quarta-feira, 11 de novembro de 2020

COMENDO PELAS BEIRADAS (95)


OS INDECISOS DE ÚLTIMA HORA, MAIS PERDIDOS QUE CEGOS EM TIROTEIO
O cara chega na rodinha no Calçadão, assim como quem não quer nada e vai logo dizendo:

- Sabe que não sei até agora em quem votar pra vereador. Tô pensando em votar no candidato "X".

Foi apupado e já lhe disseram na lata:

- Se é louco, não é possível que não viu o que ele fez. Fazia parte lá do esquema da Cohab, recebia passagens aéreas e passeava com o nosso dinheiro. E se fez isso, imagina o mais sem a gente saber. Fosse você escolhia outro.

- O cara se dizia meu amigo, mas se fez isso escondido, não deve mesmo ser gente boa. Ainda bem que me disseram, vou pensar então no candidato "Y".

- Você é mesmo lerdo para perceber o que alguns fazem pelas costas da gente, hem! Esse aí é daqueles que vive agenciando emendas do orçamento, vai pra lá e pra cá e não cuida da cidade, mas seu negócio é ficar agindo pro intermédio de alguns deputados, faz o jogo deles, intermedia dinheiro público. Ele descobriu esse filão de facilitador de dinheiro alheio e hoje não quer mais nem saber da real função da vereança. Fosse você pensava melhor.

- Poxa, vai ser difícil. Ele me dizia que trazia tudo pelo bem da cidade, mas pelo que vejo se beneficiava junto. Não posso votar em gente assim. Talvez o melhor mesmo é votar naquele outro, o que tem aquele monte de igreja por trás dele, o "M".

- Meu, se tá louco. Só escolhe cara com problema. Esse aí além de só atuar mediante o que a igreja lhe determina, não pensa na cidade e sim na igreja. No mais, transformou seu gabinete num balcão de negócio, tem fila lá pra receber remédios. Ele se desvia da função, pois dá um jeito, alicia pessoas e as passa na frente de outros necessitados, só por serem indicados por ele, ou seja, faz isso somente para os que estão debaixo do seu guarda-chuva. O cara é muito sacana, não dá pra votar nele.

- Então, ele se finge de bonzinho, mas só diz amém pras coisas da igreja e ainda é fura fila lá na farmácia municipal. É melhor deixar de fora, mas penso naquele lá do bairro popular, gabinete lá nas quebradas, o "K".

- Você já foi lá? Aquilo é um balcão de negócios. Tudo o que faz é por encomenda, não dá ponto sem nó. Só atende se for gente que pode lhe garantir voto. Nunca você o verá junto de nenhuma reivindicação popular, desses sem teto ou mesmo moradores em situação de rua ou necessitados de fato. Ele não luta pelo social, não é de luta, só fica atendendo pedidos e se servindo dos benefícios que as brechas da Prefeitura lhe proporciona. Nunca vai vê-lo na defesa dos direitos dos trabalhadores, pois é também bolsonarista, faz vista grossa pra perda de direitos que tivemos.

- Mas o discurso dele é tão convincente, mas já que é assim também não vou com ele, mas esse cara novinho, gente nova, promete e entrou aí com umas ações boas, o “Q”.

- Nem pense nesse cara, esse aí está envolvido em coisas escusas antes mesmo de ser eleito e se o for já começando mal, tem tudo para só fazer coisa errada. Já deu seu jeito de receber verba eleitoral em seu nome e da esposa, tudo por baixo do pano. E além de tudo finge que defende o povo, mas defende mesmo é o seu bolso. Sabe aqueles pastores sacanas que pedem descaradamente dinheiro para as obras, mas o que cresce é a sua conta bancária, nunca saem as tais obras. Esse aí é o que se chama de lobo em pele de cordeiro.

- Quer dizer que, ele é duas caras, se finge de mocinho, mas já entra querendo enricar e viver de negócios oriundos da vereança? Se for isso é um sacana, bicho escroto e também não voto nele. Mas em quem então, vejo outro aí, um que já foi vereador e quer voltar, diz que precisa completar o que foi iniciado, o “C”.

- Picareta da pior espécie, não caia nessa. Já olhou a ficha corrida dele? Olhe, antes de dizer que vai votar em alguém, a primeira coisa é dar uma espiada na ficha corrida do cidadão. Depois que deixou a vereança ficou quatro anos fazendo coisas que até deus dúvida. Se o cara tem negócio mais do que esquisitos, o mínimo é querer estender tudo lá pra dentro da Câmara. Só vota nele quem realmente não o conhece. Não faça isso.

- Poxa, esse também. Tá difícil, hem! Em alguém vou votar. Lá no meu bairro tem outro cercando a gente com um proposta de que vai nos resolver todos os problemas da cidade, vocês o conhecem, o “F”.

- Conhecemos bem, ele nunca que vai resolver nenhum dos seus problemas. Primeiro, porque isso não é função de vereador. Na verdade, ele se eleito teria que fiscalizar e não se locupletar, se beneficiar de brechas do serviço público e praticar o clientelismo. Desconfie dos promessões pois na verdade ou nem sabem direito o que vem a ser a função de vereador ou se conhecem são sacanas e já pensam em lá chegando fazer uma festa com o dinheiro público.

- Mas vocês aqui nesse grupo não gostam de ninguém. Tudo é ruim. Enfim, estão aqui por que? Fazendo o que? Já que é assim, me indiquem alguém, pois se nenhum destes serve, deve ter alguns que não se enquadram nesse perfil de sacanagem.

Um do grupo, velho conhecido do sujeito, o puxa para o lado e lhe diz:

- Muito triste você chegar nas vésperas da eleição, faltando quatro dias e vir só com nomes de candidatos sem nenhum qualificação. Inacreditável é se deparar nessa altura do campeonato com alguém como tu, cheio de dúvidas e sem ao menos conseguir concatenar alguém que possa o representar dignamente lá na Câmara. Deve estar com a mesma dúvida para prefeito e assim sendo, vai acabar votando no pior, no que se faz de bonzinho, o que diz fará tudo e na verdade vai é trabalhar pra gente lá dele, a minoria que sempre trabalhou pros interesses lá deles e nunca pros nossos. Sim, a gente poderia te indicar alguns candidatos, mas se você até agora se deixou levar pelo que de pior temos, creio deva pensar que pra ser político serve qualquer um, pois te enganam fácil. O melhor mesmo é ir pra sua casa, sentar lá na sua poltrona e matutar até sair fumaça, pois votando desse jeito que aqui nos disse vai estar danando Bauru de vez, botando lá gente ruim, sem qualificação e depois nem reclamar vai poder. Ainda dá tempo de pensar e refletir. Faça isso e talvez acerte desta vez.

E deixou em sua mão um folheto de um candidato realmente dos poucos bons, bem intencionados e ciente de tudo o que deve ser feito se lá chegar, transformando a vereança num lugar de luta, fiscalização e transformação. O sujeito sai, pega o papel e o guarda e segue caminhando lá pros lados da Estação na NOB.

Obs.: A história é fictícia, inventada após dar uma breve e segura (sic) caminhada pelo centro velho de Bauru, diante da constatação de que, ainda existem muitos como este, disputados a tapa neste momento, quando se vivêssemos num país normal, instituições sadias, mentes no lugar, todos já estariam com seus votos e candidatos mais que decididos. Como vivemos na anormalidade tudo ainda é mais do que possível...

QUASE NO MESMO LUGAR E HORA 
NA BATISTA HOJE À TARDE
Claudio Lago é de luta e representará um segmento hoje sem representação na Câmara, o povo espoliado, sofrido, trabalhador, resistente e na lida. Vamos juntos..."Nossa barraquinha-comitê de campanha está hoje novamente na rua Batista de Carvalho, no centro de Bauru. São os últimos dias da campanha, agora é a hora de ir para a rua buscar os eleitores indecisos. Rumo a vitória!", Claudio Lago, gastando os últimos cartuchos.

Nenhum comentário: