segunda-feira, 30 de novembro de 2020

RELATOS PORTENHOS / LATINOS (85)


EU E AMIGA COLOMBIANA MORANDO NA REGIÃO – OS GRUPOS ARMADOS E A MILÍCIA GANHANDO CORPO
Troco ideias com amiga colombiana morando aqui na região de Bauru. Ela cada vez mais apreensiva pela situação de seu país e a sua, pois não emite mais nenhuma opinião sobre seu país pelas redes sociais. Me diz ter muitos parentes por lá e teme por eles todos, daí, conversa somente com conhecidos e me pede, a mantenha anônima. Diz mais: “O Brasil pode se transformar em algo igual à minha Colômbia”. Leia o diálogo abaixo e tire você mesmo suas conclusões:

Ela: Você lembra da nossa conversa na época que estava para se realizar o acordo de paz na Colômbia com as FARC? Veja como o genocídio está sendo consumado. Cada vez que vejo as informações de como o governo colombiano descumpre sabota e tenta desmontar o acordo de paz e de como os ex-combatentes e líderes sociais que participam do processo estão sendo sistematicamente assassinados, eu lembro da nossa conversa em Botucatu.

E me envia este link de matéria bem elucidativa de como anda a situação política atual em sue país, a Colômbia: https://l.facebook.com/l.php... 

Eu: O atual governo é genocida, aliado de Uribe. Santos, mesmo de direita, me parece menos perigoso, mais democrático. O que me diz?

Ela: Nada a ver. Santos perdeu, e o atual governo é um títere de Uribe! É Uribe mesmo governando por trás. A conta de líderes sociais assassinados está em auge na Colômbia. As massacres voltaram a ser o pão de cada dia nas regiões. Os grupos armados de direita, aparentemente desmobilizados, se reorganizaram sob novos nomes e estão no controle das regiões. As eleições foram fraudadas e há abundante material provatório. O governo está todo envolvido no tráfico de drogas, etc.

Eu: E como está a vida dos exilados ou mesmo os que se afastaram do país? Você continua não podendo emitir opiniões, por receio do que possa acontecer aos seus que lá se encontram. Imagino a vida de jornalistas por lá como deve estar...

Ela: Eu uso as redes sociais, mas não me exponho mais do que isso. O jornalismo independente com muitas dificuldades e o jornalismo ainda um pouco decente, banido dos grandes veiculos da mídia.

Eu: Ares mais arejados como aconteceu com a Bolívia, Argentina e mais recentemente com as mudanças já previstas no Chile precisam se estender para o restante do continente. 

Ela: Na Colômbia estamos longe de respirar eses ares. É uma pena, mas é a realidade. E muito do modelo colombiano está sendo exportado para outros países entre eles o Brasil. Quando tiver tempo, acompanhe as notícias sobre o processo de paz e lembre da nossa conversa e as coisas que eu disse a você que aconteceriam com esse processo.

Eu: A Colômbia sofre nas mãos de gente como Uribe faz tempo e pelo que vejo, se nada for feito aqui no Brasil, chegaremos em algo igual, pois os milicianos são espécie de grupos armados de direita, de igual teor, sempre a serviços da direita mais perversa.

Ela: Isso mesmo.

Eu: Milícia são também grupos armados e a serviço da direita. O Brasil ainda está em tempo de reverter, pois quando se instalarem de vez, será tarde demais. A luta dos povo latinos é incessante.

Ela: Bom, tenho que sair agora. Mas espero que acompanhe um pouco a situação da Colômbia. Ela é um bom espelho e uma boa fonte para compreender o que está a se passar nos demais países da região. Abraços e boa sorte no seu trabalho. Quando quiser, me envie mensagens. Eu respondo.

Eu: Veja o resultado das últimas eleições municipais. Nenhuma cidade de nossa região optou por propostas de cunho social, transformadoras, de esquerda e todas as cidades optaram por algo bem conservador e dando cada vez mais vez e voz para os possuidores de atitudes de perseguição aos adversários. O que hoje acontece na Colômbia, se nada for feito, já está sendo implantado aqui no Brasil. A mídia massiva favorece muito isso.

Ela: É um projeto, um só e o mesmo, para a América Latina toda. Quando vejo estes resultados, eu olho para os países vizinhos e suas realidades. É olhar para o Chile e sua história, especialmente sua história recente, para a Argentina, para o Equador, para a Bolívia, para a Venezuela. É importante encontrar os padrões que guiam os fatos e encontrar onde estão os processos sociais e políticos que fazem um contrapeso e desafiam esse projeto neoliberal e imperialista que está sendo aplicado na nossa América Latina. E você apontou bem: a mídia!! A mídia está jogando um rol muito importante na condução do "pensamento" da população via da manipulação da informação, da forma tendenciosa de apresentar os fatos e uma série de estratégias. A mídia literalmente está alterando a balança do poder no nosso continente e não só aqui.

PÓS ELEIÇÃO - O QUE VEM PELA AÍ
QUEM ACEITARIA ESTAR NESSA COMPOSIÇÃO TÉCNICA?
Enfim, algo deve estar começando a se movimentar nos bastidores da cena bauruense, a tal da composição técnica que a prefeita eleita de Bauru, jornalista Suéllen Rosim disse estar gestando nesse período de transição e que será a mola mestra de seu Governo a partir de janeiro 2021. 

A pergunta que não quer calar e das mais estimulantes nas rodas de conversa é: quem terá coragem de participar dessa equipe de ponta? A pergunta não tem nenhuma carga de preconceito, mas leva muito em conta o isolamento dela em toda sua campanha, sem nenhuma aliança além do seu próprio partido, o Patriota e o lema "deus e família acima de tudo". Como fez de sua campanha um mundo à parte, renegou tudo à sua volta, onde agora iria buscar essa equipe técnica? Na igreja? Nos apoiadores de Bolsonaro? Nos amigos do seu vice? No seu círculo de amizades e conhecidos? Veremos.

O Patriota é limitador, disso não tenham a menor dúvidas. Pode até nessa altura do campeonato, abrigar novos adeptos, pois como se sabe, muitos se aproximam nessas horas, mas mesmo assim, muitos destes devem estar a pensar: "Me aproximo ou não? E se coisa não vingar e ficar naquele lenga lenga do que foi explanado na propaganda eleitoral, tudo superficial, quem se queimará serei também eu?". Isso tudo está sendo colocado como fiel da balança e daqui por diante deve ser levado muito em consideração na hora de aceitar ou não convite para trabalhar na nova administração.

A conferir...

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK COMPOSIÇÃO TÉCNICA:
Rodrigo Ferrari - Agora, todo mundo. Daqui a seis meses, ninguém.

Rosa Camolez - Aguardando atentamente 👀

Antonio Pedroso Junior - surpresas [?] virão

Henrique Perazzi de Aquino - Antonio Pedroso Junior diga ao menos a letra inicial do nome ou sobrenome...

Antonio Pedroso Junior - Henrique Perazzi de Aquino F X J J e porai afora

X Dialético Júnior - Acho que ela não dura um ano. Ela nem sabe o que é a Lei de Improbidade...kkkkk. Vai nomear até o Edir Macedo como conselheiro..... Só falta dizer que, além de bolsominion, também acredita em astrologia...será o fim da sem limites!

Gabriel Placce - Em 2021 ficar atendo no diário oficial, olhando cada nomeação.

Antonio Pedroso Junior - Gabriel Placce 95% com título. Pastor ou obreiro