quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS (111)


QUEM SERIA O ASSOPRADOR DOS OUVIDOS DA ALCAIDE?
A incomPrefeita numa fala recente confundiou os viadutos João Simonetti com Juscelino Kubistchek, ou na verdade, não sabia da existência e da denominação dos dois. Isso de JS e JK deve mesmo ser um estorvo na cabeça de quem não tem interesse nenhum em aprender o algo mais sobre a cidade por ela administrada. Seu negócio é bem outro e pode ser melhor compreendido na decisão, por sinal a última do ano, a de comprar com o dinheiro proveniente da Secretaria de Educação algumas edificações e assim resolver os problemas de final de ano de alguns empresários da cidade. Foi uma auspiciosa compra, porém, quando analisada friamente, de pouco ou quase nenhuma serventia.

Ela, a alcaide usa de dois pesos e duas medidas para fazer e tecer sua trama governamental. Quando o assunto é Carnaval, por exemplo, diz que não deve investir um centavo na festa, pois o dinheiro seria melhor aplicado em obras sociais de relevância para o município. Cai nessa quem quer, pois todos os envolvidos sabem que o dinheiro existe para uma coisa é para uma coisa e o para outra coisa é para outra coisa. Tudo já muito bem separadinho, mas quando o assunto é tergiversar e confundir as mentes, ela é sabidona, faz e acontece.

Nessa última comprinha de final de ano algo me veio à mente: quem seria o ASSOPRADOR DE PLANTÃO, ou seja, ela não conseguiria fazer essas coisas sem ter a influência de um ou alguns a lhe falar coisas aos ouvidos. Seria alguém também Terrivelmente Evangélico ou alguém próximo, do qual ela confia, como os membros de sua igreja ou mesmo do seu staff, os que ficam vendo a banda passar e acomodados na tribuna de honra, dali não querem sair, mas sabem também que nada farão? Estes todos podem estar a lhe insuflar os ouvidos para ter saído às compras no final de ano. Quem é este ou quem são estes? Seria de bom alvitre que ela possuísse alguém como vemos em charges pela aí, um do MAL num ouvido e outro do BEM no outro, pois assim, ao menos, poderia tentar fazer escolhas. Porém, quando se tem somente um do mal, as escolhas são sempre catastróficas. 

Ainda me encontro em fase de análise para tentar chegar nas minhas conclusões, mas confesso, estou intrigado, para conhecer quem são estes, os tais ASSOPRADORES DE PLANTÃO. Seria local ou também de procedência chinesa (nada contra, viu!, pois consumo muito produtos dessa origem) ou mesmo biriguiense? Alguém aí os conhece?

SERIA BAURU UMA CIDADE JÁ "TERRIVELMENTE EVANGÉLICA" OU EU ESTOU VENDO COISAS? - UM NA CULTURA E UMA NA SAÚDE
Perguntas que não querem calar. Como quem cala consente, exponho o que está em curso na nada alvissareira Bauru, hoje comandada por uma alcaide fazendo jus a denominação bolsonarista de pertencimento ao time dos "terrivelmente evangélicos". Fora todos os que já atuam dentro das hostes da atual administração, as trocas e substituições, pelo visto estão sendo feitas já dentro do novo enquadramento, o de fazer parte do time religioso de Suéllen Rosim.

Assim vejamos. Algo ocorre nas hostes da Secretaria Municipal de Cultura e causa estranhamento no quadro de funcionários ali lotado. Engraçado, mas pelo que se saiba não existe nenhum estágio regulamentado e autorizado a ser ali implantado. Tive o cuidado de averiguar nos editais e nos informes do Diário Oficial do Município e por lá nada oficializado. Mas na boca pequena, ele acontece e tendo como personagem dele se utilizando o mais novo incensado para futuramente ocupar o ainda não vago cargo de Diretor de Ação Cultural, cargo ainda ocupado por Caroline Ferreira. Dizem que a mesma está com problemas de saúde e após a conclusão do seu período de licenças já seria carta fora do baralho, trocada por membro da igreja onde a prefeita atua. O nome já corre a boca pequena - e grande também. Parece que está confirmado, Thiagueira, baterista de dupla sertaneja gospel, terrivelmente evangélico será o novo diretor de depto de Ação Cultural. Pelo que se sabe, não só já frequentou o espaço do Teatro Municipal, participando de reuniões, ou seja, toma tento para ir tomando conhecimento de suas novas funções/atribuições. E daí, se diz que o que faz no momento foi uma espécie de ESTÁGIO. A pergunta que não quer calar é se o nome passou pela crivo da atual secretária ou se foi imposição da prefeita? E mais que isso: alguém do setor Cultural foi consultado ou o nome surge assim do nada, simplesmente por pertencer ao mesmo grupo religioso da alcaide?

Este um do novo time e a segunda seria a mais nova Secretária de Saúde de Bauru, uma vez que o vice-prefeito, o unimedista Orlando Dias, exercendo também essa função desde o começo da administrtação, resolveu dar um tempo, ou mesmo se desligar, preferindo se manter afastado do que anda em curso. Daí, segundo se ouve pelos corredores da Saúde municipal, ele preparou quem o substituirá e incrivelmente o nome da escolhida é nada menos que a dra Alana Trabulsi Burgo também terrivelmente evangélica. Essa troca já é oficial e deve ter início já no dia 1º de janeiro de 2022. Não sei se alguém conhece os atributos profissionais da nova ocupante da pasta da Saúde, uma das mais difíceis de serem comandadas no momento, mas algo já foi ventilado, ela professa a mesma fé religiosa da alcaide.

Sim, poderiam me dizer tratar-se de mera coincidência, algo normal no mundo dos negócios e das relações profissionais, enfim, o Brasil é um país laico e algo assim não deveria merecer considerações. Porém, como já é mais do que sabido, vivemos um período totalmente inusitado, surreal e fora de qualquer padrão dentro do que se considera normalidade, daí essas duas trocas merecem que o pisca alerta seja ligado e com a sirene acionada em alto e bom som. Enfim, seria daqui por diante normal trocas de pessoas não "terrivelmente evangélicas", por essas, tudo para Bauru continuar a seguir rigorosamente o padrão instituído pelo Palácio Central?

BAURU APREENSIVA - NUVENS CARREGADAS NA PASSAGEM DO ANO
Depois de 24h de muita chuva e inundações em Bauru, chegamos ao penúltimo dia do ano e com ele, além de toda preocupação causada pelas dificuldades de anos sob um desGoverno insensível e cruel, agora essas nuvens carregadas, anunciando que todo cuidado é sempre pouco. No Mafuá e com todos próximos dos perigos das águas, tudo levantado e dedos cruzados, com uma só certeza, como a Bahia foi menosprezada pelo capiroto presidente, em Bauru ocorre o mesmo com a fundamentalista alcaide. Vive-se sob o ditado do "cada um por si...". Foto gileteada da página do José Francisco Martins. 

Nenhum comentário: