terça-feira, 28 de outubro de 2025

ALFINETADA (258)


ALGO DA PRAÇA RUI BARBOSA DE ANTANHO E DE SUÉLLEN ROSIN
Ivevitável ver essa imagem da praça Rui Barbosa de antanho, até com jacaré no seu lago e como está hoje. Tudo bem que quem a defenestrou não foi a atual administração, isso é coisa antiga, mas quem retirou o chafariz com a promessa - sempre mentiras - de algo espetacular no lugar, foi ela, a atual alcaide, dita por mim com a IncomPrefeita Suéllen Rosin. Ela é muito incompetente, disso não tenho a menor dúvida. Incompetente e incapaz para gerir qualquer coisa pública. O procedimento adotado por ela para recuperação das poucas quadras do Calçadão da Batista é algo surreal, de quem não tem tino nenhum para executar algo compreensível e palatável. Vive de absurdos e incoerências, porém tem a Câmara de Vereadores aos seus pés. Daí, hoje ao abrir meu Facebbok dou de cara com essa foto da nossa principal praça toda arborizada e a comparo com tudo o mais existente como praça pública em Bauru e a única constatação possível é a de que, algo assim é totalmente incompatível com os procedimentos administrativos da alcaide. Perceba, todo bolsonarista convicto é limitado. Não se salva um. Uma praça assim, com essa concepção e composição não teria vez dentro de como age e concebe ser alcaide Suéllen Rosin. Se ela detonou com o chafariz, sem nenhuma dó e piedade, lacrou tudo o que encontrou pela frente lá na praça Machado de Mello, só não derrubando tudo, por ter pela frente edifícios tombados pelo Patrimônio HIstórico, essa praça, assim toda arborizada, cheia de verde, não teria vez. Alguém aí poderia me citar assim de memória uma só obra de Suéllen onde teria vingado algo parecido com o vislumbrado nesta foto? Impossível. Suéllen é a inconpetência em pessoa à frente de uma administração municipal. Enfim, a pergunta que não quer calar: o chafariz foi derrubado e em seu lugar plantado grama, ótimo para um bate bola na praça, mas pelo que ouvi na época, viria um algo mais em seu lugar. E este algo mais é para quando mesmo?

A FOTO DE LULA JUNTO DE TRUMP E ALGO IMPOSSÍVEL, UMA DE LULA JUNTO DE SUÉLLEN ROSIN
Lula é mais que estadista. Talvez o maior destes tempos, quer se queira ou não seus adversários e detratores. Segurou as pontas deste encontro com Trump e quando ocorre, dividendos mil para nosso país. Essas fotos tiradas na Malasia são mais que inolvidáveis e estão aí a demonstrar de como esse é mesmo "o cara", como disse certa vez Obama. Ele não produz encontros fortuítos e sem sentido. É mais que um sério presidente, vide os resultados positivos de sua administração. Por outro lado, quando vejo a alcaide bauruense, Suéllen Rosin em fotos ao lado de Jair Bolsonaro, o canastrão presidiário, ex-presidente - que nunca trouxe uma plha sequer de recursos para Bauru - e Tarcísio de Freitas, o atual governador paulista, não consigo vislumbrar com clareza o que de salutar e aproveitamento estaria Bauru olvidando. Jogo de cena da pior espécie. Isso me faz lembrar do atual prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini PL, quando ao assumir disse textualmente, nunca procuraria Lula, o presidente da República. Faliu Cuiabá e hoje precisa do Governo Federal, pois pela sua incompetência está num buraco sem fundo. Na Bauru de Suéllen algo impensável é um encontro com o presidente da nação, pelo simples fato, entendimento dela, dele ser de esquerda, ela bolsonarista, daí vai regularmente para Brasília, mas só para contatar com gente ligada ao conservadorismo, a ultra direita e nunca se encontrar com quem possa trazer recursos públicos federais para Bauru. Seus mentores não permitiriam tal encontro. Pelo que vejo, se não faliu Bauru, estamos muito perto disso e só saberemos de fato, quando deixar o Governo e suas contas forem expostas. Brunini e Rosin representam este lado de quem faz política só com gente dos seus. Uma limitação política sem precedentes e só prejudicando suas cidades. Alguém aí imagina Suéllen em audiência com Lula em Brasília? Isso, pelo que se sabe, é impensável e assim sendo, quem sair perdendo é Bauru. Já com políticos conservadores, o álbum de figurinhas da alcaide está completo, não falta mais ninguém. Administrar uma cidade isoladamente é algo inqualificável.

COMPARO ESSA HISTÓRIA COM A DOS MUSEUS DE BAURU, O HISTÓRICO E O FERROVIÁRIO, TODOS FECHADOS, UM DELES HÁ MAIS DE DEZ ANOS - PODEM NUNCA MAIS TEREM SUAS PORTAS ABERTAS
"A história da Biblioteca Mark Twain, em Detroit, é um capítulo comovente na história da cidade. Em 1996, a biblioteca fechou suas portas para o que deveria ser um período de reformas, uma medida temporária para restaurar e melhorar um espaço comunitário tão querido.

No entanto, a reabertura prometida nunca aconteceu. Durante quinze anos, o prédio permaneceu silencioso e vazio, um símbolo assombroso de planos adiados e prioridades que mudaram. Por fim, em vez de receber novamente seus leitores, a biblioteca encontrou seu fim definitivo em 2011, quando foi demolida.

Sua história serve como um lembrete sóbrio de como projetos públicos podem fracassar, deixando para trás apenas memórias do que um dia foi", Vitor Soares.

e no país vizinho...
INEXPLICÁVEL? NÃO, TUDO TEM UMA EXPLICAÇÃO, MAS JAVIER MILEI, MESMO QUASE EXTERMINANDO COM PRETENSÕES DE SOBERANIA NA ARGENTINA, GANHA O PLEITO ELEITORAL
A eleição foi anteontem e Milei ganhou nacionalmente, conseguindo compor a maioria do Parlamento com membros ligados à sua linha de ação, dita como libertária, porém, a mais pérfida e submissa a interesses estrangeiros, no caso norte-americanos. Coisa de um mês atrás, nas eleições na província de Buenos Aires, Milei levou usa sonora surra e agora, quando ela se amplia nacionalmente, este recupera e segue à frente de tudo omais, incluindo o peronismo. Isso tudo é um sinal de que, além dos argentinos estarem com medo de tudo o que poderá vir a acontecer de pior para o país, se optar por seguir distante do mando norte-americano. Estes influenciram em muito o resultado das eleições, mas não foi o único fator. O peronismo, hoje a maior força de oposição a Milei, se encontra ainda dividido e sem ir a fundo nas grandes questões nacionais. O governador da província de Buenos Aires, Axell Kiciloff é hoje o mais representativo opositor e Cristina Kirchner, mesmo impedida de participar da vida política, segue com muita força, porém, mesmo unidos não conseguiram vergar a bestialidade promovida por Milei. Este ´insano e cruel para com o povo argentino, submetendo-o as piores provações, mas assim mesmo, apanhando diariamente nas ruas, ganha a eleição. Era para se revoltar e entregar os pontos, porém, como se sabe, a luta continua, aqui e acolá. Se as informações recebidas pela maioria da população ainda são truncadas, que as façamos com maior clareza, objetividade, pois a seguir vir[a por lá a eleição presidencial - Milei está no meio de seu mandato. Por aqui elas acontecerão ano que vem e como se vê, Lula está ainda nadando de braçada e na dianteira, porém, como tudo pode ainda ocorrer, todo cuidado é pouco. A Argentina não merece a subserviência de Javier Milei, destruindo com todas as instituições de seu país, tudo para tornar o país atrelado 100% ao dólar e exterminando com algo próprio. Suas indústrias desaparecem, enquanto aqui no Brasil, com Lula elas estão florescendo. Eleição é algo cheio de surpresas. Acreditava que Milei levaria um baque ontem e aconteceu o contrário. Não sei se a Argentina sobreviverá a mais alguns anos com alguém como ele no comando do país, mas por aqui, sei muito bem que com Lula, seguiremos altaneiros, soberanos e com o país em franco desenvolvimento. E aqui, na antes altaneira Bauru, a pergunta que não quer calar: o que a incomPrefeita Suéllen fez e faz para levar a reeleição no primeiro turno, depois de todas aprontações? Milei, Suéllen, Tarcisio, Trump estão aí para embaralhar nossas ideias.
OBS.: Essa a capa do diário argentino Página 12, edição de ontem, domingo, 26/10, enquanto ocorria a eleição.

Nenhum comentário: