terça-feira, 1 de julho de 2008

UMA FRASE (19)
PROFECIA DE ORLANDO VILLAS-BÔAS
O programa 'Expedições', da TV Cultura, apresentou parte de uma entrevista feita com o grande brasileiro, sertanista e patriota Orlando Villas-Bôas, falecido em dezembro de 2002.
Na reportagem ele, Villas-Bôas, falou:

"Os americanos levaram para os EUA 15 chefes ianomamis, tanto brasileiros como venezuelanos, para lá aprenderem o inglês e serem treinados 'politicamente', para que ao retornarem criem um contencioso internacional com o objetivo de fazer com que a 'comunidade internacional' declare a criação de um Estado 'Indio', tutelado pelos EUA, cujo território seria delimitado pelas áreas das atuais reservas ianomamis no Brasil e na Venezuela. Vocês pensam que eles fazem isto por amor aos ianomamis? Não, é porque em Roraima estão as maiores reservas de urânio do mundo. Eu, provavelmente, não viverei para ver isto, mas vocês, com certeza, testemunharão."

Essa frase está sendo utilizada totalmente fora do contexto em que a entrevista foi feita, provocando reações variadas e controversas. Sempre duvidei que Orlando, um sertaneista, defensor ferrenho da causa indígena tivesse falado isso tudo com o intuito de que os índios não pudessem ter concretizado o sonho de terem regulamentada uma terra só para eles. Agora veio a resposta. Noel Villas-Bôas, filho de Orlando, explica melhor o que o pai quiz dizer na época:

"O trecho da entrevista do meu pai está deslocado do contexto original. Sua preocupação era com relação às inúmeras ONGs de caráter duvidoso que estavam atuando em território indígena assumindo prerrogativas da FUNAI. A problemática indígena é de competência do Estado. Pensar que Orlando poderia ser contra a demarcação da reserva ianomâmi beira o absurdo. A política dos irmãos Villas-Bôas sempre foi a da demarcação das grandes reservas. Convêm lembrar que a priemeira delas, o Parque Indígena do Xingu, foi criada pelos Villas-Bôas. Aliás, a bem sucedida experiência do Xingu que desencadeou todo o processo das grandes demarcações. Interpretar esse trecho da entrevista como uma postura semelhante àquela do general Heleno implica invariavelmente total desconhecimento da política dos Villa-Bôas ou má fé na interpretação das palavras do Orlando, que via o desrespeito à terras indígenas como causa da desagregação tribal levando inevitavelmente à perda da cultura desses povos" (Carta publicada na revista Carta Capital, edição 502, julho 2008).
Espero que, a mesma imprensa que deu um alarde desnecessário e com intuitos não muito bem revelados, use o mesmo espaço para divulgar essa fala do filho. Não acredito muito...

Um comentário:

Anônimo disse...

Não concordo com o pensamento do filho de Vilas Bôas. A declaração de Vilas Boas não deixa dúvidas de que os americanos levaram os índios para fora do país, ensinaram inglês, com objetivos de tornar a área desmembrada do território Brasileiro por interesse nas nossas riquezas.
A preocupação de Vilas Boas com o bem estar de Vilas Boas não elimina o que ele disse de forma clara.