sábado, 11 de dezembro de 2021

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (144)


O BLOCO DO TOMATE FOI ÀS COMPRAS
Diante de tanta iniquidade produzida por estes tempos, predomínio e reino da hipocrisia, cabeças pervertidas e sendo conduzidas como manada, induzidas a agirem contra o próprio patrimônio, eis que aqui em Bauru, um grupo renitente, o do bloco farseco, burlesco e algumas vezes carnavalesco, o BAURU SEM TOMATE É MIXTO não esmorece e mesmo com o anúncio pela Prefeitura Municipal de Bauru, corroborado logo de bate pronto pela Liga das Escolas de Samba, foi marcado um encontro destes para demarcar território e dizer, sem pestanejar e sem medo de ousar ou bater de frente contra os perversos de plantão: ALGO VAI SER FEITO NO CARNAVAL DE 2022.

O Tomate não foge da raia. Diante de tanta coisa ruim a ser relembrada e tendo como palco a cidade de Bauru, passar batido e se fingir de morto não é algo para este grupo de abnegados defensores da ironia como forma de enfrentamento aos poderosos de plantão e aos donos da verdade absoluta. Isso não é de hoje, pois agora em 2022 o Tomate estará completando DEZ anos de existência e neste período, pelejou contra todos os que se fingindo de bonzinhos, cravaram a estaca nos costados desta insólita Bauru.

Ninguém do bloco repudia o que diz e prega a Ciência, pois a pandemia não só existe, como tratada com desleixo pelo desGoverno brasileiro matou quase 700 mil pessoas. Neste último ano em especial, a mentira grassou mais uma vez pela boca de muitos e estes insanos defendendo um Kit Covid, um tratamento precoce, como se isso fosse possível. Em Bauru, em especial, foi travada uma campanha aberta contra o isolamento social e tendo órgão ditos como remonados e de respeito o encabeçando. A pouca vergonha não passou batido do bloco já no tema desenvolvido neste ano de 2021, quando não foi possível fazer a festa na rua de forma presencial. Tudo ocorreu com outro formato, novidade para todos nós. Fizemos a marchinha, gravamos e também produzimos uma linda camiseta com estampa de Juliana Guido. O barulho aconteceu quase que do mesmo jeito e maneira que antes, sem aquele furdunço da descida da Batista no sábado de Caranaval. No mais, pegamos no pé de quem deveria e bagunçamos muito bem o coreto.

Para 2022 talvez tenhamos que fazer a mesma coisa. O quadro do avanço de mais uma cepa da Covid ainda é incerto, mas como avança mundo afora, com certeza teremos algo destritivo também por aqui. Ficar quieto o Tomate não vai ficar e produzirá barulho, estardalhaço contra a boçalidade reinante. Daí, tomando todos os cuidados, foi produzido na noite deste último sábado, dois eventos num só. Primeiro a reabertura do Mafuá do HPA, a casa do Tomate e de de tantos outros eventos. Fechado por dois anos, o lugar juntou poeira, teia de aranha e pouca coisa por lá ocorreu, além da chegada de mais livros e novas enchentes a devassar o lugar. Resistir é preciso, este o lema também do Mafuá, que foi aprontado para recepcionar este Encontro para as decisões do que será feito em 2022. Com os tomateiros todos convovcados, alguns ainda de forma não presencial, mas todos muito unidos, o couro comeu na noite de ontem.

As fotos dizem muito. Tiradas por mim, um mequetréfico fotógrafo, deixam a desejar, mas demonstram que, o pessoal continua unido e querendo botar o bloco na rua. Das decisões do dia, uma só foi tomada, pois no calor dos acontecimentos, com todos muito tempo sem se ver, a confraternização foi calorosa, o tempo passou e deixamos tudo para o começo do ano. Ou seja, muita expectativa. Das decisões, uma já havia sido comunicada, a do artista plástico ESSO MACIEL produzir a estampa dos DEZ anos. Um luxo só, pois Esso, além de tomateiro juramentado, estando junto ao bloco em todas suas edições é octogenário, uma oça velha, porém rugindo e ainda mostrando garras e dentes. A outra decisão, esta decidida por unanimidade ontem foi que o MUSO 2022 será SILVIO SELVA. Foi letrista de nossas marchinhas por sete anos, cansou, depois desenhou uma camiseta e continuou tocando sua vida, sempre ao nosso lado. Hoje, adoentado, merece a justa homenagem de todos, pois representa muito bem a cara do Tomate. Com a escolha, nossa torcida para que busque forças e se recupere, pois é de gente como ele que, não só o Tomate, mas Bauru precisa. Silvio é um dos melhores frasistas desta "terra do sanduíche".

Ontem, nada festa no Mafuá, rolou solto a solidariedade, com algo já consolidado entre nós, o compartilhamento da festa. Cada um trouxe seu KIT Festa, constituído de bebida e alguma carne. brincamos muito, pois dos primeiros quinze que chegaram, a carne era uma só, LINGUIÇA, representando bem das dificuldades do momento, ou seja, todos com a grana no aperto. Poderia ter sido a festa também da LINGUIÇA, mas depois um bocadinho de carne chegou e o furdunço rolou até pouco mais de 1h da manhã. Do Esso, ele nos apresentou um belo esboço do que virá como arte da estampa e deixou em minhas mãos um texto sobre o NATAL, que fiquei de publicar (em no máximo três dias, para não deixá-lo nervoso), assim com sua escrita, algo do que vai também pela cabeça da maioria dos tomateiros.

A conversação de ontem foi das mais produtivas. Reencontrar pessoas queridas, muitas novas, pela primeira vez tendo contato conosco e rever a garada destes sobrevioventestodos é a certeza de que, o Tomate precisa continuar aprontando das suas. Esmorecer jamais, esse nosso lema. Estaremos cada vez mais atentos para o que der e vier. A perversidade hoje atinge níveis estratosféricos e algo como este Tomate é mais do que necessário, até para demonstrar o quanto existe de ridículo na ação dos que conduzem a vida desta cidade. Fiquem com as fotos e nos comentários que virão, a percepção de que, ser TOMATE É A FORMA COMO ENCONTRAMOS PARA SOBREVIVER EM BAURU.

Nenhum comentário: