domingo, 13 de julho de 2008

DIÁRIO DE CUBA (5)
Posto a partir desse texto, uma vez por semana, relatos de minha viagem de 19 dias à Cuba, ocorrida de 08 a 27/03/2008:

Cuba sempre viveu no meu imaginário. Na feira, hoje, domingo, 13/07, reencontro Lázaro Carneiro, o entendido em cultura popular e ouço dele o que sentia até conseguir por lá aportar: “Não quero morrer sem conhecer aquilo, a experiência cubana”. Fui, vi e não me decepcionei nem um pouco com o que vi. É um país pobre, vive dentro de dificuldades variadas e constantes, mas sobrevive, resiste honrosamente num modelo onde o ser humano é privilegiado e o centro das atenções. São quase 50 anos com algo inusitado em toda América Latina, um governo popular.

Mas como foi a tal viagem? Quando surgiu a perspectiva de ir, sugerida pelo amigo Marcos Paulo, aderi de cara. Ele iria para gravar um documentário e precisava de alguém no apoio, retaguarda. Não tinha grana suficiente para encarar tudo e como precisava mesmo vender meu cansado Palio 1998, cheio de pendengas e licenciamentos em atraso, fui à luta. Fechei um bom negócio, dando ele de entrada, ficando com um Palio 2002 e conseguindo um troco no bolso. Foi com isso que fiz a viagem. Passaporte tirado em dois dias (A Polícia Federal daqui é rápida no gatilho), vacinas exigidas, uma ansiedade crescente e o período de férias começa justamente no dia da viagem.

A mala foi uma mochila, daquelas grandes, para carregar às costas, pois a intenção era andar pelo país. Acomodei 8 camisetas. 2 bonés, 2 calças compridas, 2 bermudas, 1 camisa manga longa, 1 camiseta manga longa, cuecas, meias, o tênis do pé, 1 chinelo e o trivial, 5 sabonetes, xampu, perfume, desodorante e o inseparável rádio portátil. No mais, alguns textos indicativos, guias e mapas da ilha.

Antes da partida procuramos por Rosa Tolón, a professora cubana, há 9 anos no Brasil e dando aulas de música na USC. Fomos recebidos em sua casa e as dicas dadas foram de grande valia. Deu o endereço da mãe e o filho, Amílcar, estaria por lá dez dias depois de nossa chegada, após três anos e meio longe da ilha, sendo ambos, pontos de apoio. Vi Rosa mais uma vez antes da viagem, quando me reforçou dicas e novos contatos. Darcy Rodrigues foi outro a nos dar dicas, pois morou na ilha por mais de dez anos. Não volta para lá desde que retornou do exílio, nos anos 80, mas muita coisa continua bem viva em sua mente. Estávamos mais do recarregados e a ansiosidade nos comia por dentro.

Em 7/3 me despeço da família, com um abraço descomunal no filho e nos pais. O filho me empresta sua câmara digital, pois sem ela não teria como registrar condignamente o período lá passado. Darcy me deixa na rodoviária, onde parto às 14h. Marcos Paulo me aguardava na rodoviária da Barra Funda, de lá vamos de ônibus até Guarulhos. Longa espera, tempo mais do que suficiente para regularizar a entrada da aparelhagem de filmagem e conferir os vistos todos na Polícia Federal. Embarcamos pela Copa Airlines (http://www.copaair.com/) às 4h da manhã do sábado, 08/03. A próxima parada seria a Cidade do Panamá, onde faríamos uma rápida escala. Tomando uma cerveja panamenha curtimos esse primeiro momento.

Continua...

3 comentários:

Anônimo disse...

eu, henrique perazzi de aquino, aqui do mafuá, publico esse comentário com autorização do autor, para incrementar o debate.
HPA


CARO HENRIQUE
FIQUE A VONTADE PARA PUBLICAR MINHA OPINIÃO PORQUE ERA ISSO QUE EU IA POSTAR NO BLOG. COM SINCERIDADE NÃO ACREDITO MUITO NISSO E ACHO QUE TALVEZ ATÉ TENHA SEUS MOTIVOS IDEOLOGICOS OU NÃO PARA DEFENDE-LO, MAS VÁ QUALQUER DIA PARTICIPAR DA RODA DE BATE PAPO POLITICO NO CAFÉ DA BATISTA AOS SABADOS, VC ENCONTRARÁ GENTE MUITO GABARITADA PARA FALAR DE POLITICA, PROCURE VER O QUE PERSONAGENS RESPEITAVEIS COMO O ZARCILO, O RUI, O PAULÃO, VEJA O QUE ELES FALAM DO SR MARCOS PAULO E DE SUAS RIDICULAS IDEIAS QUE NISSO ATÉ ACREDITO QUE DEVA DAR ALGUMA DOR DE CABEÇA AO PAI.
AGRADEÇO MUITO POR SUA ATENÇÃO E LIBERDADE DE OPINAR
R

CARO HENRIQUE
CONHECI SEU BLOG HÁ ALGUM TEMPO ATRAVES DE UMA AMIGA. TENHO LIDO ALGUMAS COISAS MUITO BOAS SOBRE EVENTOS E PERSONAGENS DE BAURU, EMBORA NÃO CONCORDE MUITO SOBRE SUA OPINIÃO POLITICA.
É SOBRE ISSO QUE GOSTARIA DE ESCREVER, TENTEI POSTAR UM COMENTARIO NO BLOG QUANDO LI SEU ARTIGO SOBRE SUA VIAGEM A CUBA E NÃO CONSEGUI, POR ISSO O FAÇO POR EMAIL, NÃO SEI SE VC BLOQUEOU O POST DE COMENTARIO, MAS ACHO IMPORTANTE QUE SE COLOQUE A VERDADE SOBRE A MESA PARA QUE OS LEITORES DO BLOG POSSAM TIRAR SUAS PROPRIAS CONCLUSÕES.
SINCERAMENTE NÃO SEI COMO VC E ALGUMAS PESSOAS AINDA DEFENDEM ESSAS IDEIAS OBSCURAS E TOTALITARIAS COMUNISTAS SE ESCONDENDO ATRÁS DE UMA CORTINA HIPOCRITA. TUDO BEM VC DISSE QUE NÃO SE DECEPCIONOU EM CUBA, AQUELA VELHA HISTORIA DE SEMPRE, UM PAIS QUE TEM SAUDE, EDUCAÇÃO, MAS TE PERGUNTO MEU CARO, A QUE PREÇO ISSO?? TIRANDO A LIBERDADE INDIVIDUAL DE CADA UM?? EU SOU LIVRE, FAÇO O QUE QUERO, MAS E EM CUBA E NOS PAISES QUE FORAM COMUNISTAS ISSO FOI POSSIVEL?
PARA MIM TUDO NÃO PASSA DE UMA DEMAGOGIA PARA JUSTIFICAR UMA DITATURA SEM FIM E O EXEMPLO DISSO ESTÁ NESSE SUJEITO QUE VC LEVOU NA VIAGEM. A LAU ME REPASSOU UNS EMAILS DESSE MARCOS PAULO ONDE NA MAIOR CARA DE PAU ELE SE PROCLAMA STALINISTA E O PIOR, NO PAPEL DE ATEU CRETINO ATACA AS IGREJAS, EU VI UM TEXTO ATACANDO A IGREJA CATOLICA DA FORMA MAIS ABSURDA POSSIVEL, UMA BLASFEMIA. EU FAÇO PARTE DA COMUNIDADE DA IGREJA SANTO ANTONIO E GRAÇAS A DEUS TENHO NO SENHOR JESUS A ESPERANÇA QUE TANTO NOS FALTA, JÁ REPAROU QUE TODA BARBARIE TEM POR TRÁS UM ATEU?
O SR MEU CARO SABE O QUE É COMUNISMO? SABE O QUE É STALINISMO? SE PESSOAS COMO ESSE SUJEITO MARCOS TIVESSESM O HABITO DA LEITURA PODERIAM SER CULTOS O SUFICIENTE PARA ENTENDER A BLASFEMIA QUE COMETEM. É FACIL ESSES CARAS DEFENDEREM CUBA E ESSE DISCURSO DEMAGOGICO, ELES NÃO VIVEM LÁ.
O SR MARCOS PAULO PORQUE NÃO DEIXA O LUXO QUE VIVE AQUI PARA MORAR LÁ ENTÃO JÁ QUE É TUDO LINDO.
PORQUE O SR SABE BEM DISSO HENRIQUE, POIS SABE DE QUEM ELE É FILHO, QUERO VER O SR MARCOS PAULO SAIR DO LUXUOSO APARTAMENTO DO JARDIM AEROPORTO ONDE MORA COM O PAI, LARGAR OS CARROS LUXUOSOS, ROUPAS CARAS, MESADA DO PAPAI PARA MORAR SOB UM TETO VELHO E ANDAR DE CARRO DE 50 ANOS ATRÁS NO PAÍS DO BARBUDO RANÇOSO FIDEL. ENTENDE O QUE QUERO DIZER?? SEI QUE NO FUNDO VC ME ENTENDE.
ESSE DISCURSO DE COMUNISTA NADA MAIS É DO QUE ILUDIR UM POVO POBRE PARA QUE UM INDIVIDUO DE PERPETUE NO PODER, E NADA MAIS. ATÉ ENTENDO QUE NA SUA POSIÇÃO DE OCUPAR UM CARGO PUBLICO VC NÃO VAI FALAR MAL DO FILHO DE UM POLITICO, MAS ACHO QUE DEVERIA NO MINIMO SER CAUTELOSO COM ALGUMAS COLOCAÇÕES. PORQUE QUANDODE TRATA DO PROPRIO NARIZ NINGUEM FALA NADA, POIS O SEU AMIGO MARCOS PAULO JAMAIS IRÁ CRITICAR O PAPAI QUE TEM "IDEOLOGIA" DIFERENTE, POIS CUSTARIA A SUA MESADA. PARA MIM ESSE SUJEITO NÃO PASSA DE UM COMUNISTA DITADORZÃO OPORTUNISTA QUERENDO MELHORAR MAIS AINDA SUA VIDA, JÁ ME FALARAM QUE ESSE ANO ELE É CANDIDATO A VEREADOR, COM QUE DINHEIRO? PROVAVELMENTE DO PAPAI NÃO ACHA? PENSE SOBRE ISSO PORQUE É IMPORTANTE QUE OS LEITORES DO BLOG POSSAM VER TODOS OS ASPECTOS E TEREM A VERDADE ESCRITA.
GRATO PELA ATENÇÃO E COMPREENSÃO
FIQUE COM A PAZ DE CRISTO
ROGER NABESCO CAMPOS - ADVOGADO

Anônimo disse...

boa tarde hpa
estou adorando o blog por retratar tão bem minha cidade natal bauru.
quero expressar minha opinião em 2 tópicos, um é sobre a maratona cultural, tb tive a felicidade de ver a osesp tocar e foi inesquecivel, realmente nossa região tem tido boas opções culturais.
quanto a cuba que bom ter feito uma boa viagem e poder nos relatar sua experiencia, porém vi 2 comentários no blog nos quais concordo e discordo de algumas coisas, não concordo da forma um pouco grosseira que foi colocada pelo leitor, porém também não tenho uma simpatia pelo regime cubano por cercear certas liberdades e também concordo quanto ao comentário sobre o marcos paulo, não aceito nenhum tipo de ditadura e ele parece gostar disso tanto que defende certos ideais além de ser muito grosseiro e mal educado em suas palavras, eu o conheci uns 6 anos atrás na camara de bauru e lembro do tapa que ele deu no roberto da une num manifesto da época do nilson, não sei se vc estava lá, e lembro muito bem dele ao lado do pai acusando o nilson costa, coisa que ele não faz hoje, nenhuma critica ao pai, nem ao tuga e agora muito menos ao caio coube.
ainda bem que esse tipo de idealista é um modelo já obsoleto.
parabens por permitir toda e qualquer forma de opinião, gostei muito hpa, mesmo sendo seu amigo vc não censurou tal comentário, mesmo sendo um pouco grosseiro. E fique a vontade para publicar meus comentários

um grande beijo

camila cisoche(milla limão)
botucatu-sp

Anônimo disse...

A HISTÓRIA DE UMA AMIZADE REBELDE

Vamos encerrar a temporada de "detonar" o Marcos Paulo, ou o Marcão como sempre o chamávamos. É verdade que o Marcos é um cara explosivo, ás vezes mal educado, mas autêntico como poucos e corajoso ao expor e questionar tudo o que há de mais polêmico em nosso mundo. Um militante comunista, um ser desse naipe, se encontra poucos hoje em dia.
Já brigamos cem mil vezes e nunca nos afastamos por isso, nunca ficou uma marca de ressentimento sequer em nossa amizade.
Conheci o Marcos em 1998 em um churrasco na casa da amiga Valéria, lá estava ele na roda com seu violão tocando o velho rock n' roll, Beatles e Bob Dylan era o que ele mais amava em tocar. O que me surpreendeu neste primeiro encontro foi a grande quantidade de informação que ele nutria, no quesito política ele estava bem a frente de todos nós jovens de 18 a 20 anos, desde essa época ele já falava da necessidade de lutar por algo grande que pudesse transformar o mundo. Passei a ser um amigo bem próximo do Marcos, frequentei a mesma roda durante alguns anos e como eu também era apixonado por música tocamos juntos várias vezes em alguns churrascos. Não era fácil ensaiar com ele, sempre querendo deixar a canção mais próxima do original, discutíamos que era uma barbaridade, me lembro de uma vez que ele chutou um tripé de microfone para longe numa discussão, as pessoas podem achar que é uma falta de respeito certas coisas nesse mundo de um conservadorismo total, mas o Marcos tem suas explosões por pura autenticidade e liderança, nunca por querer ofender algum amigo, coisa que jamais o fez.
Pode ser dificil muita gente compreender a sua pessoa, isso ocorre porque ele sempre foi inquieto com o mundo, ele nunca foi de pegar apenas conceitos básicos das coisas, sempre quis se aprofundar em todos os aspectos de nossa vida, sempre questionou muito as coisas e nos dizia que mergulhados no mar do conhecimento jamais poderiamos ser afogados pela alienação humana. Eu levei um bom tempo para aceitar algumas coisas que discutíamos e acredito que para muitos também seja, principalmente quando o assunto é polemico como religião por exemplo, eu criado nos dogmas do catolicismo era perturbador algumas coisas que ele colocava, eu morria de medo de me auto questionar com algumas coisas, e esse é nosso problema, no medo de enxergar algumas verdades preferimos a sutileza da cegueira. Me recordo de uma noite que passei em sua casa para batermos um papo e ele estava no quintal da casa com seu telescópio e me solta essa, "Você sabia que se olhar para o céu através dessa lente você não verá nenhum deus morando lá e sim muitas estrelas de plasma?", eu ria demais, no fundo para mim era uma grande diversão, achava aquilo engraçado, um cara que raramente saía para uma festa como os jovens fazem para estudar o universo, a filosofia, a física e tudo o mais, e isso que é o gostoso de conversar com ele, você pode passar horas ouvindo e não se cansa porque ele gosta de falar de tudo música(conhece demais), política, cinema, literatura, ciências e claro também futebol como um bom brasileiro gosta, era uma comédia pois ele falava de times de 50 anos atrás que era o fulano, o ciclano, times que ele nem viu jogar, mas como ele dá muito valor a história era com uma obrigação para ele saber do passado, por isso na época o apelidamos de enciclopédia ambulante e museu itinerante. Levá-lo para uma festa era algo dificil pois dizia "como posso me divertir se nesse momento milhões estão agonizando na miséria capitalista?", tá certo Marcos, mas relaxar os grandes líderes também precisam.
Por tudo isso que passei e aprendi com ele resolvi escrever algo quando tomei conhecimento de criticas que estava sofrendo por pessoas que nem o conhece e no maior conservadorismo ainda colocam mentiras sobre a sua pessoa. O Marcos não vive uma vida de glamour e luxo com alguns colocam, aliás ele tem horror a essa coisa burguesa, Marcos é uma pessoa reservada e sozinha para tomar suas decisões, gosta de viver o simples, anda com o mesmo par de tênis até que o mesmo estoure completamente para depois comprar outro, com certeza esses que o criticam não levam uma vida como ele, quantos que tiveram todas as oportunidades que o capitalismo oferece para quem nasce com dinheiro e larga tudo para viver de fato o mundo? Marcos não se prende por laços familiares, aliás é um grande crítico da instituição família e mostra ponto a ponto como surgiu mais essa forma de prisão capitalista.
As pessoas poderiam conhece-lo melhor mas seu espaço para divulgar seu ideal é quase zero, é um cara muitas vezes boicotado pela midia bauruense, a verdade é que essas pessoas deve cagar nas calças de medo do ideal que defende e poder de conscientizar as pessoas.
Conviver com ele não é fácil por quebrar tanto o padrão do estilo ocidental capitalista que vivemos, mas garanto que todas as pessoas da nossa antiga roda, todas as amizades, não tem uma pessoa sequer que de uma forma ou outra não tenha sido influenciada pelo Marcos em suas vidas, não tem um amigo daquela época que quando nos reencontramos em algum momento não lembramos do "velho" idealista Marcão, nossa turma se espalhou por aí, muitos casaram tiveram filhos, de alguma forma entramos numa prisão da sociedade com sempre diz o Marcos, talvez seria tudo melhor se seguíssimos alguns conselhos, aliás, nós os amigos dele é que pisamos sempre na bola por não ter a garra e coragem que ele tem e a vontade de transformar o mundo.
Marcos ainda não fez na vida o que realmente projetou, mas não tenho dúvidas que ele o fará no futuro, no momento certo, é capaz de qualquer coisa para mudar algo, e quem mais tem essa capacidade e entrega? Com certeza não esses que o criticam.
Seu interesse sempre será seu país e o mundo, uma transformação para melhor, quem dera tivessemos milhões de Marcos Paulos, estaríamos no primeiro mundo, da melhor forma possível.
Um abraço enorme meu amigo Marcão, você sabe que sempre terá amigos fiéis nas horas críticas de nossa luta.
Sabe o que vou fazer agora? Pegar o telefone e ligar para esse meu grande amigo para saber o quantas anda a luta desse nosso país.
Bruno Matheus