quarta-feira, 29 de outubro de 2025

DIÁRIO DE CUBA (260)


antes de qualquer outra coisa
BRASIL EM UMA SÓ FOTO*
* Isso já não é excesso, é algo mais que criminoso sendo institucionalizado. Queria escrever de outra coisa hoje, algo mais ameno, porém não deu. O assunto do dia é este. Assim sendo... "
Vivemos situações que nos deixa perplexa diante do absurdo provocado pela incompetência política e um viés ideológico conservador!", professora Lidia Possas.

O DIA SEGUINTE DA CHACINA CARIOCA
“Uma vez, quando menino, fui chamado a segurar uma lâmpada, enquanto um médico operava um pobre-diabo que tinha sido corneado por soldados da polícia municipal. Ele estava horrivelmente ferido, apareciam-lhe os intestinos e tinha o rosto todo retalhado. Eu sentia medo e náusea, mas não larguei a lâmpada. Acho que a nossa tarefa é essa: com medo ou não, segurar a luz acesa para deixar que apareçam as injustiças do mundo”, ERICO VERISSIMO.

Toda pessoa sensata hoje está estarrecida, estupefata e com náuseas. O desgoverno do estado do Rio de Janeiro é ultra conservador, portanto, hoje na tradução mais aproximada, beirando o fascismo. Deixou de se aliar com o Governo federal, numa ação conjunta e coletiva, buscando soluções contra a violência urbana. Todo decrépito direitista hoje age desta forma. Rejeita qualquer aproximação com algo tendo conotação de esquerda e como não sabem fazer nada direito, se embanam todos, metem os pés pelas mãos e a cagada está feita. Cagam por todos os orifícios e poros, sem tirar nem por. O caso do atual prefeito de Cuiabá é outro belo exemplo. Neste do Rio de Janeiro, o governador, infelizmente reeleito nessas inexplicáveis eleições, onde o algoz consegue convencer o eleitor, fazendo de tudo e mais um pouco para esconder e escamotear como realmente age. Claudio Castro é do PL – Partido Liberal – e este partido, como se sabe, não produz nada de bom.

Seu primeiro governo, quando cumpriu o restante do mandato de outro que foi cassado já foi um desastre. Reeleito, até hoje não disse a que veio, ou melhor todos sabemos a que veio o PL. Aberrações administrativas, desgovernança absoluta. E neste momento, como se percebe, diante de sua inabilidade, diante de algo grave, quando facções criminosas estão em pleno confronto, cada uma querendo tomar conta de redutos, uma ação entre eles e a polícia, ciente de que, do outro lado, um forte aparato de armas, adentra o local da contenda, como se fosse simples chegar e tomar conta da situação. Ao se deparar com a dificuldade, alguém deve ter dado o sinal verde para a matança. Sinal dado, ela foi generalizada. Todos sabemos que não é nada fácil enfrentar o crime organizado e fortemente armado, mas sem uma ação preparatória, com estratégia e séria organização, a probabilidade é dar tudo errado. Na maioria das vezes, diante da inabilidade, tudo dá mesmo errado. Como deu.

A carnificina aconteceu sem dó e piedade. Atabalhoada e criminosa. Com a ação sendo concretizada, já não se sabia quem era a lei e quem era o criminoso. A culpa principal é de quem decide pela ação realizada. Ela foi dada e a execução se deu. E assim, de quem é a culpa? A chacina é a maior de nossa história. Hoje, 24h após o ocorrido, diante daqueles quase 150 corpos expostos em praça pública, os questionamentos são muitos e a constatação uma: foi uma tremenda cagada a frieza como tudo ocorreu. O primeiro a ser responsabilizado é o governador. Ele tem que se explicar, principalmente pela omissão e recusa em aceitar ajuda do Governo Federal de Luís Inácio Lula da Silva. E como prescreve Verissimo na frase escolhida por mim para ilustrar o texto e o ocorrido, nós, do lado de cá, não podemos nos aquietar. A insistência em manter a luz acesa, a segurando de forma firme, exigindo providências e esclarecimentos. E não cair na armadilha de Castro e os seus que, neste momento, querendo tirar o deles da reta, ainda quiseram culpar Lula. São banais e bestiais, como disse, em tudo que fazem.

LEONEL BRIZOLA AVISOU DÉCADAS ATRÁS
A voz de Leonel Brizola, dos anos 90, ainda ecoa nos dias de hoje. Num tempo em que o Estado do Rio de Janeiro se encontra completamente abandonado — largado, no sentido mais literal da palavra — suas palavras ressoam como um alerta e um clamor por dignidade. Salve o eterno Brizola! Assistam este curto vídeo do Brizola dando entrevista para o programa do Jô Soares: https://www.facebook.com/reel/1187134966847977

MATARAM OS TRAFICANTES E FICARAM NO LUGAR - JÁ VIMOS ESTE FILME
"VIOLÊNCIA NO RIO DE JANEIRO - Do Brasil, o correspondente da Página|12 Darío Pignotti deu detalhes da licitação política que detonou entre o Estado bolsonarista do Rio de Janeiro e o governo federal de Inácio "Lula" da Silva depois do megaoperativo que relatou mais de 60 mortos. "Não estamos num momento crítico da violência no Rio, mas é preciso dizer que é uma cidade que vive um clima de conflagração permanente", salientou, por um lado, Pignotti, em diálogo com a 750.
Segundo o jornalista, o crime na cidade está dividido em dois. Por um lado, o Comando Vermelho, ou seja, o tráfico clássico, controla o norte da metrópole. Por outro, com o controle da zona oeste do Rio de Janeiro, na área de Jacarepaguá, estão os cartazes paramilitares", relato da rádio 750AM Buenos Aires, Argentina. 

COMO ESTAMOS SENDO RETRATADOS NO EXTERIOR
ZONA DE GUERRA NO RIO DE JANEIRO - 🇧🇷 A violenta operação policial lançada nesta terça-feira no Rio de Janeiro deixou pelo menos 132 mortos, embora o governador Claudio Castro não tenha reconhecido os mais de 50 corpos que os vizinhos da Penha recuperaram nesta manhã.

💬 “O governador diz que houve apenas quatro vítimas – os policiais mortos – e depois afirmou que é preciso ver se esses outros cadáveres estão relacionados com a operação policial ‘sucedida’”, apontou o jornalista Marcelo Claudio, do Brasil, em #Manhã pela @AM750, programa La Mañana, de Victor Hugo Morales. Eis o vídeo de Marcelo Cláudio conversando com Victor Hugo: 
https://www.facebook.com/reel/1676679179712802

AFINAL, ONDE ESTÁ O VERDADEIRO TRÁFICO? - VÍDEO DA FRENTE BRASIL POPULAR - A direita é hipócrita, insiste que o tráfico está na favela, quando na verdade o tráfico está dentro da política, junto e ao lado deles. Eis o vídeo da FBP, bem elucidativo sobre essa intricante questão: https://www.facebook.com/reel/1167525701990850

QUANDO O ÓDIO FOI IMPLANTADO NA CABEÇA DAS PESSOAS
O ódio e a mentira caminham lado a lado. Entender isso e como acaber com isso, indo ao cerne da questão: https://www.facebook.com/reel/725211726958582

E PARA LACRAR TUDO
"Envolto da bandeira do Brasil, menino pede paz em ato contra a maior chacina policial da história do Complexo da Penha - RJ.", gaúcha Ana Saugo:
OBS FINAL DESTE HPA: Agora me digam, tinha como escrever de outra coisa no dia de hoje?

Nenhum comentário: