais e também o bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco, o BAURU SEM TOMATE É MIXTO, pois diante de tudo, cada vez mais, teremos um papel fundamental para apontar o dedo nas mazelas em apontar corajosamente: “O rei está nu!”.

O que recolhi assim correndo pela manhã desta segunda:
- “Suellen vs Raul. Mais um vexatório 7 a 1 contra população de Bauru”, jornalista Ricardo Santana.
- “Não reclame: os políticos corruptos não são vindos de outro planeta e sim fruto de parte de uma sociedade que vende seus votos”, militante social Pedro Valentim.
- “Não é o PT que está "queimado", é o povo que se deixa levar pelas falsas promessas de lobos em pele de cordeiro por parte dos políticos conservadores tradicionais. (...) Absurdo ver gente da esquerda assumindo o discurso da direita e comemorando o que acham que foi "perda" para o PT e não se toda a esquerda... Da mesma forma, ver pessoas comuns assumindo o ridículo discurso antipetista vomitado por falsos pastores e falsas lideranças religiosas, muito mais por interesses econômicos que por pretensa ideologia conservadora (argh)”, João William.
- “A Casa Grande ganhou novamente”, advogado Gilberto Truijo.
- “No que você está pensando? Ainda é possível transferir o título de eleitor para a capital?”, professora Iara Salles.
- “Adorei a nova composição da Câmara de Vereadores e adorei a dupla que vai para o segundo turno. Reflete tudo aquilo que Bauru é”, artista plástico Silvio Selva.
- “Que câmara é essa? Temos bancada da bala, bancada da bíblia, da milícia, dos "doutores", COHABeiros. Cadê a renovação tão propagada, legislativo com giz, com servidor forte, com representantes de movimentos sociais que lutam por justiça e equidade? Não será por meio do voto que transformaremos a sociedade, ocupemos as ruas já! Nos falta coragem, vigor, confiança. Nos falta principalmente o espírito metalúrgico das décadas de 80 e 90: união, luta, coletividade e, principalmente, consciência de classe! Não sabemos quem somos e o que somos nesse tecido social”, Eduarda Maria Fernandes.
- "A democracia mantida pela política burguesa só preserva o status quo”, Ofélia Bravin.
- “Analisem os dados, haja paciência: prb/pt Bauru 2016 quase 13.000 votos X 2020 Pt/rede quase 10.000... pra quem quer algo tem muito a estudar, analisar, pensar...enfim tem coisa pra cacete pra se debruçar em todos os lados e aspectos...”, Bkl Bruno.
- “Em Bauru, agora é esperar primeiro de janeiro pra saber se gritaremos Fora Suellen ou Fora Raul”, Leandro Siqueira.
- “Será que alguém em Bauru tem noção do que vai virar a prefeitura nas mãos da Universal?”, Leandro Alvez Lohnhoff.
- “Estávamos à beira do abismo, demos um passo a frente. Bauru de vento em ré...”, atriz Mariza Basso.

O FORA BOLSONARO E AS ELEIÇÕES
Dia seguinte das eleições municipais, leio e ouço muita gente dizendo que o seu Jair, o miliciano e neopentescotal Bolsonaro perdeu, pois não conseguiu transferir seus votos. Talvez não o tenha feito a contento nas capitais, nos grandes centros, mas no interior intestino do país o estrago foi feito e em maior escala que anteriormente. Aqui mesmo na aldeia bauruense temos dois admiradores do conservadorismo indo para o 2º Turno e aquilo que já era ruim, horrível, ficou imensamente pior, pois não existe mais a possibilidade de oxigenar a votação e tentar eleger o menos pior. Bauru e tantas outras cidades entraram num ciclo igual ao que o Rio esteve metido até agora, se Suellen ganhar, algo como a administração Crivella, tudo loteado por pastores e o fim das festas populares, perseguições implacáveis daqui por diante, se Raul ganhar, nada muito diferente e o desGoverno de uma minoria que sempre excluiu o povão de suas decisões e olhares. A charge mostra o quanto de ironia existe nisso tudo, pois quem ganhou mesmo foi o conservadorismo mais tacanho, infame e cruel. Estejamos todos muito bem preparados...

Nenhum comentário: