sábado, 13 de setembro de 2008

UMA MÚSICA (31 e 32)
LEVI RAMIRO E GOIÁZ BRASIL
Adoro música regionalizada, ainda mais quando são de qualidade. No momento, ouço direto dois CDs, recém incorporados ao acervo aqui do mafuá. O CD "Nosso quintal", do violeiro pirajuiense Levi Ramiro (http://www.leviramiro.multiply.com/) eu comprei por R$ 15,00 (preço convidativo) e o da Goiáz Brasil, "Os sonhos não envelhecem", eu ganhei. Gostei de ambos e escolhi uma música de cada, para incentivar todos a adquirirem (e ouvirem muito) essas preciosidades.

Sossego de Riacho (Levi Ramiro) violão e voz do Levi, acordeon do Thadeu Romano e percussão do Magrão: "Um pequinino riacho chiando nas pedras do leiro/ Seu rumorejo e a brisa me assossegam o peito/ Me assossegam o peito enquanto pesco a saudade/ E neste tempo controlo as minhas ansiedades/ E passo horas pescando um peixe que nem existe/ O silêncio me devora a solidãoi me assiste/ A solidão me assiste que até do tempo eu esqueço/ Não tenho meio e nem fim dentro de mim só começo/ E já começo pitando o meu cigarro de palha/ E pra quem teme o silêncio e acha que ele atrapalha/ Acha que ele atrapalha e nem vê o movimento/ Desta fumaça que espalha e leva os maus pensamentos/ Um pensamento perdido escapa sempre o maior/ E pra quem vive mentindo até me sinto melhor/ Até me sinto melhor vejo que nada preciso/ Pois a solidão às vezes devolve a gente o juízo/ E sempre neste riacho de águas limpas corridas/ Eu lavo os meus pensamentos boto as idéias estendidas/ Boto as idéias estendidas depois eu deixo quarar/ Porque o sol e o vento ajudam a clarear".

Feito índio (Declamado/cantado) - Goiáz Brasil: "Cantaria à você, terra adorada. Braços muito mais retumbantes, se fosses tão amada, quanto explorada! Mas você é mulher, é Pátria Brasil. Mulher que já nasce com a tal sina, desde menina, exploração te rodeia, sem nem pensar que anseias, trocadas explorações. Mas os homens heróis te desvendaram, não sei do que, se nós índios já te adorávamos. Foi você, a terra mãe, bem que eu queria em você leito inviolável. Mas plantaram em ti cidades e foram chegando os misturadores de raça. Não achei nenhuma graça, não querendo ser Adolf, mas por amar teus sertões. Más eu canto o que podes a garganta. É para mim a inviolável Santa; Vera Cruz, Santa cruz, meu Brasil. Filhos teus, rostos quadrados, cabelos pretos e caídos como na Guarania, tem sede no teu verde, que poderia ser imaculado. Cuidado Brasil, estão de olho no teu visual. Não, não é só pela beleza e nem é casual. É uma mutilação e ao mesmo tempo morte por completo. Não deixe que te leve de seus indiozinhos. Eles não saberão se guiar por outros caminhos, que não os seus, esses caminhos nossos. Eu faço e endosso esse pedido bem Tupi-Guarani. Eu prefiro vê-los mortos do que te exilar de mim".
Ambos os repertórios se parecem muito. Não sei como fazer para comprarem esses CDs, mas se fossem vocês, escreveria para ambos e pediria mais informações. Lá vai o email deles: leviramiro@hotmail.com e goiazbrasil@ig.com.br

9 comentários:

Anônimo disse...

Henrique
Faz muito tempo que não tenho contato com a Goiás.
Esse email informado no texto está errado, ele volta.
Confirme o certo e informe novamente.
Um abraço.
Paulo Roberto

Anônimo disse...

Então, vamos lá:
O telefone da Goiás é (14) 3212-2395 ou 3016-2645.
E o correio-e é goias.brasil@hotmail.com.
Abração
Wellington

Anônimo disse...

Inicialmente gostaria de registrar q, em muito boa hora, alguém lembrou-se da amiga Goias Brasil, uma cantora de muita sensibilidade q merece ser divulgada, ela que q foi "raptada" de Coromandel, via Sampa, por nossa cidade... Aliás, quem quizer ouvi-la é só acessar o blog www.radiomemoria.net a partir do mês de outubro 2008, uma rádio via web q transmite diáriamente, ao vivo, os grandes sucessos nacionais e internacionais de todos os tempos, ao vivo, com inserções noticiosas a cada 30 minutos... É só solicitar qq uma das faixas da cantora q a mesma irá pro ar... Por fim um agradecimento à Goiás pela companhia que nos faz na cidade e em nossas atividades...

Anônimo disse...

É dificil falar de uma mulher profissional e boa cantora e interprete. Música de alta qualidade.
Parabens.
Bjs no coração de todos q admiram a boa música.
Bjs Goias

Anônimo disse...

Agradeço a todos os amigos e futuros amigos, as manifestações de admiração e carinho, por meu trabalho.Fico emocionada, e quero melhorar e aprender muito ainda!!!
Esse é o meu ofício, e o reconhecimento é o maior troféu! Até breve,

, beijos da Goiás

Anônimo disse...

Agradeço a todos os amigos e futuros amigos, as manifestações de admiração e carinho, por meu trabalho.Fico emocionada, e quero melhorar e aprender muito ainda!!!
Esse é o meu ofício, e o reconhecimento é o maior troféu! Até breve,

, beijos da Goiás

Anônimo disse...

Hnrique
Seria pedir muito vc escrever algo sobre o recanto onde mora o Levi Ramiro?
É um distritinho lá no meio do mato de Pirajuí.
Daria uma bela história, não?
Rubens, da NP

Unknown disse...

Excelente cantora, excelente disco.

Músicas muito bem executadas, e com o brilho a mais que só a voz da Goiás é capaz de dar...

Confiram, pois vale muito a pena!!!

Grde bjo

Anônimo disse...

Bom ainda não tive a oportunidade de ouvir o Cd, mas tive a oportunidade de conhecer essa mulher maravilhosa que eh a Dona Goiás, então tenho a ousadia de dizer tenhu ctz que vou gostar assim como todos que ouviram gostaram, pois é e tudo isso é merito simplismente de quem merece!!
Bjoss com carinho Paloma