sexta-feira, 10 de outubro de 2025
LONGEVIDADE SADIA É TUDO - VIVA TONY TORNADO E SEUS 94 ANOS MUITO BEM VIVIDOS
Hoje a tarde, eu e minha mana Helena presenciamos uma cenadantesca. Um senhor com mais idade que a minha, ou seja, aposentado, depois ficamos sabendo ter sido dentista, pessoa impaciente e perturbada, criou caso com variadas funcionárias do Confiança Nações, primeiro na padaria e depois com uma das caixas, menina muito jovem, que foi obrigada a ouvir calada os impropérios de alguém totalmente fora do normal. O pior de tudo foi vê-lo desferindo para a jovem do caixa, algo de sua insanidade, quando gritava ela não representar nada e ele, um senhor estudado, portanto, detentor de toda a razão deste mundo.
Sim, existem pessoas agindo como ele por aí. São doentes e criados como capataz e senhores do engenho, não sabem envelhecer, muito menos tratar os semelhantes. Tudo para estes é na base do grito e da imposição. Infelizmente, nem eu nem a mana presenciamos a cena. Ouvimos seus gritos de longe, porém, por sorte não o vimos gritando com os indefesos funcionário, pois do contrário, nem eu, nem a mana iríamos ficar quietos. Depois soubemos, ouvindo quem de fato presenciou a cena, que muitos intercederam pelos funcionários. Do contrário tudo poderia ter sido ainda pior. Gente doente comete uma besteira atrás de outra. Intolerância, felizmente, não é primazia de gente com mais idade. Este mal acomete também muita gente jovem. De algo tenho certeza, a imensa maioria dos aginda desta forma e jeito são, em sua maioria, pessoas conservadoras. Tivessem um bocadinho de noção não agiriam desta forma. Na verdade, adoraria ter presenciado a cena, pois o velhaco - velho é uma coisa, velhaco é outra - teria ouvido poucas e boas.
Saio de lá e hoje à noite no SESC Bauru, uma belezura de um show, tendo à frente de uma banda com oito músicos, nada menos que o ator e cantor TonY Tornado, 94 anos de idade. Este esbanjou simpatia e irreverência no palco, ao lado de seu filho, este com 40 anos e uma cronner com voz divinal. Cantou sucessos dele, como mais famosa de todas, BR 3 e muita coisa de Tim Maia. Eu, do alto dos meus 65 anos, cheio de dores e cada vez mais reclamão, fiquei ao lado de pessoas amigas presenciando como Tony nadava de braçada no palco, esbanjando vitalidade. Belezura maior impossível. O SESC, como sempre acertando em cheio, casa cheia e platéia cantando todas, além de colocar seus corpos em movimento. No palco o show Tony Tornado & Funkessencia, unindo a força e tradição deste imenso ator e também cantor, um dos precursores da black music no Brasil, unido com a energia de seu filho, Lincoln Tornado e banda. Foi uma hora e meia de muito balança, onde todos os presentes ficaram encantados com a energia passada pelo conhecido artista.
Nas fotos e vídeo aqui publicados, algo do que pude gravar e de outros, aqui compartilhados. E com estes dois exemplos, duas formas de tocar a vida depois de certa idade. Quem se tornou ao longo do tempo mais intolerante e ranzinza, sofre, padece em vida, não sabe aproveitar o que a vida lhe oferece e padece em vida. Já, quem como Tony estravaza ainda no palco e na TV, numa novela do momento, este sim vai tirando de letra tudo o que a vida pode lhe proporcionar. Imagino um defronte o outro, Tony certamente mais velho, com uma vivência bem diferente de quem, já doente das ideais, desconta nos semelhantes sua inapetência para tocar a vida. Quero ser cada vez como Tony Tornado e ir tocando este barco, que é nosso corpo, adiante, fingindo que os anos todos não pesam na balança da vida e assim, mesmo com todos os problemas inerentes à idade, continuam fazendo e acontecendo. Voltei de lá, com certeza, menos reclamão, pois o exemplo visto nos palco é mais do que impactante. Daí, repito, VIVA TONY TORNADO!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário