segunda-feira, 7 de julho de 2008

UMA ALFINETADA (33)
Esse texto sai lá n'O ALFINETE, no último sábado e merece também ser publicado por aqui:

TRÊS HISTÓRIAS TOTALMENTE INTERLIGADAS
1. Acreditem. Tem quem torça para que os preços disparem e a inflação retorne com força total no Brasil, só para prejudicar o atual governo, o do sapo barbudo Lula. Aqueles que pensam e agem dessa forma, não o fazem somente contra Lula e sua crescente popularidade. Agem contra o Brasil. Esses (não devemos esquecer dos seus nomes) são uma espécie de erva-daninha, daquelas a prejudicar qualquer jardim, cidade, estado ou país. Impedem que caminhenhos sempre para a frente. São gente da pior espécie. Daquele tipo que fazem tudo para conquistar seus objetivos. Tipo o assessor do candidato republicano à presidência dos EUA John McCain, que afirmou numa entrevista: “Nada melhor do que um atentado agora para McCain subir nas pesquisas”. Políticos desse quilate não valem nada. São escória, além de perigosos.

2. Ingrid Betancourt é libertada na Colômbia. Palmas, pois já passava do momento disso acontecer. Porém, algumas coincidências me causaram estranhamento. Em primeiro lugar, as últimas imagens que havia visto dela, meses atrás, no cativeiro, eram de uma pessoa deprimida, magra, desnutrida e fraca. No momento da libertação a vejo radiante, um tanto rechonchuda e com uma fisionomia das mais saudáveis, com dentição perfeita e reluzente. Não nos esqueçamos que saia de um cativeiro, na selva e de seis longos anos. Outras três coisas me causaram mais estranheza. Quase no mesmo dia da sua libertação, o candidato norte-americano McCain chega para visitar aquele país (três norte-americanos também foram libertados). A libertação era tudo o que Uribe, o presidente, precisava para dar a volta por cima e se lançar candidato ao 3º mandato presidencial (lá ele pode, sem críticas, não fere a democracia, aqui Lula não pode, fere a democracia). Tudo no exato momento em que estava sendo bombardeado com novas denúncias de desvios de conduta. Por fim, notei a facilidade com que um helicóptero baixa num acampamento guerrilheiro, com gente desconhecida no comando, embarcam prisioneiros, só com a justificativa de que seriam levados para um encontro com um líder maior (ninguém confirma nada por rádio, nem celular). A história não bate. Tem gato nessa tuba e isso está me cheirando um acordo. Feito por quem, saberemos nos próximos capítulos.

3. Ouço de um conhecido: “O Governo FHC foi infinitamente melhor do que o do Sarney, assim como o de Lula é infinitamente melhor do que o do FHC. Isso porém, não elimina os erros do presente e o fato de que muita coisa precisa melhorar”. Concordei. Faço minhas reflexões e as exponho aqui. O que não podemos (e devemos) é retroceder, insistir nos erros do passado,dar passos para trás. Daqui de Bauru, falo sobre a administração Tuga, que veio após algumas catastróficas para a cidade, deixando a Prefeitura praticamente falida. Tuga sanou a maioria das dívidas, sendo obrigado a reduzir obras. Quem gostaria de ver a cidade retornando aos problemas do passado, recheada de casos policiais e com a Prefeitura insolvente e no descrédito? Os que torcem por isso são os mesmos que torcem para que a inflação volte. Com eleições batendo a nossa porta, precisamos pensar muito antes de decidirmos em quem votar. Eu luto, brigo, esperneio para que tudo avance e não retroceda nunca.

Henrique Perazzi de Aquino, 48 anos, juntando histórias, colando os cacos, tentando montar o quebra-cabeças, tudo para entendermos melhor esse emaranhado todo.

Nenhum comentário: