sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

BEIRA DE ESTRADA (145)


DELÍCIAS DE QUEM SABE GANHAR MUITO DINHEIRO
01.) A Prefeitura Municipal de Bauru mantém sob os domínios de um grupo empresarial de sucesso o Recinto da Expo, contrato com pagamento dos mais irrisórios, valor quase simbólico e estes administram e tomam conta de ampla área, encravada dentro da áre urbana da cidade. A justificativa é a de que ali se realizam negociações de cunho a favorecer o máximo possível de gente ligada ao agronegócio, criadores de animais, ou seja os mais graúdos destas plagas. Este contrato vai sendo renovado de tempo em tempo, sem que ninguém ouse promover o rompimento, enfim, quem gostaria de investir contra gente tão poderosa? E a tal da Expo ocorre ano após ano, gerando lucros altíssimos e também com a tal da Expo Anual, onde numa festa estes mostram seus animais e entretem a turba. No deste ano, pelo que se diz, pelo menos para os que lá estiveram, não tinha sequer um animal de estimação, quanto mais vacas, veados, ovelhas, búfalos e afins. Nada disso e só o que se viu foram os tais shows diários, antes alguns pagos pelo poder público municipal, mas neste ano, com ingressos e tudo lotado. Acho iniciativas dessa natureza digníssimas, onde o lucro é alto e tudo bancado pelo próprio bolso do empresário, com pequena ajuda do erário público, algo insignificante, diria mesmo, quase desprezível. Deve ser mesmo de grande valia possuir um contrato destes, quase sem custos e assim possibilitar o aumento considerável da fortuna de uns poucos privilegiados. Isto tudo tendo como pano de fundo o beneplácito da Prefeitura Municipal de Bauru. Diga-se que, o feito não é de hoje, pois este auspicioso contrato vem de longe, sempre renovado e laureado com a soltura de fogos e artifícios. Ouço dizer que, os animais estavam até atrapalhando o brilhantismo da festa, daí foram sumariamente eliminados. Viva a Bauru dos que podem, fazem e acontecem!

02.) O time campeão da Libertadores deste ano é o quase imbatível Sociedade Esportiva Palmeiras, que pela primeira vez em sua gloriosa história é administrado, tendo na sua presidência uma mulher, Leila Pereira. Auspicioso feito, porém, quando se observa o ramo de negócio dessa senhora, observa-se ser ela a sócia proprietária da Crefisa, uma dessas tantas empresas que te arrumam dinheiro fácil nos momentos de apertos. Dizem mesmo que, a Crefisa é uma das que facilitam demais na hora de promover o empréstimo, sem muita burocracia, desde que o já endividado cidadão aceite sem pestanejar os juros cobrados. Isso que dizem, mas não se comprova assim facilmente, o fato dos juros ali cobrados serem também um dos mais altos do mercado, deve ser mesmo de pouca importância. Num mundo como hoje, com todos pela hora da morte, com cada vez mais gente necessitando de conseguir um dinheiro par quitar pendências, alguém lhe oferecer algo em torno de 20% de juros, nem deve ser levado em consideração. Se tudo o que ali ocorre é para o bem do esporte bretão e para a Crefisa, poder reverter parte de seus lucros em prol do time alvi-verde, acho mais do que justo, daí, faço coro aos que batem palmas em pé por vê-la comandando o time, o mesmo que um dia já teve patrocínio da Parmalat. Meu amigo Roque ferreira, que já se foi deste plano, certa vez num jogo do Noroeste me disse algo quando o questionei sobre torcermos para times e não concordarmos muito com a administração destes: "Henrique, seu bobo, se for levar a sério não vai nem torcer mais. Venha e pense só no seu time do coração. Esqueça ou tente relevar o resto, pois do contrário vai deixar de querer assistir partidas de futebol". Sigo hoje à risca seus conselhos e continuo agitando bandeiras para meus centenários times do Noroeste e do Corinthians. Viva o futebol e aguardemos para breve a chegada dos sheiks árabes, que tratrão nova pegada para a transparência dos negócios futebolísticos brasileiros.

03.) O texto da jornalista Cristina Camargo, publicado na Folha de SP, diz tudo o que está entalado na minha e na garganta de tantos outros. Vivemos sob estes tempos, onde estes são os que dão as cartas e ditam as regras. Se isso não é a degradação, diria mesmo, degeneração total e abosluta, não sei o que seria. Leiam e entendam do que falo.
A SÉRIE ACIMA TERIA CONTINUIDADE, MAS ALGO ACONTECEU NA CIDADE E INTERROMPEU MEUS ESCRITOS
Em foto de Lydiane Moura, que felizmente mora do lado de cima do rio Bauru, ladeando a avenida Nuno de Assis, a parte alta, onde não inunda, registrou o momento quando ele transbordava, algo em torno das 17h, quase levando consigo o circo, mas o Mafuá não escapou e em questão de minutos, 10 cm de água barrenta e bostenta invadindo e ocupando todos os seus espaços. 

A população ribeirinha vivencia algo assim desde sempre, mas o descaso da atual administração municipal é latente, pois todas as demais, quase imediatamente colocava à disposição dos moradores um caminhão pipa para limpar a rua e pelo menos tentar reestabelecer a higiene, mas com a incomPrefeita Suéllen Rosim, pelo que se vê, nem pipa, nem nada mais. 

Abandonados à própria sorte, cada um na região se vira como pode.

E PARA NÃO ESQUECER DE RATINHOS, RATOS, RATÕES E CAPIROTOS...
O Brasil não está se tornando um país altamente perigoso e até explosivo. Para mim ele já é o próprio perigo, pois foi permitido o avanço de retrógrados e seus discursos "fora da casinha", daí estes colocaram as manguinhas para fora e hoje, com o corpo todo exposto fazem das suas sem medo de serem ameaçados por suas ideias mais do que no descaminho. 

Essa última fala do apresentador Ratinho, quando ameaça num programa, uma mulher, simplesmente por discordar do que pensa e como não tem argumentos para o debate, o faz com o pretenso uso de arma de fogo. 

Ontem, aqui em Bauru, o radialista mor da Jovem Pan, ops, digo, Velha Klan, após ver que as vacinas estão sendo estendidas para crianças, diz em alto e bom som que, as suas não tomarão a vacina de jeito nenhum. É um total desrespeito ao que prega a Ciência, colocando em prática a bestialidade de mentes que influenciam muitos a tomarem decisões perigosas. Seria um crime, não vivessemos no Brasil, onde a permissividade atingiu níveis elevados. Vivemos a própria insanidade já estabelecida. Dão a isso o nome de liberdade de expressão, essa hoje sem limites, muito mais do irresponsabilidade explícita. 

Eu mesmo, junto do Marcos Paulo Casalecchi Rezende apresentamos pedido de Processante para vereador que apregoou desde sempre o uso de kit covid como solução, o tal do tratamento precoce, já amplamente divulgado não só como inútil, como altamente perigoso para a saúde. Pois o gajo não aceita mudar de opinião, como numa total inversão de valores nos processa. Ou seja, denunciar algo hoje se tornou também perigoso, pois o staff bolsonarista, negacionista até a medula mostra mais do que suas garras. Isto tudo, não nos esqueçamos por um um só minuto, é fruto deste desGoverno do ex-capitão. O incentivo para os malucos fazer o que fazem foi dado - e continua sendo - após o golpe de 2016 e se ampliou com a chegada do capiroto ao poder.

Nenhum comentário: