terça-feira, 1 de julho de 2008

UMA ALFINETADA (32)
A CORAGEM DE FALAR A VERDADE

Compro a revista BRASILEIROS (http://www.revistabrasileiros.com.br/) desde o seu lançamento e nesse último número, o 11, a capa está muito sugestiva, com o jornalista e escritor Fernando Morais expelindo a fumaça de um charmoso charuto e o chamativo título da matéria feita contigo em letras garrafais: “Dois Magos – O tormentoso caminho percorrido por Fernando Morais, autor de Olga e Chatô, para produzir a polêmica biografia de Paulo Coelho”. Não precisou mais nada para desembolsar os exigidos R$ 7,90 e a levei para meu mafuá, que é como denomino minha organizada sala de leitura lá de casa.

Não costumo ler Paulo Coelho, pelos mesmos motivos alegados por Umberto Eco, o escritor italiano: “Ele produz leitura para quem tem fé, o que não é o meu caso. Paulo escreve para crentes, enquanto escrevo para os que não crêem”. Isso não me distancia de ler sobre a vida do conhecido mago, pois todos a conhecemos superficialmente, desde os tempos vividos ao lado deRaul Seixas. Mergulhei na matéria escrita por Marta Góes e algo me despertou a atenção. Paulo abriu todo o seu baú de recordações, entregando-o para Morais utilizar de todos os segredos de sua vida, sem nenhuma restrição e sem esconder nada. Isso é de uma ousadia a toda prova, pois poucos teriam hoje a coragem de fazê-lo, revelando tudo (mas tudo mesmo) que já fez na vida.

Numa das páginas está lá em letras garrafais: “Talvez achem que é marketing. Mas é preciso muito coragem para falar a verdade”. Pensem numa remota possibilidade de terem que revelar tudo o que já fizeram na vida. Isso não o assusta? Morais exigiu como condição para escrever as memórias do mago, que isso ocorresse e assim foi feito. Parece que entre figuras do show-business isso é mais fácil, algo rotineiro, mas não entre simples mortais, como nós. Pouca gente fala a verdade durante o tempo todo e menos ainda revelam o que já fizeram de suas vidas no passado. Dentre as revelações contadas por Morais estão a de que Coelho fez alguns pactos com o diabo (a maioria afirma ter desfeito), fazia de tudo para ficar rico e a de que teve três experiências homossexuais durante sua vida. Teve mais revelações, mas somente essas já assustariam e muita gente está explorando exatamente esses pontos para aumentar a vendagem do livro, pois são polêmicas. E como uma boa polêmica sempre ajuda na divulgação, dá-lhe falatório em cima das revelações.

Dando um giro de 180º, volto para nosso mundinho e deixo algumas perguntinhas no ar: Sempre falaste a verdade? Não possui nada escondidinho lá nos confins de tua memória? Teria coragem de revelar abertamente isso numa mesa de bar? Pois é, o PauloCoelho teve e dou os parabéns para ele. Estou querendo muito ler o tal livro, porém, no momento, o preço do lançamento está um tanto salgado para minhas parcas economias. Esperarei um bocadinho mais.

Henrique Perazzi de Aquino, que de mago não tem nada, porém, não nega possuir alguns segredinhos muito bem ocultos, ao longo dos seus 48 anos.

Nenhum comentário: