quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

AMIGOS DO PEITO (192)


PRECISO DE UMA TRÉGUA HOJE PARA FALAR DE TOMATE E DE CARNAVAL

01.) NOTA QUENTINHA DA LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA DE BAURU - ERA O QUE "ELAS" TANTO QUERIAM...
"Nota das Escolas de Samba e Blocos devidamente inscritos para o carnaval de 2022 de Bauru.

Vimos por meio dessa comunicar os seguintes assuntos:
Primeiro, devido ao surgimento de uma nova variante do COVID 19, na qual seu futuro é incerto, decidimos em não participar do carnaval de rua de Bauru de 2022. Segundo, agradecemos profundamente o empenho da senhora Prefeita Municipal Suellen Rosim, em não medir esforços para viabilizar e realizar o desfile de blocos e Escolas de Samba no ano de 2022. Gostaríamos também, de agradecer o empenho da Secretária de Cultura, Tatiana Pereira, e dos funcionários da secretaria de cultura. Terceiro somos eternamente gratos ao vereador Markinhos de Souza que sempre apoiou a cultura popular e acessível a toda população. Quarto agradecemos ao deputado federal Rodrigo Agostinho que sempre pensando na cultura popular, e atendeu prontamente a solicitação de uma parcela da sociedade para viabilizar a maior festa popular de Bauru e do centro oeste paulista.
De todos nós!
Bauru, 1 de dezembro de 2021.
Acadêmicos da Cartola/ Coroa Imperial da Grande Cidade/ Mocidade Unida/ Tradição da Zona Leste/ Dragões da Vila/ Estação Primeiro de Agosto/ Império da Lagoa do Sapo/ Pé di Varsa/ Liga das Escolas de Samba e Blocos de Bauru".

PITACO DESTE HPA: Eu em hipótese nenhuma agradeceria com tanta ênfase a senhora alcaide e muito menos a secretária de Cultura de Bauru, pois pelo que sei, nunca existiu de fato empenho para a realização da festa popular na cidade. Existiu sim e isso esteve sempre bem evidente, um velado, quase incontido desejo para que tudo desse errado e nada ocorresse. Imagino a cara de tacho delas duas quando souberam da verba através de emenda parlamentar. Hoje, devem estar contentes, pois a Prefeitura, contando mais uma vez com a ação do inusitado - essa imorrível pandemia que nos assola -, decreta pelo que já se sabia, seria algo ocorrendo a contragosto. Os blocos e escolas que se cuidem, pois deste mato não sairá coelho algum e para conseguir algo no sentido da realização de festas populares terão que suar muito a camisa, ainda mais porque está escancarado que a atual administração é fundamentalista até a medula. Da parte do bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco, o Bauru Sem Tomate é MiXto, já com data marcada para um encontro onde será definido enredo para descer a lenha nos desmandos ocorridos em Bauru neste 2021, uma só certeza: não sendo possível a saída presencial do bloco na Batista, o faremos de forma virtual, como neste ano, mas com todo o esforço para pegar devidamente no pé da hipocrisia reinante na Terra do Sanduíche. Cumprimos com louvor "a parte que nos cabe neste latifúndio".
OBS.: Na foto, uma carretinha lotada de velhas fantasias do Cartola, exposta no barracão da escola, na demonstração mais límpida do que ocorrerá este ano na maior parte do país, quando estas continuarão amarfanhadas a espera de mais um ano para vestirem os corpos dos festeiros de plantão.

02.) SILVIO SELVA, A CARA DA RESISTÊNCIA NO DIA EM QUE O TOMATE ANUNCIA O QUE VIRÁ PARA O CARNAVAL 2022
O Carnaval de Bauru foi cancelado, mas isso não quer dizer que não ocorrerá. Pelo menos o bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco, o BAURU SEM TOMATE É MIXTO estará atuante, pulsante e se não nas ruas, por todos os outros meios disponíveis, possíveis e imagináveis. Hoje, fui visitar um baita amigo, meu e de todos os tomateiros, SILVIO SELVA, que encontra-se no Hospital São Francisco, fazendo de tudo e mais um pouco para se recuperar e continuar botando o bloco na rua, que é o que nos resta fazer neste momento. SILVÃO, como gostamos de chamá-lo foi o letrista de nossas marchinhas pelo maior tempo de existência do bloco e se hoje, no estaleiro, nada como antes de dar o pontapé inicial para a contenda e saraivada de ácidas críticas sempre feitas, ir consultá-lo e deixá-lo à vontade para nos auxiliar no que for possível. Falei com ele pouco de Carnaval e das agruras que se sucedem fora da janela do hospital, de onde observa o mundo com seus olhos de lince. Ele representa muito para nós e o reverenciaremos sempre e sempre, pela lucidez, altivez, pessoa inquebrantável em todos os sentidos e meios. Um danado, hoje espiando o mundo pelo youtube, pois teve sua página do facebook cancelada sem motivos plausíveis e justificáveis. Segue altaneiro, soberano e lúcido. Silvio resiste, persiste e insiste, exatamente como deverser a atitude dos que sabem que nada ocorrerá neste país sem sangue, suor e lágrimas. Estamos com ele, sempre na torcida e quando damos o pontapé inicial para algo do Tomate em 2022, sua data redonda, 10 ANOS DE EXISTÊNCIA, fomos vê-lo e buscar inspiração para tudo o que virá pela frente. SALVE SILVÃO, VOCÊ É NOSSO MESTRE E MENTOR!
OBS.: O selfie que ilustra este texto é de autoria do próprio Silvio Selva, lá no Hospital São Francisco.

03.) EM 2022 DEZ ANOS DO "TOMATE" E ADIVINHEM QUEM VAI DESENHAR A ESTAMPA DE NOSSA HISTÓRICA CAMISETA?
O Carnaval pode até não ocorrer presencialmente nestas e outras plagas, mas o bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco, o BAURU SEM TOMATE É MIXTO não pode se furtar (epa!) de fazer uma arruaça, pois os motivos são mais do que evidentes para, não só botar literalmente o bloco na rua - presencialmente ou não -, como também os bofes pra fora contra os perversos, pervertidos e perversidades sendo cometidas de forma seguida contra os costados desta insólita Bauru. O motivo principal de estarmos mais do que atentos são tantos e vai dessa obrigação de espezinhar a hipocrisia reinante, como algo que nos fortalece e une, os DEZ anos do bloco sendo comemorados em 2022.

Isso mesmo, DEZ anos de furdunço e muita criação de caso. Nestes dez anos mantivemos muita tradição. Na proposta inicial homenageamos a cada ano um artista do traço e pedimos para ele proporcionar a estampa com a qual desfilamos, ou seja, representam naquele ano a CARA DO BLOCO. Por nove seguidos anos conseguimos diversificar e agora, com a data redonda tínhamos que surpreender e fazer uma HISTÓRICA CAMISETA. Não foi preciso matutar muito para chegar no nome desejado para o intento de marcar com algo assim como um objeto de desejo, peça única e ícone para pontuar a data redonda. O escolhido para abrilhantar nossa camiseta de DEZ ANOS é nada menos que o artista plástico, tomateiro desde sempre ESSO MACIEL.

Fizemos o convite a ele hoje no portão de sua residência. O danado está se recuperando de probleminhas de percurso, pronto reestabelecimento e promete algo único, melancólico, bucólico, questionador, indagativo, macambúzio, intrépido, altaneiro e fugaz. Diz que já coloca a cuca pra funcionar desde já e como estaremos nos reunindo em breve (anunciaremos data no final do dia) para ver o que faremos e como faremos com esse evento, talvez ainda não presencial, temos a mais absoluta certeza, a de com o traço inconfundível de um dos nossos maiores artistas plásticos, fazer História. O tema será candente, pulsente e em cima da crítica aos hipócritas de plantão. ESSO vai dar o melhor de si para representar esse momento bauruense e assim iremos comemorar nossos 10 ANOS, colocando-o no peito.

VIVA ESSO MACIEL! Ele foi nosso primeiro e eterno Muso, fonte inesgotável de inspiração e repositor de energias para tudo, todas e todos. Gente, a ficha ainda não caiu: sabe lá o que é ter uma estampa de Esso Maciel numa camiseta e sair com ele desfilando todo pomposo pela aí? Teremos este privilégio. O Tomate é phoda!

Obs.: A foto foi tirada por mim hoje pela manhã no portão de sua casa na rua Campos Salles, vila Falcão, quando lhe fiz o pedido. Aceitou e me pediu: "Deixa fazer uma pose bem bonita para você postar quando for comunicar pro pessoal. Uma foto dessas não pode ser tirada assim sem querer, tem que ser pensada. Vou posar com toda pompa". Ele se contorceu todo no portão e eu cliquei todo desmilinguido e derretido.

04.) DEZ ANOS DO "TOMATE" - REABERTURA DOS TRABALHOS 2022
Diante de tanta iniquidade, reino do fundamentalismo, muita hipocrisia nas atitudes, nada melhor do que o bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco adentrar o campo de jogo e demonstrar a que veio. Por dez anos seguidos - completados agora em 2022 - estivemos nas ruas e falamos de tudo, combatemos o bom combate, enfrentamos os poderosos de plantão e os ridicularizamos, como deve ser mesmo feito com os arrogantes, prepopentes e donos da verdade. Estamos aqui para isso mesmo, ou seja, desancar com os que se arvoram com essa falácia destrutiva e gananciosa. Neste 2021, ano onde estivemos na maioria do tempo trancados e isolados uns dos outros, se precavendo contra essa pandemia demorando para terminar, exatamente por causa dos que a ignoraram. Assunto não nos falta para tratar na nossa próxima marchinha. Daí, para juntar isso tudo, mesmo que não ocorra condições para estarmos presencialmente nas ruas, o barulho precisa ocorrer, até para apontarmos todos os que pisaram no tomate (ui!) neste ano.
Para tanto, vamos unir a reabertura do Mafuá com um encontro de Tomateiros e daí com os presentes decidindo tudo o que virá pela frente. Eis a relação das decisões:

- Enredo, os temas a serem abordados na marchinha/samba enredo;
- Muso e Musa;
- Prêmio Desatenção: Walace, Suéllen, Borgo...

Serviço: será na sexta, 10/12, das 19h em diante e até o arroz secar.
Traga seu kit festa (cerveja e cerne para churrasco ou outro comes).
Mafuá Solidário: Quem puder trazer Panetone e Calabresa para De Grão em Grão.

Vai ter música ao vivo, conversa fiada, discussão política, votações e decisões das mais importantes. A estampa da camiseta já está decidida e nos DEZ ANOS será feita por ESSO MACIEL. Seguindo todos os protocolos e cuidados, marcará a reabertura do Mafuá e de tudo o que virá pela frente com o Tomate cutucando a pouca vergonha bauruense.
Vamos juntos???

05.) AMANHÃ VOLTO A ESPEZINHAR OS ACONTECIMENTOS LOCAIS
Bauru pegando fogo, mas tinha que dar o pontapé inicial nos furdunços onde pegaremos no pé de um bando de perversos danando com a vida desta cidade. Os mesmos de ontem, hoje e amanhã.

Nenhum comentário: