terça-feira, 28 de setembro de 2021

DIÁRIO DE CUBA (216)


OS DERRUBADORES DE CRUZES - MENOSPREZANDO AS MORTES POR COVID E AS ÁRVORES ASSASSINADAS
Este da foto um destes, pastor Luiz Carlos Valle, que um dia já foi vereador em Bauru e hoje é pastor evengélico neopentecostal na Igreja onde antes funcionava o Clube dos Bancários e ganhou na administração da novíssima (sic) incomPrefeita Suéllem Rosim, a presidência da Emdurb. O gajo ironizou em postagem na net as cruzes na praça, tudo para defender o posicionamento da sua chefe imediata, a alcaide atual e também, pelo fato de sua religião desprezar cruzes. Valle se mostra, mais um vez, insensível, intolerante e bruto, sem nenhum bom senso no trato com os semelhantes e as diferenças. No mínimo, alguém despreparado para o exercício da função da qual está atualmente investido.
Cada cruz daquela fincada na Praça Portugal não representava somente uma árvore assassinada, derrubada de forma vil e ultrajante, mas também nelas constavam nomes de pessoas daqui da cidade que haviam morrido em decorrência da Covid 19.
 O ato do Valle é um escárnio diante destes dois fatos e sua reação demonstra inabilidade, indiferença e, principalmente, despreparo. Uma pena, pois por tudo o que já passou na vida, deveria no mínimo ter adquirido um pouco de qualificação para não entrar em divididas como faz de forma totalmente sem noção. Pior será se a cidade tomar conhecimento que sua ação ocorre com pleno conhecimento de fato, daí, sem desculpas, algo mais do que repugnante.

Estive recentemente no terminal rodoviário de Bauru e com o clima de abandono generalizado, conversando com servidores, disseram que nunca tiveram uma administração tão distante dos interesses dos servidores e do real interesse de manutenção da coisa pública apresentável para o munícipe. A administração se apresenta distante, ausente e trata a todos de forma rude, grosseira e sem dar ouvidos para nenhum tipo de reivindicação. Percebe-se que, Valle, pela forma como posta algo sobre as cruzes na praça Portugal, tem o mesmo procedimento, numa reação grosseira e totalmente despropositada, denotando como está se dando a maioria do relacionamento dos atuais mandatários para com a cidade num todo. Pessoas despreparadas não trazem bem nenhum para uma cidade, ainda mais a nossa, necessitando e muito de gente realmente qualificado para uma guinada de competência, algo que pelo que se vê, não teremos nos próximos anos com Suéllem prefeita.

JUÍZA SE DEIXOU LEVAR PELA PROMESSA
Ontem, por decisão da juíza Ana Lúcia Graqça Lima Aiello, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Bauru, a mesma que uma semana atrás interditou a continuidade das obras que deceparam mais de 50 árvores da Praça Portugal, acabou voltando atrás e liberou a mesma para ter solução de continuidade, ou seja, tratores da Zopne já podem voltar a funcionar a partir de hoje.

Na liminar, seguindo também decisão do Ministério Público, não encontraram mais irregularidades ou mesmo ilegalidade na obra. A questão é resolvida de forma bem simplista e pelo que vejo, dificilmente terá continuidade algo para culpabilizar alguém pela pressa no corte das árvores ou mesmo se existiu aprovação de todos os órgãos envolvidos. O que foi utilizado como argumento para se resolver tudo é o fato da prefeita ter PROMETIDO plantar 550 mudar de árvores cidade afora - cidade adentro também. Desta forma, de posse da palavra dada, tratores voltam a aquecer seus motores e o asfalto tomará o lugar antes das árvores brutalente arrancadas. Simples assim. Aguardamos agora - sentador, pois em pé costuma-se ser por demais cansativo - algum planejamento para o plantio dessas árvores e se o mesmo ocorrerá ainda no mandato da atual alcaide.

O advogado que impetrou a Ação Popular inicialmente brecando as obras disse agora que, "a proteção ao meio ambiente foi violada" e a ONG Naturae Vitae, presidida por Fátima e Hermann Schroeder predem apuração policial, no que consideramdestruição do patrimônio cultural da cidade e crime de maus tratos a animais, no caso os pássaros que se viram privados de seu habitat. Nada diso, pelo que se vê foi levado em consideração, uma vez que quem ocupará o espaço antes das árvores serão automóveis e seus escapamentos poluidores de ar. Coisas da inexorável modernidade onde o solo é cada vez mais impermeabilizado. 

PROMESSAS
A juíza acreditou na promessa feita pela prefeita de que no lugar das árvores derrubadas da Praça Portugal ela vai plantar 550 mudas de árvores na cidade. Promessas outras houveram e não foram cumpridas. O Jornal da Cidade, edição de domingo, 26/09, publica em sua manchete de primeira página, "Dez anos depois, prefeitura deve 32 mil árvores para Nações Norte". Ou seja, a promessa ou mesmo, acordo firmado, não foi cumprido. Não é o único. Algo assim da boca de muitos políticos é mato, ou seja, para conseguir o intento imediato fazem de tudo, mas na hora do vamos ver, "sartam de banda".

Relembro algo recente, quando o ainda ministro do Meio Albiente Ricardo Salles veio na cidade só para espezinhar o deputador bauruense Rodrigo Agostinho e prometeu num palanque nas margens do rio Bauru, um trator de grandes proporções para ajudar na construção da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto. A prefeita estava lá e aplaudiu tudo, sorriu e pelo que se viu aquilo ali foi mera promessa. Salles caiu dias depois e necas de capibiriba para o trator. Em 2014, a então presidenta Dilma Rousseff passou por Bauru para inaugurar conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida e se comprometeu na instalação de uma faculdade pública e federal de Medicina na cidade. Não sei dos motivos de não ter dado certo, mas logo a seguir veio o golpe de 2016 e tudo foi interrompido, não sem antes Bauru receber um dos maiores investimentos públicos até hoje feitos na cidade, o da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto.

Ou seja tem promessa séria e outras nem tanto. Maluf quando governador prometeu fazer um grande conglomerado turóistico com as águas quentes de Piratininga e nada fez. Depois se transformaram num clube particular. Quércia fez movimentos para mudar a capital do Estado para o coração do interior paulista, creio que algo entre Brotas e Bauru, mas também não vingou. Gazzetta fez de tudo para que a Secretaria de Educação ocupasse de fato a Estação da NOB, com projeto grandioso para a praça toda, mas Suéllen chegou engavetou tudo e a grana que havai sido reservada para essa possibilidade foi utilizada para outra finalidade. São infindáveis as promessas. Agora mesmo, o Senhor Inominável nos ameaça com a promessa de um golpe, mas enfraquecido pela rejeição popular, está contido e com medo de ter seus filhos presos, já pensa em outros planos e promessas. O povo brasileiro não sabe mais se acredita ou desacredita quwando diante de alguma promessa feita por político, ainda mais quando só da boca pra fora, sem projeto e o algo mais que sustente a fala de palanque.

Nenhum comentário: