domingo, 26 de dezembro de 2021

CENA BAURUENSE (221)

 REGISTROS DESTE HPA NOS ÚLTIMOS TEMPOS NAS RUAS BAURUENSES*

* Meus e de diletos amigos (as), aqui reunidos num dia como o de hoje, quando distante de Bauru, um dia após o Natal, pouco sei do que anda rolando em Bauru, ou seja, dando uma trégua para recomeçar a labuta contra os malversadores tão logo retorne:

01. Publicado em 06/12/2021: "Na praça do Líbano, junto da mais famosa encruzilhada desta aldeia, a das avenidas Rodrigues Alves com Nações Unidas, mais um corte deliberado de árvores. Elas se quedam ao som de motoserras inclementes e impiedosas. A justificativa como se verá a seguir, deve ser a mesma de sempre: "estavam condenadas e para oxigenar (sic) o local foi necessário o sacrifício". Esperemos sentados pelo que virá no lugar? A foto é do jornalista Chu Arroyo".

02. Publicado em 09/12/2021: "Entristece passar diante do antes movimentado bar Amadeu's e hoje vê-lo fechado, com atividades encerradas recentemente e desta feita, mais um dos antológicos points bauruenses, bate as asas e fica na saudade".

03. Publicado em 19/12/2021: "Os velhos casarões desta aldeia bauruense não estão resistindo ao tempo e desmoram a céu aberto, como este raro exemplar do passado, esquina da Cussy Jr com Rubens Arruda, já desabitada e agora, com a última chuva, oferecendo a todos os passantes os últimos olhares e lembranças de passado majestoso, pois em breve, deverá vir abaixo definitivamente. Nessa mesma região, outros tantos na mesma situação, com 60, 70 ou no máximo 80 anos de vivência, tempo em que portas e janelas davam diretamente para a rua".

04. Publicado em 20/12/2021: "Com a legenda, "provando do próprio veneno", Kyn Junior posta duas fotos de caminhões do DAE dentro de buracos asfálticos, reparados pela própria autarquia".

05. Publicado em 21/12/2021: "Da série "O que tinha mesmo aqui antes?", eis o que restou após demolição de antigas casas comerciais na Praça Rotatória do Relógio, entre vila independência e Falcão. Nem bem passados alguns dias, já tenho dificuldades em me lembrar das antigas edificações e do que nela existiam? O que mesmo, hem! Como a memória muda rapidamente e assim num vaput-vupt tudo aquilo que por décadas estava ali resgistrado some sem deixar vestígios...".

06. Publicado em 22/12/2021: "Em foto de Helena Aquino, algo bem normal dos dias atuais em muitos imóveis da cidade por inteiro, como nesta residência localizada na confluências das ruas André Padilha Sobrinho com Saint Martin, uma quadra acima do avenida Rodrigues Alves. Amontoado de placas de ALUGA-SE, numa clara demonstração de como está difícil regularizar a situação dos tantos disponíveis e da pouca grana em circulação. A dificuldade está explicitada em cada quarteirão desta cidade, isso bem exposto em situações como a registrada".

07. Publicado em 23/12/2021: "Nas paredes de Bauru existem gravações de todos os gostos, estilos e tendências. Dentre todas, após andanças variadas e múltiplas, cheguei à seguinte conclusão: essa marca - ou seria caricatura? -, numerada é a mais estampada nas paredes bauruenses, sendo localizada desde a avenida Duque de Caxias, como neste muro, logo depois do portal de entrada do Jardim Ivone, também chamado de Quinta da Bela Olinda. Creio que só mesmo o autor para nos decifrar seu significado".

08. Publicado em 24/12/2021: "Queria muito fotografar uma fachada de residência com decoração natalina para aqui constar no dia de hoje. A preferência era por alguma na periferia da cidade. Rodei pouco, mas como nada vi, aproveito foto enviada a mim pela minha irmã, Helena Aquino, moradora da rua Maria José, perto da avenida Duque de Caxias e algo fixado em sua porta da sala, uma guirlanda, feita ali perto, no Quatrina Flores e de muito bom gosto. Com ela, que o espírito de final de ano nos embale para real envolvimento, onde consigamos virar definitivamente essa triste página vivida hoje pelo Brasil".

09. Publicado em 25/12/2021: "A artsista plástica Viviane Mendes, moradora das casas ao lado do Aeroclube, avenida Octávio Pinheiro Brisola, estava radiante na noite de ontem, pouco antes da chegada do Natal, pois via a quadra onde mora, antes tão requisitada, sem vagas para estacionar e nestes dias "desinflamada", quase desértica.

10. Publicado em 26/12/2021: "Uma das tantas edificações tombadas pelo patrimônio histórico bauruense, Automóvel Clube, hoje fechado, lacrado, definhando a olhos vistos e sem nenhuma perspectiva de aproveitamento. Não se espantem, não é o único, muito menos o último mas mesmas condições".


Nenhum comentário: