sábado, 28 de novembro de 2020

REGISTROS LADO B (22)



22º AO VIVO LADO B COM O MÚSICO LUARAUL LUAL, ANDANTE E ALGO DAS ESTRADAS DA VIDA
Amanhã é dia de pleito eleitoral, segundo turno em Bauru e diante de duas propostas muito parecidas, escolhas feitas antecipadamente por Bauru, pouco existe a discutir e acrescentar ao que virá pela frente, daí nada melhor do que mudar de assunto e ir ter com a vida ali da dobrada da esquina. Da eleição, uma certeza, a escolha será entre o roto e o esfarrapado, retrocesso para esta cidade e quando nada mais existe a mudar na vontade do eleitorado, este mafuento segue o jogo, vida adelante, propiciando algo de quem sempre viveu nas entranhas, nas rebarbas destas plagas e com sangue, suor e lágrimas construiu algo sólido, consistente e cheio de garra, fibra. A amostragem disto será dada com o bate papo com LUARAUL LUAL,o novo nome artístico de alguém que aos 14 anos botou pela primeira vez o pé na estrada e foi ser gauche na vida. Se descobriu cantante e acompanhado de sua mochila conheceu este país em histórias cheias de garra, impulso por deixar uma vida modorrenta e conhecer, não só outras paragens, como essa irrefreável busca pelo ar respirável que só a liberdade de quem sair pela aí, sem eira nem beira, sem rumo, destino certo consegue.

LUARAUL, que até meses atrás era o conhecido RAUL MAGAINE, cover do Raul Seixas, sua expressão também física, pois com a barba e o jeitão do cantante baiano, ela sai pela aí, rodando o mundo, se apresentando em lugares pouco imaginados, oferecendo sua arte e com ela conseguindo o seu sustento. Essa liberdade corajosa de sair de uma rotina pré-estabelecida, adentrar outro mundo, o de grandes possibilidades, mas todas para serem conquistadas, possíveis ou não, é algo para poucos. Conhecer como se deu essa possibilidade, as escolhas de uma vida inteira traz junto de si uma mensagem subliminar de grande valia e é isso que estaremos conversando, não revelando, mas descrevendo, mostrando que, neste mundo tão cheio de conformismo, existem saídas, elas não são fáceis, confortáveis, mas quem opta por elas, pode conseguir resultados inolvidáveis. Luaraul é destes. Ele foi e voltou, sempre continuará indo, algumas vezes voltando, noutras se perdendo pela aí. Histórias como a dele são inebriantes, pois mostram para uns tantos como este mafuento, que as recolhe, mas não possui a mesma coragem para fazer o mesmo. Eu só me encanto, reconheço o valor destes, busco também caminhos alternativos, reconheço todos, valorizo, mas como aos 60 anos, pouco fiz ou caminhei por estes caminhos, minha parte é a de contar, ouvir, relatar e tentar passar pra frente algo de positivo destes tantos que buscam levar suas vidas de outras formas, fora do padrão convencional proposto pela sociedade de consumo onde vivemos e sobrevivemos.

Leio um livro neste momento, “Itinerário de Pasárgada”, do poeta Manuel Bandeira e lá, sua mensagem principal por mim absorvida é a de em passagens emocionantes, relembrar os momentos em que se deparou com as pessoas mais simples impregnando-se “do realismo de gente do povo”. As leituras, trombadas com pessoas de grande valia para a formação do ser humano sensível, diferenciado, as que agiram sobre sua formação de escritor. Bandeira se delicia trazendo à memória as amizades que mais lhe deram alegrias. Luarual tem muito disso na vida de quem o conhece e deles desfruta suas histórias, vivências transcorridas. Impossível permanecer indiferente. Adorável quem não demonstra receio em viajar sobre seu passado e, ao fazê-lo, fornece um saboroso testemunho e imprescindível para a compreensão da trajetória de quem ousou, fez e aconteceu, tudo propiciado pelas brechas permitidas. Histórias de ousadia me encantam e a deste entrevistado é recheada de algo assim. Na sequência algo que já escrevi dele pelas redes sociais e meu blog, o Mafuá do HPA:

- Em 25.07.2019 escrevi: “RAUL MAGAINE HÁ 23 ANOS NA ESTRADA POR RAUL SEIXAS - Conheci uma pessoa mais que incrível meses atrás na Feira do Rolo, mais precisamente cantando numa manhã dominical no palco do Bar do Barba. Foi empatia a primeira vista, pois além da simpatia, a percepção de estar diante de alguém, reunindo histórias para dar com pau, ou seja, vivência estradeira como poucos. Isso estava mais do que escrito na própria fisionomia dele e já no primeiro dia, tirei muitas fotos e o testei quando dizia para os que ouviam sua cantoria: "Peça qualquer uma do Raul que toco na hora". Escolhi Ouro de Tolo e ele lascou assim de bate pronto, de memória, como o fez com todas as outras, motivo de pedidos vindos de todos os lugares. desde então fiquei de escrevinhar algo dele, incluí-lo no rol destes personagens. Missão cumprida no dia de hoje. RAUL MAGAINE é seu nome artístico e quando lhe perguntam seu nome ele o repete, daí nem sei se o de batismo é também Raul, mas como esse cantante estradeiro já incorporou Raul Seixas em tudo, desde a fisionomia, vestes e trejeitos, não vejo como não ser a própria reencarnação do roqueiro. Esse Raul nasceu em 1983 e segundo me conta, aos 6 anos teve contato com o original Raul, quando soube de sua morte e surgiu uma paixão nunca mais abandonada. Aos 12, foi embora de casa, sendo hippie, artesão e comedor de pó de estrada, lá pelos lados do Paraná. Deu prosseguimento pela devoção, hoje resumindo tudo numa curta frase: "Raul é para mim o início, o meio e o fim". Artesão, tatuador e músico, violinista dos bons, está pronto para reverenciar os 30 anos da morte do ídolo tocando dia 1/8, aniversário de Bauru no parque Vitória Régia num Tributo a Raul Seixas, subindo no palco por puro amor, sem cobrar cachê. Conta já ter concluído exatos 23 anos com Raul, mais que sósia, já tendo gravado CD e DVD só com músicas dele, se apresentado praticamente pelo estado todo e tendo o prazer de já ter tocado para os Pholhas e Kid Vinil. Um bom contador das muitas histórias vividas reverenciado seu mestre, levando a mensagem dele por onde ande. "Suas canções e sua filosofia de vida me fizeram evoluir e ser hoje o que sou. Já são seis anos de meu retorno à Bauru e continuarei enquanto viver sendo o próprio Raul". Para quem o conhece ou já o viu tocar e cantar, sem sombras de dúvidas, ele diz e pratica isso por onde ande. Toca Raul!!!”.
No link a seguir um bocadinho da nova fase, mais autoral deste ousado Luaraul, cantor, produtor, compositor e arranjador musical, “Me olhando de dentro para fora... Minha alma diz o que quer...(Luaraul Luar)”:
https://www.facebook.com/raul.magaine.9/posts/3473411529443531 

EIS O LINK DO 22º AO VIVO LADO B: 

CONSIDERAÇÕES FINAIS MAFUENTO HPA:
Luaraul, Magaine ou mesmo Evérton, esse andante de 38 anos, oito filhos, já tendo comido muito pó de estrada, hoje está contido - pela pandemia - e se reciclando, buscando quando tudo isto acabar, o reencontro num novo momento, nova roupagem e após, 24 anos de estrada, sempre se virando ao seu modo e jeito, seguidor de uma filosofia como a de poucos neste mundo, "eu quero o suficiente para sobreviver, não quero e não preciso nada mais, pois se tiver mais, terei sobra e com sobra problemas. Se tiver de menos, aí sim me preocupo, pois terei que correr mais atrás". Gente como ele toca essa cidade pra frente, suando muito a camisa, além de embalar os sonhos de gente como eu, eternos sonhadores e com os pés nas nuvens, buscando sempre algo novo. Lindo vê-lo dizendo em alto e bom som ele querer ser lembrado pelo que é. "Ninguém te conhece pelo seu nome, portanto fui Raul e agora sou Luaraul Lual", diz. Um orgulho poder contar seu relato, um dos reais protagonistas de boas histórias destas plagas - das ruins temos gente demais, das boas nem tantos. Imenso prazer em estar aqui, já por 22 semanas e a cada novo Bate Papo, um novo personagem, uma nova abordagem, uma vida intensa e pulsante. Isto é o Lado B - A Importância dos Desimportantes.

Nenhum comentário: