sexta-feira, 17 de outubro de 2025


VIVA LA VIDA, CASA DE FRIDA, LOUCOS POR ALEGRIA E ROSE BARRENHA

Meus amigos são todos muito inquietos. E acho isso mais que uma virtude. Muitos sonham na maionese, outros botam literalmente a mão no fogo, fazem e acontecem e assim tocam suas vidas. Não conseguem permanecer quietos. Precisam estar nas paradas de sucesso, mais que isso, precisam fazer algo, produzir, enfim mostrar a que vieram. Todos numa espécie de missão. Envolvidos dos pés à cabeça em projetos variados e múltiplos. Além de se desdobrarem, se doarem até não mais poder, por não pararem um só segundo, em alguns momentos, percebo, a canseira quer bater em suas portas, mas estes não lhe abrem a guarda e assim continuam, mesmo com baita olheiras. Conto do envolvimento de uma destas, dileta amiga, que tempos atrás, mesmo já estando atolada de coisas pra fazer, dentre atividades mil, fundou algo mais, a CASA DE FRIDA e essa hoje, lhe ocupa todas as horas do dia – da noite também. Digo de ROSE MARIA BARRENHA, um psicóloga, aposentada como servidora municipal em Bauru, atuando na Cultura, com intenso trabalho nas bibliotecas, quando essas ainda faziam e aconteciam na cidade.
Rose não é dessas que se contenta com pouca bosta. Já que vai se enlamear, se atola até o pescoço. Neste sábado, criou mais uma das suas, envolvendo todos os amigos, próximos e distantes, para junto dela possibilitar o FESTIVAL VIVA LA VIDA, reunindo todas as possíveis expressões culturais num só local, ou seja, muita celebração e congraçamento humano. A Casa de Frida é um Ponto de Cultura e acolhimento humano, acolhe, orienta, encaminha e aconselha, com rodas de conversa, saraus, debates, cinema, oficinas, consultas, ou seja, um espaço coletivo. Dentre as comemorações, serão 26 do grupo Loucos por Alegria e 3 anos da Casa de Frida, assim sendo, nada melhor do que, não sendo possível a realização da festança em sua sede no Jd Geisel, buscou-se um local amplo, onde tudo isso pudesse ocorrer. Desta feita, amanhã, sábado, 18/10, das 10 às 22h, com extensa programação, o festival ocorrerá no Espaço Coletivo Vila, Rua Antonio Alves nº 16-15.
Abaixo reproduzo como a mídia local está anunciando o evento de amanhã:
1 – TV Câmara Bauru, entrevista realizada pelo jornalista Nelson Gonçalves: https://www.youtube.com/watch?v=jcBVYPQgWmY&t=6s
2 – Programação Completa do Festival no Instagram: https://www.instagram.com/p/DP6Q4_ujqt4/...
3 – Lançamento de livros no Festival: https://www.instagram.com/p/DP6uOqqjbCO/...
4 – TV Diário do Brasil/TV Preve, matéria realizada por Camila Fernandes: https://www.instagram.com/reel/DP69239DWMc/...
Este evento, com todos seus participantes tem a cara desta minha amiga, Rose Barrenha. A realização se deve a ela, através de seu empenho e determinação. Circulei hoje pela sua casa, senti a quantas andava a ansiedade e os preparativos finais. Sua casa, transformada também na sede da Casa de Frida, é muito mais do que uma simples sede. Lugar aconchegante e reconfortante, além de ter a sua cara, expõe algo bem singular hoje no país, um lugar onde as coisas acontecem. Rose é inquieta, faz e acontece e o que veremos amanhã é somente uma das tantas possibilidades pulsando lá pelos lados da Casa da Frida. Na verdade, ela queria muito realizar este evento lá na quadra de sua casa, mas a Prefeitura dificultou e assim sendo, foi atrás de um lugar onde tudo pudesse ocorrer, sem perder o aconchego proporcionado pelos seus frequentadores.
Amanhã, portanto, é dia da gente conferir até onde dá a inquietude dessa irrequieta Rose Barrenha.

Nenhum comentário: