quinta-feira, 23 de setembro de 2021

BEIRA DE ESTRADA (141)


MAFUÁ EM OBRAS - HPA FORA DE CIRCULAÇÃO
Desde ontem, quarta e até amanhã, sexta, Mafuá em obras, tudo de pernas pro ar, poeira pra tudo quanto é lado e como dois atuam da dianteira dos reparos, esse carcomido HPA, foi obrigado a se engajar como "ajudante não especializado", daí os escritos por aqui estão prejudicados e adiados. Confiando muito que, desta vez, o Mafuá vai ser repaginado, recuperado, revitalizado e num breve espaço de tempo, reaberto cheio de novas possibilidades. Aguardem novidades e se tiver ao menos mais uns dez anos de sobrevida, algo deve ocorrer por lá.

VERGONHA NA ONU
Todo percebem - até mesmo os próprios que o defendem -, que por onde ele passe é vergonha em cima de vergonha, sem tirar nem por. Não é só pelo fato dele fazer questão de ser assim mesmo, pois não consegue agir diferente. Trata-se de um ser boçal, desqualificado, inadequado, desajustado e despropositado e tudo elevado à máxima potência. Toda a vergonha que o Brasil passou com ele nessa passagem por Nova York é pouco e demonstra o fundo do poço onde estamos metidos com gente dessa natureza. É do tipo, exemplo mais do que vivo de estar no lugar errado e no momento errado. Patético e trágico em tudo o que faz. Na semana do Sete de Setembro já tinha assombrado a todos botando o Rolls-Royce para circular, dirigido pelo Nelson Piquet e envergando a faixa presidencial, que deve achar o máximo, mas é outro símbolo da humilhação a que submete o país. Sim, temos um demente na Presidência da República, mas vai além disso, pois trata-se de um elemento dos mais perigosos, colocando em risco a soberania nacional em cada ato, pois age sem nenhum bom senso. Gilberto Maringoni o havia assim retratado dois anos atrás e a charge continua a mais válida para também este momento. O cara não muda um milímetro, enfim, nunca nos serviu pra nada. Ou melhor, serve sim, para destruir a nação. Esperaremos o que mais acontecer para ir às ruas e colocá-lo pra correr?

A PLACA
A fatídica placa instalada pela Prefeitura Municipal na praça Portugal, com as apressadas aprovações e responsabilidades declaradas, ou seja, um autoriza e o outro, sem pestanejar, reclamar ou contestar, ou ao menos sugerir algo mais ameno, fecha os olhos e só EXECUTA. Como disse Pazuello certa feita sobre os atos do "seu Jair": "Um manda, o outro executa".

FILAR A BOIA - VEREADOR NO DAE
Eu não nego, adoro filar a boia e o fiz muito na casa dos meus pais e faço hoje, na de diletos amigos. Quando chego, próximo do almoço, aquele cheirinho dominando o ar, encontro desculpas para ir ficando e ser convidado. Isso uma coisa, algo que creio, a maioria dos mortais fizeram ou faz. Outra coisa é o que está ocorrendo neste exato momento no refeitório do DAE - Departamento de Água e Esgoto de Bauru. Conto a história como a recebi: "Henrique, pode vereador almoçando no DAE? Tem várias fotos Facebook dele". O vereador em questão é o líder da incomPrefeita na Câmara Municipal, o também fundamentalista Marcelo Alonso.

As fotos são dele mesmo e demonstram a desfaçatez de quem pratica o "filar boia" regularmente e nem disfarça. Tudo bem que, a alegação é a de que, está em visita de atendimento de reivindicações e muito faz pela autarquia, mas venhamos e convenhamos, isso não cola. Aquele refeitório até pode uma vez ou outra receber um visitante e este ali fazer sua refeição diária, mas quando a coisa se transforma em rotina, tem algo estranho no ar. Independente de ser este ou aquele, creio eu, o próprio bom senso indica a inconveniência da repetição do feito por seguidas vezes. Ainda mais com um vereador, pago pela municipalidade para fiscalizar e não para se achegar e usufruir.

No mínimo, num passado não tão distante, quando algo assim ocorria, a pessoa no mínimo se sentia envergonhada de divulgar, deixar claro, evidente o uso indevido de refeição feita para uma finalidade sendo consumida em outra. Hoje, pelo visto, os que estão atuando nas hostes da atual administração, pensam e agem de outra forma e jeito. Algo explicitado nas fotos tiradas pelo próprio vereador. Sem mais palavras, consternado todos deveriam ficar e cobrar do mesmo que, a partir de agora, comece a pagar do próprio bolso suas refeições - come bem o danado, hem! - e dê risíveis explicações pelas tantas vezes onde se alimentou às custas do DAE.
Em tempo: Isso não é ver "pelo em ovo", muito pelo contrário, isso é exatamente o contrário, algo como o "ovo no pelo".

JUNTANDO TUDO SOBRE A QUESTÃO DA PRAÇA: ERRARAM, MAS QUEM VAI PAGAR PELO CORTE DESPROPOSITADO?
https://www.jcnet.com.br/.../774983-urbanista-destaca-que...
A correria destes dias me impede de participar mais ativamente de algo ocorrendo justamente neste momento na cidade.

 Ontem ocorreu algo pelo qual todos deveriam estar mais do que atentos: Reunião da Comissão do Fiscalização na Câmara de Vereadores revela que prefeita, no mínimo, mentiu sobre corte de árvores. A não autorização e nem avaliação dos Conselhos foi algo que, não dá para esquecer, passar batido ou mesmo relevar. 

O estrago está feito e nem por causa disto, mesmo com todas as justificativas e contorcionismos, poderão isentar os culpados de pagar pelo que fizeram. 

Hoje, no JC sai publicada boa entrevista do arquiteto da Unesp, Adalberto Retto Junior, morador do entorno da praça e tendo apresentado projeto bem distinto do executado, deixa bem evidente que, a preferência da atual administração foi a de não discutir e executar algo na contramão, ou seja, atendendo outros interesses. 

Junto tudo e tento no pouco de tempo que tenho hoje, sacar como de fato ocorrem algumas decisões nesta cidade, dita e vista como "Sem Limites".

Nenhum comentário: