sexta-feira, 17 de outubro de 2025

DICAS (262)


VIVA LA VIDA, CASA DE FRIDA, LOUCOS POR ALEGRIA E ROSE BARRENHA
Meus amigos são todos muito inquietos. E acho isso mais que uma virtude. Muitos sonham na maionese, outros botam literalmente a mão no fogo, fazem e acontecem e assim tocam suas vidas. Não conseguem permanecer quietos. Precisam estar nas paradas de sucesso, mais que isso, precisam fazer algo, produzir, enfim mostrar a que vieram. Todos numa espécie de missão. Envolvidos dos pés à cabeça em projetos variados e múltiplos. Além de se desdobrarem, se doarem até não mais poder, por não pararem um só segundo, em alguns momentos, percebo, a canseira quer bater em suas portas, mas estes não lhe abrem a guarda e assim continuam, mesmo com baita olheiras. Conto do envolvimento de uma destas, dileta amiga, que tempos atrás, mesmo já estando atolada de coisas pra fazer, dentre atividades mil, fundou algo mais, a CASA DE FRIDA e essa hoje, lhe ocupa todas as horas do dia – da noite também. Digo de ROSE MARIA BARRENHA, um psicóloga, aposentada como servidora municipal em Bauru, atuando na Cultura, com intenso trabalho nas bibliotecas, quando essas ainda faziam e aconteciam na cidade.

Rose não é dessas que se contenta com pouca bosta. Já que vai se enlamear, se atola até o pescoço. Neste sábado, criou mais uma das suas, envolvendo todos os amigos, próximos e distantes, para junto dela possibilitar o FESTIVAL VIVA LA VIDA, reunindo todas as possíveis expressões culturais num só local, ou seja, muita celebração e congraçamento humano. A Casa de Frida é um Ponto de Cultura e acolhimento humano, acolhe, orienta, encaminha e aconselha, com rodas de conversa, saraus, debates, cinema, oficinas, consultas, ou seja, um espaço coletivo. Dentre as comemorações, serão 26 do grupo Loucos por Alegria e 3 anos da Casa de Frida, assim sendo, nada melhor do que, não sendo possível a realização da festança em sua sede no Jd Geisel, buscou-se um local amplo, onde tudo isso pudesse ocorrer. Desta feita, amanhã, sábado, 18/10, das 10 às 22h, com extensa programação, o festival ocorrerá no Espaço Coletivo Vila, Rua Antonio Alves nº 16-15.

Abaixo reproduzo como a mídia local está anunciando o evento de amanhã:
1 – TV Câmara Bauru, entrevista realizada pelo jornalista Nelson Gonçalves: https://www.youtube.com/watch?v=jcBVYPQgWmY&t=6s
2 – Programação Completa do Festival no Instagram: https://www.instagram.com/p/DP6Q4_ujqt4/...
3 – Lançamento de livros no Festival: https://www.instagram.com/p/DP6uOqqjbCO/...
4 – TV Diário do Brasil/TV Preve, matéria realizada por Camila Fernandes: https://www.instagram.com/reel/DP69239DWMc/...

Este evento, com todos seus participantes tem a cara desta minha amiga, Rose Barrenha. A realização se deve a ela, através de seu empenho e determinação. Circulei hoje pela sua casa, senti a quantas andava a ansiedade e os preparativos finais. Sua casa, transformada também na sede da Casa de Frida, é muito mais do que uma simples sede. Lugar aconchegante e reconfortante, além de ter a sua cara, expõe algo bem singular hoje no país, um lugar onde as coisas acontecem. Rose é inquieta, faz e acontece e o que veremos amanhã é somente uma das tantas possibilidades pulsando lá pelos lados da Casa da Frida. Na verdade, ela queria muito realizar este evento lá na quadra de sua casa, mas a Prefeitura dificultou e assim sendo, foi atrás de um lugar onde tudo pudesse ocorrer, sem perder o aconchego proporcionado pelos seus frequentadores.

Amanhã, portanto, é dia da gente conferir até onde dá a inquietude dessa irrequieta Rose Barrenha.

ALTAS TRAIÇÕES – NÃO DÁ MAIS PARA CONTINUAR PASSANDO O PANO PARA POLÍTICO MENTIROSO, DUAS CARAS
A mentira grassa por tudo quanto é canto. Numa delas, o político vota aliado a toda devastação no campo político, desde a degradação aliada a este insano e doentio conservadorismo, plugado numa ultradireita que só nos apunhala e quando diante dos microfones, vem com aquele discursinho cerca-lourenço de apoia a isso e aquilo, planta árvores, defender a saúde, mas na hora do voto está perfilado com os interesses piores deste mundo. Bando de safados e mentirosos. Querem enganar a quem? Jogo duplo, de um lado enganado o povo, querendo se passar por bonzinhos, mas do outro, votando sempre junto do que de pior temos. Pior que estes não existem, são os tais lobos em pele de cordeiro. De um destes, meses atrás, ouvi textualmente que: “eu até quero votar de forma diferente, mas você sabe, como são as normas do meu partido, não posso ficar mal com eles”. E daí, prefere o fdp, ficar contra os interesses do povo que o elegeu e não trai o do partido de direita. Canalha.

“A contradição está em tudo e em todas as coisas, e a certeza, menos que a dúvida, seria a desgraça do homem: sem nada mais a buscar e a perseguir em sua curta passagem pela face das terra, que lhe restaria quando nada mais lhe fosse possível indagar?
O que é, afinal, a verdade? Quem a possui, e quem a possui integra, inteira? Ninguém, talvez, pois a verdade, como sabemos todos, pode ser manipulada. Quantas vezes, você próprio não transformou em verdade uma mentira inteira ou parcial, tão somente porque, no correr dos tempos, você insistiu em torna-la verdadeira? Ah, a verdade... Como pode ser manipulada, distorcida, ocultada, sonegada, diluída, diminuída ou exagerada, dissimulada através de um eufemismo, um véu, ou hiperbolizada ao extremo, dependendo das conveniências de quem a manipula. Ah, a verdade, a verdade, irmã gêmea da mentira, da coisa falsa, irreal.

Faço minhas as palavras do filósofo hindu Rahezla Pahalavi, em sua obra ‘A Verdade Eterna’: “Dêem-me um fato, um acontecimento insólito, qualquer coisa de espantoso ou, pelo contrário, vulgar e trivial. Eu o relatarei conforme meu entendimento, meu interesse e minha capacidade, esteja servindo a mim mesmo, ao meu senhor ou à causa humana. O que querem de mim? Eu sou o que sou. Sim, eu sou o que sou. E você, leitor, quem é?”.

Este trecho entre aspas acabo de ler quando saco um velho livro aqui da estante, um da colação d’O Pasquim, “A Rebelião dos Mortos”, do jornalista Luiz Fernando Emediato (editora Codecri RJ, 2º edição, 1978, 148 páginas). No que leio, sempre acabo encontrando, querendo ou não, sem querer ou não, algo sobre isto tudo acontecendo diante de nossos olhos. Estamos no meio de um mundo permeado pela mentira e onde mentirosos, gente falsa até a medula, investido de funções públicas, muitas vezes eleito por nós, dissimulando baboseiras, algumas enfeitadas, com o intuito de nos engambelar, passar a perna. Estejamos atentos, pois a mentira e os mentirosos, falsos até a medula, estão pela aí, rindo da nossa cara e cada vez mais cravando uma estaca nos reais interesses populares. Não nos deixemos enganar...

UM INCÊNDIO
Quinta à noite, num acidente na válvula do botijão de gás, um incêndio se irradia no trailler Point dos Amigos, instalado defronte a Unesp Bauru. Não foi contido por mais que seus proprietários, Rondinelli Moraes, 44 anos e sua mãe se esforçassem, junto de estudantes. O resultado, um dia depois é este, tudo consumido e um sonho desfeito. Estudantes, clientes do local, se reúnem e montam um grupo de ajuda para a reconstrução, com PIX divulgado e assim, aos poucos, um bocadinho de esperança desponta no ar.

Nenhum comentário: