segunda-feira, 27 de outubro de 2025

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (221)


ANIVERSÁRIO DE LULA, 80 ANOS, NOSSO MELHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA 
DAS VEZES EM QUE ESTIVE COM LULA, SEM NENHUM REGISTRO FOTOGRÁFICO E DOS MOTIVOS DE ESTAR JUNTO DELE ATÉ HOJE
Aqui em Bauru que me lembre de memória, foram no mínimo umas três vezes. Nenhum dos tempo quando já era presidente. Seguir os passos de Lula, para mim não é coisa de hoje. De uma dessas vezes ele estva junto a uma grande concentração na praça Machado de Mello, creio numa das campanhas presidenciais e algo que nunca mais me saiu da cabeça, ele bem próximo, mão estendida e junto de ferroviários, um deles se aproxima, o puca pelo braço e lhe diz: "Por favor, não se esqueça da gente. Estaremos sempre contigo. Olhe para nós". Essa recordação não me sai da cabeça. Noutra numa churrascaria da cidade, algo organizado pelo PT local e Lula circulando pelas mesas, falando para nós e desta feita, ele passando entre nós, quando vê Duílio Duka, então sindicalista na Apeoesp: "Este eu conheço de longo data". Reconheceu Duilio Duka de caminhadas juntos. Por fim, não sei se um destes encontros ocorreram na mesma data, mas quando ele foi visitar Lucianópolis, que tinha um prefeito petista. Fomos em caravana para lá e no meu antigo Chevete, que foi junto, carro com cinco pessoas foi o deputado João Paulo Cunha, que depois viria a ser presidente da Câmara dos Deputados, 2003/2005.

Fora de Bauru foram incontáveis vezes. Lembro de uma no Rio de Janeiro, quando fez comínio da Cinelândia, o primeiro por Dilma, julho 2010 e estava na cidade. Fui junto de Duílio Duka e conversamos muito na concentração, ocupando toda avenida Rio Branco com o então deputado Brizola Neto, que o defendia muito pelas redes sociais e conheço pessoalmente Vladimir Palmeira.. Mais recentemente estava em Salvador, quando foi lançada campanha do então governador Jerônimo, grande festa e eu lá no meio, ouvindo tudo nop meio da massa. De cabeça, creio ter ido umas cinco vezes em Curitiba, quando esteve preso na sede da PF e numa delas, creio que no dia em que foi solto, cruzo dentre outros com Gilberto Maringoni. Fui em suas posses e nesta última, junto de excursão bauruense, passando a noite do Ano Novo num imenso alojamento nas imediações de Brasília. Em Sampa, várias vezes, comícios de diferentes épocas. De tudo, olhando neste momento, quand ocompleta 80 anos, uma só certeza, não me arrependo de nada. Lula foi o político que mais segui, pois nunca se desviou de seus princípios, ideal de luta e transformação social neste país. Não tivemos outro tão grandioso. Neste mesmo patamar, cito Leonel Brizola e paro por aí. Não tenho nenhum problema em, neste momento, ainda me ver atrás de Lula. Aos 65 anos, ele aos 80, nem eu, nem ele nos desviamos deste caminhar. Hoje, olho para trás e na qualidade de professor de História, confesso: Lula é o mais importante presidente da República da História do Brasil.

ALGUNS OUTROS EXEMPLOS DE QUEM NÃO DESGRUDA DE LULA:
A GENTE CONHECE O CARA E NÃO DESGRUDA MAIS DELE (01)
Conheci Luis Ignacio Lula da Silva em 1979. Eu fazia a peça “Na Carreira do Divino” em São Bernardo do Campo e vi um panfleto de um partido que estava nascendo . Era o PT. Percebi que aquele partido me representava. Eu, filho de uma empregada doméstica e de um servente de pedreiro. Desde então venho seguindo esse ex- torneiro mecânico. Também aprendi a ser torneiro no ginásio Industrial em Sorocaba. Sempre estive com Lula e o PT. Em alguns momentos divergimos, discordamos, mas sempre me mantive ao lado do Lula. Paguei e pago um alto preço por isso. Mas tive o privilégio de estar ao lado de Benedita da Silva, Luiza Erundina, Antonio Candido, Herbert de Souza, Henfil, Florestan Fernandes, Chico Mendes, Carlito Maia, Sérgio Mamberti, o pedreiro Zélão,Apolonio de Carvalho, Milton Santos e tantos outros. Lembrando de meu saudoso irmão José, que Lula visitou em sua sapataria, no dia de hoje, em que Lula faz 80 anos, quero agradecer sua coragem,postura, dignidade e empenho, sua luta incansável pelos mais pobres do Brasil e do mundo! Que Deus proteja e dê saúde e sorte ao presidente Lula! PAULO BETTI


A GENTE CONHECE E NÃO DESGRUDA MAIS (02)
Conheci pessoalmente Lula em 1980 em João Pessoa, PB. ele não deve lembrar disso, eu era um dos adolescentes do movimento secundarista a panfletar nas Cinco Bocas de Mandacaru para divulgar a presença do carismático líder dos trabalhadores que havia despontado nas greves do ABC eclodidas dois anos atrás, em 1978. eu tinha 16 anos e era secretário do PT paraibano. secretário mesmo: a pessoa que atendia o telefone na sede do partido em cima da antiga Casa das Frutas, pertinho da Lagoa, e anotava os recados: de José Paulo Bisol para Derly Pereira, de Vicentinho para Anísio Maia etc. até ganhava algo por isso. depois, mais taludinho e já em São Paulo, o acompanhei em suas sucessivas derrotas nas campanhas presidenciais para Collor e FHC. logo após a segunda derrota seguida para os tucanos nos encontramos casualmente num voo para a Espanha, onde ele receberia um título universitário e eu faria uma turnê. ele sentou do meu lado e, em resumo disse: “não podemos mais perder, companheiro; temos de botar comida três vezes por dia na mesa do trabalhador”. a partir daí ganhou tudo, mesmo quando perdeu. é um gigante que cresceu ainda mais em seus injustos 580 dias de cadeia. de líder dos metalúrgicos passou a líder da sociedade, do sul global, do antifascismo. que estadista! parabéns, companheiro. CHICO CÉSAR

A GENTE O CONHECE E GAMA, NÃO LARGA MAIS (3)
Parabéns, Lula! Hoje, uma das maiores lideranças populares do nosso país, o Presidente Lula, faz aniversário. Sei de toda a trajetória. Sei da vinda do nordeste, do movimento sindical, das greves, da constituinte e tudo mais.
Mas o que me toca são seus anos como Presidente.
E não falo dos anos de agora, nos quais tive a felicidade de fazer campanha pela sua eleição, de ver o sucesso de seu governo, de estar com ele diversas vezes e vê-lo transformar dois Projetos de minha autoria em Lei.
Falo de seu primeiro mandato. Quando eu era nova demais pra fazer campanha, votar ou imaginar que um dia eu seria sua aliada no Congresso.
Mas eu já era capaz de ver o que, na época, parecia impensável:
A melhoria das condições de vida em Francisco Morato e região.
Nesses anos, vi um povo que tinha muito pouco, quase nada, passar a se alimentar bem. Vi gente tendo dinheiro pra comprar fogão, geladeira e televisão. Vi famílias indo à praia pela primeira vez. Vi a população ao meu redor encontrar empregos melhores, com direitos.
Em poucos anos, vi uma realidade dominada por incertezas se tornar um terreno fértil para sonhos.
E hoje, após um percalço de 6 anos, quando essa população sofreu na pele o terror de Temer e Bolsonaro, Lula está de volta.
E com ele, o investimento em saúde, o dinheiro pra habitação, o emprego, a comida no prato, a construção de infraestrutura e a valorização da educação.
Até o Instituto Federal chegou, oferecendo vagas de ensino superior na periferia da periferia.
E o sonho? Também voltou.
Por isso, celebro os 80 anos de Lula e seus anos liderando o nosso país. @LulaOficial, parabéns, que venham mais muitos anos de vida, e mais 5 anos na presidência! ERIKA HILTON

NÃO TEM COMO, A GENTE O CONHECE E A PAIXÃO DESPONTA, ENFIM, É ÚNICO NO QUE FAZ (4)
Dia do pernambucano que é o sucesso no mundo! O filho da Dona Lindu que carregou toda a força e saberes do Nordeste para mudar a história do Brasil. Tirou nosso país duas vezes do mapa da fome, fez uma verdadeira revolução no ensino superior, investiu em saúde e cultura e criou o primeiro Ministério dos Povos Indígenas do nosso país.
Presidente, te desejo muita saúde e amor para que siga firme liderando um Brasil soberano, de direitos e do lado do povo sempre. Feliz aniversário! SONIA BONE GUAJAJARA
: @ricardostuckert

Nenhum comentário: