quinta-feira, 26 de novembro de 2020

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (139)


BAURU MOSTRA A TUA CARA – PARODIANDO O BRASIL E CAZUZA
Guardião, o super-herói bauruense está mais do que atento na eleição do próximo domingo, 29/11, quando no segundo turno será decidido quem será o prefeito (a) de Bauru nos próximos quatro anos. Ele, intrépido defensor das causas impossíveis, defendendo algo tão surreal hoje em dia, pois mesmo diante de tanta indicação do caos se aproximando, o povo faz o opção exatamente pelo seu algoz, não se cala e diante do provável e único cenário que nos espera enquanto destino futuro diz:

“Não existe do que reclamar. O que ocorre em Bauru neste momento é o que a cidade quis. Ela teve em suas mãos e através do voto a possibilidade de escolher e o faz, demonstrando o que quer, como pensa e age. Alguns ainda esperneiam, se debatem nas cordas do ringue, mas não existe como negar, o desejo da maioria está sendo atendido e se afunila neste 2º Turno algo bem com a cara desta cidade. Não tem como tapar o sol com a peneira, a Bauru que foi às urnas e estará novamente indo no próximo domingo é conservadora e está dominada por essas ideias. Pode – e deve – estar sendo iludida, ludibriada, mas não deixa de expressar por A + B o que quer, como quer e com quem quer. As duas candidaturas chegando na reta final representam bem o que vos digo, sem tirar nem por, essa a cara de Bauru. Circule pelas suas ruas, converse com o povão, foram essas duas candidaturas as que motivaram a maioria e se hoje existe alguma decepção, tenham certeza, isso representa a minoria, pois a maioria está muito bem representada pelo voto dado”, começa sua explanação, num tom de revolta e ciente de que, diante dos fatos, pouco ou quase nada poderá ser feito neste momento.

Disse mais: “Pedem minha opinião e não nego. Estes dois que aqui me publicam mensalmente queriam saber a opinião do Guardião e estou sendo bem claro, límpido e transparente. Bauru merece tudo o que está em curso e também tudo o que virá pela frente. Sinais foram emitidos do que está por detrás de cada um dos que chegam com chances de ganhar o pleito e no frigir dos ovos uma só constatação. Ambos levarão a cidade para algo já visto no desgoverno do atual presidente da nação, um conservadorismo desvairado e insano, mas tudo foi decisão popular, pelo voto e se assim querem, assim será. Se eu e alguns acham que foi um erro, representamos a minoria, pois a maioria está contente e vejo isso no semblante de quem está prestes a referendar tanto um como o outro. Nítido também, os perdedores – ou parte destes – tentando escolher o menos ruim, o que menos mal trará para a cidade e nele descarregar seu voto. Talvez sejam o fiel da balança do voto, mas mesmo estes, se conseguirem seu intento, sabem de antemão que, tudo o que possuem de ideal, de esperança de mudança, de arejamento para Bauru não ocorrerá, pois os planos de governos apresentados são claros, pregando o contrário de avanços na questão social, dita progressista. O Brasil hoje se mostra conservador e Bauru vai, ou melhor, está na onda”.

Guardião diz não estar sendo duro, só tentando demonstrar que a vontade popular está sendo demonstrada e ela aponta pela Bauru que se quer daqui por diante. “Ouço dizer que, teremos pela frente, o pior que já tivemos. Balela, tudo o que é ruim, pode piorar, basta ocorrer opções neste sentido. E quem me diz que Bauru não opta pela caos em plena consciência ou ao menos uma leve noção de que, se chegamos aqui aos trancos e barrancos, piorando melhora? Uma tese maluca, mas exequível. Por fim lhes digo, de que adianta reclamar neste exato momento? De pouca valia, pois como aqui já disse, tudo não passa da vontade popular sendo colocada em prática. Desgraça pouca é bobagem e o melhor mesmo, em caos como este, todos estarem preparados e não se surpreender com mais nada daqui por diante. Querem isso e isso terão. Ponto final”, encerra a conversa e fica só observando o movimento das pessoas se atirando do alto do precipício, ar de desalento, mas sem nada mais poder fazer.
OBS.: Guardião é obra do traço divinal do artista Leandro Gonçalez, com pitacos escrevinhativos deste mafuento e criador de caso, no caso o HPA. Para os próximos dias um lançamento em HQ dos mais inolvidáveis, um novo gibi na praça tendo como pano de fundo mais uma história do Guardião, pelo traço de quatro artistas, cada qual desenhando uma parte. Aguardem, pois o falatório por aqui em dezembro será em alto e bom som.

SOBRE A MORTE DE DIEGO MARADONA
Lindo texto da professora catarinense Elaine Tavares, o que de melhor encontro para expressar como me sinto neste momento. A charge de ilustração é do amigo reginopolense Fausto Bergocce - HPA:

REQUIEM POR DIEGO - Hoje foi um dia que chorei um bocado. Cada vez que entrava na internet e via algum escrito sobre Diego Maradona. Uma sensação de perda, profunda e dolorida. O Maradona era um cara especial. Um tipo que tendo ficado famoso poderia ter simplesmente vivido sua fama, sua grana, tornando-se um babaca, como tantos que conhecemos. Não é fácil sair da pobreza, conquistar o mundo e não se perder. Diego perdeu-se em muitas coisas. Álcool, drogas, mulheres. Sabe-se lá que dores o atormentavam. Sabe-se lá se foi apenas deslumbramento. O pequenino de Lanus aproveitou a vida à larga. Teve seus ataques, mostrou sua sombra, expôs os demônios. E ele poderia ter ficado nisso. Mas, não. 

Diego decidiu caminhar pelas estradas conflagradas. De repente, lá estava ele com Fidel, o demônio comunista. Declarava seu amor à Cuba e tatuava-se com a cara do Che, seu irmão geográfico. E amou Chávez, e amou o bolivarianismo, e se misturou com as gentes sofridas desse imenso continente. Diego latino-americano, Diego cubano, venezuelano. E ficou feliz com Mujica, com Lula, com os Kirchner, com Evo. Maradona caminhava pelas nossas estradas, sonhava os sonhos da gente, de uma Pátria Grande, de uma Abya Yala soberana. Diego era parça.

Diego Maradona já era um saco de pancadas pela forma como vivia. Não precisava achar mais motivos para ser demonizado. Mas não se achicou. Mostrou-se na sua inteireza, como um sujeito político, como um homem engajado, e levantou as bandeiras que acreditava serem necessárias para as gentes latino-americanas. Diego foi pura paixão. Pelo futebol, pela Argentina, por Nuestra América. Por isso essa tristeza. Encantou um irmão. Cheio de defeitos, de ambiguidades e contradições, mas absolutamente certo acerca do que deveria amar.

Não é sem razão que hoje choram os amantes do futebol, os argentinos, os cubanos, venezuelanos, bolivianos, uruguaios, equatorianos, colombianos, paraguaios, peruanos, brasileiros, salvadorenhos, guatemaltecos, nicaraguenses, enfim, todos os que aprenderam a amá-lo, em campo e fora dele.

Diego foi um deus do futebol, e poderia ter ficado ali, naquele pedestal inútil de conversinha mole. Mas não, ele desceu, fez-se irmão, parceiro, amigo. Fumava charuto cubano, usava boné com estrela, sapateava na cara dos que apenas o queriam como um macaquinho amestrado.

Diego viveu. Atormentado, sofrido, mas também alegre, pleno, cheio de amor por esse mundo ainda não-visto, ainda não-constituído, mas que caminha em cada um de nós que coloca seu tijolinho na luta pelo mundo novo. esse meio-dia que virá.
Que as nossas lágrimas lavem todas as suas trapalhadas e que ele possa entrar no céu dos bons, abençoado pela Compadecida de Suassuna. E que lá de cima, com seus parceiros de vida que também já encantaram, sopre segredos para que possamos enfrentar melhor a caminhada.

Gracias, gordo, gracias... por ter escolhido nossa gente em vez de ficar na indiferença".

E AQUI AINDA TEMOS BOLSONARO
Quando tento comparar o que está rolando aqui em Bauru na sua eleição para o 2º Turno e o Brasil, chego na conclusão mais básica, simples, elementar: o povo brasileiro gosta e escolheu mesmo sofrer, padecer no paraíso. Temos um país de inolvidáveis possibilidades, mas escolhemos péssimos administradores, ou melhor, na maioria das vezes, aturdidos por tanta coisa à nossa volta, tanta necessidade, iniquidade, que deixamos de atinar direito o que venha a ser o certo e o errado e daí, optamos exatamente por aquele que vai completar a nossa destruição enquanto povo, nação e indivíduo livre, soberano. Foi assim, ou melhor, é assim com Bolsonaro. Pior escolha não poderia ter ocorrido e a destruição ainda está em curso, sem data para terminar seu percurso devastador. Aqui em Bauru, até tínhamos opções, algumas muito mais salutares, mas a opção do povo bauruense foi por duas totalmente no desvio, cujos discursos foram bem claros, "vamos jogar contra os interesses do povão". E mesmo assim, o povo se iludiu e votou neles. Não tem do que se decepcionar, pois as escolhas foram nítidas, claras, evidentes e o que vai acontecer daqui por diante é o mesmo que está acontecendo com o Brasil, uma destruição com cartas previamente anunciadas. Eles, os tais dois candidatos, assim como Bolsonaro não enganaram ninguém, sempre disseram a que vieram e se o povo assim quis é porque quer algo assim no comando de suas vidas. Não existe ilusão, muito menos decepção. Sejamos ao menos sensatos, a chance de optar existiu, mas a preferência recaiu sobre estes, hoje bem a cara deste país e Bauru não foge à regra. Regredimos e muito, ou melhor, poucas vezes na nossa história - a bauruense e a brasileira, optamos por algo em outro sentido.

Nenhum comentário: