terça-feira, 7 de dezembro de 2021

BAURU POR AÍ (197)


A PENÚRIA DOS HOTÉIS DA REGIÃO CENTRAL DE BAURU
A notícia que corre a boca pequena é que nos últimos dias oitos deles fecheram as portas. Sabem qual o motivo? A Brastell, a empresa de celulose chinesa de Lençóis Paulista concluiu as obras de sua imensa fábrica e desta forma não se faz mais necessário a manutenção daquele gigantesco número de empregados, lotando hotéis de Bauru e região. Bauru mesmo já sente outro clima, sem a presença destes pelas ruas e consumindo pelas entranhas e rebarbas da cidade. Os hotéis, pelo que se sabe, foram os que mais sentiram, pois a maioria deles estavam praticando um regime de dependência total, ou seja, exclusividade absoluta, não atendendo mais a clientela normal. Con saída destes e dependências em petição de miséria, crise total no setor.

O resultado neste momento não poderia ser outro, com a saída desse pessoal a renda advinda deles, totalmente bancada pela empresa chinesa, estes vivem um drama de calamidade pública. Algo premeditado, pois a bola vinha sendo cantada. Em quase todos estes hóteis, no mínimo três pessoas por apartamento e em condição de cortiço, pois se via muita roupa pendurada pelas janelas e conta-se à boca pequena, que o estado em que os hotéis se encontram ou foram deixados, inviabilizam até sua continuidade comercial sem uma grande reforma. Corredores sujos, com cheiro de urina, telhados no entorno de alguns, com lixo proveniente de muita coisa que era lançada das janelas e foram se acumulando pelos arredores. Ar condicionados detornados, portas e janelas destruídas, frigobars arruinados, ou seja, situação lastimável.

Um cenário de final de feira se estabelece no centro velho de Bauru e todos os comerciantes que antes estavam conseguindo auferir renda proveniente destes, hoje estão tendo que se reiventar e os que não conseguem, passam por maus bocados. Certa feita conversei com o proprietário do Hotel Saint Martin e ele me adiantava o que hoje é a realidade: "Meu hotel foi um dos poucos que não entrou na onda, mas a maioria teve tudo alugado de porteira fechada e a deterioração quando sairem vai ser a destruição deles. Não vão ter como se recuperar". Dito e feito.

Ouço hoje de fonte da mais pura confiança que, oito já fecharam as portas e outros tantos estão na mesma situação. Em todos, a necessidade imediata de uma ampla reforma, porém, nenhum em condições de fazê-lo dentro da necessidade. Ainda ontem passei pelo parque Vitória Régia e vi um pequeno comerciante, que revendia até meses atrás, com muita gente no seu entorno, churrasquinhos de beira de calçada e agora, praticamente às moscas. Seu público alvo foi-se com o vento e se não se reiventar, em breve não o veremos mais por ali. Assim como ele, outros tantos na mesma situação. Eis mais uma situação deste final de ano bauruense, o escancaramento do situação dos hotéis da região central bauruense, muitos deles por décadas funcionando e hoje, tendo que fechar suas portas.

MAIS UMA DECEPCIONANTE VISITA AO TERMINAL RODOVIÁRIO DE BAURU
Fui receber meu baita amigo Fausto Bergocce chegando de São Paulo pelo Expresso de Prata na tarde de ontem e novamente, só depepções em mais uma visita ao Terminal Rodoviário de Bauru. Nunca via o terminal com um aspecto tão fantamagórico como o desta feita, ou seja, está se deteriorando a cada dia que passa e a atual administração, capitaneada pelo presidente da Emdurb, Luiz Carlos Valle, parece fingir não notar o estrago proposto por gestão dando o seu jeito de tornar decrépito os espaços públicos.

Quem chega recebe uma golfada de tristeza com o aspecto geral do lugar, num tom de sujeira, sem aquela cor de antes. Num olhar à primeira vista, tem-se a nítida impressão de sujeira no ar, algo descuidado. Isso nem é o pior. Outra coisa que me chamou a atenção foi me deparar com a banca de revistas, algo que sempre funcionou no local, desta feita, fechada, como se um dos principais cartões de visita de um ambiente destes, o das pessoas que viajam irem em busca de algo para ler, distrair o tempo que passam com um jonrsal, livro ou revista, agora inviabilizado. A banca comandanda por Vera Tamião e seu esposa, permissionários há décadas, com a morte de ambos, está acéfala e bem no clima atual do local, aspecto de final de feira.

Outra coisa que lamentei muito e isso nem tendo muito a ver com a situação do terminal foi a da falência da RIL - Rodoviário Ibitinguense, que por anos fez a linha Bauru-Ribeirão Preto com todas as cidades pelo caminho, desde Arealva, Iacanga, Reginópolis, Ibitinga, Borborema, Novo Horizonte e outras. Só para se ter uma idéia, meu amigo Fausto que iria hoje para Reginópolis, agora sem a RIL, o trabalho foi assumido temporariamente pelo Expresso de Prata, através de resolução da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres, até sair nova licitação é desde então só um horário de ida, 17h30 e de lá para cá, também só um horário, 5h2o da manhã. Um horror o que está em curso, não só para Reginópolis, mas para tantas outras pequenas localidades. Demos um jeito e Fausto foi hoje de carona, o que acredito deva estar acontecendo com a maioria dos munícipes dessas cidades todas. Não sei o que a administração da Emdurb faz neste momento para dirimir o problema e reduzir as dificuldades para os usuários, mas se for o mesmo que constatei em curso com tudo o mais no terminal, estão assumindo a incompetência.

Conheço alguns comerciantes e funcionários e fui com eles trocar ideias, como da vez anterior que lá estive. O que deu para perceber é a percepção de um relacionamento cada dia mais tenso. Deu para notar que o terminal é tocado como algo sem objetivo, como se as soluções tivessem por obrigação cair do céu e como sabemos isso não vai acontecer, predomínio de uma explícita tensão. De um destes ouvi algo assim: "Não existe diálogo com essa gente ligada ao Valle. Ele é muito autoritário. Não nos ouve e, na verdade, nem nos cumprimenta. Não circula pelo terminal, vive trancado no seu gabinete e não sente os problemas diários enfrentados por comerciantes, funcionários e usuários. A coisa aqui está medonha. Basta olhar para os lados. Tudo isso aqui não é somente efeito da pandemia, mas de uma administração onde tudo é visto de cima para baixo, sem diálogo e compreensão humana. Com tudo o que já temos de problemas, com Uber, Buser, restrição de horários, moradores em situaçã ode rua espalhados por todos os lugares, sujeira nas plataformas, tudo junto em algo nunca visto por aqui".
Se a primeira impressão é a que fica, saio de lá com uma imagem bem nítida de uma situação beirando o insustentável. As passagens estão com um preço pela hora da morte. diante do que tem sido oferecido pelos meios hoje despontando no horizonte e as próprias empresas sem capital de giro para investimentos, a maioria continua com frotas antigas. Nítido a queda da movimentação no local, com muitos pontos comerciais fechados e nem uma sinalização condizente com a modernidade que o momento exige. Por exemplo, não existe um sistema de som em atuação no terminal e nem um balcão de informações. O usuário ficou muito mais desprotegido que antes e a decrepitude parece ter a cara do atual desGoverno municipal, pouco preocupado com solucionar problemas dessa natureza. Uma taxa de serviço, a de embarque gira hoje em torno de R$ 15, ou seja, muito caro. Como se sabe, a incomPrefeita Suéllen Rosim navega em outros procedimentos, maioria midiáticos, onde acha o suprasumo tecer comentários preconceituosos e descabidos sobre temas variados, através de sua página virtual ou através de um blog. Enquanto isso, o Terminal Rodoviário definha a olhos vistos.

MAKSOUD PLAZA FECHA PORTAS E EM BAURU ESCOMBROS
Ontem foi o último dia de funcionamento do conhecido Hotel Maksoud Plaza na capital paulista, vendido na bacia das almas para quitar dívidas contraídas pelo grupo ao longo de décadas. 

Aqui em Bauru uma herança, com empreendimento abandonado, ferragens expostas, entre rua Araújo Leite e Antônio Alves, com destino agora mais do que incerto. Desde muito tempo o local é um dos maiores abrigos do mosquito da dengue na cidade, criadouro a céu aberto e agora fruto de negociação dos novos compradores. 

Mais incerteza e abandono pela frente.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

COMENTÁRIO QUALQUER (221)

MEUS ESCRITOS ESTÃO TODOS DENTRO DA CABEÇA, MAS HOJE CHOVEU FORTE POR AQUI, A LUZ APAGOU, DEMOROU PARA VOLTAR A FORÇA E QUANDO VOLTOU EU ESTAVA COM SONO E DEIXEI TUDO PARA OUTRO DIA

Foi exatamente isso o que aconteceu. Eu até tinha boas ideias para escrever neste dia e postar aqui no Mafuá. Deixei para o final do dia, mas um amigo paulistano chegou na cidade, Fausto Bergocce. Fui buscá-lo na rodoviária e o trouxe para casa. Pronto, o tempo sumiu assim num vapt-vupt no vão dos dedos. Depois choveu forte no começo da noite na cidade e com a chuva uma espécie de blackout, luzes apagadas e uma considerável demora para tudo voltar ao normal. Quando retornou, aqui em casa, Fausto já estava num papo pra lá de arretado com Ana Bia e a vizinha Camila Caparroz. Não tive como fugir de perticipar da conversa. Quando percebo fui arrebatado para fazer algo para eles todos na cozinha de casa e quando me dei conta já eram quase meia noite. sento para escrever e nada mais me vem á mente. depois de tomar um bom vinho, acham que tenho disposição para vasculhar no youtube como foi a sessão da Câmara dos Vereadores e tomar conhecimento se a processante contra a prefeita vingou ou se aquela ideia do Nelson Fio de pedir processante para onze vereadores de uma só vez também deu certo. Não vou ter como, o sono bate forte e a cama me chama. Daí, tudo o que escreveria hoje, ficou para amanhã e daqueles textões que posto por aqui, fica este, um arremedo. Foi o que consegui. Amanhã se acordar bem, se estiver bom tempo lá fora, se nada mais me ocorrer de impedimentos, gtento me atualizar e daí, posto algo contundente sobre isso atormentando a vida de todos nós. Assim sendo, muito boa noite para tudo, todas e todos. Até...

HPA

domingo, 5 de dezembro de 2021

CARTAS (235)


NÃO SE TRATA DE PERSEGUIÇÃO, MAS DE CONSTATAÇÃO, ELES SÃO ASSIM MESMO
Na vitrine de seu sebo Gregas e Troianas, em uma discreta rua em Resende (RJ), o casal Luciano Gonçalves e Mariângela Ribeiro havia colocado um banner com a intenção de "ser algo divertido".

"Se você é racista, machista, homofóbico, se não acha que as 'obras' de Bolsonaro, Malafaia e Edir Macedo envergonham a humanidade... Entre! Esta é uma casa de inteligência e cultura. Nós podemos ajudar você", dizia o cartaz.

Ao ter conhecimento do banner, Edir Macedo - dono de um dos maiores grupos de comunicação e líder de uma das maiores igrejas evangélicas do Brasil - entrou com um processo por danos morais contra os donos do comércio local com o argumento de que a placa era "intolerância religiosa".

A decisão judicial - ufa! -, foi favorável ao sebo e assim sendo, de nada adiantou a tentativa de cercear o que estava mais do que escancarado com a ironia do cartaz. Aliás, é através dessa forma que dizemos as maiores verdades. Fica o link da decisão judicial para conhecimento mais detalhado de como se deu o citado caso: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-59512528. Faria o mesmo, sem tirar nem por. De parabéns todos os que, enfrentam corajosamente a bestialidade e os retrocessos em curso.


PRISÃO DE VEREADORES PENTECOSTALISTAS NO NORDESTE LEMBRADO POR ATENTO LEITOR DO MAFUÁ DO HPA
Recebo missiva por e-mail de dileto amigo, o professor Jeferson Barbosa, também conhecido por Garoeiro, hoje exilado em Natal RN. Ele, confessa, me lê todos os dias e me recorda de algo publicado meses atrás, espécie de profecia deste mafuento. Ou seja, naquela oportunidade e com alusão ao presente, não se faz necessário nenhuma bola de cristal ou buscar intermediação de coisas do além para se chegar a triste conclusão, o que ocorre lá, pode muito bem se repetir por outros variados e múltiplos lugares. Leiam o que me escreve e constatem as semelhanças:

Caríssimo Mafuento mor,
Depois que vimos no jornal daqui, Tribuna do Norte, a matéria de junho de 2021, que mancheteava a prisão dos vereadores pentecostalistas, o Mafuá postou, em diferentes datas, duas notícias sobre o caso, tentando sugerir a necessidade de iguais investigações em Bauru, para apurar-se até que ponto o crime não estaria rolando entre aqueles nobres edis bauruenses.
Agora, eis o caso Carlinhos do PS.
Chiara já entregou uma certa "rachadinha da fé".
Só um cego não vê que quando o Mafuá levanta uma lebre, é porque certamente tem gato na tuba ...
Gostei da pontuação que você postou, hoje, no Mafuá, sobre o assunto.
A parte que mais me agradou foi a cobrança (que precisa ser muito mais corajosa e pra valer) sobre os demais edis criminosos (não sou eu que estou dizendo, é a Justiça e a Polícia!), os que praticam os mesmos expedientes criminosos do Carlinhos do PS, quem seriam os seus cúmplices, seja na arrecadação, seja na chantagem e achaque, onde eles estariam "trabalhando" na Prefeitura, DAE, Emdurb, Secretarias, e demais órgãos da Administração Municipal de Bauru.
Aqui, o link para a matéria do jornal Tribuna do Norte, junho, para você poder refrescar a memória:
http://www.tribunadonorte.com.br/.../vereadores-de.../513393
Abraço, Garoeiro

HPA, pela transcrição

O "JORNAL DOIS" HAVIA ALERTADO TEMPOS ATRÁS SOBRE O PROCEDIMENTO DE CARLINHOS DO PS - QUEM MAIS MESMO?
Depois de ler tudo o que saiu publicado detalhando o caso das acusações e prisão do Vereador Carlinhos do PS resolvi dar uma busca sobre o assunto no buscador do Google.

Achei um texto interessante no Jornal Dois, aqui:
http://jornaldois.com.br/motor-saude-combustivel/

Essa coluna do Jornal Dois, "Pílulas do Poder" é um belo trabalho de incentivo a estudantes universitários que vão atrás de pautas, pesquisam, produzem o conteúdo e o J2 publica. Em 11 de novembro do ano passado saiu esse artigo de Egberto Santana e Natália Santos da FAAC/UNESP-Bauru: 
"O motor da Saúde sem combustível".

Eles analisam as atuações reiteradas de Carlinhos do PS em seus repetidos mandatos da Câmara de Vereadores de Bauru e mostram, em raios-x, que ele não faz nada! Ora, como poderia um edil que nada faz enquanto vereador, isto é, aquele que precisa conhecer e enfrentar os problemas da comunidade e da cidade, agindo afirmativamente para propor soluções e comandos que atendam aos anseios públicos, especialmente, na atual conjuntura de crises tão graves, como pode ele ir sendo sempre reeleito, com um eleitorado cativo?
A resposta, muito provavelmente, está na decisão da juíza Érica Marcelina Cruz, da 1ª Vara Criminal do Fórum de Bauru, já do conhecimento público. Salutar relembrar quem bem antes do ocorrido, a imprensa independente e libertária, já alertava sobre algo em curso. Parabéns ao Jornal Dois.

ALGO DA FEIRA DOMINICAL NA MANHÃ DE HOJE
Todo domingo pela manhã, o Pequeno's Bar, propriedade do ex-bancário, Ademir, na rua Gustavo Maciel, quadra 5, bem no centro da feira mais agitada da cidade, reúne diversifica fauna de conhecidos frequentadores, que vai de Carlinhos do PS, Nelson Fio, Pedro Valentim a Chu Arroyo, todos em rodas e atentos à movimentação no entorno. Hoje, pela primeira vez, um dos seus mais assíduos frequentadores não marcou presença, mas a vida continua rolando e das mais movimentadas.

sábado, 4 de dezembro de 2021

REGISTROS LADO B (72)

PERFORMÁTICO NÉL MARQUES NO 72º LADO B, SUA VIDA MAMBEMBE E FORA DO CIRCUITO TRADICIONAL
Depois de duas semanas sem os bate papos de final de semana, por me encontrar na estrada e num local sem sinal convincente com a internet, desisti de fazê-los enquanto perdurou meu distanciamento de Bauru. Voltei um tanto recarregado e pronto para estes novos embates. Este LADO B – A IMPORTÂNCIA DOS DESIMPORTANTES continua sua saga em busca de histórias pouco conhecidas, a de personagens da vida desta aldeia, os que tocam suas vidas por vias diferenciadas, alternativas e fora dos padrões convencionais. Numa semana onde a questão política recheada de rachadinhas predomina o debate fui em busca de alguém, ciente disto tudo, mas envolvido também em outras questões, como a de tocar um projeto realmente diferenciado por essas plagas, o Espaço Gentileza. Sim, falo do intrépido NÉL MARQUES, de sua vida e dos envolvimentos com algo realmente transformador. Se buscava encontrar alguém para uma conversa sobre como se dá isso de ter de fato uma experiência diferenciada, eis o sujeito certo, com cabedal para nos falar e contar algo de como se dá a vida dos que ousam agir diferente.

NÉL faz isso desde muito tempo. Rodou alguns lugares do mundo já com isso dentro de sua cachola, desde Buenos Aires, Ilha Grande e Barcelona, tendo aportado aqui em Bauru e hoje, baluarte de algo conquistando cada vez mais a admiração de boa parcela dos bauruenses. Ele vai nos contar como surgiu essa ideia de tocar a vida pela aí, pelas vicinais da vida e ao lado de gente igual a ele, sem medo de enfrentar os dragões todos, sem lenço e documento. Ele canta e toca violão como poucos, ou seja, um músico também completo, com repertório bem ao gosto das transformações que necessitamos. Sua voz está sempre a serviço de algo edificante e, é claro, da sua própria sobrevivência. Junto de Cátia Machado, outra cantante, já entrevistada aqui neste Lado B, eles estiveram em busca de um lugar para colocar em prática o projeto libertário. Estavam em vias de consegui um espaço público, a edificação de um antigo hotel tombado pelo patrimônio histórico e ali construir algo com essa cara e proposta de juntar pessoas, ideias e assim dar o seu quinhão na construção de um mundo mais palatável. Não deu certo, pois o hotel, ali na quadra 1 da avenida Rodrigues Alves ruiu e inviabilizou tudo.

Passado pouco tempo descobriu esse paraíso ecológico encrustado num dos trevos da Bauru Ipaussu, na estrada que passa diante do cemitério do Ypê e quando chega na rodovia, dá de cara com a placa indicando à esquerda, o Espaço Gentileza, um local me constante mutação e transformação. Nél vive ali, num quartinho modesto, onde tem uma mesa para seu computador e um colchão, que durante o dia está em pé, encostado na parede e durante a noite ou quando bate o sono, estende no chão. No mais, passa os dias por ali, construindo, dando tudo de sai para dar cara nova ao local. Ele sabe e assim quer, a cara é dos que lutam pela transformação do mundo e não dos acomodados. Conhecer um pouco dele, sua trajetória e do que vai pela sua cabeça é salutar para todos os ainda em busca de alternativas para a desgraceira que nos envolve, ir tomando conhecimento de jeitos, modos e algo em curso para mudar o ritmo e rumo das coisas. Esse danado não sossega o facho. Fui até lá, conheci o espaço, andei com ele por tudo, revi o amigo Raul Magaine, ali instalado e inserido no contexto do local. Enfim, o convite está feito, para o Bate Papo de logo mais, 19h, quando ele lá, eu cá, tentaremos dissecar em uma hora, algo dessa inebriante história de vida.
Vamos juntos?

Eis o link da chamada para o 72º Lado B, sete minutos: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/291106266356600

Eis o link para o Lado B, surpreendente de 2h1-, o record dentre todos. A conversa estava tão boa, Nél querendo falar, contar mais e daí, deixamos a coisa rolar mais um bocadinho: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/634330374591335

PITACO DO HPA: A entrevista com o Nél superou todas as expectativas. De uma duração média de 1h, como ele queria contra muitas de suas histórias de vida, deixei-o falar e assim, o estimulando, passamos de duas horas de intenso e muito proveitoso bate papo. Nél tem muita história para contar e as contou com devida galhardia e sapiência. Não quero antecipar nada, pois vale mesmo a pena ouvi-las da própria boca de seu protagoinista. São somente duas horinhas e ao final, a certeza de estar diante de um cidadão merecedor de toda pompa.


 

OUVI NO BAR O MELHOR ENTENDIMENTO DA CONTENDA POLÍTICA BAURUENSE*
* 42º texto deste mafuento HPA, escrito com exclusividade para o semanário DEBATE, de Santa Cruz do Rio Pardo, edição nas bancas hoje:

Eu, como todos sabem adoro frequentar um bom bar. Principalmente destes onde rolam assuntos quentes – valem também os requentados -, os mais candentes do tabuleiro de xadrez da contenda política local. Esta semana o bicho anda pegando por estas bandas. Pela terceira semana foi votado na Câmara dos Vereadores pedido de Comissão Processante contra a alcaide Suéllen Rosim, todas recusadas e no mesmo dia da sessão dos vereadores da semana passada, um vereador foi preso junto de assessores pela comprovada prática da rachadinha.

No bar ouvi de tudo e mais um pouco:
- Se viu, parece que a coisa está feia pro lado do vereador. Ele não só mantinha funcionários dentro das administrações, como ficava com parte do salários destes.

- Se vi e ainda mais justamente a sua prisão ocorrendo no mesmo dia da votação de mais uma processante contra a prefeita. Será não tem uma coisa a ver com a outra?

- Olha, não se descarta nada, mas coincidências acontecem e muito. Eu mesmo já vi e te provo de um raio que caiu duas vezes no mesmo lugar.

- Não precisa chegar a tanto, eu acredito em ti. Eu fico só matutando se o tal vereador é o único que faz isso? Parece que tem mais gente preocupada por lá. Tem vereador dizendo na mesma tribuna que mais colegas de trabalho podem seguir pelo mesmo caminho.

- Isso é outra coisa. Tem uns que sabem das coisas do outro e assim sendo, nada fizeram até agora, mas agora vão aproveitar e colocar a boca no trombone. Acha justo isso?

- Tudo tem seu momento, meu caro. Antes talvez não tivessem a confiança para dar o empurrãozinho levando o colega ao precipício, agora sim. Sei que dois destes já foram depor, pois disseram saber de algo mais e assim sendo, foram convocados pelas autoridades a dizer o que sabem.

- E a prefeita que está em vias de ter que começar a responder pelos seus atos e enfrentar uma processante, parece ser a que mais capitaliza neste momento, né!

- Sim e não. Ninguém pode afirmar nada, pois a fumaça ainda não baixou e os tapas e pontapés continuam sendo desferidos de ambos os lados, mas quem cutuca, pode ser também cutucado. É a Lei do Retorno, levantando muita poeira. Nesse mundo da política, sempre ouvi isso, difícil o que não tem algo escondido no bolso do colete e pronto para ser usado nos casos de extrema necessidade.

- Então, você quer me dizer que tem gato nessa tuba?

- Como não sabemos ainda quem tem mais culpa ou mesmo alguma culpa no cartório, peça mais uma gelada para refrescar as ideias. Não podemos nos esquentar por estes. Nosso negócio é assistir de camarote a briga de galos, todos muito bem treinados. O que sei que é que ainda deve voar muita pena e de ambos os lados.
Henrique Perazzi de Aquino, jornalista e professor de História (www.mafuadohpa.blogspot.com).

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS (110)


AINDA CARLINHOS... (01)
Ah, Carlinhos, fonte de assuntos sem fim nesta semana. "Ah, tivessemos um Carlinhos toda semana para nos desviar da rota de pegar os grandões destas plagas?", me pergunto a todo instante aos meus botões. De tudo o que li - e continuo lendo -, algo me foi dito por atento leitor de meus escritos: "Uma declaração passou "desapercebida" da grande mídia foi aquela dada pelo delegado que investigou de que a atuação do "bendito cujo" contava com a benevolência do executivo municipal. hum....".

Sim, Carlinhos foi ter com o presidente da Emdurb da manutenção de seus cargos na autarquia. E se foi da forma como o fez, no mínimo, a conclusão minimamente lúcida é a de que, nos governos anteriores havia sustentação para lá manter seu gado, ops, digo povo. Ele, o Carlinhos, já tinha aquilo como normal, uma troca de favores para ter fiel voto dele na Câmara. Perdendo os cargos e o que advinha deles, se voltou com unhas e dentes contra quem lhe tirou a boquinha. A pergunta que não quer calar: os prefeitos anteriores eram coniventes com os cargos do Carlinhos dentro de suas administrações?

COMO CONSEGUIU SE MANTER ATÉ AGORA POR LÁ? (02)
Ainda não entendi como um ex-assessor do vereador agora licenciado Carlinhos do PS, o Gleison Aparecido Contador, consegue continuar com cargo dentro da estrutura da Câmara Municipal de Bauru após deixar de sê-lo pelo vereador. Ele, neste momento foi demitido pelo envolvimento com a rachadinha atrelado ao vereador e cujas gravações feitas são mais que reveladoras. Agora, algo é mais do que inexplicável: por que ele, após deixar a assessoria do Carlinhos continuou na Casa de Leis e com cargo dentro da assessoria da Presidência da Câmara. O que o fez continuar e pular de um cargo para outro? O que o mantinha ali dentro? São os mistérios que a investigação policial precisa desvendar. Puxar o fio dessa meada será algo de abrangência ainda desconhecida, mas de algo já dá para perceber assim a grosso modo, até pela fala de outros vereadores, como Chiara e Borgo: Carlinhos não é o único. E agora esse algo mais, essa tal de "rachadinha da fé". O que seria isso? Qual a abrangência disso? Creio que, é chegado o momento de dar um breque nisso tudo. A credibilidade da casa já está mais do que comprometida, porém, como as mãos já se foram, ainda dá tempo de salvar os anéis. 

GENTE DO CARLINHOS NA EMDURB, DAE... ONDE MAIS? (03)
Dentre os presos junto com o vereador Carlinhos do PS, está um funcionário lotado no DAE - Departamento de Água e Esgoto, Agenor de Souza e pelo que a polícia apurou ele era o caixa, quem arrecadava os valores da rachadinha. Esse Agenor emprestava dinheiro para os apertos do grupo, sendo, pelo que se apurou o que tomava conta do arrecadado, cuidador das chaves do cofre. E tudo feito dentro da estrutura do DAE. Que função tinha essa pessoa por lá? Estava somente à disposição do esquema ou também exercia atividades regulares no DAE? E mais, quantos iguais a ele ainda existem espalhados dentro do quadro da Prefeitura Municipal? E quantos atendendo interesses de vereadores? Seriam estes os únicos? Não existe coincidência, nem por acaso neste país. O fato é um só, foi desbaratado um amplo esquema de corrupção tendo como base algo criado por um vereador - de quatro mandatos -, estes espalhados pelos muitos cargos de comissão dentro da Prefeitura. Dois vereadores dizem saber de outros esquemas - Chiara e Borgo - e já forma ouvidos pela polícia para relatarem o que sabem. Ou seja, muita água ainda vai passar por debaixo dessa ponte. Enfim, estes tentáculos ora descobertos na Emdurb e DAE estariam já disseminados por todo lugar?

O JOGO ESTÁ SENDO JOGADO, PERDAS E DANOS PARA AMBOS OS LADOS (04)
Os bastidores da política local andam pela hora da morte. Tem vereador fugindo de se encontrar com eleitores, pois o único assunto que rola nestes momento é: "E daí, como vão as coisas lá na Casa de Leis". Responder a essa pergunta é algo constrangedor para muitos, pois pelo que se sabe e pelo escapando nas articulações dos vãos dos dedos, parece alguns terem perdido definitivamente o sono. Preocupados ou não, o céu de brigadeiro de hoje à tarde em Bauru não combina com a turbulência dentro das hostes dos nossos nobres edis.

Hoje pela manhã me encontro com um baita amigo e lhe indago se quem mais se aproveita positivamente deste momento não seria a Sra prefeita. "Me parece que os dividendos da rachadinha estão recaindo sob seus ombros?", lhe questionei. Sua resposta é daquelas para enxergar tudo por outra vertente: "Meu caro, perceba algo bem simples. Ela, a alcaide foi cutucada, quando tentam de qualquer forma aprovar uma Comissão Processante, até por tudo o que foi apurado na CEI que a Câmara. Se é justo ou não é outra coisa. Ela até agora conseguiu que nada obtenha aprovação. O jogo é jogado, ela foi cutucada e entrou no jogo. Jogam contra ela do lado de lá e ela joga do lado de cá, como num tabuleiro de xadrez. Enquanto tentam enfiá-la numa Processante, algo obscuro é revelado ao público espectador sobre quem irá decidir sobre seu futuro. Entendeu?".

Sim, olhando por este prisma estou começando a entender. Então, trata-se de uma jogo onde estamos vendo quem tem mais garrafas vazias para oferecer, vender ou mesmo comprar. Passo a olhar a contenda com estes olhos. É o tal do Toma Lá Dá Cá, sem tirar nem por, enfim, "quem não sabe brincar não desce para o play, uai!".

OBS.: Na desfocada imagem a visita da incomPrefeita Suéllen Rosim aos nobres vereadores bauruenses quando da discussã ode questões relacionadas à Saúde Municipal. Hoje ela pode ver aprovada uma processante por estes diante do que foi apurado em recente CEI ocorrendo dentro do Legislativo local.

outra coisa, mas quase sobre o mesmo assunto
DESLAVADA MENTIRA
Ouço ontem pelas ondas da pérfida Jovem Pan, ops, digo, Velha Klan, o seu locutor mór, Alexandre Pittolli quando entrevistando o presidente da Emdurb, Luiz Carlos Valle proferir deslavada mentira no ar: "Nós aqui não acompanhamos o jornal. Acompanhamos a polícia". A rádio administrada por esse cidadão não produz jornalismo, nem possui equipe para tanto. Ele se vale do que existe por aí e uma de suas fontes, quer queira ou não é a leitura diária do Jornal da Cidade. Diga o que quiser, mas em muitos momentos é lido na íntegra o que o jornal publica e sem citação da fonte. Eu, cá do meu canto, faço o mesmo, me utilizo sim de matérias diárias publicadas pelo criticado JC para minhas escrevinhações, mas ao menos cito a fonte, digo escrever baseado no ali lido. Pittolli não possui essa altivez. Ele e seu pessoal se apossam de textos do jornal, matérias ali publicadas e ainda possui o desplante de desdizer do que encontra já mastigadinho, pronto para deglutir. A Velha Klan não pratica jornalismo e o JC, mesmo com todos os senões, o faz dentro de um padrão mínimo exigido pelos manuais jornalísticos. Precisava neste começo de sexta, demonstrar da mentira pittollista pelas ondas do rádio, pois tudo o produzido por essa rádio é mais falso que nota de três reais.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

AMIGOS DO PEITO (192)


PRECISO DE UMA TRÉGUA HOJE PARA FALAR DE TOMATE E DE CARNAVAL

01.) NOTA QUENTINHA DA LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA DE BAURU - ERA O QUE "ELAS" TANTO QUERIAM...
"Nota das Escolas de Samba e Blocos devidamente inscritos para o carnaval de 2022 de Bauru.

Vimos por meio dessa comunicar os seguintes assuntos:
Primeiro, devido ao surgimento de uma nova variante do COVID 19, na qual seu futuro é incerto, decidimos em não participar do carnaval de rua de Bauru de 2022. Segundo, agradecemos profundamente o empenho da senhora Prefeita Municipal Suellen Rosim, em não medir esforços para viabilizar e realizar o desfile de blocos e Escolas de Samba no ano de 2022. Gostaríamos também, de agradecer o empenho da Secretária de Cultura, Tatiana Pereira, e dos funcionários da secretaria de cultura. Terceiro somos eternamente gratos ao vereador Markinhos de Souza que sempre apoiou a cultura popular e acessível a toda população. Quarto agradecemos ao deputado federal Rodrigo Agostinho que sempre pensando na cultura popular, e atendeu prontamente a solicitação de uma parcela da sociedade para viabilizar a maior festa popular de Bauru e do centro oeste paulista.
De todos nós!
Bauru, 1 de dezembro de 2021.
Acadêmicos da Cartola/ Coroa Imperial da Grande Cidade/ Mocidade Unida/ Tradição da Zona Leste/ Dragões da Vila/ Estação Primeiro de Agosto/ Império da Lagoa do Sapo/ Pé di Varsa/ Liga das Escolas de Samba e Blocos de Bauru".

PITACO DESTE HPA: Eu em hipótese nenhuma agradeceria com tanta ênfase a senhora alcaide e muito menos a secretária de Cultura de Bauru, pois pelo que sei, nunca existiu de fato empenho para a realização da festa popular na cidade. Existiu sim e isso esteve sempre bem evidente, um velado, quase incontido desejo para que tudo desse errado e nada ocorresse. Imagino a cara de tacho delas duas quando souberam da verba através de emenda parlamentar. Hoje, devem estar contentes, pois a Prefeitura, contando mais uma vez com a ação do inusitado - essa imorrível pandemia que nos assola -, decreta pelo que já se sabia, seria algo ocorrendo a contragosto. Os blocos e escolas que se cuidem, pois deste mato não sairá coelho algum e para conseguir algo no sentido da realização de festas populares terão que suar muito a camisa, ainda mais porque está escancarado que a atual administração é fundamentalista até a medula. Da parte do bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco, o Bauru Sem Tomate é MiXto, já com data marcada para um encontro onde será definido enredo para descer a lenha nos desmandos ocorridos em Bauru neste 2021, uma só certeza: não sendo possível a saída presencial do bloco na Batista, o faremos de forma virtual, como neste ano, mas com todo o esforço para pegar devidamente no pé da hipocrisia reinante na Terra do Sanduíche. Cumprimos com louvor "a parte que nos cabe neste latifúndio".
OBS.: Na foto, uma carretinha lotada de velhas fantasias do Cartola, exposta no barracão da escola, na demonstração mais límpida do que ocorrerá este ano na maior parte do país, quando estas continuarão amarfanhadas a espera de mais um ano para vestirem os corpos dos festeiros de plantão.

02.) SILVIO SELVA, A CARA DA RESISTÊNCIA NO DIA EM QUE O TOMATE ANUNCIA O QUE VIRÁ PARA O CARNAVAL 2022
O Carnaval de Bauru foi cancelado, mas isso não quer dizer que não ocorrerá. Pelo menos o bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco, o BAURU SEM TOMATE É MIXTO estará atuante, pulsante e se não nas ruas, por todos os outros meios disponíveis, possíveis e imagináveis. Hoje, fui visitar um baita amigo, meu e de todos os tomateiros, SILVIO SELVA, que encontra-se no Hospital São Francisco, fazendo de tudo e mais um pouco para se recuperar e continuar botando o bloco na rua, que é o que nos resta fazer neste momento. SILVÃO, como gostamos de chamá-lo foi o letrista de nossas marchinhas pelo maior tempo de existência do bloco e se hoje, no estaleiro, nada como antes de dar o pontapé inicial para a contenda e saraivada de ácidas críticas sempre feitas, ir consultá-lo e deixá-lo à vontade para nos auxiliar no que for possível. Falei com ele pouco de Carnaval e das agruras que se sucedem fora da janela do hospital, de onde observa o mundo com seus olhos de lince. Ele representa muito para nós e o reverenciaremos sempre e sempre, pela lucidez, altivez, pessoa inquebrantável em todos os sentidos e meios. Um danado, hoje espiando o mundo pelo youtube, pois teve sua página do facebook cancelada sem motivos plausíveis e justificáveis. Segue altaneiro, soberano e lúcido. Silvio resiste, persiste e insiste, exatamente como deverser a atitude dos que sabem que nada ocorrerá neste país sem sangue, suor e lágrimas. Estamos com ele, sempre na torcida e quando damos o pontapé inicial para algo do Tomate em 2022, sua data redonda, 10 ANOS DE EXISTÊNCIA, fomos vê-lo e buscar inspiração para tudo o que virá pela frente. SALVE SILVÃO, VOCÊ É NOSSO MESTRE E MENTOR!
OBS.: O selfie que ilustra este texto é de autoria do próprio Silvio Selva, lá no Hospital São Francisco.

03.) EM 2022 DEZ ANOS DO "TOMATE" E ADIVINHEM QUEM VAI DESENHAR A ESTAMPA DE NOSSA HISTÓRICA CAMISETA?
O Carnaval pode até não ocorrer presencialmente nestas e outras plagas, mas o bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco, o BAURU SEM TOMATE É MIXTO não pode se furtar (epa!) de fazer uma arruaça, pois os motivos são mais do que evidentes para, não só botar literalmente o bloco na rua - presencialmente ou não -, como também os bofes pra fora contra os perversos, pervertidos e perversidades sendo cometidas de forma seguida contra os costados desta insólita Bauru. O motivo principal de estarmos mais do que atentos são tantos e vai dessa obrigação de espezinhar a hipocrisia reinante, como algo que nos fortalece e une, os DEZ anos do bloco sendo comemorados em 2022.

Isso mesmo, DEZ anos de furdunço e muita criação de caso. Nestes dez anos mantivemos muita tradição. Na proposta inicial homenageamos a cada ano um artista do traço e pedimos para ele proporcionar a estampa com a qual desfilamos, ou seja, representam naquele ano a CARA DO BLOCO. Por nove seguidos anos conseguimos diversificar e agora, com a data redonda tínhamos que surpreender e fazer uma HISTÓRICA CAMISETA. Não foi preciso matutar muito para chegar no nome desejado para o intento de marcar com algo assim como um objeto de desejo, peça única e ícone para pontuar a data redonda. O escolhido para abrilhantar nossa camiseta de DEZ ANOS é nada menos que o artista plástico, tomateiro desde sempre ESSO MACIEL.

Fizemos o convite a ele hoje no portão de sua residência. O danado está se recuperando de probleminhas de percurso, pronto reestabelecimento e promete algo único, melancólico, bucólico, questionador, indagativo, macambúzio, intrépido, altaneiro e fugaz. Diz que já coloca a cuca pra funcionar desde já e como estaremos nos reunindo em breve (anunciaremos data no final do dia) para ver o que faremos e como faremos com esse evento, talvez ainda não presencial, temos a mais absoluta certeza, a de com o traço inconfundível de um dos nossos maiores artistas plásticos, fazer História. O tema será candente, pulsente e em cima da crítica aos hipócritas de plantão. ESSO vai dar o melhor de si para representar esse momento bauruense e assim iremos comemorar nossos 10 ANOS, colocando-o no peito.

VIVA ESSO MACIEL! Ele foi nosso primeiro e eterno Muso, fonte inesgotável de inspiração e repositor de energias para tudo, todas e todos. Gente, a ficha ainda não caiu: sabe lá o que é ter uma estampa de Esso Maciel numa camiseta e sair com ele desfilando todo pomposo pela aí? Teremos este privilégio. O Tomate é phoda!

Obs.: A foto foi tirada por mim hoje pela manhã no portão de sua casa na rua Campos Salles, vila Falcão, quando lhe fiz o pedido. Aceitou e me pediu: "Deixa fazer uma pose bem bonita para você postar quando for comunicar pro pessoal. Uma foto dessas não pode ser tirada assim sem querer, tem que ser pensada. Vou posar com toda pompa". Ele se contorceu todo no portão e eu cliquei todo desmilinguido e derretido.

04.) DEZ ANOS DO "TOMATE" - REABERTURA DOS TRABALHOS 2022
Diante de tanta iniquidade, reino do fundamentalismo, muita hipocrisia nas atitudes, nada melhor do que o bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco adentrar o campo de jogo e demonstrar a que veio. Por dez anos seguidos - completados agora em 2022 - estivemos nas ruas e falamos de tudo, combatemos o bom combate, enfrentamos os poderosos de plantão e os ridicularizamos, como deve ser mesmo feito com os arrogantes, prepopentes e donos da verdade. Estamos aqui para isso mesmo, ou seja, desancar com os que se arvoram com essa falácia destrutiva e gananciosa. Neste 2021, ano onde estivemos na maioria do tempo trancados e isolados uns dos outros, se precavendo contra essa pandemia demorando para terminar, exatamente por causa dos que a ignoraram. Assunto não nos falta para tratar na nossa próxima marchinha. Daí, para juntar isso tudo, mesmo que não ocorra condições para estarmos presencialmente nas ruas, o barulho precisa ocorrer, até para apontarmos todos os que pisaram no tomate (ui!) neste ano.
Para tanto, vamos unir a reabertura do Mafuá com um encontro de Tomateiros e daí com os presentes decidindo tudo o que virá pela frente. Eis a relação das decisões:

- Enredo, os temas a serem abordados na marchinha/samba enredo;
- Muso e Musa;
- Prêmio Desatenção: Walace, Suéllen, Borgo...

Serviço: será na sexta, 10/12, das 19h em diante e até o arroz secar.
Traga seu kit festa (cerveja e cerne para churrasco ou outro comes).
Mafuá Solidário: Quem puder trazer Panetone e Calabresa para De Grão em Grão.

Vai ter música ao vivo, conversa fiada, discussão política, votações e decisões das mais importantes. A estampa da camiseta já está decidida e nos DEZ ANOS será feita por ESSO MACIEL. Seguindo todos os protocolos e cuidados, marcará a reabertura do Mafuá e de tudo o que virá pela frente com o Tomate cutucando a pouca vergonha bauruense.
Vamos juntos???

05.) AMANHÃ VOLTO A ESPEZINHAR OS ACONTECIMENTOS LOCAIS
Bauru pegando fogo, mas tinha que dar o pontapé inicial nos furdunços onde pegaremos no pé de um bando de perversos danando com a vida desta cidade. Os mesmos de ontem, hoje e amanhã.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

RELATOS PORTENHOS / LATINOS (98)


PLANEJAM CONSTRUIR SEDE DA PREFEITURA E DA CÂMARA NA NAÇÕES NORTE – DERRUBEM LOGO A ESTAÇÃO DA NOB
Quando me deparo com matérias como essa publicada hoje no Jornal da Cidade, “Prefeitura e Câmara planejam criar sede unificada na Nações Norte – Construção seria via PPP; assunto será discutido nesta quarta em reunião no MP”, fico que não me aguento. Incontida raiva por tudo o que representa essa nefasta classe política não enxergando um palmo diante do próprio nariz. A Prefeitura Municipal de Bauru comprou anos atrás um dos prédios mais importantes de sua história, fonte de passagem de todo o progresso desta aldeia e o despreza como algo nefasto, repugnante. Falo é claro da belíssima e resistente Estação da NOB. É inadmissível a leitura desta matéria sem uma interpretação justa dos motivos levando a atual classe política atuando na cidade a querer construir uma edificação nova, mesmo que seja através dessa tal de PPP, tendo diante de si algo onde poderia transformar todo o centro da cidade, dando-lhe a importância que ele tanto merece.

Escrevam laudas e laudas defendendo a construção nova e com mil motivos para justificar o não uso da Estação da NOB, mas nenhum será compreensível, diante dos ganhos advindos da recuperação da área central bauruense, hoje estagnada e abandonada. A Câmara Municipal perdeu tempos atrás a oportunidade se para lá ser transferida e hoje poderia ser baluarte, carro chefe para tantas outras possibilidades. Um andar inteiro daquele imóvel daria para acomodar no mínimo três Câmaras hoje. O alagamento no local é menos oneroso do que tudo o que pensam fazer, desnecessária gastança de dinheiro público, quando poderiam revitalizar o centro velho da cidade, dando-lhe uma cara de modernidade. Quem entra nessa de construir tudo novo, tendo tudo praticamente pronto, necessitando só de reformas é no mínimo um anti-bauruense. Faço uma alusão bem simplista, porém necessária neste momento: considero quem despreza a reutilização da Estação da NOB tão nefasto quanto quem pratica rachadinha. Enfim, se o negócio é distância da população, construir algo bem longe dos olhos e de difícil acesso, por que não no acesso da Estação de Tratamento de Esgoto? Por lá, amplo estacionamento, local ainda arejado e com muitas rotas de acesso, idas e vindas incontornáveis. Derrubem logo a estação, pois assim deixamos de lembrá-la e construam algo faraônico, lugar inacessível para a patuleia.

"SABE AMIGO, UMA COISA QUE TEM ME INCOMODADO”

Recebo via Messenger no facebook algo vindo de dileta amiga internética, dessas tantas que a gente gosta e conversa muito, troca confidências, mas não conhece pessoalmente. Eu e ela desabafamos nossas mágoas um ao outro constantemente e desta feita quem o faz é ela:

“Todos os dias pela manhã quando ia trabalhar, passava pela Avenida Nuno de Assis para pegar o viaduto da rua 13 maio. E antes de chegar neste sentido, bairro viaduto, meu lado direito havia um espaço mantido por um grupo nissei que jogava no local não sei dizer tipo de esporte, mas usavam espécie de martelo, bolinha e arcos no gramado. Me parece que eles foram retirados de lá na época acho do Rodrigo Agostinho. E hoje aquela área da dó de ver. Está horrível, dominadas por moradores de rua sem local para ficar, ocuparam o lugar, por possuir pequena área coberta. Box com cobertores e panos por todos os lados, usados para separar e dividir espaços. Aparência do local é péssima. E antes dava gosto de ver. Você se lembra disso?

Respondi: “Lembro muito bem. Passo também por ali todos os dias. Aquele cenário é a triste realidade dos que se acumulam pelos cantos disponíveis. Cada dia mais gente por ali, degradação total e absoluta”.

Ela: “Sim. Era muito bacana ver os idosos japoneses se exercitar ali”.

Paramos por aqui e concluo com algo de minha lavra. Acompanho o que por ali ocorre desde o princípio, com a chegada dos primeiros a ocuparem o local. Com a degradação atual, a quantidade de moradores em situação de rua é enorme, algo nunca visto. Estes estão por todos os lugares e mesmo com algumas programas sociais vigentes e com ampla atuação é praticamente impossível atender a tanta gente. Muitos destes, por não serem atendidos na região, serem enxotados de algumas cidades, acabam escolhendo Bauru por ainda manter programas sociais voltados para a sua situação. Muito degradante tudo o que ocorre ali no entorno. É mais que triste ver a situação dos que se amontoam debaixo das pontes e com as chuvas, juntam tudo antes da água subir. Este local é um dos pontos nevrálgicos de tudo o que vemos pelas ruas, pois concentra cada dia mais pessoas, num espaço reduzido e com o passar do tempo, dá a justa imagem do quanto estamos piorando no quesito empobrecimento geral. Com um desGoverno, praticamente sem ação nessa área, o que vemos é acumulação de corpos pelas ruas. Com estes hoje nos governando não espero nada de bom, só o aumento das tragédia. Eis um dos fortes motivos para votar pela mudança e pelo retorno do olhar social para com os em situação de miserabilidade. Não basta programas sociais, necessitamos de radical mudança de postura, eliminando a pobreza com integração. Temos uma oportunidade muito clara de mudança na eleição do próximo ano.

NÃO CITAR MAIS O NOME DELE
Eu bem que tento fazer exatamente como prescreve nesta ilustração aqui compartilhada e de autoria do frei Leonardo Boff. Quando mais o nome do Inominável é citado, mais ele é reafirmado e fortalecido. Já faço uso de denominações variadas quando se faz necessário citá-lo e assim intensificarei mais e mais. Existe hoje um sectarismo latente e em ação pelas mais diferentes parte do planeta. Algo a engessar a democracia, pois prega e pratica o retrocesso político, com políticas negacionistas, conservadoras e fundamentalistas. O Brasil precisa urgentemente se desvencilhar dessa seita hoje no poder, dominação sectária, degradação do ambiente democrático promovida também por nossas elites, jogando lenha na fogueira da animosidade e do ódio, sempre culpando e criminalizando adversários. Tudo se agravou depois que as redes sociais cresceram como terra sem lei, à disposição de qualquer aventureiro, como bem vimos na eleição de 2018. Portanto, citar o nome do capiroto, só mesmo em último caso e dar prosseguimento de luta e enfrentamento para sacá-lo o mais rápido possível do poder. Este um ano até as eleições é tortura demais para o brasileiro. Poderámos antecipar isso tudo indo logo pras ruas e resolvendo da forma mais palatável possível, ou seja, não mais permitindo capirotos nos comandando.

HONDURAS LIBRE
https://www.pagina12.com.ar/386044-la-izquierda-regresa...
Gratificante ler reações possíveis dos países latinos para reverter sua situação de dominação. Hoje algo ocorre em Honduras, amanhã no Chile, ano que vem, deverá ser no Brasil. 
Eu leio diariamente o jornal argentino Página 12 exatamente por causa disto: eles dão a devida importância para todos os países desta América Latina, inclusive com matérias de primeira página, algo impensável na grande imprensa brasileira. Estou com incontida vontade de conhecer Honduras por estes dias. Me segurem...