quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

COMENDO PELAS BEIRADAS (111)


A PONTA DO ICEBERG OU COM A BOCA NA BOTIJA
Bauru já não sente mais as estocadas. Quando elas ocorrem, todos se reviram no túmulo, dão seu estremelique, mas em pouco tempo tudo parece voltar à normalidade. O Caso Carlinhos já não é mais o must do momento. Já está passando e pelo visto, de tantos outros nomes que pululavam pela aí, talvez o dele seja mesmo o tal do boi de piranha, aplacando a ira e necessidade de punição dos corruptos, daí, com ele e seus comparsas presos, vai se aquietando a gana pelos demais.

Na última sessão da Câmara, foi hilário ver a propositura do Nelson Fio para uma Processante para onze vereadores de uma só tacada. Ela foi desconsiderada assim de bate pronto, quando encontraram probleminhas de percurso e foi jogada pra escanteio, ou melhor, enterrada em cova funda. A única processante possível no momento é a contra o já condenado Carlinhos do PS. Indesculpável neste país ser pego com a boca na botija. Ele, na sua incapacidade de esconder por mais tempo sua maracutaia, foi pego e agora que pague por seus erros. Aqui é assim, estamos todos no mesmo barco, mas se foi pego, não se trata de infelicidade, mas de burrice e já que não soube se armar à contento, se preacaver, agora dane-se. Esse já está danado e segue o jogo.

Segue o jogo também dos que fazem de tudo e mais um pouco para livrar a cara da incomPrefeita de ter seu nome colocado numa Comissão Processante. A CEI da Câmara dos vereadiores mostrou um caminho possível, mas não existe meios neste momento de colocar na cabeça dos nobres vereadores da necessidade de investigação mais aprofundada. Nos bastidores, as negociações são intensas e pelo que se vê, nada, nem mesmo algo escabroso fará os vereadores mudar de ideia. A não ser que desponte no horizonte algo tão impossível de ser contornado como o que aconteceu com o descuidado do Carlinhos. Do contrário, como já escrevi aqui, "podem tirar o cavalinho da chuva". O assunto já é quase outro, mas que tem muita gente ainda com dedinhos cruzados, isso tem...

QUAL A MOTIVAÇÃO DA CEI CONTRA A PREFEITA E DAS PROCESSANTES SOLICITADAS E DA ÚNICA APROVADA
Hoje, a impressão que tenho é a de que a CEI que a Câmara fez contra a prefeita foi motivada por iniciativa do Carlinhos do PS e não tanto pelas denúncias de graves irregularidades, que de fato ocorreram, mas não foram fundamentais. Tem-se a nítida impressão de que, na época, o vereador ao perder a boquinha das rachadinhas, isso a partir do momento em que a alcaide não aceitou mais manter os cargos indicados por ele. Irado foi o grande articulador da CEI, pois poderia assim se vingar. Ele, se foi isso o ocorrido, queria na verdade abrir uma possibilidade de negociação com a devolução de suas vagas/cargos. Pelo visto, ela não entrou na dele e comprou a briga. No primeiro momento, ao descobrir algo mais do vereador, o danado não conseguiu se desvencilhar da trama e teve seu esquema revelado. Com a polícia na parada, não teve mais conversa. Tudo foi comprovado e o vereador foi pras cucuias.

Só que a CEI continuou e de fato existiam também irregularidades, investigadas, esmiuçadas e reveladas. Para o Carlinhos é tarde demais para insistir em abertura de Processante para a prefeita, mas para os demais não. Só que, pelo visto, não abrirão e o que não se sabe é se estão neste mesmo imbuídos do tal do espírito público, de que é ainda cedo para algo mais, nem um ano de mandato dela ou estão também jogando. Como se sabe, a política é uma grande jogatina, onde todos jogam a todo instante.

Algo pegou mal para os vereadores após a prisão do Carlinhos do PS. Por tudo o que foi apurado e como foi divulgado, não deixando brechas e nem dúvidas, a resposta destes foi lenta demais. Creio que, demorando em tomar uma decisão quanto a abertura de Processante para o vereador pego com boca na botija, deram um sinal de preocupação no ar,, podendo ser até considerado receio. Pegou mal. A reação tinha que ser imediata e coletiva, todos unidos em algo assim: Se isso ocorria aqui, junto de nós, para demonstrar total lisura, estamos de imediato propondo investigação rigorosa e imediata. Demoraram demais para tomar essa atitude e assim, ficando em cima do muro, esperando que a iniciativa partisse de alguém de fora solicitando. Deram a entender ter gato nessa tuba.

Isso do gato na tuba quem diz não sou eu e sim alguns dos próprios vereadores, quando se pronunciaram dizendo saber de algo em curso e logo a seguir foram chamados a depor para a polícia, onde devem ter passado as informações do que sabiam. Um jogo ainda sendo jogado, peça por peça, lento demais para o gosto de quem desejava ter tudo escancarado de uma só vez. Não o foi, mas algo paira no ar e não são aviões de carreira e sim, investigações em curso, podendo estender para outros o mesmo ocorrido por enquanto com somente um edil.

Analisei melhor também a Processante solicitada pelo Nelson Fio, quando de uma só tacada pediu para onze vereadores, por motivo não muito bem esclarecido. Fio como se sabe é muito amigo do Carlinhos do PS. Estavam sempre juntos tomando cerveja nos domingos pela manhã num bar na feira dominical. Com o pedido, Fio dá a entender ter tentado desviar a atenção sobre o Carlinhos e assim tentou de uma só tacada envolver mais de uma dezena de vereadores. Não deu certo seu intento, pois o caso Carlinhos já está sacramentado e ele, pelo que se prenuncia, após tudo o que já foi revelado, permanecerá por um bom tempo preso.

No mais, vamos construindo os fatos diante da revelação do algo mais, isso ocorrendo dia após dia, em drops, aos poucos. Por outro lado, a prefeita continua quieta, calada, contida e sem se pronunciar a respeito. Até agora, tem conseguido se sair bem pelas votações de processantes contra ela e diante do fato Carlinhos, poucos ainda se lembram do que foi apurado contra ela na CEI. Até quando vai continuar escapando ilesa, só os próximos capítulos dessa novela poderão nos revelar. Lembro da mãe da alcaide questionando o vereador seu Bira: "O senhor nos colocou nessa enrsacada, faça o favor de tirar". Até agora tem obtido sucesso.

O BLOCO DO TOMATE VAI ÀS COMPRAS...
Será neste próximo sábado, 11/12, das 18h em diante no endereço conhecido por todos, o do MAfuá do HPA. Precisamos tomar decisões urgentes, urgentíssimas e daí nada melhor do que nos reunirmos para decidir o que faremos no Carnaval de 2022. Presencialmente ele foi cancelado na cidade, mas nem a pandemia acaba com o Carnaval e assim sendo, algo de grande monta vai acontecer em agitar a cidade com o enredo da marchinha/samba enredo de 2022, além da escolha do Muso (a)e o homenageado (sic) com Prêmio Desatenção (três candidatos fortíssimos: Walace Sampaio, Eduardo Borgo e Suéllen Rosim...). A estampa da camiseta dos 10 anos ficará a cargo do artista plástico, 80 anos onçando nesta cidade, Esso Maciel e a letra do samba do Mauro Vieira, um dos mais respeitados compositores desta aldeia, Maurinho para os chegados. Tudo isso junto e misturado num encontro abalando as estruturas carcomidas desta Bauru. Traga seu Kit Tomate (alguma carne e bebida, cerveja e afins) e se possível ajude o projeto De Grão em Grão, com um Panetone e Calabresa (entrega cesta natalina deles será dia 18/12).

Para os Tomateiros isso nã ose trata de CONVITE, mas de INTIMAÇÃO, como aquelas que recebemos indevidamente das autoridades constituídas. Venham e prosearemos com alguma música, karaokê e todo o cuidado deste mundo, pois estamos na boca de algo perigoso em relação à pandemia. Mas como, diante de tanta malversação e hipocrisia, não podemos nos manter indiferentes, nem deixar passar batido, algo precisava ser feito e assim sendo, TOMATE NELES.

SERVIÇO: SÁBADO, 11/12, a partir das 18h, no Mafuá do HPA.
NÃO SE ESQUEÇAM: Indispensável gritar no portão antes de ser permitido a entrada: FORA BOLSONARO e TE CUIDA SUÉLLEN!

Nenhum comentário: